Setor militar americano quer usar 50% de energia renovável até 2020

Por , em 12.10.2010

O setor militar dos EUA tem um projeto de fazer com que 50% da energia gasta em suas instalações seja proveniente de fontes renováveis até 2020. Essa decisão pode ajudar imensamente no avanço mundial das tecnologias – a pressão militar para inovações no campo renovável pode eventualmente criar tecnologias para uso civil também.

E eles não são os únicos a querer utilizar energia renovável. A marinha americana já havia prometido uma revolução em energia renovável até 2012. Foi a maior compradora de carros elétricos no país e está trabalhando em outros projetos “verdes” também.

Uma companhia de fuzileiros navais foi a primeira a levar a tecnologia de energia renovável para uma zona de batalha. Essa tecnologia portátil incluiu painéis solares, carregadores solares e tendas solares. Os militares esperam que este empreendimento sirva de modelo para o futuro.

As escolhas dos militares não são ideológicas. As razões para a decisão são totalmente práticas: a energia renovável tem melhor custo e segurança. Simplesmente, a energia renovável e muitos de seus aplicativos são melhores em mais aspectos, não apenas ambientais, mas práticos e econômicos, do que os combustíveis fósseis.

Segundo a marinha americana, o combustível fóssil é o produto mais importado para o Afeganistão pelo exército, e escoltá-lo está impedindo as tropas de realizar seu trabalho corretamente no local, fazendo com que os soldados percam um tempo valioso. Além disso, os comboios que fornecem combustível fóssil são alvos frequentes de ataques, o que pode comprometer tanto o sistema de entrega como as vidas de civis e soldados. Segundo um estudo, cerca de um soldado ou civil é morto a cada 24 cargas de combustível enviado.

Porém, as fontes renováveis têm um custo alto de produção. Fica muito mais caro produzir certa quantidade de energia solar do que a mesma quantidade de energia proveniente de combustíveis fósseis. Mas, dados os preços extremamente elevados de transporte de combustíveis fósseis, a energia solar não parece tão cara. Transportá-la é muito menos perigoso e caro do que o transporte repetido de combustíveis fósseis em todo o mundo. [POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Zucchi:

    Lotus, você não está totalmente errada… mas se formos ver bem, vários avanços foram causados devido a guerras.

    Quem sabe não sai algo de bom disso ai.

  • Lotus:

    Claro que o altruísmo nunca está presente em ações como esta, sempre o interesse acaba sendo pior, principalmente quando voltado para uma guerra tão inútil quanto esta realizada pelos americanos.

Deixe seu comentário!