Uma pessoa pode contrair dois resfriados de uma vez?

Por , em 19.11.2009

Os vírus do gênero rinovírus são a causa mais comum da gripe comum, e existem mais de 99 tipos deles. Por este motivo, há muito tempo se acredita que uma pessoa pode ficar doente ao contrair mais de um tipo do vírus ao mesmo tempo, mas estudos recentes revelam algumas surpresas sobre o comportamento do resfriado no corpo humano.

Em um estudo publicado neste ano, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que, quando dois tipos do vírus infectam uma pessoa, eles podem se ligar e trocar os materiais genéticos, em um processo chamado de recombinação. A pesquisa demonstrou que, deste modo, quando vários tipos diferentes do vírus estão circulando – como no inverno, a recombinação pode causar a formação de novos tipos de vírus rapidamente. Porém, não se sabe exatamente por que isso acontece.

» Você deve assoar o nariz quando resfriado?

Em outra pesquisa, cientistas chineses acompanharam 64 crianças com resfriado e descobriram evidências de eventos de recombinação e encontraram algo que chamaram de “infecções triplas”: crianças que tinham o vírus do resfriado juntamente com outros vírus de problemas respiratórios, como o vírus influenza ou o adenovírus. A pesquisa mostrou, entretanto, que apenas uma pequena porcentagem das crianças carregava tipos variados do rinovírus.

Na prática, não há evidências que mostrem que contrair dois tipos de vírus de resfriados pode resultar em sintomas mais intensos ou prolongados. Além disso, alguns estudos afirmam que em quase 25% dos casos de contração de vírus do resfriado em adultos os sintomas não são percebidos. [NY Times]

1 comentário

  • Cla:

    Os vírus do gênero rinovírus são a causa mais comum do RESFRIADO comum. A gripe é causada pelo Influenza.

Deixe seu comentário!