O que são “moscas volantes”?

Publicado em 6.06.2013

941878_387257218061083_1136227174_n

Olhe para o céu claro ou para uma folha de papel branca e você provavelmente vai enxergar pequenas manchas como as da foto acima. Esse curioso fenômeno é causado por partículas chamadas “moscas volantes” (o termo em inglês é “eye floaters”, algo como “objetos que flutuam nos olhos”).

Dentro dos nossos olhos, entre a parte externa (lente) e a retina (o tecido nervoso que decifra a luz e fica no fundo do olho), há um líquido chamado humor vítreo, composto 99% por água e 1% por outros elementos (como ácidos e colágeno). Com o passar dos anos, fibras de colágeno se acumulam ou se juntam com partículas de ácidos, formando pequenos corpos que, ao passar em frente à retina, projetam uma sombra sobre ela, fazendo com que você veja manchas.

Existem outras causas para as moscas volantes, mas essa é a mais comum. Em grande parte dos casos, elas não são motivo de preocupação e nem demandam qualquer tipo de intervenção médica ou cirúrgica. Contudo, se você de repente começar a enxergar muitas dessas manchas, procure um oftalmologista o quanto antes, pois pode ser uma indicação de descolamento de retina – algo que, se não for resolvido urgentemente, pode levar a cegueira permanente.

É mais comum enxergar as manchas em dias de sol ou quando olhamos para uma superfície iluminada porque, nessas situações, a pupila diminui bastante sua abertura (para que entre menos luz) e, com isso, a retina acaba focalizando melhor as sombras.

Em casos graves, o médico pode recomendar uma cirurgia em que o humor vítreo é substituído por uma solução salina – mas isso só é feito como último recurso, pois os riscos de complicações (catarata, descolamento de retina) são muito grandes.

Se as sombras incomodarem, a melhor solução é mover os olhos para cima e para baixo, para tirar as partículas da área próxima da retina.[Today I Found Out, WebMD]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

    • No artigo:

      Em grande parte dos casos, elas não são motivo de preocupação e nem demandam qualquer tipo de intervenção médica ou cirúrgica. Contudo, se você de repente começar a enxergar muitas dessas manchas, procure um oftalmologista o quanto antes, pois pode ser uma indicação de descolamento de retina – algo que, se não for resolvido urgentemente, pode levar a cegueira permanente.

      Thumb up 0
  1. Eu tenho isso desde que me conheço por gente, e Não é pouco Não, sempre foi bastante pra caramba. Asvezes mais outras menos. E com certeza que quem achou que o olho funcionava como microscopio esta certissimo, é isso mesmo. Pois o que vemos sao as celulas, ribosomas e etc, ou melhor, a sombra deles. Muitas vezes bem no foco outras mais turvo. Mas são células sim.

    Thumb up 0
  2. E vejo isso, eles ficam tipo ”caindo” e quando mexo o olho eles voltam a cair, mas tem umas machinhas que vejo também somente quando olho pro céu, elas se movimentam muito rápido e parecem se chocar umas com as outras, são brancas e muito rápidas, já cheguei a pensar que podia ver átomos se chocando kkkkkkkkkkkkkkk mas não sei o que é ‘-’

    Thumb up 9
    • Ramon, exatamente como eu, e eu tambem pansava que podia ver os atomos, mas nunca falei isso pra ninguem para noa me zoarem, kk

      Thumb up 1
    • Hipocondríaco?
      “Don’t worry, be happy”!!!

      Thumb up 0
  3. Desde criança eu enxergo isso e nem oftalmologista conseguiu me explicar tão bem quanto este artigo. Valeu!

    Thumb up 25
    • Eu havia visto em algum lugar que se chamavam de ‘moscas volantes’ e fiquei satisfeito com a resposta. Imaginei que fossem partículas dentro do próprio olho ou sobre o cristalino, já que quando você pisca elas se movem (só que se movem por que você vira o olho para cima – mas não percebe).

      Thumb up 7
    • Eu achava que eram aquelas partículas de pó que conseguimos enxergar em casa em um raio de sol flutuando no ar, mas neste caso coladas na superfície do olho.

      Thumb up 0
    • Bom oftalmologista, esse…

      Thumb up 0
    • olá Andreia,um dos fatores,que conheço,é este: qdo a retina recebe um estimulo de luz muito forte,ou continuo,ela fica marcada, assim o resultando:manchas coloridas quando,olha para uma parede branca.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
c-difficile
O que é transplante de fezes?

Transplante de fezes...

Fechar