Porque você tem tontura se levantar muito rápido

Publicado em 6.05.2012

Já se levantou rapidamente do sofá e sentiu uma tontura ‘estranha’? Existe um nome para isso: hipotensão ortostática ou postural. Essa denominação estranha, para nós, leigos, quer dizer que se trata simplesmente de uma queda súbita da pressão sanguínea quando alguém fica de pé.

Então, não é nada grave, certo? Errado. Estudo da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Estados Unidos, aponta que a hipotensão ortostática está diretamente ligada à arritmia cardíaca (anormalidades na formação ou na condução do impulso elétrico necessário ao coração).

Segundo o médico estadunidense Franz Messerli, dos hospitais Roosevelt e St. Luke, em Nova York, EUA, nosso corpo comprime os vasos sanguíneos e faz o coração bater um pouco mais rápido – cerca de 10 batidas extras por minuto – quando nos levantamos de alguma posição horizontal. Isso faz com que uma quantidade menor de sangue supra o cérebro.

Mas tudo isso é imperceptível para nós, a não ser quando sentimos a tontura, que é um sinal ruim de que o sistema não está funcionando como deveria.

Devemos nos preocupar, então? Não, necessariamente, de acordo com os médicos. Messerli explica que a hipotensão ortostática pode ter outras causas, como desidratação, ingestão de diuréticos, de bloqueadores beta, ou pressão baixa natural (que diminui suas chances de ter doenças cardíacas).

Por isso, se não estiver exposto a esses fatores benignos, procure um médico, a fim de evitar quaisquer complicações que possa haver. [MSN/HeartFailure/NHS]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Esses dias acordei e levantei rapidão pra atender o telefone, os olhos foram pra um lado, o cérebro “pro outro”, deu uma pequena escurecida na visão e quase fui pro chão dhasuuhdas

    O pior que fiquei assim por muito tempo, principalmente a visão que ficou embaçada e parecia que dava um delay… por exemplo, eu olhava pro lado, e a imagem vinha “aparecendo” na visão como se fosse em slowmotion.
    Na hora me assustei, mas foi a única vez que isso me aconteceu.

    Thumb up 9
  2. Se o coração bate mais rápido ao levantar, por que uma quantidade menor de sangue é necessária para suprir o cérebro?
    *
    Testando código HTML. Favor desconsiderar: uma menor quantidade bold strong

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Nepal__2012115
Incêndios em florestas do Nepal causam grande perda de vida selvagem

Incêndios tem consum...

Fechar