9 Livros que mudaram o mundo

Por , em 12.01.2012

Desde o nascimento da civilização, os seres humanos têm registrado seus pensamentos em paredes, pedras, papiros, e nos famosos livros. E volta e meia, alguns livros causam abalos nas leis sociais reinantes, modificando o pensamento de muitos. Hoje, ainda há a possibilidade de não precisar comprar o livro, já que muitos clássicos estão disponíveis gratuitamente na internet!

Essa não é uma lista no estilo 1001 livros, que vai abarcar todas as fases do mundo da literatura e do pensamento. É só uma lembrança de alguns títulos, e espero que nos comentários cada um lembre também daqueles que mudaram a sua vida!

1 – A República, de Platão

Os gregos têm seu lugar reservado na história. E quando não estavam passeando por aí enrolados em lençóis, praticando sexo com os anciões ou guerreando, exploravam a filosofia, a natureza e a sociedade. E o incrível é a simplicidade: Platão sublinhou conceitos morais e sociais apenas com diálogos entre seus contemporâneos. E podem apostar, as ideias dele estão por aí até hoje.

2 – O Kama Sutra, de Vatsyayana

O primeiro livro de “sacanagem” da história. O texto Hindi foi um dos primeiros guias para os casais atingirem o prazer máximo. O livro descreve 64 práticas sexuais diferentes (as fotos só foram inseridas depois, infelizmente). Quer saber o mais incrível? Dizem que Vatsyayana seguia a castidade, mas através de muita meditação atingiu um conhecimento profundo da natureza humana. O que o livro influenciou? Não preciso nem dizer.

3 – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, por Sir Isaac Newton

Com esse livro, um tanto complexo para aqueles sem bases nesse tipo de conhecimento, Newton revolucionou completamente todas as ciências da época. Aqui estão os três princípios básicos da mecânica, que provavelmente você estuda ou estudou na sua vida: o da inércia, da dinâmica e da ação e reação.

4 – Senso Comum, de Thomas Paine

Talvez não tão conhecido por aqui, mas muito famoso nos Estados Unidos. Na época dos reis e da colonização britânica, Paine começou a falar abertamente sobre liberdade e tirania. O resto você já sabe. Porque é radical? Junto com outros autores rebeldes, como Henry David Thoreau (não necessariamente envolvido nesse caso, mas por semelhança de ideal), convenceu o “João” comum da sociedade de que a Independência é uma boa ideia, dando espaço para a Revolução Americana.

5 – Folhas de Relva, de Walt Whitman

Considerado um dos expoentes da poesia, Whitman foi importantíssimo para quebrar barreiras desse estilo: ele tirou a poesia da academia, trazendo uma linguagem mais próxima de todos. Ele também uniu o romantismo e o realismo, gerando uma poesia livre. Influenciou muita gente, desde os Beatnicks até os poetas atuais.

6 – A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells

Escrito há mais de um século, esse livro deu origem ao que hoje chamamos de ficção científica. Wells influenciou uma geração inteira, contaminando a mente de crianças que passaram a sonhar em serem cientistas, astronautas e coisas do gênero. Ah, e também influenciou o Tom Cruise.

7 – A Reivindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft

Essa obra, lançada no fim do século 18, num muito período turbulento da Revolução Francesa e dos ideais de liberdade do homem, formou a base do começo do feminismo. Nela, Wollstonecraft afirma que a mulher precisa ter direito a educação para sair de sua condição inferior, e condena o casamento como escravidão disfarçada. Por foi marcante? Deu ideias para acabar com a sociedade patriarcal.

8 – A Origem das Espécies, de Charles Darwin

Em um época onde o ateísmo está crescendo muito, esse provavelmente ainda é o livro de cabeceira de muitos cientistas e pensadores. Na época de Darwin todas as religiões eram criacionistas, e o livro de Darwin um de seus mais terríveis ‘inimigos’ já que deu base inequívoca sobre como os organismos evoluem para se transformarem em outros. Termos tão usados atualmente, como Seleção Natural, devem muito ao barbudo Darwin. Com certeza, um dos maiores livros científicos da história.

9 – Pé na Estrada, de Jack Kerouac

Saindo um pouco da ciência, e voltando à literatura, esse é um clássico marcador de uma geração. Ainda lido por muitos “alternativos”, “On The Road”, no original, foi o livro base da geração Beatnick, das décadas de 50 e 60 dos Estados Unidos. Essa geração marcou o começo de uma contra cultura que lança suas ideias até hoje. Além de toda a importância histórica, o livro ainda foi escrito de uma maneira completamente radical, em apenas três dias. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 3,00 de 5)

381 comentários

  • Léuo Chederson:

    Sou a favor da ideia de um pacote com todos esses livros em alguma livraria.. seria muito mais pratico para os interessados pelos livros.

  • Cekelden Deckard:

    Eu acho que de todos o livros que mudaram minha vida, o melhor foi : 1984 , o grande irmão….que faz uma critica a todas as sociedades “democraticas” …se é que me entendem!!!!!!!!!! e watchman por que bebe da mesma fonte!!!!!!!!!!!!

  • Gustavo Felpe:

    Acho que faltaram alguns como por exemplo: Malleus Maleficarum que foi um dos precursores da discriminação contra as mulheres e que perdura até hoje.

    A arte da guerra;
    ….

    • Cesar Grossmann:

      O “Malleus” não foi precursor, a discriminação contra as mulheres tem milhares de anos. Este terrível livro colocou no papel a discriminação da época, mas você encontra até na Bíblia, que registra costumes antiquíssimos, a perseguição às mulheres.

  • Lucas França:

    Cade o MAIN KAMPF de Adolf Hitler ???

    • Paulo Tristão:

      Bem lembrado. Sem o conflito da 2ª guerra, estaria a Europa sob influencia soviética ? Seria comunista ? Ou já teria superado a experiência comunista e evoluindo para o capitalismo ?

    • Cesar Grossmann:

      Não sei se o “Mein Kampf” foi assim influente. A ideologia antisemita já existia ali, ele não inspirou a mesma. E da mesma forma, ele não criou a perseguição ao judeu. Nem mesmo foi usado como justificativa para o Holocausto.

      Pode desenvolver mais a tua ideia?

    • Lucas França:

      Sr. Cesar Grossmann, se formos pensar que a ideologia antissemita já existia, devemos pensar assim também quando o livro Kama Sutra é citado, pois o sexo já existia. O importante no caso é o modo como a ideologia ou a ideia é exposta aos leitores e o que essa ideologia ou ideia pode mudar na vida de quem lê.
      Por isso eu lembrei do livro Main Kampf, na época ele era para os nazistas o mesmo que uma bíblia aos evangélicos hoje.
      Com certeza esse livro foi responsável por uma enorme mudança na história da humanidade.

  • Panais Bouki:

    Bíblia? Para quem não sabe a Bíblia é um apanhado de livros e não UM livro. Para quem não sabe ler, o título diz: “Livros que mudaram o mundo”

    • Cesar Grossmann:

      Hoje a Bíblia é vendida como um volume único. Exceto quem compra aquelas versões de bolso, que se resumem aos Salmos, Provérbios, e a Epístola de João (se não me engano).

  • Luiz Silva:

    Gente, acho que por motivos óbvios não foi citada a bíblia. Se fosse assim, tanto a própria bíblia quanto o livro dos espíritos e o corão deveriam ser mencionados…

  • Caio Roberto:

    Nenhum outro livro gera uma mudança como a Bíblia, ela mudou a minha vida. É o Livro dos Livros.

  • Jonas:

    a biblia entao não é? haha. ta ok entao né.

    • Henrique Martins:

      Jonas eu acho que a bíblia não está é porque ela é uma coleção de 73 livros ou mais.

    • Gean Medeiros:

      ta não Jonas.. de ficção já tem o do Wells 😛

    • PHAS:

      Concordo inteiramente, e digo mais, acredito mesmo que nenhum outro livro tenha mudado tanto o mundo quanto a Bíblia. Só não podemos nos esquecer: PRA PIOR.

    • ediwanuerj .:

      A bíblia mudou o mundo pra pior? Por dizer que não se devem queimar os primogênitos a Moloque? Por dizer que se deve amar o próximo como a si mesmo? Por exigir que se tratem o estrangeiro e o natural da terra da mesma forma? Por impedir a concentração de posse de terras, reduzindo a desigualdade social, ao se proibir a venda de herança? Por fomentar a higiene pessoal ao tornar obrigatório o uso da pá para, digamos, encobrir dejetos sólidos com terra? Ao dizer que um pai não seria punido por erro do filho e vice-versa, algo comum naquela época? Por estabelecer refúgios para quem matou alguém sem intenção, a fim de que tivesse um julgamento justo e não fosse morto pelos parentes do morto? Por ensinar que todo ato tem uma consequência, e se você quiser mudar o resultado, deve mudar o modo como age?

      Sinceramente, o mundo mudou para melhor por causa da Bíblia. Digamos nossa sociedade, de base greco-romana: se mantivéssemos a cultura grega pré-cristã, mulheres não seriam cidadãs e deficientes seriam abandonados no campo ao nascer. Sem falar que, na bíblia, a escravidão era tolerada por motivo histórico, mas não se podia manter um escravo por mais de 7 anos, a não ser que estte quisesse ficar, e ao ser libertado, ele teria que ser indenizado. Na Grécia antiga, não. E os sacrifícios de mulheres, então???
      Se fôssemos manter as tradições de algumas tribos indígenas, no entanto, qualquer um que fosse valente seria um bom alvo para virar churrasco. Para ser adulto, um adolescente teria que ser picado por centenas de formigas venenosas, etc..

      Acho que o saldo foi positivo.

    • Druida:

      A mesma bíblia q diz q você não deve cumprimentar e muito menos receber em casa os descrentes? Que vc deve levar seu filho rebelde aos anciões da cidade para q a população o apedreje? Que ensina como vender sua filha como escrava, e que as mulheres não podem ensinar, e na igreja devem ficar caladas e serem submissas ao seu marido, e se tiverem qualquer dúvida, devem perguntar apenas ao marido em casa? Que as mulheres em período menstrual são sujas e devem ficar isoladas da sociedade por 7 dias?

    • Camila Ribeiro:

      Como qualquer livro, a Bíblia teve um lado positivo, mas, hoje em dia, muitos conceitos e valores que ela prega são inadequados para nosso tempo, nosso século. Deis de doutrinas machistas, até mesmo ao esclarecimento de perguntas que hoje a ciência é capaz de responder.
      A Bíblia teve seu apogeu já, mas hoje em dia já não faz sentido levar ela a risca.
      Tanto que, é o livro mais polêmico que já existiu, e que com certeza, foi um dos livros que levaram milhões a morte, levou e continua levando.
      As pessoas não mudaram só por causa da religião, e não mudariam, assim como tem bons religiosos, têm maus também. Assim como têm bons ateus, têm maus também, é uma questão de caráter. Muita coisa só mudou, porque os religiosos com o cristianismo impôs medo nas sociedades. As pessoas não respeitam a religião, não respeitavam antes, temiam, temiam ser morto por não segui-la, e hoje, sentem medo de não segui-la e ir para um lugar pior.

    • Magno Torres:

      RESOLVI LER A BÍBLIA!!!
      Por meio de tanto preconceito (“até aí tudo bem”), se chega o levítico. Estou horrorizado (quer dizer, já tinha ouvido falar dessas passagens) com algumas coisas que estou lendo. E venho anotando cada trecho que acho absurdo.

      Assim, tendo em vista que, para muitos, deus é um ser de amor, por que então ele cometeu tantas atrocidades? Atrocidades que muitas vezes chegam a ser surreais, pois punem pessoas inocentes, inclusive crianças indefesas e por motivos fúteis.

      Vejam:

      Deus mata 70 homens só porque não festejaram a chegada da arca

      I Samuel 6:9
      Quando viram a arca de Javé, os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, porque Javé os tinha ferido com grande castigo.

      Deus afoga todos os homens, mulheres e crianças da Terra durante o dilúvio

      Gênesis 7:21
      Pereceram todos os seres vivos que se movem sobre a terra: aves, animais domésticos, feras, tudo o que vive sobre a terra e todos os homens.

      Deus ameaça punir os israelitas forçando-os a comer a carne de suas crianças

      Levítico 26:27-29 (o livro mais abominável da bíblia)
      E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.

      Jeremias 19:9
      Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles.

      Deus mata centenas de crianças inocentes

      Esta é a história em que Deus mata os primogênitos dos egípcios para castigar o faraó, cujo coração ele próprio havia endurecido (para poder depois justificar a matança).

      Êxodo 11:10
      Moisés e Aarão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Javé, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país.

      Êxodo 12:29
      À meia-noite, Javé feriu todos os primogênitos do Egito: desde o primogênito do Faraó, que iria suceder-lhe no trono, até o primogênito do prisioneiro que estava na cadeia e até os primogênitos dos animais.

      Deus permite que crianças judias sejam cortadas em pedaços e mulheres grávidas judias tenham seus ventres rasgados

      Oséias 13:16
      Samaria vai pagar, pois se revoltou contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

      Crianças chamam Eliseu de careca e ele manda ursos, em nome de Deus, para matá-las

      II Reis 2:23-24
      Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: “Suba, careca! Suba, careca!” Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

      Então, se vejo um homossexual na rua, o que faço?

      Levítico 20:13 – “Quando um homem fizer sexo com outro homem ou quando uma mulher fizer sexo com outra mulher , certamente serão mortos (ou devem matá-los).

      E não me venha com a falácias

      Tipo, a falácia do escocês: “Escocês DE VERDADE NÃO HAJE ASSIM, cristão de verdade não é isso, evangélico de verdade não faz aquilo, etc.”.

      Obs1: A mais clara e ridícula de todas, então me recuso a falar mais…

      A Falácia ao apelo a ignorância: “A bíblia não deve ser seguida a risca… deve ser interpretada de um modo diferente… O evangélico veio para melhorar o antigo testamento”…

      Obs 2: A bíblia é considerada o caminho do homem para a salvação. É muito interessante você ir lá e querer pegar só as coisas boas. Se existem algumas controvérsias, então ela já não é tão perfeita como diziam, ou seja, é plausível de erros.

      Ou a inversão do ônus da prova: “Se deus existe, então prove!”.

      Obs3: Quem está afirmando isso é você. Então, não sou eu que devo provar que deus existe. Se isso fosse cabível, eu poderia criar o deus da água, o deus da chuva, o unicórnio salvador, etc.. Quem pode provar que eles não existem? Eu afirmei que eles existem, mas não posso provar, se não posso provar e nem dar algum argumento com sentido da existência desses seres, então, provavelmente, eles não existem (mesmo eu fazendo livros filosóficos de suas “estória” e passagens, não passarão de fábulas). Dessa forma, eu coloco Jesus, Alá, Javé, Zeus e todos os outros seres sobrenaturais no mesmo contesto.

      Escrevi isso e publiquei em um blog de discussão, de um amigo meu e fui recebido a pauladas. Quando os religiosos não me ameaçavam em morte (você vai para o inferno), me ameaçavam em vida (eu lhe desejo um câncer pra você aprender… Quero que morra agonizando pra não duvidar de deus… Que toda a sua geração seja punida, até o fins dos tempos e blá blá blá).. Vergonhoso não? Exceto as exceções, que eram mínimas.

      Por fim, a última “cadeia” de debates mudou fortemente alguns pensamentos meus. Como o universo não vai parar por causa do que eu penso ou deixo de pensar, vamos em frente. E me desculpem.

  • rogerio727:

    faltou o melhor, ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, de Nietzsche. Este livro mudou minha vida.

  • Ezio José:

    Já havia lido esta parte da bíblia como sempre leio a bíblia semanalmente sem fanatismo ou segmento religiosos. Da forma humorística também já havia lido e é interessante que aí está a verdadeira história. Justamente foi assim que aconteceu.
    Mas se dissermos isto para um religiosos, principalmente, os protestantes, vixe! Tá danado!.

  • Paulo Gustavo:

    Exitem pessoas que falam da Bíblia sem nem ter o trabalho de ler, se acham donos da razão, do próprio ego.

    As tragédias acontecem não é por causa da irá de Deus, as tragédias acontece por causa da consequência do mau cuidado com ela. Não adianta usar versículos bíblicos isolados, tem que saber interpretar. E a ciência não tem a resposta de tudo. Muita gente não acredita em Deus, mas faz da ciência seu próprio Deus. Nada tenho contra a ciência, nada. Na verdade nem religioso sou. Não vou participar dessas discussões muito menos por trás de um teclado, pois isso é inútil. Não levar a lugar nenhum.

    • Everton:

      Existem pessoas que falam do Corão ou Bhagavad Gita sem nem ter o trabalho de ler, se acham donos da razão, do próprio ego.

      Não adianta usar versículos bíblicos isolados ou a bíblia como um todo, tem que saber que sua interpretação é mitológica, assim como a estória de Hércules.

      “Na verdade nem religioso sou”
      Você citou um deus (Deus) com uma afirmação de um religioso. Você pode não ter dogmas, ams religioso você fez parecer que é SIM.

      “Não vou participar dessas discussões muito menos por trás de um teclado, pois isso é inútil. Não levar a lugar nenhum.”

      Você já o fez… Sorry!

    • ediwanuerj .:

      ué, por que você mostra uma fé tão forte na “mitologicidade” da Bíblia? Isto é um dogma também?

    • Magno Torres:

      RESOLVI LER A BÍBLIA!!!

      Atreves de tanto preconceito (“até aí tudo bem”), se chega o levítico. Estou horrorizado (quer dizer, já tinha ouvido falar dessas passagens) com algumas coisas que estou lendo. E venho anotando cada trecho que acho absurdo.

      Assim, tendo em vista que, para muitos, deus é um ser de amor, por que então ele cometeu tantas atrocidades? Atrocidades que muitas vezes chegam a ser surreais, pois punem pessoas inocentes, inclusive crianças indefesas e por motivos fúteis.

      Vejam:

      Deus mata 70 homens só porque não festejaram a chegada da arca

      I Samuel 6:9
      Quando viram a arca de Javé, os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, porque Javé os tinha ferido com grande castigo.

      Deus afoga todos os homens, mulheres e crianças da Terra durante o dilúvio

      Gênesis 7:21
      Pereceram todos os seres vivos que se movem sobre a terra: aves, animais domésticos, feras, tudo o que vive sobre a terra e todos os homens.

      Deus ameaça punir os israelitas forçando-os a comer a carne de suas crianças

      Levítico 26:27-29 (o livro mais abominável da bíblia)
      E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.

      Jeremias 19:9
      Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles.

      Deus mata centenas de crianças inocentes

      Esta é a história em que Deus mata os primogênitos dos egípcios para castigar o faraó, cujo coração ele próprio havia endurecido (para poder depois justificar a matança).

