O que é isso? 58 anos de lixo espacial em volta da Terra

Por , em 11.01.2016

Você provavelmente já ouviu falar da proliferação de lixo espacial e os males que ela pode causar.

No entanto, é muito difícil visualizar tal problema, uma vez que o espaço é muito grande, a maioria de nós nunca esteve lá e não dá para simplesmente “fotografar” todos os detritos que circulam a Terra.

É por isso que o vídeo abaixo é tão interessante.

Congestionamento

Criado pelo professor universitário Stuart Grey, ele nos ajuda a entender a quantidade absurda de lixo cercando o planeta: há cerca de 20.000 fragmentos flutuando lá fora.

A montagem mostra o acúmulo de detritos desde 1957, quando o satélite russo Sputnik voou pela primeira vez, até 2015. Como o clipe mostra, a quantidade de fragmentos cresce aos trancos e barrancos – testes de mísseis e colisões entre satélites adicionaram milhares mais à mistura conforme o tempo passava.

Se você já viu o filme “Gravidade”, sabe o perigo que esses itens soltos representam. Normalmente, esses objetos são arremessados ao redor da Terra a mais de 27 mil quilômetros por hora. Uma rota mal calculada colocaria astronautas e satélites em sério risco, com consequências para a vida na Terra.

A menos que haja um esforço bem orquestrado para limpar essa bagunça, viajantes espaciais terão de ser cada vez mais cautelosos. [engadget]

Deixe seu comentário!