Temos a primeira imagem colorida de Plutão – e parece que foi feita pelo seu sobrinho de 5 anos

Por , em 16.04.2015
O que são dois pontinhos brilhantes numa imensidão preta? Nosso ex-planeta preferido e sua lua.

Depois de mais de nove anos de viagem pelo sistema solar, a sonda New Horizons, da NASA, enviou a sua primeira imagem colorida de Plutão. Divulgada nesta terça-feira, dia 15, a foto é um borrão que mostra um par de globos tingidos de laranja: Plutão e sua maior lua, Caronte.

Ainda que seja ligeiramente decepcionante, não precisamos perder as esperanças de ver um bom registro desta região do espaço em pouco tempo. A previsão é que em breve a sonda passe a enviar imagens muito mais nítidas e diversas outras informações sobre o remoto e inexplorado canto de Plutão no sistema solar – o Cinturão de Kuiper.

O local abriga, segundo a NASA, pequenos planetas misteriosos e blocos de construção planetários e é conhecido por ser um berçário de cometas, como o Halley.

“Isso é a exploração pura; vamos transformar pontos de luz em um planeta e um sistema de luas diante de seus olhos”, prometeu Alan Stern, principal pesquisador da New Horizons. Lançada em 2006, a sonda está chegando ao ponto crucial em sua viagem épica de mais de 4,5 bilhões de quilômetros. Sua maior aproximação de Plutão deve acontecer em 14 de julho.

Descoberto em 1930, Plutão já foi considerado o menor planeta do sistema solar. Porém, desde então essa classificação foi revista e, devido ao seu tamanho e localização, foi rebaixado à condição de “planeta anão”. Plutão tem 2.253 quilômetros de largura, aproximadamente metade da largura do território continental dos Estados Unidos. A 5,79 bilhões de quilômetros do centro do Sistema Solar, está localizado cerca de 40 vezes mais longe do sol do que a Terra. [CNN, Nasa]

Uma das luas de Plutão, e a maior, Caronte, por que Plutão tem mais luas, Nix, Hidra, Cérbero e Estige.