Conheça os riscos de se fazer uma tatuagem

Publicado em 30.08.2010

Fazer uma tatuagem não traz só beleza, mas também riscos graves. Em um estudo recente, os investigadores determinaram que o risco de hepatite C está diretamente relacionado com o número de tatuagens que a pessoa tem, de acordo com uma análise de 124 estudos de 30 países.

Pessoas com várias tatuagens ou tatuagens que cobrem grandes partes de seus corpos estão em maior risco de contrair hepatite C, bem como outras doenças veiculadas pelo sangue.

Doenças infecciosas, doenças de pele e alergias são apenas algumas das preocupações que devem ser abordadas a fim de proporcionar a experiência mais segura possível.

Outros grandes riscos da tatuagem incluem contrair HIV, hepatite B e infecções bacterianas ou fúngicas. A maioria dos bancos de sangue pede que as pessoas esperem 12 meses após fazer uma tatuagem antes de doar sangue.

De acordo com institutos de saúde, casos de Staphylococcus aureus estão em ascensão entre pessoas tatuadas. Isto é particularmente preocupante porque as cepas dessas bactérias são altamente resistentes à penicilina e muitos antibióticos.

Os produtos químicos na tinta da tatuagem são outra causa de preocupação. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à tinta, como dermatite (irritação grave na pele). Os pigmentos utilizados em tintas de tatuagem são de nível industrial e, segundo estudos, são adequados para tinta de impressão ou pintura de automóveis.

Nem todas as tintas de tatuagem são aprovadas por órgãos de saúde, incluindo aquelas, cada vez mais utilizadas, que brilham no escuro – os riscos que elas causam ainda não são conhecidos. Toxinas em algumas tintas para tatuagens podem entrar nos rins, pulmões ou linfonodos através do sistema circulatório.

Pessoas com condições de pele como eczema, ou que são propensas a ter quelóides (um crescimento excessivo de tecido cicatricial na área da ferida) devem reconsiderar fazer uma tatuagem, pois podem experimentar surtos ou deformidades na pele.

Para reduzir o risco da disseminação de patogenias veiculadas pelo sangue e por bactérias, os tatuadores devem utilizar sempre equipamentos esterilizados, agulhas novas, luvas e máscaras descartáveis, e devem abrir recipientes de tinta não utilizados para cada tatuagem – nenhum destes equipamentos deve ser re-utilizado ou compartilhado, em nenhuma circunstância.

Porém, os tatuadores são regulados por autoridades estaduais e locais, então a limpeza e a segurança das lojas de tatuagem variam. Os especialistas aconselham os clientes a visitarem as lojas antes de fazer uma tatuagem, e fazer perguntas aos tatuadores quanto à esterilização e a segurança dos equipamentos.

Certificados de segurança ou inspeções de saúde publicados em paredes de estúdios de tatuagem podem ser falsificados. Os especialistas afirmam que é melhor procurar por recomendações de pessoas que atestem a limpeza e qualidade de uma loja, bem como outras referências.

Você também pode procurar as leis do município ou local e pedir recomendações sobre lojas licenciadas de tatuagem, bem como verificar se há queixas sobre um estúdio particular.

E outro cuidado que não pode ser esquecido jamais: nos primeiros dias, a tatuagem é uma ferida aberta que precisa ser adequadamente tratada. A maioria das lojas explica o pós-tratamento com instruções sobre como limpar e tratar uma nova tatuagem, e isso é muito importante.

Para diminuir ainda mais o risco de infecções e doenças, as pessoas devem tomar certas precauções, como aplicar uma pomada antibiótica na área, ficar longe de piscinas ou banheiras de água quente, e evitar tocar ou pegar em qualquer crosta que se forme na área tatuada.[LifesLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

34 Comentários

  1. Olá, boa noite!

    Hoje estou acima do peso, estou em processo de emagrecimento e gostaria muito de fazer uma tatuagem (na coxa), porém tenho receio de emagrecer e ela se desconfigurar ou algo parecido, isso acontece?

    Beijos,
    Muito obrigada,
    Tata

    Thumb up 8
  2. Estranhamente alguns postadores estão fugindo do assunto inicial com relação às possíveis contaminações por vírus, fungos e bactérias em procedimentos de tatuagem artísticas.
    Estão levando para o lado pessoal/religioso, quando se deveria ser frio o bastante para analisar de forma imparcial.
    O fato é que não tem nenhum método específico que comprove a fonte da infecção.
    Lembrem-se de que o mesmo preconceito que que nos atormenta a tempos pode vir a ser aquele que atormantar-a até mesmo os religiosos, que sempre se disseram “perseguidos’…..o egoísmo está em alta1

    Thumb up 13
  3. Infelizmente essa matéria esta calcada em pesquisas preconceituosas e de longe científicas (apesar da fonte de tal ser de “especialistas”)
    Digo isso porque sou tatuador desde 1989 e nunca fiquei sabendo de nenhum caso comprovado de contaminação com nossas agulhas,até mesmo porque a maioria dos estudios de tattoo hoje são muito mais limpos do que qualquer hospital publico e temos uma enorme gama de produtos e acessórios descartáveis com preços bem acessíveis.
    Posso afirmar, com respaldo de um renomado infectologista (não posso expor o nome) que as agulhas utilizadas em tatuagem expõe os indivíduos a menos riscos do que uma simples infiltração feita em ambulatório. Nossas agulhas se assemelham com as de costura, ou seja, sem luz (aquele furinho que passa o medicamentos em agulhas de seringas) Além disso,por mais resistente que o virus da hepatite possa ser dificilmente conseguiria se manter vivo em um ambiente quimico da tinta.
    Quanto às afirmações de que quanto mais tattoo mais chances de contaminação é de longe um absurdo sem fundamento. É impossível, e isso me foi dito por um especialista no Ambulatório de acidentes ocupacionais com material biológico de São Paulo, de se saber com certeza qual foi a fonte de contaminação, se foi um parceiro sexual, se foi uma injeção aplicada em hospitais, se foi u material mal esterilizado de uma clínica odontológica, um acidente….
    Evidentemente, novamente pelo preconceito da sociedade, que um homosexual não assumido jamais vai comunicar o médico das atitudes de risco, então sobra a tatuagem que ele porta como o grande vilão que o teria contaminado.
    Nós tatuadores não temos nossa profissão reconhecida e claro que a corda estoura do lado mais fraco….não possuimos conselho federal e regionais, sempre sofremos com o extremo preconceito, sem sequer poder provar que trabalhamos (muitas vezes bem mais do que muitos que nos criticam)….ou seja, se foi contaminado por relações sexuais ou qualquer que seja a fonte a tatuagem é mais visivel, não se pode esconder e claro que somada ao preconceito dos profissionais de saúde em geral as pseudo-estatisticas vão apontar para tattoo como o foco de infecção.
    É nítido tal preconceito….agora acho muito engraçado que até o presente momento, tais politicos (em sua esmagadora maioria ladrões, e sem tatuagens), médicos e religiosos jamais apresentaram sequer um projeto que pudesse salvar vidas, tirar as crianças da rua …..os templos milionários nunca serviram de abrigo aos necessitados, em nenhuma religião nem denominação…..e ainda acreditam que tem moral para agredir os que vivem da tatuagem, e que ,de forma vanguardista veêm tal profissão como uma nobre arte.

    Thumb up 49
    • ola,destro estou querendo fazer uma tatoo,mais estava lendo varios artigos sobre o tema ,mais nossa da ate medo.. elis colocam tantas doenças que eu fico impressionada ,nossa me ajude .. se quiser me esclarecer mais sobre assunto.. me add face..silvanatertuliano@hotmail.com obrigada

      Thumb up 6
    • A maioria dos vírus que infectam pessoas não têm o reservatório viral fora do corpo de animais, e os que têm (reservatório viral em esgotos, por exemplo) causam meras gastoenterites que passam naturalmente em uma semana em adultos. Das tatuagens que fiz, os tatuadores tiraram a “pistolinha” de dentro daquela espécie de “microondas” (esterilizador) e abriram as agulhas descartáveis na minha frente… e inclusive, tiraram da máquina também o recipiente em que põem as tintas do esterilizador. Não consigo imaginar vírus vivos nesse processo.