      Êxodo 11:10
      Moisés e Aarão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Javé, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país.

      Êxodo 12:29
      À meia-noite, Javé feriu todos os primogênitos do Egito: desde o primogênito do Faraó, que iria suceder-lhe no trono, até o primogênito do prisioneiro que estava na cadeia e até os primogênitos dos animais.

      Deus permite que crianças judias sejam cortadas em pedaços e mulheres grávidas judias tenham seus ventres rasgados

      Oséias 13:16
      Samaria vai pagar, pois se revoltou contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

      Crianças chamam Eliseu de careca e ele manda ursos, em nome de Deus, para matá-las

      II Reis 2:23-24
      Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: “Suba, careca! Suba, careca!” Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

      Então, se vejo um homossexual na rua, o que faço?

      Levítico 20:13 – “Quando um homem fizer sexo com outro homem ou quando uma mulher fizer sexo com outra mulher , certamente serão mortos (ou devem matá-los).

      E não me venha com a falácias

      Tipo, a falácia do escocês: “Escocês DE VERDADE NÃO HAJE ASSIM, cristão de verdade não é isso, evangélico de verdade não faz aquilo, etc.”.

      Obs1: A mais clara e ridícula de todas, então me recuso a falar mais…

      A Falácia ao apelo a ignorância: “A bíblia não deve ser seguida a risca… deve ser interpretada de um modo diferente… O evangélico veio para melhorar o antigo testamento”…

      Obs 2: A bíblia é considerada o caminho do homem para a salvação. É muito interessante você ir lá e querer pegar só as coisas boas. Se existem algumas controvérsias, então ela já não é tão perfeita como diziam, ou seja, é plausível de erros.

      Ou a inversão do ônus da prova: “Se deus existe, então prove!”.

      Obs3: Quem está afirmando isso é você. Então, não sou eu que devo provar que deus existe. Se isso fosse cabível, eu poderia criar o deus da água, o deus da chuva, o unicórnio salvador, etc.. Quem pode provar que eles não existem? Eu afirmei que eles existem, mas não posso provar, se não posso provar e nem dar algum argumento com sentido da existência desses seres, então, provavelmente, eles não existem (mesmo eu fazendo livros filosóficos de suas “estória” e passagens, não passarão de fábulas). Dessa forma, eu coloco Jesus, Alá, Javé, Zeus e todos os outros seres sobrenaturais no mesmo contesto.

      Escrevi isso e publiquei em um blog de discussão, de um amigo meu e fui recebido a pauladas. Quando os religiosos não me ameaçavam em morte (você vai para o inferno), me ameaçavam em vida (eu lhe desejo um câncer pra você aprender… Quero que morra agonizando pra não duvidar de deus… Que toda a sua geração seja punida, até o fins dos tempos e blá blá blá).. Vergonhoso não? Exceto as exceções, que eram mínimas.

      Por fim, a última “cadeia” de debates mudou fortemente alguns pensamentos meus. Como o universo não vai parar por causa do que eu penso ou deixo de pensar, vamos em frente. E me desculpem.

  • Yuken Master:

    So mais uma coisa.
    Se um dia voce tiver a oportunidade de ir a Nazare em uma expedição arqueologica,não pense duas vezes.Vá mesmo,porque voce não sabe como sera tão enriquecedor pra voce.
    Inclusive,um dos maiores arqueologos cristao do mundo é meu amigo e professor.
    Diferente de voce eu não fico entrando em sites pra ficar tentando provar minhas teorias.Faço estudos e viajo pelo mundo estudando e fazendo descobertas onde so vem a reforçar a minha fé.

    • Yuken Master:

      Quer fazer essa pergunta pessoalmente pra ele?
      Tadinho de voce viu ateu.Muito limitado.
      Nem vou mais perder meu tempo com voce…
      Continue ai com suas teorias que eu irei continuar viajando pelo mundo estudando as profecias desse livro tao maravilhoso que é a biblia.
      Um dia voce vai “crescer” e mudar a visao.
      MAs se isso não acontecer não vou me supreender.
      Como ma vez eu disse aqui e vou repetir novamente.
      NEM TUDO É PRA TODOS E NEM TODOS É PRA TUDO!!!
      Mas se quiser sair das teorias,o convite ta de pé.
      Se não tiver dinheiro pra fazer a viagem,posso te ajudar….Graças a Deus condiçoes nos temos.E se é pra provar pra um ateu que ele esta errado,todo investimento ainda é pouco.
      Que Deus tenha misericordia de te.
      Espero estarmos do mesmo lado na batalha do Amargedom.

    • Everton:

      Me passe teu código de registro como astrofísicio, o nome completo do seu professor, que estarei viajando ano que vem, acredito que em agosto, para o oriente e devo passar em Israel.
      Ai , eu verifico seu certificado em astrofísica, mando um email ao seu professor e marco de nos encontramos em Israel.
      Aproveite e já que você disse que é Teologo, mas o seu registro da faculdade que você fez.

      Quanto a Berna, tem milhões de outros milagres que já prometi a um amigo, devoto de Krishna, que eu iria à Índia para ver pessoalmente.
      Devo ir à Índia logo depois de passar por Israel…

    • Ezio José:

      Pôxa! Everton. Você foi cruel. Valeu esta prova. (rs)
      Pessoas com formações acadêmicas não redigem textos tão mal assim como os os pseudos que você desafiou. Não ficam insistindo em impor idéias ou conhecimentos, apenas expõe e quem quiser acreditar ou seguir que assim faça. Quem tem formação acadêmica e vive status e condições privilegiadas não sentem necessidades de ficar exibindo essas benesses para provarem que são e podem mais do que os outros.
      Sei que você também dá uns deslizes desgraçados, porém, isto ocorre de vez em quando e suponho que seja propositalmente como faço vez por outra. (rs) Isto perdoa-se! Mas desta vez foi fundo e tirou as palavras de muitos que com certeza gostariam de ter escrito.
      Eu, particularmente, sou um Analfabeto. Sou Analfa de mãe e Beto de pai. Sempre morei cercado de bichos e à margem de florestas. Observo as estrelas a olho nu sem muita claridade das luzes urbanas. A lua brilha sempre mais nas noites em que aparece. Acordo com os cantos dos pássaros e logo vou tomar meu leitinho caipira com café. Vou pouco às grandes cidades. Já estive em São Paulo, várias vezes; Curitiba; Porto Alegre e fora do nosso país estive em várias cidades de Portugal num passeio de mais de duas semanas. Em nossas fronteiras, já estive várias vezes no Paraguay e na Bolívia. Pretendo ir à Manaus, Belém e depois ao país vizinho, Peru. Quero conhecer a parte mística daquele lugar e a cultura daquele povo. Em 2015 irei à San José, na California e aproveitarei para visitar uma amiga em Houston.
      Apesar de eu ter pulado o muro do quintal da escola e fugido com menos de oito anos de banco escolar, não tenho problemas em fazer amizades com pessoas “cultas” e de formação acadêmica; me relaciono socialmente muito bem com essas pessoas e por isso estou aplaudindo sua resposta “teste” com nosso contestador internauta implacável, o sr Yuken Master.

  • Yuken Master:

    Ateu,mais uma vez te convido a vir em Berna…Como astrofisico e Teologo,não tem nada do que voce escreve que eu já não tenha conhecimento.Voce acha que um teologo passa 5 anos e mais uns 2 estudando(viagens pelo mundo) a biblia e mais diversas coisas é para ficar vivendo uma ilusão como voce diz?
    A biblia so é contraditoria para pessoas de visão limitada.Pra essas pessoas a biblia não tem sentido nenhum.E digo mas,pra essas pessoas a biblia não passa de um livro sem nenhuma validade.
    Fico olhando como homens que se dizem inteligente faz a seguinte pergunta:
    Porque sofremos?
    Isso chega a ser um afronte a nossa inteligencia.
    E o cara passa vida toda a procura dessa resposta,e ai surge milhoes de teorias que por fim não consegue suprir essa angustia e necessidade de respostas.
    Vejo numa pergunta dessas,um ser completamente limitado sem visão nenhuma.
    Já que o homem vive em constante evolução,o obvio seria que tal sofrimento desaparecesse.E porque isso não acontece?
    Eu,tenho visto as profecias se cumprirem a cada manha que me levanto,a cada noticiario na tv,em cada comportamento humano.
    Pra um profundo estudioso biblico,digo sem medo de errar que o homem esta se caminhando para sua destruição.
    Não existe mais respeito entre as pessoas,cada uma olha so pra se,todos querem se dar bem em cima das outras,as pessoas vivem mentindo,enganando,matando…enfim.Estamos caminhando em direção a uma entropia absoluta.
    Porque nos cristão conseguimos enxergar tudo isso e voces ceticos e ateus não?
    Te respondo.Porque a biblia é a nossa bussola,vivemos conforme suas orientaçoes,é a nossa regra de fé.
    Estudando essa escrituras conseguimos enxergar como o homem tem se afastado de Deus e tem procurado provar desesperadamente que não precisamos dele e pior ,tentam provar que ele não existe.
    MAs eu estou aqui pra desafiar qualquer ateu,cetico,ou qualquer outra especie,pra vim em Berna,porque é onde eu moro,pra conferir de perto todas as coisas que Deus tem feito e realizado com sua mão poderosa.E mais,se quiserem ainda iremos em outros países que fui fazer trabalhos,tanto de fé como cientifico,para total comprovação.
    Ateu,como um teologo,torno a repetir pra voce,não tem nada que voce diz contra a biblia que eu ja não tenha conhecimento.
    E o convite esta de pé.Gostaria muito que voce saisse do campo teorico para o campo pratico.

    • Everton:

      Yuken,

      Você é uma pessoa muito negativa se acha que a humanidade está piorando.
      Além do mais, você é o astrofísico menos astrofísico que já conheci ou li a respeito.

      Como teólogo você parece só conhecer sobre o cristianimo, e ao que aparenta, somente a parte que lhe interessa. É como se você fosse dentista, especialista somente em pré-molares, inferiores, em bocas de caucasianos. Não olha nem para o resto pois acredita que seu dente é o único e verdadeiro. O resto ou não existe ou é dente-de-leite.

      O que acontece em Berma eu tenho a resposta. Tive uma aparição de Helius e ele me disse que foi Zeus.
      Particularmente eu fiquei meio reticente, já que o único que cumpriu com as promessas divinas foi Odin. Isto comparando Jeová, Zeus e o próprio Odin…

      PS: Hoje minha ironia está latejando. Você percebeu?

    • Yuken Master:

      Resposta sobre astrofisica.
      Para as crianças damos leite e para os adultos damos solidos…
      Eu sou pessimista, e voce não assisti jornal e pelo visto nem sai de casa.
      Everton,porque voce e mais outros não aceitao o meu desafio e vem aqui em vez de ficarem gastando energia atoa?
      To concluindo que voces tem medo de descobrirem que estao errados.
      È mais logico e comodo ficarem criticando sentado atras de uma mesa,do que pegar um avião e viajarem por horas pra depois descobrirem coisas que passaram a vida negando e dizendo que isso ou aquilo não existe.
      Viu porque chamo voces de pessoas limitadas.
      Não tem disposição nenhuma…È mais facil criticar do que agir.

    • Jayme C:

      Saudações Yuken e a todos. Por tudo que disse,ouso sugerir que leia o livro :” As máscaras de Deus ” de Joseph Campbell, assim como as referencias de outros livros citados no mesmo. Também deveria estudar a História das religiões, não de um autor específico, mas de todos que puder encontrar, pois isso lhe dará, senão uma nova visão, mas aumentará seu universo de conhecimentos.Não vai aqui nenhuma crítica pessoal a você ou a religião que abraça com tanta paixão, mas se busca respostas , não se pode ater a um sistema , ou pelo menos deixar uma porta aberta para compreenssão de outros.Qualquer efeito “mágico”,”milagroso”, testemunhados ou não, não significa respostas, pois existe uma só verdade, e acredito que as religiões, todas, não detém essa verdade, apenas caminhos, variantes, numa tentativa vã de limitar a Deus dentro dos conceitos humanos. Caso queira posso mandar o livro em PDF , via email. jaymetec@gmail.com . Um abraço e muita energia.

  • Yuken Master:

    E o convite continua de Pè ateu….
    Gostaria muito de olhar pra o seu rosto depois de te mostra um pouco das coisas que eu falo.

  • Yuken Master:

    Nenhum livro foi jamais tao amado,tão odiado,tão reverenciado e tão perseguindo quanto a Biblia.Muitas pessoas foram mortas em favor da Biblia,outras tantas mataram por causa dela.Ela tem inspirado as maiores e mais nobres açoes humanas,ao mesmo tempo em que é acusada por seus atos mais danosos degenerados.
    Guerras tem sido travadas em virtude da Biblia,revoluções tem se orientado a partir de suas paginas,e reinos vieram a baixo com base em suas ideias.Pessoas de todos os pontos de vista- teologos da libertaçõa a capitalistas,de facistas a marxistas,de ditadores a libertadores,de pacifistas a militaristas-percorrem avidamente as suas paginas a procura de palavras que justifiquem os teus feitos.
    E ha quem diga que a Biblia é um livro que não enfluencia a humanidade…
    Não é atoa que é um dos livros mais lido e estudado no mundo.

  • Paulo Gustavo:

    Faltou muitos livros, tipo: a Bíblia, entre outros, queiram ou não esse livro mudou a vida de milhões de pessoas. O que destroem a vida das pessoas não é a bíblia e sim os mentirosos que usam ela para enganar as pobres pessoas. Alguns usam ela para falar o que ela realmente ensina, outros usam para deturbar.

    • Fábio Sampaio Marques:

      Sinceramente, que discussão mais vazia.

  • Yuken Master:

    Pensei que ia chorar…rsrsrs
    MAs entao?
    To sentindo que não quer vim ,ne?
    Pois é estamos aqui firminho acreditando nesse Deus e o louvando dia e noite.
    Agora,no dia que voce quiser sair desse seu mundo que tudo a ciencia explica…Vou ter o prazer de te apresentar o homem que te falei.Vou te levar ao hospital que ele estava e mais vamos conversar com os medicos que trataram dele,certo?
    Ja que precisa ver pra crer,entao venha e veja.
    E o resto que voce disse ,pra mim que ja vive grandes experiencias,não passa de opniao de uma pessoa sem nenhuma experiencia na vida.
    Onde a vida se resume em teorias,teorias e mais teorias e pra terminar,muitas teorias.
    Voce ja teve o desprazer de falar com algum ser que não fosse um ser humano?
    Pois eu ja tive…Não é a melhor coisa que alguem possa querer.MAs enfim ateu,seu Deus é a ciencia,pena que ela não consiga suprir todas as tuas anciedades,e o vazio que esta em te continuara.Vai me dizer que não sente um vazio que não sabe explicar?
    Que Deus tenha misericordia de te.
    Se quiser vim a Berna o convite ta de pé.

    • MGnet:

      “Berna está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval de sua Cidade Antiga, que conseguiu atravessar os séculos.
      Entre os berneses ilustres encontram-se o cientista Albrecht von Haller, o poeta Jeremias Gotthelf, o escultor Bernhard Luginbühl e os pintores Ferdinand Hodler e Paul Klee.
      O físico de origem alemã Albert Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade em Berna…”

      Eu não fui convidado, mas se um dia eu fosse visitar Bern, não seria por seu patrimônio medieval ( Porque ainda hoje, a humanidade sofre com os resultados de crenças medievais ). Eu visitaria Bern para conhecer onde Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade ( coisa que os astrofísicos A-D-O-R-A-M ).

  • Ezio José:

    Já que escrevem tanta baboseiras, darei um testemunho verdadeiro e muito exemplificador (para pessoas com o mínimo de inteligência racional).
    Adquiri uma boa quantidade de fio de cobre esmaltado de medidas 0,4mm e 0,5mm.
    Sobre um pequeno carretel feito de papelão enrolei 80m do fio 0,5mm num total de 47 espiras. Sobre essas espiras enrolei mais 40m do fio 0,4mm que deu-se em 56 espiras.
    Projetei um circuito eletrônico usando dois transitores, sendo um BF254 e outro BD135. Dois diodos 1N4004. Três resistores de 27K; um de 1,8K e outro de 0,10k. Usei oito capacitores, sendo dois capacitores “styroflex” de 60pF e 270pF respectivamente; três capacitores “poliester metalizado” de 0,001mF e 0,01mF respectivamente; dois capacitores variáveis de 365pF; um capacitor eletrolítico de 2.200mF/25V.
    Outros materiais que usei, foram: um transformador de alimentação 110V por 18V – 0 – 18V, 200mA. Dois reatores de filtro, 1mH,50mA.
    Um cristal para frequência na faixa de 40 ou 80m (não me lembro bem – faz um bom tempinho)
    Depois de montado o circuito fisicamente, tendo conectado à corrente elétrica para alimentá-lo e conectado sua saída à um aplificador de som (meu parelhinho de som fajuto), comecei a regular o capacitor variável. Não demorou muito e já estava ouvindo comunicações de rádio amadores e nálguns giros no capcitor, algumas rádios comerciais tocando suas músicas bregas.

    Concluindo: “Agente prepara o terreno (conquista uma mulher); joga a semente (transa com a mulher); cuida do terreno (prepara o pre-natal); daí nasce e nos surprende algo da semente que deitamos à terra (nasce um ser que mais tarde torna-se um ignorsante que quer saber tudo e ditar suas idéias)

  • Yuken Master:

    Para de balela Everton.Ta afim de vim aqui ou vai ficar filosofando?
    Voces falam mais do que fazem.Isso é um pessimo habito brasileiro.

    • Everton:

      Olhe quantos comentários seus existem tentando provar a existência de seu deus, e de que ele é o verdadeiro e os outros 2.154 são Falso.
      Note quem tenta desesperadamente falar de outros assuntos aquém da matéria original.
      Quem fala demais e “filosofa” demais aqui?

    • Ezio José:

      Parabéns, Everton. Seu comentário racional é digno de aplausos.

  • Yuken Master:

    Uma das hipóteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substância inanimada, em um ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento.
    Hipotese?È diferente de certeza,ou não é?
    Nisso todo mundo acredita.Ne?
    Mais facil de crer.

  • Yuken Master:

    Segundo Oparin, a vida se instalou na Terra numa forma lenta e ocasional, nos oceanos primitivos do nosso planeta, onde havia água, obviamente, e na atmosfera se encontrava metano, hidrogênio sob forma amoniacal. Esta teoria procura explicar que a vida surgiu no nosso planeta.
    Alguem pode provar?

