Nova espécie marinha libera ‘bombas’ brilhantes

Por , em 20.08.2009

Swima bombiviridis

Uma espécie de verme marinho descoberta recentemente libera estruturas semelhantes a balões que explodem e brilham no escuro para distrair predadores. Pesquisadores descobriram nas profundezas do oceano sete novas espécies de vermes segmentados, e cinco delas liberam as “bombas” bioluminescentes para distrair peixes que procuram a próxima refeição.

O novo grupo de animais foi batizado de Swima bombiviridis, e vive nos mares das Filipinas, e também foi encontrado na costa dos Estados Unidos e do México. Além disso, os pesquisadores acreditam que estes vermes podem também viver em várias outras áreas.

Os ágeis nadadores da espécie vivem a aproximadamente três mil metros de profundidade, embora alguns residam a profundidades menores, “Foi ótimo vê-los e perceber que eles são muito diferentes de espécies que já conhecíamos”, afirma Karen Osborn, pesquisadora do Instituto Scripps de Oceanografia, na Califórnia, Estados Unidos.

Swima bombiviridis
As setas apontam para as bombas bioluminescentes do Swima bombiviridis.

Osborn afirma que a liberação de partes do corpo para se proteger de predadores não é uma tática comum, mas acontece com alguns outros animais. Algumas lulas e estrelas-do-mar soltam membros para evitar a sua captura. No caso do Swima bombiviridis, acredita-se que os balões são feitos de partes do corpo modificadas, e brilham apenas depois de sair do corpo do animal.

A pesquisadora afirma que a enorme biodiversidade nas profundidades dos oceanos é fascinante, mas também frustrante: “Provavelmente metade dos animais que observamos ainda não foi analisada, e precisamos decidir no que prestaremos atenção”, afirma. “A diferença deste novo grupo é um bom exemplo de todas as coisas que ainda não sabemos sobre as profundidades do mar”, diz Osborn. [Live Science]

As novas 6 espécies antes desconhecidas

• Nelson:

Doideira!
    No fim das contas, só sei que nada sei…

• igor vicente:

vc sabia q nós humanos conhecemos mais o universso do q o oceano?

incrivel né? ainda há de descobrir muito na nossa pequena esfera no universso…