Perder peso: uma técnica que permite emagrecer em dobro

Publicado em 3.09.2008

diário alimentar

Quando alguém nos dá indicações para encontrarmos um endereço nós as anotamos para que não esquecer. Quando temos uma receita de um prato novo, anotamos os ingredientes para comprá-los no mercado. Para a maioria de nós há muita coisa rolando em nossa vida diária para lembrar coisas desnecessárias de armazenarmos na memória.

Se você quer emagrecer sem alta ecnologia e está tentando perder gordura de maneira mais consistente, a idéia de seguir as calorias consumidas é importante. A maior parte de nós acha que sabe o que comemos, mas estudos provaram o contrário.

» Dieta das proteínas é a melhor, segundo ‘super’ estudo

Na realidade a maioria de nós come 1,5 ou 2 vezes mais do que pensa. A única maneira de ter certeza das calorias consumidas é anotar toda comida que ingerimos, ao menos por um curto tempo. Isso significa que temos que anotar as balinhas de menta, o pedaçinho de bolo de aniversário da semana passada, etc.

Um estudo da revista Journal of Preventive Medicine mostra que os voluntários perderam o dobro do peso quando anotavam suas refeições em um diário alimentar. Um pesquisador acharia esse fato brilhante, uma pessoa comum acha que isso soa bobo. Mas, por um curto período de tempo, nós temos que pensar como o cientista.

Seguir o que comemos, ao menos por algumas semanas, pode nos ajudar a ver os horários de risco em que ficamos, mas susceptíveis a comer besteiras e nos permite inserir estratégias ou snacks para nos fazer passar estes horários. Também é bem possível que irá ajudar a cortar as coisas ruins que comemos.

Comer um biscoito é uma coisa, mas anotar o biscoito é outra completamente diferente. Na realidade, uma brilhante estratégia para evitar doces é escrever quais as comidas que estamos desejando e esperar dez minutos antes de comê-las. Na maioria das vezes nós conseguidos dizer “não” com mais facilidade quando damos um tempo para ver e pensar sobre a decisão.

Um diário alimentar dá a segurança que não permitiremos que nossas memórias seletivas sabotem nossos objetivos de emagrecer. [O&A]

5 Dicas para manter um diário alimentar

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário