Manga pode prevenir e deter o câncer

Por , em 8.02.2010

Pouco se sabe ainda sobre a manga, esse fruto consumido em larga escala no mundo todo. De acordo com o National Mango Board (dos Estados Unidos), a maior parte das mangas consumidas nos EUA são produzidas no México, Equador, Peru, Brasil, Guatemala e Haiti. Originárias do sudeste asiático e da Índia, ela é produzida em climas tropicais e foi introduzida nos Estados Unidos no final do século 19. Na tentativa de determinar seu real valor nutricional, a organização já encomendou vários estudos para diversos cientistas americanos.

Pesquisadores da Texas AgriLife Research descobriram recentemente uma importante propriedade especial da manga: ela é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon. Eles chegaram a esse resultado após analisar as cinco variedades mais comuns nos EUA: Kent, Francine, Ataulfo, Tommy/Atkins e Haden. O estudo foi liderado pela dra. Susanne Talcott e pelo seu marido, o dr. Steve Talcott.

Com um poder antioxidante bem menor do que outros alimentos (como o açaí e a romã), muitos poderiam não dar muita importância para a manga. “Ela tem uma capacidade antioxidante por volta de quatro a cinco vezes menor do que uma uva média para vinho, e mesmo assim se mantém muito eficaz na atividade anticâncer. Se você olhar para ela do ponto de vista fisiológico e nutricional, levando tudo em consideração, ela estaria no alto do ranking de supercomidas”, diz a pesquisadora. “Seria bom incluí-la na dieta regular”, completa.

Os Talcotts testaram extratos de polifenol (substância natural das plantas associada à boa saúde) da manga in vitro em células cancerosas do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata. Foi obtido algum resultado com a leucemia e os cânceres de próstata e de pulmão, mas a manga foi mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon.

E o melhor: os doutores testaram a manga também nas células normais do cólon, e estas não foram detidas pelo polifenol. Significa que esse importante alimento pode ser usado sem medo de que as células boas sejam danificadas. “Essa é uma observação geral para qualquer agente natural: eles visam apenas as células cancerígenas, não mexendo com as saudáveis, ou pelo menos as deixando em concentrações razoáveis”, explicou a dra. Talcott.

Os cientistas avaliaram os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, como sendo a classe de compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter células cancerosas. Tannins são polifenóis que são frequentemente amargos ou secos, e encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá.

O estudo constatou que o ciclo celular foi interrompido. Isso é fundamental, diz Suzanne Talcott, pois indica um possível mecanismo de como as células cancerosas são prevenidas ou impedidas.

O próximo passo seria testar a descoberta em humanos, e não mais somente in vitro. Os Talcotts esperam fazer uma pequena prova clínica com indivíduos que aumentaram a inflamação em seus intestinos, apresentando um risco de câncer maior. Segundo a doutora, se houver alguma eficácia comprovada, então seria feito um teste maior para identificar qualquer relevância clínica. [Science Daily]

11 comentários

  • Manga pode ser eficaz na prevenção do câncer – TVRSUL:

    […] comprovada, então seria feito um teste maior para identificar qualquer relevância clínica. [Science […]

  • marcos:

    bem…não sabia que a manga tem poder se consumida por muito tempo,até de curar alguns tipos de cãncer…só sei que amo manga e qdo li o comentário acima que diz que a manga tem que ser consumida de manhã…kkkkkkkkk…eu consumo a manga de manhã…meio dia…tarde e noite sem problemas pq gosto muito do fruto.So que agora no mês de outubro o precinho dela é meio indigesto,mas mesmo assim não fico sem ela.

  • ROSE:

    EXELENTE MATÉRIA ADORO MANGA PORQUE FAZ BEM AO MEU INTESTINO, ALEM DE SACIAR A FOME GERALMENTE É BOM CONSUMI-LA NA PARTE DA MANHÃ.

  • eliane lemes machado:

    esta combinação de leite com manga é muito bom ,eu tomo tbm com iogurte experimente vai gostar abraços.

  • paulo:

    caramba, descobri por uso frequente na época das mangas tipo ESPADA, ROSA ou até as pequenas COQUINHO, que o intestino funciona melhor do que com uso de mamão papaya… e viva a manga..!!!!

  • Daniel:

    Estou entusiasmado… tenho 3 mangueiras em casa… as crianças não gostam… nem minha esposa…. só eu mesmo as saboreio. Acho que vou consumir mais ainda.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Interessante… fico imaginando o que os cientistas ficam fazendo no tempo livre… literalmente testando coisas…

  • Tatiana:

    Caramba, beem que minha mãe dizia que manga faz bem…
    =)

  • Clement:

    Bem, eu como médico especialista em ortomolecular, homeopatia e medicina chinesa, digo o seguinte:
    -É TEMERÁRIO ALGUÉM QUERER SE CURAR POR CONTA PRÓPRIA USANDO SOMENTE UM ÚNICO ALIMENTO OU PLANTA, porém:
    -É falso o conceito de que planta medicinal seria só aquela que teria uma ação farmacologicamente ativa, o que se traduziria em dizer que somente plantas venenosas produzem algum efeito que levaria a cura ou ao tratamento.
    -Para cada substância ou associação existe uma resposta favorável de cada pessoa para cada período, a certeza de qual a melhor associação só ocorre através de testes de resposta individual, o que é diferente de se testar “in vitro”.
    -Mas, há relatos cientificamente comprovados de que ao se ter uma alimentação sem refinados e sem carnes, favorece em muito a progressão à cura do câncer
    -Ainda que a resposta seja bem lenta, vamos supor que somente 1% das células de defesa venham a se beneficiar e que somente 1% das células tumorais venham a morrer, o fato é que se as outras condições estiverem favoráveis, a longo prazo pode haver uma evolução muito favorável, possibilitando a cura…

  • Wanderson:

    Falando em superstição,me lembro que aqui no nordeste há um mito sobre se vc comer uma manga e beber leite,vc morre!
    Não sei de onde surgiu isso mas é bem comum por aqui.

  • Campos:

    A pricípio, acredito que isto seja superstição. Lembram-se do Ipê roxo? É necessário mais pesquisas. Existe caso de concer que se curam sozinho.

Deixe seu comentário!