Software permite que usuários digitem com o pensamentos

Por , em 8.12.2009

Um programa desenvolvido por cientistas da Flórida, nos Estados Unidos, pode abrir as portas para uma nova forma de comunicação para pessoas que sofrem com doenças neurológicas ou paralisia corporal. O novo programa desenvolvido para computadores permite que as pessoas escrevam letras e números na tela do computador simplesmente pensando no símbolo.

A descoberta é o primeiro passo rumo a uma interface mente-máquina para ajudar pessoas com problemas de comunicação. Os pesquisadores acreditam que a criação de aparelhos que possam ser controlados pela mente, como braços e pernas artificiais, podem ajudar milhões de pessoas no futuro.

» A cadeira de rodas é controlada com a força do pensament

O estudo foi realizado com foi pacientes com eletrodos inseridos no crânio e na superfície do cérebro. Estes eletrodos monitoraram as atividades elétricas produzidas pelas células nervosas. Os sinais produzidos pelos pacientes são interpretados por um computador com o software criado pelos pesquisadores. Quando o paciente se concentra em uma letra mostrada em uma grade de figuras, ela aparece na tela.

A técnica é conhecida como eletrocorticografia e produz dados mais precisos que a técnica mais comum, que utiliza a eletroencefalografia, em que os eletrodos são colocados no couro cabeludo. “Há uma grande diferença entre a qualidade da informação conseguida com a eletrocorticografia e a da eletroencefalografia”, afirma o neurologista Jerry Shih, que participou do estudo. “É por isso que o progresso no desenvolvimento destas interfaces era lenta até hoje”, diz.

Aparelhos semelhantes com o programa utilizado provavelmente precisarão de cirurgias para implantes no cérebro dos pacientes, e os softwares serão adequados para cada paciente. Shih afirma que atualmente os pacientes precisam de um computador para interpretar as ondas cerebrais, mas a diminuição do tamanho dos aparelhos pode fazer com que os computadores sejam implantados no paciente, no futuro. [Telegraph]

2 comentários

  • JEFFERSON FERNANDES:

    BOM PARA AS PESSOAS COM ALGUM DISTURBIO LOCOMOTOR NO FUTURO PODERA SER ADPTADA A CADEIRA DE RODAS E AS PESSOAS COM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO E AI PODERA SE LOCOMOVER SEM NENHUMA DIFICULDADE

  • Bruno:

    A ciência como sempre nos surpreende!
    Acredito de forma pessoal que a ciência é a única forma de encontrarmos qualquer verdade, uma inovação como essa, poderá trazer quem sabe o começo da igualdade em nossa sociedade.

Deixe seu comentário!