  • Yuken Master:

    Everton,me refiro a pessoa morta comprovada clinicamente.Com coração estourado e tudo que tem direito.Sangue drenado e tal.
    Desafio a voce tambem a vir em Berna para irmos na casa dessa pessoa e no hospital que ele estava.
    Eu perguntei se voces ceticos ,ateus e sei la mais o que se voces pode me falar de algo evolutivo que tenha presenciado.
    Seja um sapo transformando em borboleta(Ilario…eita situação),um rato se transformando em elefante…Enfim.Ja presenciou alguma coisa que evoluiu?
    Se ja como foi e quando foi?
    Tem provas disso,fotos,video…?
    Pode ate não ser uma crença,mas pra falar com tanta certeza tem que ter visto algo….Ou so leu mesmo?
    Acho que pra eu ser um criacionista eu tenho que conhecer a teoria evolutiva,não acha?
    Não querendo ser ironico mas sendo.
    Olha so isso que o Ateu colocou falando da bilogia evolutiva.
    “…..à teoria de que a vida surgiu a partir de substâncias químicas inanimadas que se transformaram em células auto-duplicadoras e, aos poucos, foram se desenvolvendo em formas de vida cada vez mais complexas, sendo o homem a mais inteligente dessas produções.”
    Alguem pelo amor de Deus pode me explicar isso e provar?
    Adoraria ver os ateus e supostos cientistas que sabem tudo me provarem isso.
    Deus existe?Voces dizem que não.Porem afirmam categoricamente que eu e voce surgimos de uma substancia quimica inanimada….Eu que sou louco ,ou voces que surtaram de vez!?
    Me provem pessoas,porque eu posso provar o que digo.Basta terem disposição e grana pra viajar.Vou levar voces para andarem pelo mundo criacionista.Garanto que vão ficar deslumbrado com tudo que temos e estudamos e ensaios que fazemos.
    Querem vim?Entao disponha de tempo e dinheiro.
    Ficar falando é facil,dificil é provar.Não concordam?

    • Nika Pinika:

      “Seja um sapo transformando em borboleta(Ilario…eita situação),um rato se transformando em elefante…Enfim.Ja presenciou alguma coisa que evoluiu?”

      Hã?? WTF is this, Yuken??? Derrapou na curva, capotou, deu perda total e morreu. O que houve com vc, Yuken? O que foi esse argumento completamente insano, rapaz?
      E sobre evolução: vc nunca ouviu falar em vírus?

    • Yuken Master:

      kkkkkkkkkkkk…Fui radical ne?
      Fico tanto ouvindo falar sobre a tal evolução dos seres que ja fui logo perguntando um monte de coisas.
      Crer sem duvidar nadinha que voce veio de uma substancia quimica inanimada.Seria ser mais que insano.Seria ser sem noção da noção.Rídiculo do ridiculo.
      Nego jura que isso é real,porem não consegue provar.
      O Ateu não é tao ateu assim.Ele simplismente nega a existencia de Deus,mas crer que ele veio de algo inanimado que foi evoluindo ate chegar no estado que se encontra hoje.
      Tem crente pra tudo e pra todos os gostos.

    • Everton:

      O ateu não nega “simplesmente a existência de Deus”. Um ateu não crê na existência de nenhuma divindade (não somente o seu deus – Jeová), nenhum santo, anjo ou elfo. Os ateus não são contra o seu deus ou Odin ou Zeus.
      E olhe que eu não sou ateu… Mas se fosse não teria nenhum problema em afirmar isso.

    • Yuken Master:

      Tava tirando sarro Nika.Tenho por obrigação a conhecer sobre a Teoria Evolutiva.
      E Analisar os pontos forte e fracos…

    • Everton:

      Cara… Você não existe…
      Ou você está brincando com a gente, ou é um chat-bot ou seu desconhecimento sobre conceitos básicos de teoria cientifíca, hipótese cientíca, conceitos básicos sobre a evolução das espécies são tão gigantes que fazem parecer a senciência de uma azeitona um Einstein perto de você. Isso, claro, levando em conta que você afirmou que estudou em uma universidade de astrofísica…

    • Jonatas:

      Me desculpe o termo mas ele é “maluco”, olha a quantidade postagens e a quantia de textos repetidos… até a moderação já se cansou. E quanto a Zeus, é o deus mais safado e pegador de toda a mitologia deixando filhos por toda a parte… Meu ídolo.

      kkkkkkkk

  • Yuken Master:

    Nao estava morta?
    Quando um coração estoura o que acontece?
    Ateu,voce é incredulo demais pra enxergar as coisas.
    Quer vim a Berna pra irmos na casa da pessoa que te falo e irmos ao hospital que ele tava?
    Desafio voce a isso.
    Topas?
    Nada melhor que provar algo em vez de ficar com teorias.Não acha?
    To começando a gostar do negocio.Ta chegando onde eu quero.
    Pago sua estadia aqui em hotel.
    O que me diz?

  • Yuken Master:

    PROBLEMA DO MAL:Existe muito sofrimento no mundo. Se Deus não evitou cruzadas, inquisições, genocídios, não age para evitar guerras (inclusive religiosas), escravidão, mortes de inocentes, abuso infantil (pedofilia), epidemias ou tragédias naturais…, não pode ser bondoso, onisciente, onipresente e onipotente (que tudo pode), como dizem os religiosos. Certamente porque Ele simplesmente não exista

    Certamente não tens conhecimento nenhum sobre profecias.Porque se soubesse saberia o porque disso tudo esta acontecendo.
    Porque sempre fala se enchendo de pompa ,daquilo que não conhece?
    Ex:A inquisição perseguiu os verdadeiros cristaos,e demais que eram acusados de heresias.
    O mais legal é que a biblia fala disso,ates mesmo disso acontecer…Dessa perseguição.E fala que como foi no passado assim tambem serar no tempo do fim.
    MAs voce não entende de biblia,so entende de criticar.

    • renan1022:

      A bíblia é um livro velho, e foi modificado varias vezes.

  • Everton:

    3 dias morto não existe. Você deve estar se referindo a Catalepsia patológica.
    Testemunho de experiência evolutiva? Você realmente não leu a Teoria da Evolução das Espécies, não é mesmo?
    Você acha que isso é alguma crença para dar testemunho?
    E pela bilionésima vez: A Evolução das Espécies nada têm a ver com ateísmo ou prova da existência ou não do seu deus…

  • joaquim:

    você falou muito bem,achei seu ponto de vista muito interessante!
    mas,eu no seu lugar,usaria somente o NÃO SEI quando for se referir à DEUS,pois,só porque não se consegue provar,não quer
    dizer que ELE não exista.
    abraços.

  • Yuken Master:

    Correção para esperito imortal.Falo no sentido de algo sobre natural.Um ser conciente que sai do corpo.

  • Jonatas:

    Olha, essa conversa entre Criacionismo e Evolucionismo é inútil. O Evolucionismo é uma ciência séria, estuda a Evolução que é um fato provado e comprovado em vários campos. O criacionismo surgiu totalmente do conservadorismo religioso, algo que sobrevive na mente de fiéis baseando-se apenas em questionamentos do Evolucionismo (questionamentos naturais em qualquer campo da ciência, que sempre busca melhoramentos). Não é necessário discutir com personagens criacionistas, isso tira o foco da reportagem que fala sobre livros. Esse personagem que ACHA que pode provar cientificamente crença em plano divino e criação, é mentira.

    Cientificamente é impossível provar que Deus é existente ou inexistente, isso é questão pessoal, pode ser filosófica, mas nunca científica. Ciência não se baseia em mitos nem ideologias mitológicas, ciência se baseia em pesquisa e indícios reais. Existente um criador do Universo, sua natureza seria tão amplamente complexa que nem religiosos nem cientistas seriam capazes de explica-lo.

    Como diz no Item G, Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

    Várias vezes, para poder continuar existindo, a religião teve que se adaptar às descobertas científicas para continuar existindo: Foi assim com o Helio-Centrismo, com a forma da Terra e com a Química e a Medicina (tantas vezes acusada de bruxaria). Será assim também com o Evolucionismo. E é por isso que A Origem das Espécies faz parte do conjunto de livros que mudaram o mundo, ela transformou o pensamento e o entendimento humano do mundo, e mudará também as religiões, provavelmente.

    • Miguel:

      Aplausos, e viva o item G que nos livra de ler esses comentarios estapafúrdios. Fiquei impressionado com o tamanho da discussão em torno de um assunto tão bizarro, como Jonatas falou estas discussões está tomando um rumo totalmente diferente do foco da matéria.

    • Miguel:

      corrigindo: … estão tomando …

  • Everton:

    Não têm o que falar, pois não está entre os livros que mudaram a humanidade e também não prova a existência de Odin.

  • Nika Pinika:

    Então, Yuken…
    “Me fale sobre esse episodio tambem.Gostaria de saber o que os ateus e tem a dizer.”

    Minha resposta ao seu pedido: não posso falar deste episódio pq eu não vi ele acontecer e não posso atestar a veracidade do relato. Eu preciso de provas de que ele aconteceu para emitir minha opinião ou, então, será apenas uma história que alguém contou. Por mais que suas experiências lhe pareçam verdadeiras, elas só podem ser encaradas como verdade por indivíduos alheios à ela se a eles for possível acessar a prova de que o evento relatado aconteceu.
    Nenhum de nós aqui precisou ter visto Rutherford bombardear uma lâmina de ouro com partículas de polônio pra acreditar no experimento. Acontecimentos como estes ganham credibilidade por possuir um método passível de testes. É possível por o evento à prova; é possível repeti-lo, mantendo-se as condições, e encontrar os mesmos resultados. Se a repetição de um evento/experimento não leva ao mesmo resultado, ele não ganha créditos, pelo contrário.
    Por isso, é preciso atestar a veracidade do que se relata para que isto seja digno de confiança. O acontecimento que você nos contou foi filmado? Registrado, de algum modo? Podemos repetir o evento, mantendo-se as mesmas condições, e alcançar os mesmos resultados? É possível certifica-se da isenção dos envolvidos?

    Abraços! 😉

  • Everton:

    Deixa ver se eue entendi…

    Um “professor” que encontrou um túmulo vazio, que ele atribui a “prova” da ressurreição que é o mesmo que disse que tinha achado o prego da crucificação?
    Cara… Nenhuma entidade de arqueologia séria se manifestou sobre o assunto. É que nem o cara que disse que achou a arca de noé.
    Procure evidências com fontes mais concisas. Não coloque o primeiro texto que você vê sem antes pesquisar.

  • Everton:

    Cite uma prova de que comprova que o Evolucionismo foi “derrubado”.
    Você se diz estudado em física, mas não entende os conceitos básicos de teoria, teoria científica, hipótese e mito.
    Sua alternativa do Criscionismo ao Evolucionismo é a mesma que colocar a Alquimia no lugar da Química.

    Dica: Estude mais sobre o conceito de Teoria Científica e sobre o que v~em a ser a Teoria da Evolução das Espécies para, quem sabe, você colocar textos mais condizentes com a realidade.

  • Everton:

    Saber o que exatamente?
    Essa “profecia” das 2300 tardes e manha é só mais uma que não faz sentido, nunca se cumpriu a não ser para quem é religioso demais para ver a verdade. Existem outras milhares de profecias nas outras 150 religiões do mundo, e cada um de seus seguidores afirma que “a profecia se cumprirá…” ou “se cumprii…”.

    2300 tardes e manha…pffff!

  • Nika Pinika:

    Sobre isso oq? Nunca testemunhei nada que eu não pudesse explicar logicamente não, rs.

  • Ezio Jose:

    E o que isso modifica na sua crença?

    • Everton:

      Crença em qual dos 15.000 mil deuses?

  • Nika Pinika:

    Então, Yuken… O que você sugere é mto válido, mas a interpretação disso é mto subjetiva, carrega muita relação com nossas pré-disposições a questionar, os tipos de questionamentos que somos capazes de fazer e o quão rápido nos saciamos com as respostas. Veja: para um teísta, encontrar-se em um meio do tipo que você sugere, conduz à pergunta “quem definiu esse equilíbrio?”, “quem possibilitou essa existência?” etc; a natureza, para o teísta, é uma prova da existência divina.
    Para um cético com alguma visão científica, ela não é uma prova por si mesma, mas sim um universo de perguntas e possibilidades do tipo “pq cada espécie tem seu nicho ecológico aqui?”, “como se deu a sucessão ecológica nesse ambiente?”, “quando esse estágio deu-se início?”. As perguntas formuladas por ambos usam advérbios diferentes. As do teístas contam muio mais com um “quem”; as do cético com um “como” ou “por que”.
    Grosso modo, os dois buscam explicar para si mesmo os mesmos questionamentos; os que os diferencia é até onde a pergunta vai e qual é a densidade da resposta possível.
    Um exemplo bobo, sobre um evento qualquer: é muito mais fácil perguntar “quem mexeu no armário da despensa?” e achar logo um autor do que “pq ele mexeu?”, “quando mexeu?”, “como mexeu?”. As três últimas perguntas implicam em mais observações, maiores explicações e atenção ao evento.
    – Quem mexeu…? – Fulano. (Pronto, já está respondido.)
    – Pq mexeu…? – pq estava com fome/ fugindo/ com medo/ com pressa. (A pergunta só estará respondida quando houver certeza do pq)
    – Quando mexeu? (somente com a observação do momento preciso essa resposta pode ser dada. Então, além de ver quem mexeu, é preciso certifica-se do momento em que mexeu)
    – Como mexeu? (de novo, há uma série de reposta para isso. Apenas “empurrando, com o peso do corpo” não seria a única resposta possível.
    Percebe? O que vai gerar diferentes contemplações e gruas de satisfação sobre o mesmo evento (a natureza) é a profundidade/densidade da(s) pergunta(s).
    Sou da área de meio ambiente e posso te dizer por mim: a contemplação da natureza me leva a uma série de perguntas que não começam com um “quem”, mas sim com “quando” e “por que”. E, ainda assim, não deixa de ser algo maravilhoso para mim. Eu consigo associar plenamente a idéia de tamanho insignificante, ser humilde o suficiente para entender o quão magnífico é ser resultado da poeira de estrelas e como isso me parece muito mais majestoso do que ser fruto de um design inteligente. Para mim, a sucessão de eventos que me fez estar aqui é muito mais elegante e magnífica do que a criação. 😉

    • Nika Pinika:

      Yuken, gostei disso aqui que você escreveu: “Nem tudo é pra todos,e nem todos é pra tudo”.

      E acho que é isso mesmo.
      O que estamos discutindo (não mais os livros mais importantes, rs) encaixa muito bem nessa sua frase. E tenho certeza que o que pensamos sobre ela é diametralmente oposto, mesmo que se encaixe em ambos os lados, eheh.
      Mas já que você entrou com uma frase legal, também vou entrar com outra que eu gostei, rs.
      Não sei em que temporada de Lost, Locke e Jack estavam discutindo e saiu uma coisa mais ou menos assim:
      Locke diz para Jack: “Porque você acha tão difícil acreditar?”
      Jack diz: “Porque você acha tão fácil?

      Abraços! 😉

  • Everton:

    Gostaria de solicitar aqui que o Yuken nos desvende o ‘grande mistério da humanidade’, a profecia das 2300 tardes e manhas de Daniel 8, que ele diz que já se cumpriu.
    Pesquisei e achei um monte de site de maluco sem nada confiável.
    Nos dê a graça de sua sabedoria.

    • Everton:

      a profecia das 2300 tardes e manhas de Daniel 8 têm algo a ver com astrofísica?

    • Everton:

      Se você estudou astrofísica, deve saber que, cientificamente falando, o universo não veio do ‘nada’ como você sugere que os que não crêm no seu deus, hipotéticamente, teria falado.
      Quem afirma que o universo veio do ‘nada’ são os hinduístas, cristãos, mórmons, judeus, jainistas, e outros religiosos. Não a física.

    • Everton:

      Já que você estudou astrofísica, você deve estar acostumado ao falr sobre Paralax, a teoria da relatividade e suas implicações na evolução e estrutura das estrelas.
      Bom, com relação a isso, como você defini a existência de um ser divino, como Deus, dentro da criação estrutural das Supercordas ou da Teoria-M ?

  • Everton:

    Tá! Você é Panteísta. Bom para você. Eu acho…

    Com relação à quem não acredita em deuses (não somente este seu ‘Deus’) pensar que ‘tudo’ veio do ‘nada’, a sua teoria não poderia estar mais errada.
    O ‘nada’ que você pensa não é o mesmo ‘nada’ que os que não creem em deuses falam. Procure ler um pouco mais de física, cosmologia, teoria das cordas, teoria do big-bang e talvez você reedite este seu comentário equivocado.

    Se realmente eu chegar a conclusão de que a via láctea, as cachoeiras, a AIDS, a hidrocefalia, o câncer, os terremotos, tsunamis e a morte foi criada por alguma entidade mística, a minha tendência é crer que foi Odin. Sempre gostei mais da mitologia nórdica á mitologia cristã.
    Apesar que eu devo admitir que eu flerte com o panteísmo e com o deísmo, juntamente com a filosofia budista.

    • Everton:

      “Não foi Deus quem criou as doenças e sim o proprio homem ”

      Oh meu Deus! (Desculpe o trocadilho)

      “.Porque eu sei do que estou falando.”
      Aham! Senta lá Cláudia! 😀

      Vamos exclarecer algumas coisas:

      Em que deus exatamente você acredita? Me parece que é o deus Jeová, mas você têm um ‘pézinho’ no panteísmo.

      Se você acredita em Jeová e na Bíblia, consequentemente, não têm como você negar: Foi Jeová quem criou todos os males. Ponto.

      Você declarar aqui é estudou astrofísica, cosmologia, paleontologia ou arqueologia não vai mudar em nada suas observações colocadas aqui. Eu posso falar que sou formado em duas áreas diferentes mas isso não vai contribuir em nada nos meus comentários. Você pode afirmar algo se tiver conhecimento (diferente de fé) sobre determinado fato e mais, te-lo estudado, criado teorias científicas e aplicado o conceito da Falseabilidade.

      PS.: Não sei se você notou, mas os conceitos de astrofísica que lhe desafiei não têm nenhuma relação uma com a outra.

  • Nika Pinika:

    Yuken, é sério, me ajude nesta, por favor.
    vc disse: “Se Deus n existe,milagre tambm não”.
    Assim, posso presumir que o contrário também é válido (se deus existe, milagres existem).
    Por definição do dicionário, milagre: “Entende-se por milagre a ação, o fato ou acontecimento que é impossível de explicar-se segundo as ciências naturais atribuindo-se então o acontecido a um mover sobre-natural de ordem Divina, ou seja, a Deus.” Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/milagre/.
    Sendo o milagre uma intervenção divina; segundo as religiões abraamicas, deus tudo poderia; e você já ter presenciado algumas curas, me explique: pq não há cura de amputados?
    Eu confesso que realmente não consigo entender, pois isso vai contra a apregoada onipotência divina e a possibilidade do milagre. Se é possível curar (segundo diversas correntes cristãs) canceres, soro positivos, cegueira, pq pessoas que não tem membros não possuem a mesma graça? Eu realmente não entendo.

