,

Por que o vento frio dá dor de cabeça?

Por , em 3.03.2010

Esse fenômeno é conhecido como “enxaqueca estimulada pelo frio” pelos especialistas mas, pelas crianças (e por adultos menos esclarecidos), é conhecido como “congelamento dos miolos”. Ocorre quando algo frio (bebida, comida – principalmente sorvete e milkshakes – ou o vento).

Todo mundo que conheço já teve uma dor de cabeça causada por comer sorvete muito rápido, mas ninguém sabe exatamente quão freqüentes essas dores são – ou deveriam ser. Estudos mostram resultados bem variados, mas sabe-se que dores de cabeça estimuladas pelo frio são mais comuns em pessoas que sofrem enxaquecas naturalmente.

A causa dessas dores não é só o sorvete – é o estímulo do nervo trigeminal ou trigêmeo (responsável pelas sensações de todo o rosto, garganta e pescoço) que causa a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando a dor.

Como essas dores são muito curtas elas, na maior parte das vezes, não precisam ser tratadas. Elas duram, em média, cinco minutos (menos tempo que você leva para lembrar aonde guardou o remédio). Quando a dor é causada pelo vento, a recomendação é cobrir áreas da cabeça que possam ficar expostas, com toucas ou com cachecóis.

No caso do sorvete a dica é comer mais devagar e esperar que ele derreta na boca. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Yuri França:

    E no meu caso? quando estou surfando sinto muito isso, mas nem sempre foi assim. Tenho enxaqueca mas diminuiu muito a frequência.

  • lilan:

    ta legal vou fazer o que diz nesta pagina

  • lilan:

    ta legal vou fazer o que dizendo nesta pagina

  • Lequinho:

    Pohh…
    Isso é muito bom.. quando eu estiver com dor de cabeça então é só pegar o secador da minha esposa Lequinha e tascar na minha cabeça… problema resolvido…

  • paulo:

    muito bom esse artigo valeu mesmo

  • Joakim Antonio:

    No caso do sorvete, vi uma dica que você deve pressionar a lingua no céu da boca e a dor passará mais rápido.

Deixe seu comentário!