A vida secreta dos fungos: 10 fatos fascinantes

O reino fúngico é essencial para a vida na Terra. No entanto, mais de 90% dos cerca de 3,8 milhões de fungos estimados no mundo todo são atualmente desconhecidos para a ciência.
“É um conjunto de organismos tão interessante e sabemos tão pouco sobre eles”, contou a professora Kathy Willis, diretora de ciência do Royal Botanic Gardens em Kew, no Reino Unido, à BBC.
Bons e ruins ao mesmo tempo
Fungos fornecem medicamentos e alimentos, mas também causam doenças em plantas e animais.
Muitas pessoas estão familiarizadas com cogumelos comestíveis ou com o fungo por trás da penicilina. Mas esses organismos também são úteis em muitos outros campos, desde ajudar as plantas a extrair água e nutrientes do solo até compor remédios que diminuem o colesterol no sangue ou permitem transplantes de órgãos.

A penicilina é um importante antibiótico
Os fungos ainda desempenham um papel na regulação dos níveis de dióxido de carbono. “Este é um reino que temos que começar a levar a sério, especialmente com as mudanças climáticas e todos os outros desafios que estamos enfrentando”, argumenta Willis.
Só que também têm um lado sombrio: esse reino contém alguns dos patógenos de culturas mais prejudiciais. Fungos são capazes de devastar árvores e plantações em todo o mundo, e aniquilar animais como os anfíbios.
“Eles podem ser bons e ruins ao mesmo tempo. Os fungos podem ser vistos como uma coisa prejudicial, mas também podem trazer muitas soluções”, conclui a Dra. Ester Gaya, que lidera um projeto de pesquisa no Royal Botanic Gardens que explora a diversidade e a evolução dos fungos no mundo.

Fungos podem devastar plantações
Fatos fascinantes
- Os fungos têm um reino próprio, mas são mais próximos dos animais do que das plantas;
- Eles têm produtos químicos em suas paredes celulares que também são encontrados em lagostas e caranguejos;
- Cientistas descobriram um fungo capaz de degradar plásticos em semanas, em vez de anos;
- Evidências científicas sugerem que as leveduras – um tipo de fungo – eram usadas para produzir bebida alcoólica já há 9 mil anos;
- Pelo menos 350 espécies de fungos são consumidas como alimentos, incluindo trufas, que podem ser vendidas por milhares de dólares, e aquelas no queijo;
- Peças plásticas em carros, borracha sintética e lego são feitos usando ácido itacônico derivado de um fungo;
- 216 espécies de fungos são consideradas alucinógenas;
- Os fungos estão sendo usados para transformar resíduos agrícolas em bioetanol;
- Produtos feitos a partir de fungos podem ser usados como substitutos para espuma de poliestireno, couro e materiais de construção;
- Estudos de DNA mostram que existem milhares de fungos diferentes em uma única amostra de solo, muitos dos quais são desconhecidos e “escondidos”.

O champignon é um cogumelo comestível da família das agaricáceas
Fungos pelo mundo
O relatório “State of the World Fungi”, desenvolvido recentemente, é a primeira grande avaliação do estado dos fungos no mundo todo. Ele envolveu mais de 100 cientistas de 18 países e descobriu que:
- Mais de 2.000 novos fungos são descobertos a cada ano, a partir de uma variedade de fontes, incluindo a unha humana;
- Centenas de espécies são cultivadas ou coletadas como alimento, com o mercado mundial de cogumelos comestíveis valendo £ 32,5 bilhões por ano (cerca de R$ 175 bilhões);
- Apenas 56 tipos de fungos tiveram seu perigo de extinção avaliado pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em comparação com mais de 25.000 plantas e 68.000 animais. [BBC]