      Thumb up 5
  4. Ai ai nunca li tanta besteira!
    Eu tenho duas tatoo já tive piersing no umbigo(só tirei pq engordei kkk)e não sou homosexual nem do capeta!
    Pelo contrario tenho 26 anos sou casada ,sou mãe e temente a Deus, e nunca usei drogas

    minhas tatoos são: uma com o nome do meu marido e do meu filho nas costas e a outra é um ramo com flores encima do pé amo as duas e nunca me arrependi

    Thumb up 22
    • Assim como os amores e a elasticidade da pele não são para sempre, um dia haverá o arrependimente e isto será tarde. Não adianta afirmar nenca se arrependerá porque estamos com nossos pensamentos contante mutações tal qual nossos comportamentos e forma de agir diante de situações.

      Thumb up 7
    • É verdade! talvez um dia vc queira fazer uma tatoo tbm né!

      Olha vc q falou tanto religiao em versiculos da biblia, como q ve pode afirmar q amores nao são pra sempre?
      vc nao sabe q o casamento é uma uniao pra vida toda ?
      vc acha q algum dia eu poderia deixar de amar meu filho?
      E Jesus vc nao vai amar ele pra sempre?
      e vc ai pagando de religioso!

      Pois eu te digo com toda a certeza q vou continuar a Amar meu marido e meu filho,e q em primeiro lugar eu amo meu pai criador do universo e e jesus cristo q anda sempre comigo!

      Só mais uma coisa ler a biblia nao te leva mais perto de Deus apenas te ensina o caminho!
      e se o próprio Jesus aceita todos do jeito q sao entao nao somos nós q vamos julgar né! cada um sabe da sua vida Ok

      Thumb up 37
  5. Tenho 2tatuagens, uma escrito ‘ ATITUDE’ e outra de uma fenix nas costas, qe toma metade das costas, nem por isso eu so do capeta, creio em Deus e isso e o que basta. Nao defina uma pessoa pelo o qe ela usa ou se tem ou nao tatoo, defina uma pessoa por seus atos suas atitudes. Tenho um tio coberto de tatuagem quem olha pra ele acha qe ele e um cara bravo, marrento e qe caça briga com todos, muito pelo contrario nao conheço pessoa mais gentil e da paz como ele, AAH e tbm nao e do capeta hehe. Tenho 2tatuagens, uma escrito ‘ ATITUDE’ e outra de uma fenix nas costas, qe toma metade das costas, nem por isso eu so do capeta, creio em Deus e isso e o que basta. Nao defina uma pessoa pelo o qe ela usa ou se tem ou nao tatoo, defina uma pessoa por seus atos suas atitudes. Tenho um tio coberto de tatuagem quem olha pra ele acha qe ele e um cara bravo, marrento e qe caça briga com todos, muito pelo contrario nao conheço pessoa mais gentil e da paz como ele, AAH e tbm nao e do capeta hehe.

    Thumb up 9
  6. resposta ao Ezio Jose,

    seu texto ficou maior q o artigo. não me convenceu, nem sei se tinha esse objetivo.

    quero falar de religião não. ahuehuae

    só um citação de um grande pensador (Danilo Gentilli)

    “O Cristianismo não é nem um pouco democratico, ou voce aceita o discurso do pastor ou queima no inferno, onde fica a minha opnião?”

    bjos

    Thumb up 23
    • Citar Danilo Gentilli para falar do cristianismo? Muita imaturidade de sua parte. O Danilo falou a respeito de religião, quanto à sua opção, ela deve ser com Deus. O aceita ou rejeita e depois aguenta as consequências. Rejeitar o verdadeiro cristianismo é rejeitar a Cristo, todos tem direito de opção e também dos resultados de sua escolha.

      Thumb up 3
  7. RESPOSTA AO @briansrc:

    Tornou-se comum andar por aí e deparar com adolescentes, jovens e até adultos usando piercings na barriga, umbigo, orelha, nariz, lábios, sobrancelhas, língua e etc. Até nas igrejas não é incomum encontrar adolescentes crentes em Cristo que aderiram à moda. É possível que usem os tais adereços, sem se ter o mínimo de informações a respeito, e com a maior simplicidade de espírito, sem malícia ou maldade, mas isso não tira o perigo que tais modismos representam para a identidade da igreja de Cristo.