    • Everton:

      Incrível nunca ter existido uma pessoa amputada ou com síndrome de down com ‘fé suficiente’ para ter um milagre do deus Jeová. Talvez eles estejam orando ao deus errado e o correto seria o primeiro deus monoteísta da humanidade : Ahura Mazda.

    • Nika Pinika:

      É exatamente o que o Everton disse que funde meu cérebro, rs.
      Eu não consigo entender como se dá a divisão de “potencial de fé” entre os que acreditam. Pq os que, supostamente, tem menos fé, são justo os que possuem as maiores enfermidades? Ou, pelo menos, as que exigem as maiores provas de fé?

    • Andy:

      Olá Nika, gostei muito de seus comentários, mas não pude deixar de notar um pequeno erro lógico neste daqui:

      “Assim, posso presumir que o contrário também é válido (se deus existe, milagres existem).”

      Na verdade você não pode presumir isso, seria uma falácia (Negar o antecedente), um argumento inválido. O procedimento correto seria negar o consequente.

      Supondo a frase:
      “Se deus não existe então milagres não existem”

      O que podemos fazer é negar o consequente e ficaria:
      “Se milagres existem então deus existe”.

      De outra forma:
      q –> p
      ~q –> ~p

      Vou dar um exemplo de porque sua conclusão foi uma falácia:

      “Se fores atingido por um carro quando tiveres seis anos, morrerás jovem. Mas não foste atingido por um carro aos seis anos. Portanto, não vais morrer jovem.”

      Mas ele poderia morrer por outra causa. O erro é negar a segunda coisa a partir da negação da primeira.

      Mas fora isso, parabens! Abraço.

    • Nika Pinika:

      Olá, Andy!

      Obrigada mesmo pela correção! 😉
      Um abraço!

  • Ezio Jose:

    Entrando na brigaaa!..

    Acabo de descobrir o nome do nick Yuken Master. Ele é o Daneil 8, ou seja Daniel 8, que escreveu profecias das 2300 tardes e manhã.
    Se é para escrever frases dos outros começarei escrevendo o resultado de Curintius versus Sum Paulus.

    • Everton:

      Que profecia cara? Você está delirando? Conta ai, que profecia é essa…

    • Nika Pinika:

      Yuken, acho que vc está se confundindo… não se prova um “não-acontecimento”. Assim como não se prova que deus não existe, pois não se prova uma “não-existência”…
      Se isso fosse possível, caberia provar o não acontecimento da criação, o não acontecimento dos ets visitando nossos antepassados… bem como a não existência do espaguete voador, do unicórnio rosa invisível, do papai noel, do saci, do curupira…
      Eu sempre aprendi que deve-se provar a existência, o acontecimento, o fato gerador, o indutor… e não os “não-qualquer-coisa”…
      😉

  • Ezio Jose:

    Os EUA seguem, predominantemente, o Cristianismo Protestante (Capitalismo Selvagem). O Cristianismo de uma forma geral segue a Bíblia, sendo que os protestantes baseam-se no VT para tirar vantagens de seus fiéis seguidores e “pregam” o Cristo, enquanto o Catolicismo pregam o Cristo e fundamentam suas pregações no VT.
    Sempre tive em mente que o maior Mentor Comunista da História da Humanidade foi Jesus, o Cristo. “Se você tiver duas sílabas sobrando nos seus comentários, dê uma para aquele que está em falta”.

  • CASTOR:

    eu tenho certeza do que eu falei cara
    e eu não saido foco
    vc disse que os EUA são potencia porque foi colonizado por protestantes fugidos da igreja catolica
    eu só disse que vc estava errado

    quem trabalhou nas colonias eram fugidos e detentos do governo
    imigrantes foram aos montes
    o fato de protestantes ser a maioria não quer dizer nada

    • CASTOR:

      profecias ? estou falando de historia cara

      eu não sei aonde os EUA estão nas profecias
      mais se tu conseguir me convencer …
      minha cabeça esta aberta

    • Ezio Jose:

      Esse povinho ficcionado em religião fala e escreve pelos ouvidos.

  • Everton:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 😀
    Valeu cara…Eu estava precisando rir hoje. huahuahuahuahauh

    • Everton:

      Quidquid latine dictum sit, altum viditur…

    • Ezio Jose:

      O maior problema do brasileiro é que ele não consegue “enchergar” a cartilha Caminho Suave da década de 60. E os sabichões ainda diz que que os americanos eram protestantes fugindo da domínio romano. Ufa! O EUA sempre foi e sempre será maioria prostestante, não igual aos brasileiros, porém bem próximo. Um país que consome muita droga, tem satanismo e outras coisas e sempre predominou o protestantismo. Eu! Heim? Gostam de provocar e fazer guerras matando inocentes aos montes…
      Mas, lá deve ter algo bom… Escrevem com erros na língua deles mas nã tão grave.

    • CASTOR:

      essa é a origem deles ?

      foram os protestantes que esterminaram todos os nativos de la ? TODOS !

      desculpa
      cara isso que vc disse não quer dizer nada
      EUA se tornou potencia pelos seus empreendedores vendendo armas durante as guerras (os protestantes desenvolveram armas para a guerra ?)
      os EUA só são a potencia de hoje graças a segunda guerra principalmente
      vendendo armas e emprestando dinheiro aos paises envolvidos nela
      até hoje tem pais pagando dividas de guerra pros EUA
      o mundo todo ficou devendo dinheiro a eles
      mais isso ta acabando
      e TODO império cai um dia

  • Ezio Jose:

    Engraçado que quando escreveram o livro que diz que deve-se descansar no sábado, se existiam semanas para aquele povo, não havia nomes se sábado, domingo ou segunda. Muito depois deram nome e inventam a sequência de dias da semana, de mes e de ano. Assim mesmo ainda houve muitas mudanças nesses calendários até chegar aos utilizados hoje. Também existem paises que tem calendário diferente do calendário Gregoriano.

  • Bruno Keff:

    Cara, volta pro Orkut.

  • Ezio Jose:

    Cansático é ler códigos de galerinhas orkuteiras que só escreve num linguajar de presídios. Depois, tentar advinhar ou traduzir para a língua portuguesas o que que esses nervosinhos tentam transmitir.

  • CASTOR:

    a biblia CONTEM a palavra de Deus
    mais ela NÃO é a palavra de Deus

    • CASTOR:

      eu ouvi isso de um pastor
      fiquei surpreso porque esse ja era o meu pensamento

      a Biblia contem muita mentira e insanidade
      agente tem que ter a manhã de ler distinguir isso
      contem historias de outras pessoas que não é Cristo
      coisas inuteis que só fazem confusão na cabeça das pessoas
      por isso ah varias religiões seguindo o mesmo livro
      mais com doutrinas totalemnte diferentes
      coisas corrompidas e muita coisa,
      mais muita coisa mesmo traduzido de forma errada
      fora os livros que foram retirados pela igreja
      e outros modificados por interece de algum sistema

      mais eu acredito em Deus
      eu não acredito em vc
      e nem em pastor nenhum que pregue a prosperidade

    • CASTOR:

      concordo com vc … é uma pena cara … eu sou super curioso e interessado no assunto … eu não tenho nem 10% do conhecimento que vc tem sobre a Biblia
      mais o pouco que eu li …

      ja parei de ir em igreja tem 1 ano … não dou dizimo … não confio em pastor nenhum sendo que na minha familia tem 3
      acredito em conspirações da nova era …

      eu resolvi abandonar a religião lendo a propria Biblia
      mais eu amo a Deus, e sem pedir nada … agradeço por tudo

  • niv:

    Faltou o livro “Um Ateu Garante: Deus existe” de Antony Flew.
    Só um trecho do prefácio do livro desse cara: “Os excessos e as atrocidades da religião organizada não têm nenhuma relação com a questão da existência de Deus, assim como a ameaça de proliferação nuclear não tem relação com a questão E=mc2.”
    Energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.

  • niv:

    Só alguns pontos que marcaram a existência e influência de Jesus na terra: O calendário usado em muitas partes do mundo baseia-se no ano em que Jesus nasceu.
    Cerca de dois bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial afirmam ser cristãs.
    O islamismo, com mais de um bilhão de membros no mundo inteiro, ensina que Jesus é um profeta maior do que Abraão, Noé e Moisés.
    Muitas das declarações sábias de Jesus, de formas variadas, passaram a fazer parte da linguagem do dia a dia. Portanto queridos, Jesus não existiu, Ele existe e está vivo e vai fazer grandes obras na vida de cada um que aceitá-lo.

    • Everton:

      O calendário juliano alem de errado possui homenagens a deuses gregos e imperadores romanos, tanto os meses como os dias da semana. Ele é o mais aceito por causa do capitalismo e da imposição de Roma (que era o império dominante a 1500 anos atrás). Já especula-se em muitos paises e comunidade cientifica a substituição desse calendário. A data do nascimento de cristo, tanto dia, mes e ano, foi forçada para coincider com o calendário juliano, não o contrário.

      Dois bilhões dá 33% da humanidade. Nos ultimos 100 anos a religião cristã diminui 5%, diminuindo quase 40% em paises como europa e america do norte.

      Islamismo: Jesus é apenas um profeta abaixo de Adão e Maomé. Não é filho de Jeová ou Alah;

      Para os hinduistas Krishna está vivo e é ele que irá grandes obras na sua vida. Prove o contrário!

    • CASTOR:

      vou estudar sobre isso…
      eu não sabia

    • CASTOR:

      “O Papa foi ameaçado de morte por considerar o Islã uma religião violenta”
      que coisa … hehe

      mais acreditar que Jesus foi só mais um profeta é algo curioso
      vou ler mais obre isso

  • Everton:

    “proposito,ond esta Buda? E ond esta Jesus? Me responda issu.”

    Jesus e Buda estão mortos a milhares de anos. Sem túmulo, sem corpo, sem vestígios. Alguns afirmam ter reliquias, como os dentes de Buda e Sangue de Jesus, mas não há provas que confirmem.

    Tá…Já sei… Você vai falar que “não há nenhum corpo no túmulo de Jesus, porque ele ascendeu aos céus…”
    Não existe o túmulo de Buda, Krishna, Jesus, etc.
    Talvez não haja nenhum túmulo de Jesus porque ele nem sequer tenha existido.

    Já que você se propoe a ser o expert da bíblia, me responda: Como Judas morreu?

    “Pq existe uma diferença mto grand entre elas.”
    Não. Não existem… ambas são baseadas em amigos imaginários

    • PCGonzales:

      Sobre como Judas morreu, eu que acabei de ler o Evangelho de Judas Scariotes, Jesus fez uma pergunta aos apóstolos: Quem tem o conhecimento e a força?. Onze responderam que tinham o conhecimento, porém o Judas foi o único que respondeu que tinha o conhecimento e a força. Jesus o abraço e o levou para fora da casa onde se encontravam, e disse ao Judas o que ele deveria fazer para que a palavra do Pai se confirmasse. Judas ficou na dúvida se o faria ou não, mas Jesus o convenceu com uma palavra final dizendo que os onze teriam que lutar muito para atingir a salvação e ele com este ato, já estaria salvo. No que Judas aceitou a “traição” para que a palavra do velho testamento fosse cumprida. E assim o foi, e na Ressurreição do Jesus Crito, ele foi a Judas e disse. Vês aquele estrela, e Judas disse que sim, ele via, então Jesus disse: Peque aquele estrela que ela te levará ao Pai que o aguarda, e Judas alçou no espaço, pegou a estrela e foi-se para o lugar reservado somente aqueles que tinham o conhecimento e a força.

      Certo de ter contribuido para a questão,

      Fica o meu abraço,

      PC

    • Everton:

      Dá ZERO pra ele!!!

    • niv:

      Everton: Jesus, o nome desse profeta de Nazaré, significa “Deus É Salvação”. A palavra “Cristo” é um título que significa “Ungido”. Isso quer dizer que Jesus foi ungido, ou designado por Deus para uma posição especial.

    • Everton:

      Jesus ou yehuah, significa ‘Salvador’ e é uma referência ao judaismo, onde existiam pessoas com esse nome a 2.600 anos atrás.

      Khristós significa ungido ou consagrado e existiram as centenas, desde a Ásia até a África, antes de Jesus de Nazáre e depois.

    • CASTOR:

      eu acho que na Biblia depois da suposta traição
      Judas some da historia
      mais existe o livro de Judas que eu nunca li

      ja acharam o tumulo de thiago
      vi no discovery, onde estava escrito algo assim
      “thiago filho de Davi, irmão de Jesus”

      na verdade é filho de maria e José
      maria não morreu virgem como os catolicos dizem
      Jesus teve varios irmãos

    • Ezio Jose:

      A própria Bíblia descreve os irmãos de Jesus nas Bodas de Canaã. “Pode”, Maria ter dado a Luz à Jesus ainda virgem. Milagres é algo muito discutível, ou aliás, indiscutível.
      Alguém irá contestar dizendo que José era viúvo e tinha outros filhos, porém, a Bíblia não cita outros filhos de José e mesmo que os citasse seriam bem mais velhos que Jesus e pelos relatos não háindícios disso.

    • niv:

      Castor, quando se diz que algum personagem bíblico se refere a filho de Davi, não está dizendo de 1ºgrau, mas sim descendente dele seguindo a árvore genealógica, assim como dizem que Jesus é filho de Davi…só está se referindo a sua descendência.

    • niv:

      A influência de Jesus na história humana é inquestionável. No entanto, as pessoas têm ideias e crenças muito diferentes sobre ele. Assim, você talvez pergunte: Quem realmente é Jesus Cristo? Apenas a Bíblia nos diz de onde ele veio, como viveu e por que morreu. Saber essas verdades pode ter um grande impacto em sua vida agora e no futuro.

    • Ezio Jose:

      Para completar e incrementar seu raciocínio, Everton, vai mais uma.
      – Por que a biblia omite relatos detalhados da vida e das ações de Jesus no periodo dos 13 aos 27 anos? Onde estava Jesus nesse período? O que Ele fazia?

      Os ditos crentes evangélicos estufam o epito e dão uma respostazinha sem muitas explicações: “Crescia em sabedoria!!!…”

      Que é crescer em sabedoria? pergunto eu.

    • Ezio Jose:

      Quis escrever “estufa o peito”. É que meu teclado fuma demais, aliás, acaba sendo cinzeiro.

    • Ezio Jose:

      Cantares de Salomão?11… Ah! Já o lí. É um literatura muito sensual, ainda mais quando ele descreve a amada comparando-a com as delicias que dá prazer.
      Realmente uma história muito interessante que não difere dos momentos atuais. Qume tem dinheiro tem mulheres e elas correm mesmo atrás do abastado. Vai até nos presídios, suborna os guardas para transar com Salomão dentro da cela.
      Naquele tempo, creio que havia corregedorias, senão, senão os guardas estariam todos no olho da rua.

  • pedro:

    0 prioriado do siao ,lol ; )

  • Max:

    E A bíblia?

    • ateu:

      os exemplos de livros acima falam de livros que trouxeram algo de positivo para a sociedade, logo a bíblia não se encaixa

    • niv:

      Sua existência é insignificante.

    • Everton:

      Se fosse tão insignificante assim, ele não lhe incomodoria. 😉

    • Ezio Jose:

      Não seria melhor: E os livros da Bíblia?”

    • Lucca:

      Conto de criança não entra aqui, rapaz. lol

  • Antonio Marmo:

    Listinha chinfrin, mas toda lista é controversa…Kerouac? Depois a Contracultura virou moda hippie, foi engolida pelo sistema. O que mudou?

    E só tem livro de autor inglês, americano…Cadê Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, Sartre, Beauvoir, Freud, Yung, Levy Strauss, Guerra e Paz de Tolstoi…as já citadas Bíblia, Alcorão, os livros orientais…Uma lista do The Guardian coloca isso: “The Devil to Pay in the Backlands” by Joao Guimaraes Rosa, Brazil, (1880-1967). D.Quixote, Mahabharata (India), etc, etc, and so for…
    Marmo

    • Arthur:

      Show! A propósito, JUNG.

  • César:

    Minha pequena contribuição, A Biblia, o Capital, A Riqueza das Nações,O Pricipe,Emilio, A Arte da Guerra,Alcorão,A Origem da Espécies,Assim Falou Zaratustra,Do Contrato Social,A República de Platão,Kama Sutra,Main Kampt,Leviatã, Critica da Razão Pura, meu conselho leia tudo sem preconceito. Tenho dito e se puder. também Baruch Spinosa e Emile Durkheim.

    • Arthur:

      Uma pequena/grande contribuição sua.

  • fermanda:

    Viver em sociedade é fundamental para a perpetuação humana,mas, viver sem o Criador, que fez céus e terra é impossível,o que diz a ciência eu aceito em algumas tese,esses fantasticos cientistam levam a vida inteira estudando, pesquisando tais assuntos e vivem pertubados querendo saber da onde viemos e para onde vamos, resposta para o leitor, leia a escrituras vc q nao acredita no Criador mais somente na ciencia….

    • Nika Pinika:

      “Agora nos criacionistas podemos provar q tdo foi feito por um ser q esta alem do infinito.”

      Opa, vc pode provar? Essa é interessante 🙂
      Mas provar como? Vc faz algum procedimento em laboratório? Tem repetibilidade? Dados concretos pra se trabalhar e fazer projeções? Pode ser medido?
      Se vc pode provar, fica tudo esclarecido de uma vez. E eu não estou ironizando ao falar isso.
      Mas, para provar, você deve saber, tem que ser irrefutável, certo? É o caso? E não se baseia no que alguém disse ou no que está escrito, certo? Mas sim numa metodologia, num desenvolvimento lógico, numa sequencia de ações que, se repetida corretamente, gerará o mesmo resultado, não é?
      Pow, tem como? Mostra pra gente! 🙂

    • Nika Pinika:

      Pow, vou te responder nesse coment pois o outro, em que você pergunta “Ta disposto a viajar pra Berna pra conferir?” não tem opção de responder, ok?

      Bem, disposta? Se você custear e for no meu período de férias, pode ser, ehehe. Trabalho pra sobreviver e ganho menos do que gostaria, rs.
      Mas vamos lá: o experimento que comprovaria sua tese só pode ser realizado lá? Não poderia ser reproduzido em outro espaço onde, seguindo-se os mesmos procedimentos, chegaríamos ao mesmo resultado?
      Veja bem, esta é a premissa da comprovação do fato: a repetibilidade e a geração de resultado idêntico, desde que respeitadas as etapas que geram tal resultado.
      Tem como assim?

