Sujeira faz bem, diz estudo

Por , em 29.11.2009

Se você tem medo de deixar que seu filho brinque na terra e prefere maiores cuidados com a sujeira, saiba que cientistas estadunidenses descobriram que ser limpinho demais pode prejudicar a capacidade de cura do corpo do pequeno. De acordo com os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, uma bactéria que vive normalmente na pele ajuda a prevenir inflamações quando nos machucamos.

Esta bactéria ajuda a impedir respostas do sistema imunológico que fazem com que cortes inchem muito. Especialistas afirmam que esta pesquisa ajuda a confirmar a “hipótese da higiene”, que afirma que a exposição a germes durante a infância ajuda a impedir que o corpo desenvolva alergias. Muitos cientistas acreditam que a obsessão com a limpeza é um dos motivos pelos quais as crianças vêm desenvolvendo cada vez mais alergias em países desenvolvidos.

Bactéria do bem

Os pesquisadores descobriram que as bactérias do tipo estafilococo, muito comuns na pele humana, bloqueiam uma etapa vital nos eventos que levam a inflamações. Ao estudar ratos e células humanas, os pesquisadores descobriram que a bactéria faz isso ao bloquear uma molécula chamada de ácido lipotéico, que age sobre os queratinócitos, as células encontradas na área exterior da pele. O ácido mantém os queratinócitos sem reações inflamatórias exageradas.

Richard Gallo, que realizou a pesquisa, afirma que os resultados são impressionantes porque dão uma base molecular para compreender a validade da “hipótese da higiene”. “Isto pode nos ajudar a desenvolver novas abordagens terapêuticas para doenças inflamatórias da pele”, diz.

Uma porta-voz do organização filantrópica Allergy UK, que cuida de pessoas com alergias, afirma que a pesquisa ajuda a criar uma base mais forte para evidenciar que a exposição aos germes é algo bom. Ainda assim, ela afirma que mais pesquisas são necessárias. “As taxas de alergias triplicaram no Reino Unido na última década, e mais de 30% das pessoas têm algum tipo de alergia”, diz. “Ainda assim, muitas dessas alergias são genéticas, assim como podem ser ligadas ao ambiente em que as pessoas vivem”, aponta. [BBC]

7 comentários

  • lucas:

    tem um exemplo aki em casa disso.

    eu quando era pequeno brincava por ai me sujando todo, e nao so nada alergico.

    meu mano fico so em casa limpinho, quase nao se sujava, hoje ele nao passa um dia feliz sem um antialergico.

  • TELI:

    foi importancia adquirir este artigo,adicionando mais um conhecimento destes sera possivel extensionar a noticia e com isso pode ser que ajude os disatualizados a proporcionarem una vida e crescimento saudavel aos mini filhos.

  • Leny Correia:

    Olá,

    Gostaria de sugerir que conferissem a tradução feita para este texto.

    Leiam o seguinte parágrafo retirado do texto da BBC indicado no link mostrado neste artigo:

    By studying mice and human cells, they found the harmless bacteria did this by making a molecule called lipoteichoic acid or LTA, which acted on keratinocytes – the main cell types found in the outer layer of the skin. The LTA keeps the keratinocytes in check, stopping them from mounting an aggressive inflammatory response.

    Agora leiam o parágrafo referente a ele:

    Ao estudar ratos e células humanas, os pesquisadores descobriram que a bactéria faz isso ao bloquear uma molécula chamada de ácido lipotéico, que age sobre os queratinócitos, as células encontradas na área exterior da pele. O ácido mantém os queratinócitos sem reações inflamatórias exageradas.

    Este texto publicado acima cita que a bactéria bloqueia o ácido lipotéico. Entendi pelo texto da BBC que bactéria produz este ácido (LTA). Qual está correto?

    Agradeço a atenção,
    Leny

  • franbogado:

    Realmente nao tem nada de novidade nessa noticia e no fato em si!

  • Fernando M.:

    Essa noticia não é tão novidade. Já faz um tempão vi um estudo feito na Inglaterra, se não me engano, que crianças que vivem em ambientes higienizados demais, sem brincar na sujeira tem maiores probabilidades de adquirir doenças como asma.

  • Bruno:

    Não deixa meu irmão ler isso não o/
    Ele já passa um mês sem tomar banho, se ler isso vai ficar o ano inteiro !
    shauashuashu

  • Sujeira faz bem, diz estudo « inforgospel.com.br:

    […] Uma porta-voz do organização filantrópica Allergy UK, que cuida de pessoas com alergias, afirma que a pesquisa ajuda a criar uma base mais forte para evidenciar que a exposição aos germes é algo bom. Ainda assim, ela afirma que mais pesquisas são necessárias. “As taxas de alergias triplicaram no Reino Unido na última década, e mais de 30% das pessoas têm algum tipo de alergia”, diz. “Ainda assim, muitas dessas alergias são genéticas, assim como podem ser ligadas ao ambiente em que as pessoas vivem”, aponta. [BBC] […]

Deixe seu comentário!