    Por que Satanás usaria uma palavra que se refere ao sofrimento de Cristo para nomear um novo modismo mundial? Parece-me claro que a resposta é que há um simbolismo, uma filosofia, um misticismo, uma idéia oculta no uso do piercing. Há uma filosofia satânica que diz: pelo seu sofrimento você se igualará a Cristo, o sofrimento dele não é único, você também pode ser traspassado, entre para a nossa “tribo”. Assim, mesmo que alguém o use inconscientemente e por simplicidade, não pode negar que seu uso significa uma vontade de ser aceito pela sociedade mundana como um igual a todos, o desejo de atrair atenção para si mesmo, o desejo de seduzir e ser seduzido. Julgue você mesmo: isso convém aos santos?

    O piercing na verdade não é algo novo, começou, segundo historiadores, há milhares de anos, quando algumas comunidades e tribos usavam enfeites semelhantes para perfurar o corpo em cerimoniais cheios de misticismo, com significados espirituais, sexuais, e rituais ocultos que incluíam desde pacto de sangue até rituais macabros de sacrifício infantil.

    “A moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Chegou à Inglaterra com o movimento punk e nos Estado Unidos com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno.” (jornaldapalavra.com.br).

    Usava-se para defender uma bandeira, um comportamento, uma opção de vida. Uns defendiam o homossexualismo e viam nas mutilações uma maneira de protestar, outros queriam liberdade sexual, por isso exibiam as zonas sensuais do corpo transpassadas para chamar a atenção para o seu protesto, por isso, perfuravam língua, umbigo, nádegas, boca, coxas e até órgãos genitais. Perceba: isso é mais sério do que se pensa para os princípios cristãos.

    Um jovem poderia perguntar: mas qual a diferença entre o brinco que as mulheres usam livremente e o piercing?

    A primeira diferença está no caráter permanente do piercing, ele não é posto ocasionalmente, para ser tirado todo dia, ou para ser usado apenas em ocasiões específicas. A intenção é que ele fique pra sempre, e passe a fazer “parte do corpo”. E esse caráter permanente o transforma em algo mais do que um simples adorno, torna-se um símbolo. Mas símbolo de quê? É aí que reside o problema. Uma vez posto, ele estará ali permanentemente como forma de identidade, vinculando a pessoa a um certo grupo social. O uso do piercing identifica o usuário como adepto da tribo da noite, da liberdade sem limites, da exposição do corpo, da rebeldia, da independência. Isso representa uma dificuldade para o cristão, o qual não deve amar o mundo (I João 2:5), deve aborrecer o mal e apegar-se ao bem (Romanos 12:9) e não se conformar com esse século (Romanos 12:1), e é advertido a não usar da liberdade para dar ocasião à carne (Gálatas 5:13).

    O servo de Abraão colocou um pendente no nariz de Rebeca quando encontrou-a para noiva de Isaque (Gênesis 24:47); e o escravo hebreu que não quisesse sair livre por amar o seu senhor e sua família, tinha a orelha furada com uma sovela, como sinal de que o serviria por amor, para sempre (Êxodo 21:6). Nesses dois casos não era um enfeite provisório, como o brinco, era algo permanente, um símbolo de entrega pessoal a uma causa, representando um pacto, o que é bem mais abrangente e sério do que uma moda passageira.

    Outro problema é a inexistência de distinção entre os sexos. O piercing é usado por homens e mulheres indistintamente. Não deveriam ser diferentes? Certamente que sim. Mas não há diferença. E essa conotação é preocupante, pois é contrária aos padrões estabelecidos pelo Criador, o qual criou homem e mulher.

    Diante dessas informações, podemos tecer algumas considerações finais:

    Em primeiro lugar, dizemos aos adolescentes e jovens que a verdadeira beleza não está ligada ao adorno externo, conforme ensina I Pedro 3:3-4, mas está vinculado ao quilate espiritual da pessoa, que é de grande valor diante de Deus.

    Também afirmamos que um cristão não pode, mesmo que inconscientemente, divulgar a filosofia de Satanás, adotando qualquer modismo, sem averiguar os prós e os contras que tais usos envolvem.

    Ainda apelamos para o fato de que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, e que “fostes comprados por preço, agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo (I Coríntios 6:19-20).

    Finalmente, esclarecemos que haverá irmãos que pensam de forma diferente acerca desse assunto, provai todas as coisas e retende o que é bom.