    • CASTOR:

      vcs tão de sacanagem né ?
      sabem que não vão provar nada cientificamente um pro outro
      ¬¬

    • CASTOR:

      a evolução é algo aceitavel nas religiões

      nada aconteceu e evoluiu do nada
      simplesmente Deus criou os seres unicelulares e foi aprofundando seu estudo até chegar nos seres mais complexos … ele não fez isso em 7 dias
      fez em milhões de anos

      a estinção dos dinossauros pode ter acontecido com a queda do diabo na terra
      na Biblia mesmo fala que ele caiu como um cometa
      arrastando 1/3 das estrelas (anjos) com ele
      como um cometa destruindo tudo

      tem amigo meu que acredita que o sol é o lado aposto de um buraco negro de outra dimenção
      o mesmo diz que Deus criou tudo e simplesmente abandonou … para criar outro mundo perfeito com a experiencia que ele adquiriu criando esse

      é uma viajem eu sei …
      mais pode ser a verdade (ou não)

      efeito do acido ¬¬

    • Nika Pinika:

      Sabe, Yuken, meus pés estão no chão.
      Vc não precisa tentar me colocar como alguém fora da realidade (ou lunática, como queira) para parecer mais racional.
      Quanto a viagem, realmente, não tenho condições financeiras de bancar. Como eu havia dito, trabalho por que preciso, sabe como é, né?
      Mas tem jeito: se você tem evidências científicas, elas não são restritas a Berna. Por que você não publica ou apresenta o artigo que comprova, se já foi publicado? A informação deve ser universal e esclarecedora, não é mesmo? 🙂

    • Everton:

      Meus ‘deus’! ops!!!!

      Cara… Pensei que pessoas como você já estivessem extintas.

      Em nenhum lugar a Bíblia fala que a Terra é redonda. Ele fala que elá é circular, o que é bem diferente de esférica, ou mais precisamente: Um geoide.

      Circular é uma Pizza;
      Esferica é uma bola de basquete;
      Geoide é a Terra e a Lua;

      Antes que você venha me dizer que circular para eles era sinonimo de redonda, vá verificar astronomos asiáticos de 3.000 anos atrás e mesmo o Eratóstenes.

  • Aristeu:

    Eu incluíria o Livro dos Espíritos

    • Sidnei:

      Livro dos Espíritos??? Esse livro é o mais racista que conheci. Hitler usou as mesmas teorias deste livro para influenciar seus exercitos.

    • Jonatas:

      Hitler usou a própria doutrina cristã para perseguir judeus, e usou a Arte da Guerra de Sun Tzu para comandar suas estratégias.

    • Sidnei:

      Eu disse que Hitler usou as mesmas TEORIAS do Livro dos Espíritos: Que a raça branca era superior as demais. Alguém discorda que o Livro dos Espíritos e Hitler defendiam essa tese???

    • Jonatas:

      Hitler sim, mas esse livro não.

    • Sidnei:

      “O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados”
      (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187, ).
      Esse texto é puro Racismo, pois está claramente diferenciando raças. abraços.

    • Jonatas:

      Dependa da interpretação. Acho que a passagem se refere mais ao porquê das diferenças sociais no mundo todo. O porque Europeus em sua maioria são ricos e os africanos pobres. Não classifica uma raça superior, só a idade da população espiritual. Acho que Hitler entendeu como pretexto para o que queria, seu verdadeiro interesse não era racial, mas econômico, porque judeus são bons negociantes e se saiam melhor que os alemães.

    • CASTOR:

      Hitler usava esse papo de superioridade ariana para deixar o povo patriota o suficiente para uma guerra
      levantar a auto estima dos soldados e para a população apoiar as ideias dele

      ele perseguia Judeos porque estes estavam tomando empregos e dominando os negocios na alemanha
      eram ricos

      os judeos torturados e mortos em centros de concentração eram cobaias para testes de armas biologicas

      talvez ele nem era racista a esse ponto … usava isso para o povo alemão aceitar tal insanidade com outros seres humanos
      qualquer alemão daria a vida por Hitler na época

    • fermanda:

      vc é um genio, tem como dividir seu qi comigo

  • Iara:

    Não sei qual foi a base de pesquisa para essa seleção. De qualquer forma, os 10 são bem importantes. O que me preocupa é o portugues dos comentários. Ohlíngua maltrada essa nossa!!!!!!!!!!

  • alx:

    Ue, a Biblia não mudou ninguem não? Ou não é considerado um livro? Se bem q tem muito evangelico por ai usando ela para ganhar dinheiro dos pobres fieis.. Mais de qualquer maneira se tem um livro que mudou o mundo completamente foi a Biblia!

    • Albano Stein:

      Tem algum livro mais democrático no mundo que a Bíblia?

    • Nika Pinika:

      Acho que qualquer um com uma linguagem menos rebuscada (mas ainda assim, correta) e que não tente incutir o medo na cabeça do leitor…

    • Everton:

      Isso é uma piada?

    • Ezio Jose:

      A Bíblia nã é democrática. A Bíblia é comunista, é socialista.

      Lucas 3.11 – E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira

      Mateus 27.35 – E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.

  • clauber:

    É SEMPRE MUITO POLÊMICO DIVULGAR UMA LISTA DE DEZ MAIS DE QUALQUER COISA, POIS ESTA AVALIAÇÃO DEPENDE MUITA DA CULTURA DE CADA POVO E MESMO DE CADA PESSOA. NA MINHA POR EXEMPLO A MAIORIA DESTES LIVROS NÃO ENTRARIA E MUITOS OUTROS QUE FORAM DEIXADOS DE FORA ENTRARIAM. SEM PRECONCEITO NENHUM, JA LÍ MUITOS LIVROS E RECONHEÇO O VALOR DE TODOS ELES, INCLUSIVE DESTES QUE FAZEM PARTE DESTA LISTA, MAS NENHUM ME IMPRESSIONOU TANTO COMO A BÍBLIA. NÃO TENHO NADA A RECLAMAR DE SEUS ENSINAMENTOS. ELES ME ENSINARAM MUITA COISA , INCLUSIVE A RESPEITAR AS OPINIÕES DOS QUE PENSAM DIFERENTE. NÃO PRECISO DIMINUIR, AGREDIR OU OFENDER NINGUEM PARA DIZER QUE PENSO DIFERENTE. ISSO EU APRENDÍ NA BÍBLIA.

    • Everton:

      Então aprende uma comigo:
      Não use letras maiúsculas na internet, pois parece que você está gritando.
      SERÁ QUE VOCÊ ENTENDEU ?

    • Ezio Jose:

      Parabéns Everton. Precisamos sempre alertar os incultos a este respeito.
      Será que pessoas não se exergam e vê que todos ou a maioria dos comentáriso estão escritos normalmente?

    • Albano Stein:

      Que mesquinhos, gente….estamos discutindo livros ou letras???

    • Everton:

      Estamos discutindo o mundo e culturas.

    • Clério:

      Clauber.
      Gostei. Eu também sou “discípulo” do Apóstolo Paulo, que disse em sua 1ª Epístola aos Tessalonicences (cap.5 v. 21): “Examinai tudo. Retende o bem”.

  • Nie:

    Faltou “Memórias Póstumas de Bras Cubas”.

  • Helton Giordano:

    Concordo com todos os relacionados na lista e com todos os sugeridos nos comentários. Talvez existam muitos outros, como, por exemplo, O Alcorão. Na minha opinião o livro intitulado O CAPITAL, de Karl Marx, também teve uma grande influência, pois dividiu o mundo em comunistas e capitalistas.

  • David Sousa:

    Acho que faltou a Bíblia. Apesar de estar em descrédito hoje em dia, foi um livro importante historicamente, revolucionou a cultura ocidental, o primeiro livro a ser impresso e até hoje o livro mais lido e vendido de todos os tempos.

    • Everton:

      Na verdade, o primeiro livro impresso foi um conjunto de ensinamentos budistas chamado Jikji, desenvolvido por um monge coreano chamado Baegun.

    • Jonatas:

      A quantia de defensores da bíblia é enorme, sugiro ao Bernardo criar uma outra superlista apenas com livros religiosos. Mas aí vão reclamar se a bíblia ficar em segundo lugar, depois do Alcorão ou do Jikji…

    • Zézão:

      Jonatas que vem de JUDAS…pena que tiraram aquele negativinho daqui pra gente diminuir essa sua hipocrisia…

    • Jonatas:

      A tua i.g.n.o.r.â.n.c.i.a e e.s.t.u.p.i.d.ê.s atingiu um patamar espantoso, porque nem dos significados dos nomes bíblicos entende.

    • Ezio Jose:

      A Bíblia é uma coleção de livros dividida entre Velho Testamento(VT)e Novo Testamento(NT).
      O VT (Velho Testamento) aplicado na Igreja Católica tem 46 livros enquanto nas Evangéicas têm 39 livros.
      O NT (Novo Testamento) tem 27 livros.
      Senão me engano, os livros foram escritos por 40 autores.
      Os defensores em questão nem sabem o que estão defendendo. Faz isso só pelo sensacionalismo religioso.

  • elisio:

    que erro grave tem um livro que fala de leis naturais matematica histiria da humanidade politica relegião que não consta nesta relação furada este tem toda a historia da vida

    • Everton:

      Bagavadguitá ?

  • Jonatas:

    A Arte da Guerra, uma obra que serve pra diversos ramos do passado e do presente, usada pelos líderes mundiais ao longo da história, não foi listada, mas fica a lembrança.

  • Isadora Prata:

    Sem esquecer de “O que é a vida” de Schrödinger. Esse livro mudou o curso da ciência!

  • Everton:

    Esqueceu de dizer que a bíblia também ensina que escravidão não é errado, que genocídio pode ser a solução, que matar em nome de Deus é correto, que ouro enferruja, que insetos têm 4 patas, que somente com um macho e uma femêa podem popular o planeta…

  • Everton:

    1º – Escrever em maíusculo é falta de educação. É como se você estivesse gritando;
    2º – Se você está gritando, não é assim que as pessoas vão lhe dar ouvido. Muito pelo contrário;
    3º – Leia o que está escrito no post:
    “Essa não é uma lista no estilo 1001 livros, que vai abarcar todas as fases do mundo da literatura e do pensamento. É só uma lembrança de alguns títulos…”

    4º – Anti-semita? Você têm noção do que essa palavra significa? Você está acusando o blog de antisemitismo?

    5º – Ser o mais vendido, como já foi dito antes, não significa nada. Harry Potter está entre os 5 mais vendidos do mundo…

  • Clara Telis:

    Cadê o Manifesto do Partido Comunista ? Main Kampf, de Hitler, a Bíblia ? Pode não ser pra mim ou pra você ,mas esses livros mudaram e muito a forma de pensar e agira e milhões de pessoas.

  • Nika Pinika:

    Pode sugerir mais um? rs
    “Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano” – Galileu Galilei

  • Nika Pinika:

    Corrige aí, produção! rs
    Na minha opinião, faltaram “O príncipe”, “o discurso do método”, “1984”, “malleus maleficarum”.

    • Thays Henriques:

      Com certeza faltou O Príncipe…

  • jailton santana:

    A Bíblia tem como autor, DEUS, tem como intérprete o Espirito Santo, e o tema central o Senhor Jesus Cristo.
    Resumo: A Bíblia é Deus falando como homem, falando para o homem, e falando através do homem, porem é sempre Deus falando.
    Jailton Santana.

  • Nika Pinika:

    Acho que é pq a bília não é um “livro”, mas sim uma série de manuscritos juntados em um livro.

  • Ezio Jose:

    A Bíblia é uma coleção de Livros. Dos livros da Bíblia o que mais gosto é do Livro de João. A mioria dos livros foram escritos através de boatos que uns iam contando aos outros e assim perdendo a essência. João foi o que esteve sempre ao lado de Jesus e vivenciou a maioria dos fatos relatados, mesmo que tenha vindo a escrever bem mais tarde da passagem de Jesus, ele, o João, tem mais credibilidade. Lógico, que João como um apóstolo esotérico, narrou os fatos de uma forma muito mais metafórica.

  • WILSON EDI DE ALMEIDA:

    Porque omitiram a Biblia? O livro que influenciou o mundo ocidental durante 6.000 anos e continua a influencia? e Corão, que tem mais de 2 milhões de leitores? Será por preconceito filosófico e intelectual? será preconceito social, religioso ou anti semita?
    A Bíblia é o livro mais vendido no mundo e continua a influenciar pessoas no mundo inteiro, quer pelo comportamento moral, quer por princípios filosóficos ou históricos. Quem se arrogou a classificar os 10 livros maois influentes? tem autoridade para isso? Acordem!!! fujam da ignorância , criaturas!!!

  • Raphael:

    Se vamos falar da Bíblia vamos citar o Alcorão também, e por que não o livro sagrado dos judeus de outros povos? Os livros citados nessa lista mudaram o “mundo”, ou seja, várias civilizações e possuem importância para vários povos, e não somente para os que seguem determinada denominação religiosa.

  • Luís Hideo:

    Retiraram a bíblia? E pq? Onde está a democracia e liberdade de expressão? Pq tiraram o maior manual de fazer dinheiro do mundo?

  • Cris:

    Sou professora de português e inglês e já li alguns desses livros. Mas também faço estudos sobre a Bíblia e posso afirmar que realmente ela mudou o mundo.
    Estou escrevendo um livro sobre as várias faces da Bíblia: uma delas é de ser um verdadeiro manual de instrução para os seres humanos. Concordem ou não (pois ninguém é dono da verdade), algumas coisas que aparecem com o nome de “pecado” são verdadeiros perigos para a sobrevivência da raça humana:
    – VIRGINDADE : quando o homem tem sexo fácil geralmente não pensa em casar e constituir família(isso compromete a família que é base da harmonia do ser humano)
    – Não matarás, esse mandamento é óbvio.
    – HOMOSSEXUALISMO : a diminuição de parceiros heterossexuais, diminui também a procriação(já pensou se todo mundo virasse homo? gerações futuras dependeriam da inseminação artificial que além de cara não é 100% eficiente)
    Essas são algumas das coisas, mas não me julguem uma pessoa preconceituosa. Apenas analiso as coisas de uma maneira racional.Acho que cada um sabe o que deve fazer da vida, mas não podemos dizer que a Bíblia não contém sabedoria…é isso.

    • Raphael:

      Lamentável.. Vc é professora!! Espero que não passe aos seus alunos essas ideias medievais. Deveria parar um pouco com a Bíblia e se aprofundar em outros pontos de vista, assim perceberia o quão rasas são suas ideiais.

  • Mario:

    porq as pessoas que querem viver a vida depravadamente tem tanta raiva da bíblia? amiguinho, é graças a algumas religiões que ainda há condições de se viver nesse planeta.

  • Amanda:

    Vocês falam que a Bíblia nao mudou nada, só trouxe desgraça então ela mudou alguma coisa. Nao culpem a Bíblia em si pelas perversidades da Idade Média, Jesus não foi um assassino. Não há manuais de guerra na Bíblia. Usar o nome de Deus para fazer o mal, foi isso o que aconteceu.

    • Jonatas:

      A bíblia tem sim passagens de guerra, destruição de culturas de outros povos e até genocídio global.

    • Ricardo Luiz:

      Jonatas, o que você está fazendo é semelhante a transplantar um coração, sem nunca ter manuseado um bisturi! Pode criticar o cirurgião, mas não diga que é pela técnica A ou B, sem conhecimento de causa. Seja sincero e diga: não gosto da Bíblia porque ela é contra meu ego, meus erros e explicita que Jesus me ama.

    • Everton:

      Você não quer que ele seja sincero. Você quer que ele aceite o modo como você encara suas crenças, exatamente como você imagina que seja, e que ele interprete seu livro sagrado, exatamente como você foi doutrinado a entender. Sem questionar… sem provas… sem nada.

      Seja sincero!

    • Luís Hideo:

      Balela

    • lori:

      Caro amigo,a Biblia realmente nos da muitos puchoes de orelhas.Mas sem duvidas nenhuma é a maior fonte de entendimento da palava de Deus para com os homens.A palavra de Deus nos instrue, nos protege,nos abre caminhos nos ilumina.Mas é preciso cohnhecer mesmo com vontade e pedindo SABEDORIA E DICERNIMENTO.Sozinho não é muito facil.Busque um estudo Biblico e TENHO CERTEZA QUE IRA SE APAIXONAR POR ELA.

    • Jonatas:

      Me poupe de tamanha b.e.s.t.e.i.r.a, por acaso tu é Jesus pra saber o que ele ama ou deixa de amar? ou que eu e.r.r.o ou deixo de e.r.r.a.r? Vcs religiosos são dogmáticos e cheios de preconceitos e preceitos, qualquer pensamento racional acaba com qualquer significado que haja na bíblia, por que ela não tem nada de divina, é uma obra primitiva e humana, humana até demais.

    • Jonatas:

      B.e.s.t.e.i.r.a sem noção! Não sou contra e nem a favor da bíblia, falo dela me baseando em FATOS, tanto que ninguém consegue me responder a altura, aí apelam pra essas frases dogmáticas, sem nenhum sentido profundo a apresentar. Bom, ao menos dessa vez não estão me o.f.e.n.d.e.n.d.o…

    • Tav2012:

      Jonatas,vc me parecia tão inteligente, se tens dúvidas pode me perguntar que te trago todas as respostas, se leu a bíblia e viu genocídios e guerras, são coisas que aconteceram e acontecem até hj e tudo tem um propósito, se quiser saber o pq aconteceu tudo o q está na Bíblia e o que acontece até hj posso te explicar. Vc gostaria de saber?

    • Jonatas:

      Não tenho dúvida alguma, e tudo o que menos preciso em minha vida é a bíblia, eu sou Budista, e estou totalmente realizado com isso. Minha opinião sobre a bíblia permanece a mesma, baseado no que conheço dela, tanto de suas passagens quanto do histórico envolvido, é razão mais que suficiente pra me manter onde estou.

    • Yuken:

      Concordo com o Jonata.
      A biblia relata sim varias passagens de guerras e nas quais Deus estava ajudando o seu povo.E em outros casos ,Deus estava deixando o seu povo ser destroçado por causa dos pecados q cometiam contra o todo poderoso.
      Eu poderia citar varias passagens que mostra isso.Mas uma bem classica q todo mundo ou qse todos sabem eh a historia do Rei Nabucodonoso e seus dencendentes..Enfim,tdo eh questao de estudar….

