A cadeira de rodas é controlada com a força do pensamento

Por , em 7.05.2009

Cientistas na Espanha desenvolveram uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo pensamento. Ela poderia permitir, àqueles cujas limitações os impedem mesmo de usar um joystick convencional, que se movimentassem simplesmente ao pensar para onde eles gostariam de ir.

A cadeira de rodas usa um scanner laser para criar uma projeção tridimensional da área ao redor dela, que é mostrada em uma tela em frente ao usuário. Este, então, se concentra na parte da projeção em que ele quer ir, e assim a cadeira vai até o seu destino. Para detectar a atividade cerebral, uma espécie de capacete com eletrodos é utilizada.

De acordo com o Dr. Javier Minguez, que desenvolveu a cadeira na Universidade de Zaragoza (Espanha), disse que os voluntários demoraram apenas 45 minutos para aprender como usar a cadeira. “O propósito desse trabalho foi mostrar a usabilidade da cadeira. Todos os voluntários conseguiram, com sucesso, resolver as tarefas de navegação e aprenderam como lidar com a cadeira”.

A cadeira é o mais recente dispositivo a ser controlado com a força da mente. No mês passado, a gigante automotiva Honda divulgou um capacete que “lê mentes”, e pode controlar os movimentos de um robô.

Entretanto, o protótipo da cadeira está longe de estar pronta para uso comercial, visto que ela só consegue lidar com dois pensamentos por minuto. Minguez espera conseguir desenvolver versões mais rápidas e mais sofisticadas nos próximos anos. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!