    Thumb up 18
    • cala boca! use sua capacidade de escrita para algo mais inteligente

      Thumb up 11
    • Não foi o Ézio quesempre posta comentáriose contestações que postou este artigo, que provavelmente foi usado o copiar/colar dealgum site especializado. Mas, no entanto gostei.
      Dificil mesmo é calar a boca com escritas. Talvés uma tesão ou cãimbra nos dedos poderia impedir alguém de digitar.
      Será que você se irrtou com o texto porque mandou fazer uma naquele lugares onde pode-se ser flagrada com um atentado ao pudor pelas legislações brasileiras?

      Thumb up 7
    • Qual o seu problema Ezio?

      Lhe incomoda tanto o fato de eu ostentar desenhos pelo corpo?

      Deveria procurar um profissional de saúde mental, afinal uma pessoa que se presta a tentar tirar o alimento da boca de meu filho, fazendo de tudo para acabar com minha profissão é no minimo anticristo e tem sérios problemas de convivência humana……cuidado, isso não me parece ser de Deus, afinal Ele nunca deixaria meu inocente filho morrer de fome…..
      Porque, apenas uma sujestão, você não utiliza sua verbosidade e garra para alimentar as criancinhas da rua, tirar jovens dependentes de drogas dessa vida, levar Deus aos que realemnte se encontram em terrivel decadencia…..quanto a nós tatuados e tatuadores não fique se incomodando a toa, nós temos plena consciência do que fazemos e não precisamos que você gaste seu precioso tempo conosco!

      Thumb up 10
  8. Bom eu quero fazer uma tatoo mas estou com muito medo das consequencias…que não vão boas pois eu quero ser medica…então…será que eu vou me arrenpeder depois …..

    Thumb up 8
    • Se alguém está c/ medo de fazer tatuagem, então não faça! Eu acho q. até os que não tem medo não deveriam fazê-la!

      Thumb up 6
    • Então não faça.

      Thumb up 3
  9. Janaine,

    Muy bien, tatuagem nem é de Deus, nem do demônio: sua explicação foi supimpa.

    E quanto aos cupins, são criados por Deus ou pelo capeta?

    Depois que roeram meus livros, aposto no segundo…

    Thumb up 12
  10. Gente tatuagem não é coisa do Diabo, nem de Deus, pois foram os homens que a inventaram.Então não pode falar que a pessoa é demoniaca por fazer tatuagem, apenas deixe que ela se entenda depois com as consequências. Não é errado fazer tatuagem.Usem o versiculo da biblia como exemplo:

    “TODAS AS COISAS LHE SÃO LICITAS, PORÉM, NEM TODAS LHE CONVÉM”

    Tenho um tio que adora tatuagem e nem por isso é demoniaco…
    Para algumas pessoas a tatuagem é uma coisa que da prazer…exqusito..mas é.

    Demoniaco é um cara da Argentina que faz tatuagens, implantes de “toco de chifres” (chifres curtos na testa), corta a orelha como a de um duende,e algumas coisinhas a mais, mas, não faz por diversão!Faz para realmente parecer-se com o diabo.Não é mentira! Foi dito pela própria boca dele:
    “TENTO IMAGINAR COMO ELE É(O DIABO) PARA ME PARECER COM ELE”
    AFF..
    ISSO SIM É UM ABSURDO

    Thumb up 23
  11. Foi dito:

    “esse negócio de tatu no corpo intero é coisa do capeta”.

    Ora, ora, pois, pois, qual é o único ser que tem tatu no corpo inteiro? Só pode ser o próprio tatu! Sabemos que o tatu é um animal, criado por Deus, como qualquer outro, portanto, nada de capetóide na paradinha…

    Cada uma…

    Thumb up 12
    • Que bobagem você falou. Deus não proibe a tatuagem. Muitos usam o argumento de que não se pode fazer alguma coisa no nosso corpo que foi criado por Deus, então como fica a situação de quem faz operação plástica no rosto e no restante do corpo? E os que precisam ter membros amputados? E os que extraem ou implantam dentes? Tudo isto não é alteração no corpo?

      Thumb up 7
  12. @Ezio Jose, vc tá falando de Deus, igreja e etc…. por acaso voce sabia que Rebeca de Isaque tinha piercing no nariz?!

    não sou fão da biblia, mas nela sem duvida nenhuma tem alguns bons ensinamentos….

    Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).

    tenho um tribal maori cheio de significado na perna. adoro cada detalhe dela. não sei aonde é marginalizado ou gay ter um dessas. nas tribos da nova zelandia elas identificavam guerreiros, lideres e tal. cada tatuagem tem o seu significado. cada pessoa tem suas ideologias. afirmar que somente a sua religião está com a verdade é limitar seu proprio deus onipotente.

    Dica pra galera do Hipercience: voces poderiam criar um forum de discursão pra galera. acompanhar os coments é meio tenso. valeus!

    Thumb up 14
  13. A tatuagem hoje podemos compará-la aos ditos seguidores de igrejas evangélicas.
    A tatuagem sempre foi usada por pessoas discriminadas e ligadas as atividades anti-sociais. Era um costume que prediominava entre presos criminosos. Quem às usvavam, na maioria, já tinha passagem pela polícia, por presídios ou era simpatizantes de pessoas marginais.
    Entre as tatuagens, muitas delas carregavam um gama de informações pessoais de tendências e, por exemplo, quem cumpria prisão no Carandirú tinha uma tatagem singela e icógnita em forma d um pontinho na chave da mão. Policiais não gostam e apelam com violência em quem tem tatuagem de crânio com punhal fincado. Isto é uma forma do criminoso ser respeitado nos presídios pelos companheiros de cela, pois, significa que ele é matador de polícia. Existem outros tantos simbolismos que são uma forma de identificar-se com tribos. Por tanto, poucos ousavam fazer uma tatuagem para não ser confundido com esses tipos baixos.
    Há alguns tempos, ser de uma igreja protestante também era um privilégio de poucos que desejavam perder a liberdade e viver uma vida sedentária e voltada para enclausuramento. Sempre vivendo de forma discriminada, poucos optavam por esses segmentos.
    Hoje, tudo está banalizdo e todo mundo sem conhecimento de causa, de origem, sem saber de nada e levado pelo modismo fazem esssa artes horríveis que descaracterizam o corpo. O corpo que é considerado o TEMPLO DE DEUS, como disse JESUS quando passava em frente ao Tempo de Salomão.
    A dissiminação da idéia de tatuagem, piercing e etc partiu dos homoxessuais, mais precisamente dos gays, dos travecos dos quais não tenho nada contra e os respeito muito pela união entre sí em defesa de seus ideais e que, realmente, necessitaram de simbologias para serem identicados de alguma forma já que a sociedade sempre lhes confundiram com marginais criminosos.

    Thumb up 7
    • cara … nunca li tanta besteira junta …

      você não sabe absolutamente nada sobre a origem da tatuagem,
      muito menos sobre a origem dos protestantes …

      Thumb up 6
  14. @Gray não sabia que havia mudado, a ultima que eu fiz ainda era ela…

    O que eu quis dizer sobre pensar bem antes, era no sentido de ter certeza que nao vai se arrepender dela. e não demorar para fazer=]

    Thumb up 4
  15. @Farofa

    Bepantol mudou sua fórmula… Não é mais a melhor pomada para tatuagem

    Concordo que se deva ter certeza do desenho que se quer fazer, mas minha primeira tatuagem eu vi nas revistas do tatuador… Bati o olho e sabia que seria ela…

    6 anos e 2 tatuagens depois, ainda sou louco por ela… Nunca me arrependi… Apesar de ter escolhido minutos antes de fazê-la

    Thumb up 8
  16. Josué, Não sei de onde tirou essas ideias, tenho tatuagem, nunca usei drogas, e também nunca me envolvi em relações homosexuais, nada contra, só não tenho curiosidade de saber como é.