    • Ezio Jose:

      Justamente. E continua acontecendo.
      Se coloco deixo em minha sal, junto ao aparelho de DVD, uma mídia pornô acessível é porque quero que meu filho criança o assista. Se saio por aí com um bando massacrando centenas de pessoas em nome de Deus, fazendo justiça contra aquilo que não gosto, estarei dando exemplo ao meu filho que me tem como herói.
      Se um tsunami, hoje, acaba com certa população é comum ouvirmos que foi ação de Deus (Aquele que perdoa e que ensina); se lermos os ataques que fizeram a Sodoma e Gomorra dizemos que foi Deus.
      Se alguém ficou surfando nas ondas durante tsnunami japonês e se salvou, dizem que foi Deus quem o salvou. Mas o tsunami foi enviado pra lá é porque eles não seguem o Cristianismo!
      Dá pra endenter?

    • Ezio Jose:

      “Usar o nome de Deus foi isso que aconteceu”. … prossigo… “e continua acontecendo”…
      Se usaram o nome de Deus e a Bíblia fala por Deus e se falar é exemplo a ser seguido… Então a Bíblia deveria omitir as guerras que então o nobre internauta afirma que fizeram usando o nome de Deus.

    • Nika Pinika:

      Opa, Amanda, não tira a história do contexto bíblico pq não dá, hein? A bíblia divulga a violência e os preconceitos, é fato. São compilações da cultura da época.
      Ou tá td bem apedrejar adúlteras e escravizar povos vizinhos?
      A barbárie do passado não foi criada pela bíblia, concordo. Mas houve um incentivo phoda pelo seu uso. Olha aí “o martelo das bruxas”, olha aí a reforma, olha aí os assassinatos dos pecadores/pagãos que ocorrem até hj.

  • Everton:

    A ignorância humana está a um patamar que me impressiona. Chegamos a tantas descobertas, passamos por tantas guerras, tantas religiões, tantas mortes e heróis, evoluimos tanto, mas mesmo assim aparecem cada comentário, como se a pessoas não parasse para pensar, como se fossem homens do neolítico ou os caça-bruxas de Salém.

    LEIAM o segundo parágrafo do Bernardo Staut:

    “Essa não é uma lista no estilo 1001 livros, que vai abarcar todas as fases do mundo da literatura e do pensamento. É só uma lembrança de alguns títulos, e espero que nos comentários cada um lembre também daqueles que mudaram a sua vida!”

    Ele usou o link do site Oddee (http://www.oddee.com/item_98036.aspx) como base, não um modelo imutável. É uma opinião dele, não definitiva, e ainda pede ajuda aos leitores. Simples assim.

    Se não gostou da lista dele, sugiram outros, mesmo a bíblia, e vamos discutir. Só isso!

    Não quer ler mais esse blog, ótimo! Procure algo que lhe agrade e seja feliz…

    • Nice:

      Falôôô…Advogado do Diabo.

  • Franco:

    Se a pessoa se propõe a listar livros que mudaram a humanidade, o mínimo que se espera é algum apuro metodológico. Mas o autor dessa postagem “depurou” a lista conforme suas convicções (ou falta delas). Sugestão: da próxima vez, dê um título mais realista, como ” os nove livros que eu, fulano de tal, acho que são os mais importantes para a humanidade, de acordo com a minha vasta cultura”. Pena que eu não vou ler mais esse blog…

    • Jonatas:

      Um dos piores pensadores é o que não analisa o que diz. A lista é muito boa e precisa, mas não é da autoria de Bernardo, ele apenas traduziu e no final, ali bem visível entre colchetes está citada a referência original, tem que prestar mais atenção no que se diz, pra não pagar mico.

    • Jonatas:

      Ali no final do texto, bem visível entre colchetes, está citada a referência original.

    • Nice:

      A referência original cita 10 livros…e não 9, isso já confirma o que o Franco disse, foi uma escolha pessoal do autor Bernardo Staut, ignorando alguns títulos como o nº3 – The Rules of Association Football by Ebenezer Cobb Morley, o nº7 – The Jungle by Upton Sinclair
      e o nº10 – Uncle Tom’s Cabin by Harriet Beecher Stowe, depois acrescentando títulos de sua escolha talvez tentando influenciar o leitor.

    • Everton:

      “talvez tentando influenciar o leitor.”
      É lógico! Ele usou o site como modelo, nao um crtl+c e ctrl+v.

    • Jonatas:

      Estás certo. Esse pessoal não entende a diferença entre “referência” e “cópia”, é isso.

    • Nice:

      Ôh Batman, filho da escuridão…ninguém disse q ia parar de ler o Blog, esse é um site polêmico para discutir opiniões e não pra vc mostrar o quanto é culto…devia respeitar a opinião dos outros e ser mais humilde. Acho q esses livros q tem lido está te fazendo mal.

  • arcy:

    nie! vc abalou…

  • Egroj:

    Deveriam ser 10 livros que mudaram o mundo.
    Faltou o “Manual do Escoteiro Mirim”, do Pato Donald.
    Abraços.

  • A Nobreza:

    Uma das listas mais idiotas e incoerentes que já tive o desprazer de ler.

    • Everton:

      Nada ‘Nobre’ da sua parte este seu comentário.

    • Ricardo Luiz:

      Everton, respeite o comentário do colega… Diga simplesmente não concordo, sem tentar depreciá-lo, ok?

    • Everton:

      O ‘cara’ se identifica como ‘A Nobreza’, chama a escolha pessoal de uma lista de livros de ‘idiota’ e ‘incoerente’ sem colocar o ‘porque’; Eu ‘tiro uma onda’ fazendo um trocadilho com o nickname dele e você vem me dizer para respeitar e não depreciar o comentário dele?

      Você só pode estar de brincadeira…

    • arpoador:

      Everton, estás certissímo.
      É triste alguém se autonomear ‘A Nobreza’ e falar como ‘A Pobreza’.

  • Nie:

    A Bíblia jamais poderia ser citada aqui, jamais poderia ser comparada com esses livros…a Bíblia é a biblioteca da vida, a resposta de todas as perguntas da humanidade e só quem já leu vai entender o que estou dizendo, te explica o início, meio e fim, te tráz sentido para a vida, te ensina a viver e a amar e mostra de onde saiu todo o conhecimento da psicologia, filosofia e física quântica inspirando grandes pensadores que hoje conhecemos e admiramos. A Bíblia é o livro da vida que contém toda a verdade. Leia e liberte-se.

    • Jonatas:

      Isso é um mito do meio religioso. A bíblia é totalmente insignificante e sem sentido pra quem não acredita. Ela e o Corão e livros budistas, por mais modeladores sociais que tenham sido, não poderiam compôr da lista por serem da natureza apenas do grupo social que os têm como fonte de dogmas. A lista é de livros realmente modeladores de toda a humanidade, com valor tanto para orientais quanto pra ocidentais, livros transformadores do mundo. A bíblia mudou a religião e os religiosos, e só, não o mundo, portanto, não seria nenhum pouco significativa nesse tipo de lista.

    • Jonatas:

      A por favor nos poupe dessa ilusão milenar.

    • Franco:

      “Ilusão “que, provavelmente , foi a responsável por 90% da civilidade e da ética do mundo atual. Sem essa “ilusão” você não estaria aqui, meu caro. São os ideais dessa ilusão que fizeram pessoas se sacrificarem pelo bem alheio, que fizeram hospitais. E escolas no intemporal em que isso ao dava lucro.”ilusão “? Pesquise a Historia de sua família e identifique as marcas dessa ilusão como propulsora e viabilizadora da vida. Cuspir no prato que comeu é feio…

    • Jonatas:

      Nada na história da minha família foi fundamentado no meio cristão, só eram cristão porque na época, quem discordasse da igreja estaria descriminado, uma admirável prática religiosa. O mundo só se tornou melhor quando a igreja deixou de mandar no Estado, podendo assim a ciência e a humanidade evoluir. A religião é a grande culpada pelas barbáries seculares dos israelitas saqueadores de terras e da santa inquisição em nome de Jesus. Pesquisei história o suficiente para saber que a religião serviu mais pra mutilar a humanidade em conflitos e imposições do que para guiar o desenvolvimento.

    • Jonatas:

      O mundo só se tornou melhor quando a igreja deixou de mandar no Estado, podendo assim a ciência e a humanidade evoluir. É a verdade, doa a quem doer.

    • Tav.N:

      Me explica uma coisa…aonde você tá vendo um mundo melhor? Principalmente o Brasil…onde? Vc deve ser economista ou vive em Pandora?

    • Jonatas:

      Está melhor que antes com certeza. Hoje não vão queimar e enforcar pessoas em praça pública em nome de Jesus, hoje países se ajudam mutuamente quando ocorrem catástrofes, hoje um país católico pode prover ajuda ou receber ajuda de países muçulmanos. Hoje existem cada vez mais pessoas capazes de entender os verdadeiros propósitos dos ensinamentos de Jesus no ocidente e de Buda no Oriente. E ainda reclama do Brasil, somos a sexta maior economia do mundo, estamos emprestando dinheiro pra Europa e avançando rumo ao padrão de vida dos países desenvolvidos.

    • Jonatas:

      “foi a responsável por 90% da civilidade e da ética do mundo atual.” Bom, santa inquisição, perseguição a cientistas, discriminação de etnias, destruição de culturas de outras povos… Sim, quanta civilidade e ética… kkk

    • celso , o “ateu”.:

      Ó maquiavel religioso, voces cristãos, seus inimigos muçulmanos, budistas, judeus e também, nós os ateus( os únicos que iriam para o céu,porque são os únicos que realmente fazem o bem neste mundo), não estaríamos aqui agora se não fosse o “Pedrão”, aquele meteoro que deu um chega prá lá nos dinossáuros e criando nossa perspectiva de aparecimento e domínio. Nem Cristo, nem Inri, nem Edir Macedo, nem Mohamad, nem Buda, nem outros adeptos de obscuras e perigosas filosofias místicas estariam aqui enganando e atrasando o nosso mundo com terrorismos e guerras. Estou com a” crença” de que se há um Deus em toda a nossa história, então devemos crer que ele finalmente se revelou nos enviando dois profetas,que entre tantos outros podemos fàcilmente identificá-los: Sigmund Freud para salvar e nossa Alma e Charles Darwin para mostrar nossos Caminhos.

    • celso , o “ateu”.:

      Senhor censor, sua tesoura está oxidada, talvez gasta, sem fio,agora são outros, os tempos. Novos valores existem e as afirmações relativas também devem ser claras e objetivas.

    • Miguel:

      Meu irmão, não entre nessa contenda porque não vai ganhar nada com isso, pois parece que todos podem opinar e querer colocar centenas de títulos na lista, menos nós cristãos. Mas a verdade é que a importância da Bíblia é incontestável, pois se assim não fosse, a simples menção dela não provocaria tanta indignação e preconceito. Vai por mim, não vale a pena o desgaste. Fique na paz, e que Deus abençoe a todos.

    • celso , o “ateu”.:

      A Bíblia e todas as outras bíblias( Torá,Corão ,etc.), neste Mundo, só serviram para fazerem a guerra e a discórdia entre os homens.Até aos dias de hoje! A unica filosofia que libera e finalmente equaciona a Paz e o bem estar do homem no Mundo é a Ciência, e, quando Atéica.

  • Eu:

    A Bíblia sendo fantasia ou não, mudou a história da humanidade. E todos NÓS somos também a história da humanidade.

    • Everton:

      Errado! Mudou a história do mundo cristão. Para Indianos, Chineses, Mulçumanos 2 2/3 do planeta Terra. Jesus Cristo, a Bíblia e Adão e Eva são ignorados, isso quando não considerados como mitológia.
      Lhe pergunto: O que o Livro Vermelho ou o Torá ou o Alcorão mudou a vida do Ocidente? Aposto que foi muito menos que a República de Platão

    • Eu:

      Foi a igreja que criou os hospitais e as universidades por exemplo.

    • Everton:

      As universidades foram criadas por monges budistas, na Índia;

      OS hospitais foram criados na Grécia antiga, em homenagem ao deus da medicina Asclépio. Procure uma imagem do bastão de Asclépio que você entenderá um pouco mais;

    • Eu:

      Procure o livro de Thomas E. Woods que fala como a igreja construi a civilização ocidental. É algo cada vez mais aceite entre os grandes historiadores.
      E mesmo que não seja verdade eu acho que podemos dizer que a bíblia mudou o mundo sim. Porque ela foi foi moldando o pensamento da civilização ocidental durante dois mil anos. Ela pode não ter exercido uma influência cultural sobre os países não-cristãos, mas ela mudou constantemente a história desses países pelo simples fato de estar em conflito com eles.

    • XX:

      Na minha opinião leiga, não concordo. As cruzadas, por exemplo, tiveram bastante impacto na população muçulmana sendo atacada, não? E quanto aos jesuítas e outros missionários que interferiram e interferem na vida de indígenas, africanos e orientais em geral? Sem contar as relações internacionais entre países “cristãos” e “não cristão”, tanto antigamente como nos dias atuais, que acabam sendo influenciadas pela opinião pública e ideologia dos governantes. Não temos como escapar disso.

  • RAFAEL:

    HAHAH PARA QUE O LIVRO DOS LIVROS
    O LIVRO MAIS QUESTINADO MAIS COLOCADO A PROVA NA HISTORIA
    Que por sinal, achados arqueológicos, escritos antigos, e varias descobertas surpreendentes e avanços no conhecimento científico confirmam a sua veracidade (documentário da BBC) vai La e confere
    O LIVRO MAIS DISTRIBUIDO E TRADUZIDO DE TODOS OS TEMPO
    “(Wikipédia) vai La e confere” e MAIOR INFLUENCIADOR DESDE A FAMILIA ATE OS SISTTEMAS MAIS COMPLEXOS DA SOCIEDADE , E AINDA NAO FOI LISTADO !!!! KKKKKK PARA MANE E A BIBLIA!!!! ^^

    • Nie:

      Vc falou, falou e nem disse nada… afinal vc está a favor ou contra a bíblia?

    • Orlando:

      Fanático ateu DETECTED!

    • RAFAEL:

      nem he cara !!!
      tento ser mais crente a cada dia !!!!
      !!!! fica na Paz mano 😉 !!1

  • claudemir da silva:

    a ORIGEM DAS ESPECIÉS sem duvidadas um dos maiores livros q foi publicado

  • MariannaGoret:

    Adorei o artigo. Mas faltou a épica Os lusíadas de Camões. Alguns dos poemas são parte fundamental da literatura renascentista. Clássico.

  • jayme de castro nascimento:

    Este site é informativo e de curiosidades cientificas, trazendo novidades e relembrando descobetas históricas as vêzes
    esquecidas ou de dificil acesso para todo tipo de pessoas.O que
    o autor fêz foi criar uma lista talvez com alguma pesquisa informal,
    ou realmente usou seu critério pessoal. Em um universo de tantos
    livros publicados e muitos gostos, jamais criaria uma lista perfeita.Fazer um comentario ou citar outro livro é louvavel e
    toleravel.Qualquer um de nós não criaria uma lista , independente
    das paixões de todos os usuarios deste site,perfeita

  • Gil Cleber:

    Provavelmente o “erudito” Josias não leu nem 79 Park Avenue, de Harold Robbins, e se sai com uma abobrinha dessas. É o caso de perguntar se ele seria capaz de entender o Principia, de Newton.

  • Tiago Moah Weimer:

    Quando é que as pessoas vão deixar de serem tão idiotas?
    “9 livros que mudaram o mundo” sugerem apenas 9 livros.
    Pode existir mais 35 mil outros livros que tiveram impactos semlehantes mas, o que conta é que a pessoa que criou esta lista citou ESTES 9.
    Portanto, se você acha que tla título deveria de ter feito parte, tudo bem. Só não vale querer reclamar, xingar, chamar o autor de um monte de coisas…
    Custa apenas comentar que:
    Cara, eu acho que o livro …….. também poderia ser citado visto que ele mudou o mundo nisso, nisso e nisso…
    Mas não, o pessoal só quer saber de pagar p*&*%&$ e descer a lenha.
    Cérebro = Usem ele de vez em quando, ok?!

    • Ezio Jose:

      Muitos livros podem mudar a vida de uma pessoa ou mudar o rumo da humanidade. Alguns influenciaram mais que outros e no entanto as mudanças podem ser coletiva ou individual.
      Indiquei “Meu de laraja lima” (José Mauro Vasconcellos) para um garoto de 12 anos que hoje está com seus 30 anos e tenho certeza, como ele mesmo afirma, que esse livro mudou a vida dele. Dele.

  • Everton:

    “Era um verdadeiro oceano, com o contorno caprichoso das costas terrestres, mas deserto e de aspecto terrivelmente selvagem. Se meus olhos podiam acompanhar aquele vasto mar até bem longe, era porque uma luz “especial” iluminava seus menores detalhes. Não a luz do sol com seus feixes resplandecentes e a esplêndida irradiação de seus raios, nem o clarão pálido e vago do astro das noites, que não passa de um reflexo sem calor. Não. O poder de iluminação dessa luz, sua difusão bruxuleante, sua brancura clara e seca, sua temperatura pouco elevada, seu brilho, na realidade superior ao da lua, acusavam com clareza uma origem elétrica. Aquela caverna capaz de conter um oceano era preenchida como por uma aurora boreal ou um fenômeno cósmico contínuo.”
    Viagem ao Centro da Terra – Julio Verne

    • Luiz Rogério Serafim:

      Obrigado, Evertom…

  • Walrus:

    Eu acho que o título se refere a livros que mudaram o mundo para melhor.
    Então, explica-se por quê alguns “livros” tão requisitados não passou nem perto dessa lista.
    hehehe

  • Ezio Jose:

    A BÍBLIA

    – Livros do Antigo Testamento

    A quantidade de livros do Antigo Testamento varia de acordo com a religião ou Denominação cristã que o adota: a Bíblia dos cristãos protestantes o Tanakh judaico incluem apenas 39 livros, enquanto a Igreja Católica aceita 46 livros. Os sete livros adicionais da Bíblia católica são conhecidos como deuterocanônicos.

    Os livros do Antigo Testamento aceitos por todos os cristãos como sagrados (também chamados “protocanônicos”) são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

    Os livros aceitos apenas pela Igreja Católica como sagrados são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.

    Segundo a visão protestante, os textos deuterocanônicos (chamados “Livros apócrifos” pelos protestantes) foram, supostamente, escritos entre Malaquias e Mateus, numa época em que segundo o historiador judeu Flávio Josefo, a Revelação Divina havia cessado porque a sucessão dos profetas era inexistente ou imprecisa. O parecer de Josefo não é aceito pelos cristãos católicos, ortodoxos e por alguns protestantes, e igualmente pensam assim uma maioria judaica não farisaica, porque Jesus afirma que durou até João Batista, “A lei e os profetas duraram até João”(cf. Lucas 16:16; Mateus 11:13).