    Para os futuros tatuados aqui vai algumas recomendações:
    *Não faça a tatuagem sobre efeito de drogas ou alcool, isso pode trazer problemas na sessão de tatuagem
    *Va fazer a tatuagem de estomago cheio, (não estou dizendo até vomitando de tanto comer, uma refeição leve é o recomendavel, também não é aconselhável comidas gordurosas), pq se você for fazer de estomago vazio, como você vai sentir dor, sua pressão sanguinea pode cair e dependendo você pode desmaiar.
    *Depois da sessão, chegue em casa e lave com sabão neutro e água FRIA/morna, nunca quente.
    *passe uma camada de uma pomada para cicatrização antialérgica, recomendo Bepantol, não é caro, uns R$10,00
    *Cubra a parte tatuada com um papel filme limpo(aquele transparente que donas de casa usam para embrulhar potes de comida), para prender o papel filme use esparadrapo.
    *Lave a tatuagem no mínimo 3 vezes ao dia (por 1 semana) tirando a camada de pomada anterior, e fazendo o mesmo procedimento (disse 1 semana, mas isso quanto mais você fizer melhor, eu fiz até acabar a pomada)
    *Se poder deixar a área da tatuagem aberta para ajudar a cicatrização melhor (nesse caso, você não cobre com o papel filme, e não coloca “panos”, por exemplo, a minha da perna eu ficava de short o dia inteiro, lavava 5 vezes por dia, cobria somente para dormir, ou sair ao sol, veja abaixo)
    *Evite sol até a cicatrização completa da tatuagem (digo cicatrização completa mesmo, e não somente parar de doer, leva uns dois meses mais ou menos, ele vai criar casquinha, depois de sair toda a casquinha leva mais ou menos um mes para cicatrizar internamente)
    *Nunca arranque, coce, cutuque a casquinha, pois isso ira causar uma falha no desenho, como se fosse uma cicatriz em cima do desenho (tipo uma marca de catapora)
    *No periodo de cicatrização, irá ficar cheio de pelinhas mortas (tipo caspa) um monte de pelinha branca bem pequenas apenas limpe, nunca arranque
    *Tome banho sempre com água FRIA/morna, nunca quente, pq a agua quente amolece a casquinha, caso acima, quando eu fiz as minhas eu ficava dois meses tomando banho com o chuveiro desligado da energia (gelado)
    *Evite comer comida gordurosa, chocolate, carne vermelha no periodo da cicatrização, é sempre bom previnir.
    *Depois da cicatrização, sempre que for sair com a tatugem exposta ao sol, passe protetor solar, e reaplique a cada 3 horas. Pois além do risco de cancer de pele (não somente pela tatuagem), a tatuagem desbota, como uma roupa que usa muito no sol.

    É claro que eu disse as dicas pós tatuagens, mas você também não vai querer fazer a sua tatuagem, no estudio do zé da esquina, pergunte a pessoas tatuatadas, o estudio que recomendam, pegue o que tiver mais recomendações positivas, geralmente tatuadores bons cobram mais caro, a minha da perna foi R$180,00 um filtro dos sonhos, com uma águia em cima, um lobo no meio, e 4 penas (duas em baixo, e duas na águia), ela tem 17cm. Meu irmão tem um lobo de 23cm na costela, e circulo celta no braço (10 cm), o lobo foi R$250,00 e o simbolo celta R$80,00.

    A uma outra recomendação… Escolha o desenho com cuidado, ele irá com voce até o fim de sua vida, você não pode se arrepender, a minha eu demorei 4 meses para montar, peguei o modelo de umas 6 tatuagens e desenhos diferentes, para montar a minha.

    Thumb up 33
  17. Drogas, usei uma vez e não gostei. HomossexualiDADE, não é a minha área mas estou livre do preconceito.
    Obviamente o problema contra as tatuagens está nos olhos de quem vê. Já passou o tempo em que ser marginalizado era sinônimo de tatuado.
    O meu caráter está muito melhor que o seu JOSUE, você é que deveria se preocupar com os seus preconceitos.
    Como estou de boa com a minha ética, tenho o direito de reservar um tempinho para a minha estética.

    Thumb up 30
  18. Josué, RIDICULO o que voce escreveu. Voce está sendo preconceituoso cara. Pelo o que voce escreveu as pessoas que tem tatuagens são usuarias de drogas ou homossexuais? e só pelo fato de usar intorpecentes ou gostar de pessoas do mesmo sexo elas são menos dignas do que voce?

    Tatuagens tem a ver com o lado espiritual (não todas e nem em todas as pessoas que fazem por fazer) e podem refletir um momento, uma experiencia. Estou juntando grana pra “fechar” a perna com um tribal maori. vou fazer num estudio bacana para não correr alguns destes riscos citados. valeu as dicas!

    Thumb up 11
  19. Eu nunca gostei de tatuagem, parece ou eu estou enganado, mas, tatuagem tem alguma relação com drogas, homossexualismo e etc; não deveríamos estar preocupados somente com a nossa beleza, mas sim, com o nosso caráter e dignidade.

    Thumb up 11

Envie um comentário