    – Livros do Novo Testamento

    O Novo Testamento é composto de 27 livros: Evangelho de Mateus, Evangelho de Marcos, Evangelho de Lucas, Evangelho de João, Atos dos Apóstolos, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon, Hebreus, Epístola de Tiago, Primeira Epístola de Pedro, Segunda Epístola de Pedro, Primeira Epístola de João, Segunda Epístola de João, Terceira Epístola de João, Epístola de Judas e Apocalipse

    Através dos séculos, desde o começo da era cristã, e inclusive em alguns contextos, como na Reforma Protestante do século XVI, os textos deuterocanônicos do Novo Testamento foram tão debatidos como os textos deuterocanônicos do Antigo Testamento. Finalmente, os reformistas protestantes decidiram rejeitar todos os textos deuterocanônicos do Antigo Testamento, e aceitar todos os textos deuterocanônicos do Novo Testamento

  • Everton:

    Para agradar a gregos e troianos e chatos:

    50 Books That Changed the World

    http://oedb.org/library/features/50_books_that_changed_the_world

    Têm até… A Bíblia!!! Pronto!
    Não trocaria 10 bíblias por um Julio Verne ou Isac Assimov, mas gosto é que nem papila gustativa.

    • Ezio Jose:

      50?
      Ainda bem que a relação do HS são apenas…

  • Ione Mancera:

    Podem não acreditar! Livro que mudou a minha vida e me fez interessar por Filosofia e outras ciencias foi o Livro dos Espíritos de Allan Kardec.Para ler tem um segredo: limpar sua mente de idéias pré concebidas. Atenção que não tenho religião.

  • Marcelo Herminio:

    Gostaria de saber se vcs não publicar meu comentário?

  • Evandro:

    Absurdo os seguintes livros não terem entrado na lista:

    – Os Elementos, de Euclides
    – o canon biblico (A Bíblia), vários autores
    – O Alcorão, Maomé
    – O Senhor dos Anéis, Tolkien
    – A Volta Ao Mundo 80 dias, Victor Hugo
    – Didática Magma, Comenius (o pai da didática)
    – Admiravel Mundo Novo, Huxley
    – A Estrutura das Revoluções Científicas, Thomas Kuhn
    – O Capital, Karl Marx

    ‘kama sutra’, está de brincadeira!

    • Gui Melo:

      Senhor dos anéis? Serião?

    • Celito Albuquerque:

      Concordo, Evandro, e votei no seu post. Mas se são somente 9 livros, eu mesmo não conseguiria fazer uma lista que não fosse “injusta”. Mas a minha lista certamente incluiria um livro que talvez não tenha mudado o mundo, mas trata de “mudanças no mundo”: O Choque do Futuro, de Alvin Toffler. Ah! sim, sua lista é um complemento perfeito à lista do nosso estudante de jornalismo.

  • Gil Cleber:

    Faltaram:

    1) Bíblia Sagrada
    2) Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
    3) Crime e Castigo, de Dostoiévski

    dentre muitos outros.

  • Marcelo Herminio:

    Sincera e honestamente eu teria vergonha de criar uma lista com esse título sem colocar o LIVRO mais lido, mais vendido e o mais estudado do MUNDO: A BÍBLIA.
    Faltou respeito e honestidade na criação de quem fez e/ou na autorizou a divulgação dessa forma!!!

    • Everton:

      Mais um…
      Um livro pode ser o mais vendido, mas pode não ser o mais belo, o mais lido e mais proveitoso. So caso da Bíblia, para 2/3 da humanidade ele não têm a menor utilidade.
      O mais estudado? Duvido muito… Com quase todos os religiosos que converso, muitas vezes eu sei que eles.

      Vamos a um exemplo: Michael Jackson foi quem mais vendeu discos no mundo, Michel Teló, hoje, é o mais ouvido.
      Agora, entre Michael Jackson, Michel Teló e Bach, qual você acha que têm as músicas mais belas, mais estudadas e de maior impacto intelectual e artístico para a humanidade?

      “Faltou respeito e honestidade na criação de quem fez e/ou na autorizou a divulgação dessa forma”

      Leia lá encima, no início do post:

      “Essa não é uma lista no estilo 1001 livros, que vai abarcar todas as fases do mundo da literatura e do pensamento. É só uma lembrança de alguns títulos”

      Se você notar, também, esta lista foi feita por um site estrangeiro: http://www.oddee.com/item_98036.aspx

    • Eu:

      Oh filho a Bíblia teve um impacto TREMENDO sobre a humanidade!! Não perceber isto é de uma estupidez fora do comum!!! Abre os olhinhos…

      Eu nem costumo falar assim com ninguém, mas quer dizer…

  • said:

    O Capital , Karl Marx
    Viagem ao centro da terra, Julio Verne.
    Alcorão e a Bíblia.

  • Nanda:

    ah que bacana terem excluído da lista os livros doutrinários como a biblia e o corão… ia dar briga pelo rank deles! eu incluiria o livro 1421 no meio destes! Ele trata das viagens feitas pelos chineses às américas e outras diversas partes do mundo de forma muito bem fundamentada, fiquei até feliz em ler e perceber que os lobos em pele de cordeiro conhecidos como europeus não descobriram novo mundo nenhum!

  • Netnature:

    Não concordo com afirmação do livro de Darwin como ferramenta para o ateísmo. Sou ateu e sou biólogo e reconheço que por si só o darwinismo e a mecânica quântica explicando a origem do universo não são o suficiente para destruir Deus. Ateísmo e ciência são coisas separadas e a descrença em Deus depende de muito mais fatores que vão além da ciência, como a história das religiões o papel delas na sociedade e na psicologia do homem. O que Darwin e o Big Bang fez foi simplesmente descartar Gêneses, mas em momento algum descartam Deus. Concordo que esteja entre os 9 melhores livros hoje, mas as pessoas tem confundido muito esses temas.
    Bom, esse tema discuto muito em meu site quem quiser saber mais é só acessar. O endenreço esta ai no meu nome.
    Abraços!!!

  • Sonia:

    Gostei da materia; porem penso que a Bíblia deve ser o primeiro da lista.

  • Liel Pires:

    Acho que o livro O Martelo das Bruxas ficou faltando

  • Celito Albuquerque:

    Lembremo-nos que o autor do artigo diz que a lista não é definitiva e que os comentadores citem outras obras importantes, o que muitos fizeram com muita propriedade.Não sou um religioso mas vale lembrar que a única pessoa a pregar o amor incondicional mesmo pelos inimigos (única maneira de melhorar o mundo), não deixou nenhum livros escrito, embora os seus seguidores o tenham feito.A bíblia não foi atacada em nenhum post. Um comentarista somente citou que a bíblia é uma coleção de livros, o que é verdade.Parabéns aos que citaram outras obras. Algumas delas eu preciso conhecer mais aprofundadamente.Parabéns a todos pelo nível. Abraços!

    • Everton:

      “vale lembrar que a única pessoa a pregar o amor incondicional mesmo pelos inimigos (única maneira de melhorar o mundo), não deixou nenhum livros escrito, embora os seus seguidores o tenham feito”

      Você fala de Jesus, Buda, Confúcio ou Maomé? Que eu saiba os 4 pregaram amor incodicional, mesmo aos inimigos. Procure ler algo a respeito.

      “a bíblia é uma coleção de livros”
      Errado! A bíblia é uma coleção de pergaminhos e contos de transmissão verbal, os quais foram mesclados em duas obras, que por sua vez tiveram milhares de versões diferentes;

    • Celito Albuquerque:

      Ok, Everton,talvez pela minha preferência pessoal eu tenha omitido pregadores do amor ao próximo como Buda Maomé ou Confúcio.Quanto a livro, que é uma forma de registro, não está errado dizer que a bíblia “é uma coleção de livros” porque papiros, tabuinhas de argila, pinturas rupestres, são formas de registro,sim. Se a bíblia é um apanhado de varias culturas, aos 15 anos eu já pesquisava A Epopéia de Gilgamesh e outros relatos originários da Suméria mas isso não está em discussão aqui. Se todos mantivermos o nível esta será uma discussão muito proveitosa

    • Jean Meotti:

      Bom se você diz que a bíblia não é uma coleção de livros, então nem livro ela é. O tópico do artigo é 9 livros que mudaram o mundo. E pelo amor de deus parem de se achar uns excluidos do mundo, ninguém aqui falou mal de vocês e vocês mesmo chegam dizendo que existe preconceito e outras coisas. Primeiro lugar se deem valor. 😀

  • Edilson Lima:

    Leiam as Coleçao de Zacharias Sitichin – Cronicas da terra e entenderam a Biblia ou documentarios da History Channel!

  • Thales:

    Esqueceram a BÍBLIA, o ALCORÃO, TORÁ…

    • Evandro:

      torá faz parte da biblia

  • valter:

    Só uma perguntinha…. pq. não citaram a BIBLIA?…

    • Ezio Jose:

      Provavelmente porque a bíblia é uma coleção de livros escritos por vários autores em diversas épocas narrando assuntos que foram espalhados via oral por tempos e tempos que na verdade eles nem chegaram a presenciar.

    • Miguel:

      Preconceito,preconceito, preconceito, preconceito, preconceito, preconceito e preconceito. Que aliás para alguns parece que só os cristãos têm.

  • Bruno:

    Notradamus.

  • Gera:

    Todo mundo esqueceu:

    20000 léguas submarinas (um clássico!)
    Gosto muito do Capitão Nemo!
    A Iliada, A Odisséia, Satiricon, A Divina Comédia, Elogio da Loucura, todas as obras de Shakespeare, todas as obras de
    Edgar Allan Poe, Os tres Mosqueteiros,que tal o Patinho Feio,Pinóquio, João e Maria e muitos outros que em algum momento de nossas vidas fizeram um papel essencial, nos divertindo ou instruindo?
    Em minha opinião todos os livros são super importantes e sempre contribuirão com idéias que se levadas a sério podem mudar o mundo!

    • CASTOR:

      é o top 10 … não o top 100

  • Cara:

    Pra mim faltou o clássico sir Arthur Conan Doyle, autor de uma das personagens mais brilhantes de todos os tempos: Sherlock Holmes!

  • Luhyris:

    Biblia Sagrada tbm faltou!

    • Ezio Jose:

      A bíblia é uma coleção de livros. Poderia ter citado, sim, alguns ou pelo menos um livro da bíblia.

  • Felipe:

    Falhou feio a não colocar a bíblia, o capital, o principe…

  • luis:

    E eu a pensar na bíblia e no quran. mas se acham que a guerra do mundo mudou mais o mundo que estes … ok.

  • Moacyr Castro:

    A Bíblia
    Matemática (Euclides) / O livro mais lido do mundo, só traduzido inteiramente para o Português em 2010.

  • Claudia:

    Faltou a Bíblia. Os Evangelhos, então, as parábolas de Cristo, são sensacionais. Se aplicamos os ensinamentos, ou não, é outra história. O interessante é o poder de tais escrituras, influenciando toda a cultura ocidental.

    • rivaldo:

      nao precisa citar a biblia pois ela ocupa um lugar de destaque nos coraçoes daqueles que amam de verdade esta joia de livros que apesar do homem escrever ela teve a inspiraçao de Deus

  • Edilson Lima:

    Excelentissmos amigos e amigas, me parece uma lista incompleta, lógicos, cada um tem seu valor imenarravel! Porém, este título não lhes pertence. Aumenta-se a lista, e, assim, eles terão seu lugar dignamente! com os demais, com seguencia classificatória também coerente! Sabe, sou leitor assíduo de livros de todoso os style. Na prática não é bem assim.

    Caros em 1976 por Zacharias Sitchin, o mais importante dos livros deixado no PLANETA TERRA! Este explica, desmistifica todos que já foram escritos e os por quês… UIma obras em formanto de coleçao de 14 livros deste autor, chamado:
    Crônicas da Terra. É Magnificos! Bravo!!! Surpreendente!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Zecharia_Sitchin

  • Capitão Caverna:

    Muitos citaram a Bíblia, só qero lembrar qe a Bíblia é um conjunto de livros.

  • WILSON:

    Faltou o livro de cabeceira de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO !
    O príncipe – Autor = Maquiavel

  • Henrique:

    Não gostei da lista.

    Vou citar alguns:
    O Apanhador No Campo De Centeio – Salinger
    Assim Falou Zaratustra – Nietzsche
    O Anticristo – Nietzsche
    1984, George OrwellA
    Ilíada e a Odisséia, Homero
    A Arte da Guerra – Sun Tzu

  • Darley Vieira Lages:

    Eu acrescentaria, como obras que mais influenciaram a humanidade:
    1) A Bíblia
    2) O Alcorão
    3) A obra do matemático árabe Al Chwarismi, que deu a conhecer ao mundo o sistema decimal, inventado 500 anos antes dêle pelos hindus;
    4)Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, de Isaac Newton;
    5) Os princípios da genética, do Gregor Mendel;
    6) A Riqueza das Nações, do Adam Smith
    7) Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes, que influenciou toda a literatura posterior;
    8) Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, o verdadeiro precursor da ficção científica;
    9) O Capital, de Karl Marx.

  • Gustavo Augusto R. Abreu:

    Se fosse fazer uma lista só dos livros indispensaveis da filosofia (já que faço filosofia hehe) colocaria:

    A Republica – Platão (já está na lista excelente escolha)
    Ética a Nicomâco – Aristóteles
    Meditações Metafisicas – René Descartes
    O Contrato Social – Rosseau
    O Espirito das Leis – Montesquieu
    Investigações sobre o Entendimento Humano – David Hume
    Critica da Razão Pura – Immanuel Kant
    O mundo como vontade e representação – Schopenhauer
    O Capítal – Marx
    Assim falou Zaratustra – Nietzsche
    Tractatus Logico Philosophicus – Wittgenstein

    E mesmo assim ainda sobraria uma quantidade enorme de títulos.

    • Nika Pinika:

      Vc faz filosofia?? *.*
      Receba minha inveja suprema e desmedida… ehehehe
      Abraços!

    • Amilcan:

      O Discurso do Método – René Descartes.
      Foi um dos principais livros do Iluminismo, com o famoso
      “cogito ergo sum” (penso, logo existo) Descartes mudou todo
      o referencial filosófico e científico da época, sem fala na
      revolução que casou no sentido de metodizar e mecanizar o
      pensamento humano.

  • Miguel:

    Poderia citar diversos livros que considero bons, inclusive muitos já foram citados pelos colegas, mas infelizmente vou me limitar a mais uma vez lamentar, que o simples fato de alguns apenas citarem a bíblia como um dos livros que mudaram o mundo, gerarem tantos comentários ofensivos e preconceituosos. Parece que para alguns aqui, nós cristãos não temos o direito de opinar em nada relativo á ciência, á cultura ou qualquer tópico neste site. Infelizmente esse tipo de preconceito quase ninguém percebe.

  • Matheus:

    Eu acho que faltou apenas um livro:
    A riqueza das Nações, do Adam Smith.

  • José Elias:

    Parabéns pelo comentário Cinthia Goes, eu tbém acrescentaria o “O capital” de Karl Marx.

  • Cinthia Goes:

    Dos livros acima não li nenhum infelizmente…Mas os livros “Ensaio sobre a cegueira” de Saramago, “Cem anos de Solidão” do Gabriel Garcia Marques, “Admirável Mundo Novo” do Aldous Huxley, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “o Príncipe” de Maquiável, “Eneida” de Virgílio…”Crime e Castigo” de Dostoievski..Na minha opinião, deveriam constar dessa lista…

    • João Baptista Jacobs:

      Interessante…sim,realmente,válida a colocação.Contudo ficam como uma indicação de leitura de considerável importância.Talvez,se adicionássemos mais algumas dezenas ou centenas ou alguns milhares e entre os mesmos,mais algumas,como as obras que versam sobre a filosofia Grega,da filosofia Francesa,Alemã…Oriental,e outras e outras…perceberíamos a vastidão de um ilimitado conceito de nossa capacidade criativa como humanidade.A faculdade do pensar em conjunção ao empirismo, ao método crítico, nos elevam ao patamar do onírico…dos deuses.Todavia,há uma colocação de Protino:”O homem esta situado entre os deuses e as feras”…e outra nos livros sagrados dos Judeus:” Sou companheiro dos dragões e companheiro das corujas”(Jó)… que nos alertam sobre nossa dualidade natural.Como um estalo de luz aos sentidos…em nossa Psique,aos propósitos da criação e o conhecimento, por nossa elevação de valores como a tolerância,e o entendimento verdadeiro da fraternidade universal.Nossos castelos são ergui-
      dos pelos nossos sonhos e ideias.

  • x Antonio Vandré:

    Aqui no Brasil, a coleção Fundamentos de Matemática Elementar, ainda insuperada como referência para o Ensino Médio.

  • Cesar:

    Os escritos de Confúcio mudaram a vida de muita gente na região da China e Japão. Acho que a lista acima é a dos livros que mudaram o mundo ocidental.

    • Ione Mancera:

      Confúcio! Uma filosofia simples de falar, explicar, entender. Não anda as voltas para chegar ao ponto.E porque será que não se põe em prática?
      Vai dar tudo ao mesmo; andaram todos a semear, qualquer um deles, mas ainda não chegou a hora da colheita!
      O melhor para mim era que todos praticassem um pouquinho de qualquer um deles, e estaríamos melhor com certeza.

  • Diego:

    “O mundo assombrado pelos demônios”, de Carl Sagan, mudou o meu.

  • Marcos Lacerda:

    Com excessão de “ON THE ROAD”, eu li todos e apenas concordo com a republica de Platão e de Isaac Newton, o resto, na minha opinião, apenas foram utilizadas como instrumento de manipulação política de alguns alinhados.

    • Glauber:

      Utilizado ou criado?
      Se utilizado, isso pouco importa desde que a ideia principal ou originária tenha sido fiel ao seu criador.

  • gloria:

    Esqueceram Os Tratados de Medicina,Biblia, Os Amores de Ovídio. Todos muito mais importantes q essa relaçõa de nomes, eu acho.

  • Marco antonio:

    Todos são ótimos livros para abrir a mente, mas cito também entre vários que li, um do João Ubaldo Ribeiro. A casa dos budas ditosos, excelente obra e também , o Anjo Pornográfico a vida e obra do genial Nelson Rodrigues um cara que vivia anos luz do seu tempo, livros que valem a pena ler, leiam e depois me digam se gostaram ok? abraços.ocramaps@yahoo.com.br

  • Helô:

    Posso dizer que li alguma coisa de Nitsche, gostei, achei bem extremo, e acho que merecia estar nesta lista! Ass: não leio tanto quanto todos vocês.

  • Mari:

    Faltou “O Capital”; “A Bíblia” (não sou dessas religiosas, mas acho que vale entrar); “Crime e Castigo” e “Harry Potter” (hahahahaha!)
    Podem começar a jogar pedras em mim xD

  • Camila:

    -O Pequeno príncipe(não revolucionou, mais e especial ha muitas gerações)
    -O Príncipe(Não precisa nem falar da importância desse livro!)

  • Ione:

    Platão relatando a Filosofia Socrática revolucionou o princípio da Moral e aperfeiçoou os virtuosos…
    A origem das espécies revolucionou o conhecimento Empírico…
    São dois Titãs do Conhecimento…Não dá para escolher…A Humanidade precisa dos dois…

  • paulo:

    faltou realmente karl marx…

    • Alins:

      Karl Marx não faz falta pra ninguém! Vai por mim!

    • Gustavo Augusto R. Abreu:

      Não acho que um dos pilares do ínicio da explicação filósofica sociologica no mundo no final do séc XIX, e do pensamento politico e filósofico não faça falta pra nimguém.

      Pode se discordas das ideais de Karl Marx mais falar que não faz falta pra nimguém é o cúmulo da alienação.

  • Everton:

    O livro que abriu minha mente para a leitura, foi uma ficção: Viagem ao Centro da Terra – Julio Verne.
    Dos livros citados acima, só não li Senso Comum, de Thomas Paine e Folhas de Relva, de Walt Whitman – Já estão na lista.
    Também gosto muito de Tolkien.
    Recomendo um livro bacana , romanceado e baseado na batalha das Termópilas:

    Portões de fogo – Steven Pressfield

    Nunca gostei muito de Kerouac…

    • Ed Maysa:

      Everton, anotei sua sugestão de leitura. Obrigada, rs. Amo ler tudo que se relaciona com a batalha das Termópilas. Beijos.
      E,quanto à matéria, o autor está de parabéns. Só acho que, como incluiu o livro de H. G. Wells, poderia ter incluído os de Julio Verne também.

    • Cinthia Goes:

      Realmente Everton…Júlio Verne foi um visionário e além do livro q citou, Volta ao Mundo em 80 Dias é fantástico!..

  • Jonatas:

    Revoluciona não, ao contrário, retarda a mente das pessoas. E ser o mais vendido significa só uma coisa: religião é comércio.

    • Aline Dimas:

      O que te faz pensar que você está certo? Você é dono da Suma verdade? Já sei o que é: Falta de pensar na sua finitude, impotência diante dos mais variados acontecimentos.

      “Nenhum homem diz “Deus não existe”, a não ser aquele que tem interesse em que Ele não exista.” Agostinho de Hipona(creio q conheças)…

      Chamar religiosos de ignorantes é pura ignorância…

    • eduardo:

      Aline Dimas ,eu não poderia dizer melhor

    • Jonatas:

      eu não disse “Deus não existe” eu disse “A bíblia retarda a mente das pessoas”. Biblia é um livro milenar distorcido pelo tempo, pelas deduções, pelas traduções e pelos interesses das classes ricas e dominantes, como Romanos. Logo, não é confiável, e a historia mostra que nã foi positiva.

    • Jonatas:

      A porfavor, se quer acreditar em cobras e jumentas falantes, mares se abrindo e comida caindo do céu vá em frente. Pra mim é conto de fadas, mais fantasiosos que branca de neve e sete anões, ao menos princesas e anões sabemos que existe.

    • Alins:

      Minha pergunta é Mudou ou não mudou o mundo? É disso que o titulo da matéria trata… se por comércio ou não que diferença faz para a coerência textual?

    • Gabriel.¿:

      mudou pra pior, não deveria nem estar mesmo

    • Jonatas:

      Mudou o ocidente, destruiu culturas, impôs doutrinas e enriqueceu a Europa as custas do empobrecimento da africa. A lista é só de livros que foram coisas boas, que proporcionaram um rumo melhor, a bíblia não se enquadra.

    • luis setubal:

      jonatas… tambem axo que vc esta certo que religião virou comercio.. mas em partes… mas esta sendo muito radical em relação a sua opinião… deve existir alguma religiao em que lá não tenha comercio… e todo o fundo seja usado de maneira correta…

    • Ednan:

      Duvido, no passado as religiões eram impostas aos povos por quem mandava no pedaço, os Deuses mudavam de acordo com quem ganhava a guerra, hoje na maioria dos paises as pessoas podem escolher que religião ou igreja seguir, e como todos sabem “a propaganda é a alma do negocio”, e ai é que entra o comercio nas igrejas, divulgação não é de graça, TV, Radio, Jornais, Revista, panfletos, etc. (as igrejas não usam um ou outro, usam todos) fica caro, mais é muito lucrativo, quanto mais divulgação, mais crentes arrebanha, e consequentemente a arrecadação só almenta, aí é só agradecer a Deus pela benção e pedir mais.

      Quanto a lista, li Platão, Darwin, deiumas folheadas no Kama Sutra…
      Gosto não se descute, tambem acho que alguns livros poderiam ser incluidos, mais se for fazer uma votação essa lista ficaria quase infinita e aumentaria todo mês.

    • Jonatas:

      Jesus despresava comércio no meio religioso, porque não aprenderam então?

  • Everton:

    A Bíblia e O Livro dos Espiritos só mudam a vida de quem é religioso, e especificamente ligados aos cristianismo, judaismo ou islamismo.
    Platão, por exemplo, é atemporal e não precisa estar ligado a nenhuma religião.

    • Guilherme Macedo:

      Esqueça o lado religioso. Esse não é o ponto. A bíblia deve estar obrigatoriamente na lista pelo legado cultural, social e político. Comportamento ocidental foi influenciado desde à Lei de cada país até o comportamento individual de cada pessoa (independente de ser religiosa ou não). Até nosso calendário e manifestações sociais, como Páscoa, Natal, etc, etc, está interligado com o livro. Toda a cultura ocidental está atrelada à cultura judaico-cristã que tem base a bíblia. Não é questão de ser religioso. Aqui é levado em consideração uma análise científica.

  • Everton:

    Sobre a Bílblia:
    Mais vendido não é sinônimo de mais lido ou mais importante. Ele é importante para quem é religioso e que acredita em Jeová.
    Os livros citados nessa matéria fogem do aspecto limitador cultural ou temporal.

  • alx:

    Acho q esse ultimo não deveria estar na lista, tem muitos outros melhores com mais mercimentos

    • Everton:

      Cite-os.

  • Flor de Lis:

    Ótima matéria. O que aprendemos com os livros é valiosíssimo!!!!

  • Alan:

    Livros que mudaram meu pensamento
    1984 – George Orwell
    O futuro de uma ilusão – Sigmund Freud

  • Bruna:

    Faltou o Marx nessa lista…

  • Guilherme Euripedes:

    Não costumo ler livros referenciais, apenas Literatura Fantástica, Sci-fi e Temas Sobrenaturais, mas alguns marcaram bastante minha vida, não em questão de abrir a mente, mas em me transportar para mundos muito superiores a este… O principal deles foi o de abrir os portões do mundo mais estonteante que conheço.

    Minha Imaginação.

  • Matheus:

    E o mais mentiroso também.

  • Nilze:

    Acho que faltou esse livro:
    Vinte Mil Léguas Submarinas (no original, em francês: Vingt mille lieues sous les mers), do escritor Júlio Verne, publicada pela primeira vez em 1870.
    A partir dessa ficção muita coisa foi criada como o submarino atômico, o escafandro( que já tinha sido baseado nos estudos de Da Vinci, etc

  • Matheus:

    Para mim o mais importante o Principia. A Origem das Espécies seria o segundo mais.

  • Guilherme Euripedes:

    Não entendi.

  • Jonatas:

    Como obra mais marcante eu voto na República de Platão, porque é antigo e moldou o pensamento humano para melhor, não só pelo valor da obra em si, mas por ser bem antigo surtiu efeitos mais tranformadores.
    Agora, por preferência de Leitura Guerra dos Mundos, eu adoro ficção científica e o contexto é ótimo e o final magnífico.

    • Everton:

      Se gosta de ficção cientifica, leia Isac Assimov e Ray Bradbury.
      Eu tenho um cçássico, original de Ray Bradbury, em inglês, primeira Edição – Dinossaurs Tales – 😀

      Enjoy:

      http://riesemberg.blogspot.com/2006/10/um-som-de-trovo-ray-bradbury.html

    • Everton:

      Leia o Silmarillion – Tolkien. Ficção muito boa!

    • lucimara:

      gosto do q vcs tao falando, mas pra mim livro q conseguiu mudar a mim nao sei o mundo,sao os exelentes livros de joseph murphf , o poder da mente positiva

  • Bruno:

    Cadê SENHOR DOS ANÉIS?

    • ARNALDO:

      Amigo… este e outros moderninhos não estão nem entre os 1000 melhores!

    • Gus:

      Tolkien é “moderninho”???!!! Ignorância…

    • Gabriel.¿:

      senhor dos anéis e alem do excelente mas nao mudou nada não..

  • Marcelo Borges:

    Pobre ignorância humana, mal conhece de si… muito menos dos gênios e suas criações magníficas. A história se perde num labirinto frio e pantanoso. Tantos e tantos outros livros agora esquecidos marcaram o nascimento de uma humanidade em tempos bem antigos. Como será que poderemos recordar de algum elo do passado? Nem irei citar nomes das Obras, apenas relembrar que um dia o Egipto existiu, a Suméria… e assim por diante! Imaginem também, havia vida em Atenas antes de Platão, que engraçado não? Deixo aqui a minha pequena observação, acrescentando que numa análise desta… deveríamos ter a classificação das obras dentro do TEMPO e do ESPAÇO, com um recorte temático, inclusive, pois a pergunta fundamental é: qual a área de influência destes livros? Temos muitos caminhos e muitas possibilidades… inclusive a respeito até da Bíblia, pois antes do surgimento da igreja de Roma cerca de 100 Evangelhos eram consagrados pela Cristandade Primeva, hoje alguns retornaram das areias do deserto e são conhecidos como Apócrifos… é provável que no passado estes exerceram influência maior do que àqueles que foram adulterados e canonizados pela igreja romana. Num outro alcance, as Tábuas da Suméria marcaram simplesmente o início da civilização na Terra, algum importância histórica?

    Deixo a reflexão…

    Abraços,
    Marcelo Borges

  • Lucyano Valdez:

    O Kama Sutra revolucionou a humanidade…

  • Felipe Orsoli:

    Na minha opinião faltaram aí: Atlas Struggled, de Ayn Rand; O Capital, de Karl Marx; O Prícipe, de Maquiavel

  • Dannyel Rocha:

    Esqueceram do que ao meu ver foi e ainda é o livro mais importante em base do que seja o paralelo da filosofia.
    O livro que separaria as interpretações das linhas destinada e predestinada chamado “O livro da Lei” de Aleister Crowley, e proibido também em muitos paises… faltou O Principe de Maquiavel, do qual se tornou publico a teoria da cospiração na politica de estado.. Eu li o On the Road apenas desta lista.. é muito bom.. história de vagabundo mais conhecida da geração Beath.. Vale a pena.

  • Shappaaa:

    Minha foto em uma rede social é justamente minha cara com o livro do Kerouac na frente, enquanto cruzo o país. Demais a matéria.

  • clarice:

    caramba….não li nenhum….massssssssssss tem vários que já ouvi referências e filmes .

  • Bovidino:

    Nada supera a República de Platão para a formação de uma sociedade justa.

    • Jonatas:

      Eu tinha certeza que vossa bovidinidade escolheria Platão. Realmente o pensamento dele modelou o intelecto humano, poucos homens marcaram a história do pensamento como Platão.

    • Ione:

      Mas a nossa sociedade está muito longe de ser justa e democrática…
      Apesar de tantos conhecimentos logo ali a mão.
      Tudo isto ainda está no papel; pois o Homem apenas Engatinha no aprendizado da Boa Moral e ainda mais atrasado a pô la em prática. Mas já estamos melhores que ontem.

  • Pio Rambo:

    Artigo muito interessante! Como disseram para nós postarmos o livro que mudou nossos conceitos, posso acrescentar O Diário De Anne Frank, livro que todo adolescente deveria ler para mudar seus conceitos frente ao mundo em que vive.

  • Licca:

    Grande lista! Realmente ótimos títulos que ainda merecem ser lidos. Ainda acrescentaria os seguintes livros:

    O príncipe – Maquiavel
    O Capital / Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx
    A Cidade Antiga – Fustel de Coulanges
    O Espírito das Leis – Montesquieu
    Crime e Castigo – Fiódor Dostóievski

  • Marco Santos:

    “Livros não mudam o Mundo, Quem muda o Mundo são as Pessoas, Livros mudam as Pessoas…” Mario Quintana. (lindo)

  • Curioso:

    Meu maior mestre de filosofia foi Platão. O livro a República abriu minha mente uns 200%.

    Altamente recomendável. Dentre os vários ensinamentos, nos expõe a arte do método socrático, o qual se for bem usado destrói qualquer tipo de argumento falacioso, por mais forte que possa parecer.

    • Jonatas:

      Sabe, pra mim dissiplinas obrigatórias na escola seria Platão (separado de filosofia, também importante), Xadrez e Ética.

    • Guilherme Euripedes:

      “Disciplina” Jonatas. Podia falar que uma disciplina importante também é a gramática, mas você posta muito bem e tem crédito na praça pra alguém vir querer tirar uma com você…rsrsrs

      Vou começar a ler Plataão… Sempre apreciei tudo o que ouvi sobre, mas nunca fui buscar na fonte. Já passou da hora já!

    • Jonatas:

      Recomendo começar pelo Mito da Caverna, essa obra abre horizontes.

    • Camila:

      Permita-me uma correção: disciplinas!

      Abs.,

    • Jonatas:

      nem me fale, sc, xc e ss vivo trocando. obrigado

    • Eulalia Stucchi:

      Admirável! Concordo com você.

  • Gilson Calegari Filho:

    Parecem-me boas as escolhas. Mas com base em que critérios e em quais fontes?
    E Cervantes, Rousseau, spinosa, Aristóteles, Freud, Einstein, Nietzsche, Marx?

  • nato lima:

    SE JUNTAR TODOS ESTES LIVROS, BATÊ-LOS NUM LIQUIDIFICADOR E FAZER UM SÓ AINDA ASSIM NÃO CHEGA AOS PÉS DO LIVRO QUE NÃO APARECE NA LISTA ACIMA CHAMADO ESCRITURAS SAGRADAS, ESTE SIM, SEM RELIGIOSIDADE, MUDOU O MUNDO. É O LIVRO MAIS VENDIDO NO MUNDO, O MAIS LIDO NO MUNDO, O MAIS CONTESTADO DO MUNDO,E TAMBÉM O MAIS COMPLETO; TEM RESPOSTA PARA TUDO, MENOS PARA AQUELES QUE PREFEREM O ENGANO.

    • marcelo:

      kkkkkkkkkkkkk
      “escrituras sagradas”, pode ate ser o mais vendido mas concerteza nao é o mais lido.Se fosse, so quem nao sabe ler continuaria “adorando” esse livro.

  • Rafael S.S:

    Muito boa essa materia, realmente são livros únicos que marcou muitas gerações.

  • Caroline:

    “O Anticristo” do Nietzsche também é muito bom!Assim como o Nando Netto, desta lista, eu votaria em “A Origem das Espécies”!! 🙂

  • Dan:

    Resolvi ignorar a observação sobre a cultura grega de “praticar sexo com anciãos”. Tomo como certa a ignorância do autor da postagem, uma vez que, sim, senhores gregos da pólis tendiam a busca do prazer (homossexual) com jovens rapazes, contudo, tal fato era irrelevante para a sociedade grega. O autor fez uso da observação de “praticar sexo com anciãos” numa tentativa de sensacionalizar ou dar (em vão) uma dose de humor.
    Além disso, filósofos devem ser considerados primordialmente por suas concepções filosóficas, e não pelo estilo de vida que levavam. É como julgar a filosofia de Rousseau como um lixo, levando-se em consideração que ele discorria tanto sobre a ética e a política, mas era um péssimo pai.
    Ainda sobre filosofia, fiquei surpreso ao não encontrar Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Esse livro simplesmente fez uma estruturação da ética, da felicidade e dos modelos políticos.

  • Will:

    Onde está o livro “Os Elementos”, de Euclides?
    Todo bom matemático do passado estudou com ele!

    • josé valdir:

      E O Capital?

    • Anton:

      Realmente, é um pequeno ‘pecado’ um estudante de jornalismo não elencar O capital, de Marx. O problema é que, nesse caso, algumas mediações teriam de ser feitas, inclusive do ponto de vista ideológico, e do lugar do jornalismo na reprodução desta ideologia. Coisas que, certamente, fica a cargo de sociólogos, filósofos, cientistas políticos. Nunca, jamais, de jornalistas.

    • Otávio:

      De fato, Euclides esteve inalterado até o surgimento da matemática moderna, quando alguns de seu preceitos, como a geometria, foram revistos e atualizados. O conceito de algoritmo permanerce de pé e a era da informática deve muito a ele.

    • Darley Vieira Lages:

      Otávio, a matemática moderna foi introduzida no Brasil pelo Professor Oswaldo Sangiorgi que, bem posteriormente, declarou-se arrependido do que fez. Ela foi criação do russo Georg Kantor (que alguns insistem em dizer que era alemão, mas não era), incentivado pelo Bertrand Russell, num delírio alucinado que confundiu filosofia com sofismas. Ela apenas enfatiza o ensino sobre a Teoria dos Conjuntos e utiliza intensivamente uma simbologia que já existia há muito tempo. Euclides permanece insuperável e aind incompreendido por muitos.
      Graças a Matemática Moderna nós brasileiros somos medíocres nas ciências exatas, tendo grande carência de engenheiros. Todo mundo quer ser médico, advogado, jornalista, enfim qualquer coisa que dispense matemática mais profunda.

  • Gabriel:

    Esses livros dão gosto de ler. Consegui comprar uma cópia de Guerra dos Mundos feita em 2009, sem nenhuma alteração na história e me fascinei, fiquei horas entretido e imaginando soldados ingleses pulverizados.

    Fico indignado já que chegam pessoas e dizem que livros como Crepúsculo, Percy Jackson… mudaram o mundo dos livros e blá blá blá, eles n sabem o que estão falando 🙂

  • Mariana:

    Ha, na hora que eu cliquei no link sabia que ia ter On The Road.

  • tibirica maciel:

    vamos fazer uma releeitura de todos

  • Nando Netto:

    Se fosse para votar em um, sem dúvida “A Origem das Espécies”!

    Esse seria a nossa “pílula vermelha” (Matrix)…

    • Balto:

      Votaria em Platão, na República. É uma obra com séculos de antecedência. Absolutamente brilhante. Mas leia uma boa tradução. É essencial.

Deixe seu comentário!