4 movimentos de autodefesa do Krav Maga que qualquer um pode dominar

Por , em 25.11.2015

Esperamos que você nunca passe por uma situação dessas, mas, caso você seja atacado, é importante saber se defender. Você pode aprender com o Krav Maga.

O Krav Maga é um sistema de combate corpo-a-corpo desenvolvido em Israel que se baseia em uma abordagem que não necessita de equipamentos ou armas. Ou seja, é útil em uma variedade de cenários, inclusive quando você está caminhando pela rua sem uma roupa de luta apropriada e precisa escapar de um ataque.

“A resposta mais inteligente a uma ameaça é evitar a violência a qualquer custo”, diz Matan Gavish, fundador da Academia Krav Maga de Nova York, nos EUA. “Não há vergonha nenhuma em correr, especialmente quando isso significa que você pode escapar. Mas se isso não for possível, existem alguns simples movimentos de autodefesa que você pode dominar”.

Quais são esses movimentos? Nós vamos explicar. Antes, existem algumas coisas que todos precisam ter mente.

Dicas importantes de Krav Maga

Antes de tentar qualquer golpe, vale a pena saber onde você precisa acertar: os pontos fracos do corpo estão na base de qualquer reação eficaz, segundo Gavish. Olhos, nariz, orelhas, queixo, garganta, virilha, joelhos e tendões de Aquiles são partes do corpo que você não pode reforçar, não importa o quanto você treine.

Já sabe onde mirar? O segredo para uma boa defesa é saber como fazer um punho perfeito para socar. Abaixo, você vê um exemplo. O correto é dobrar suas juntas e colocar o polegar sobre o indicador e o dedo médio, mantendo os pulsos completamente em linha reta. Ao golpear com os punhos fechados, você deve mirar para bater com os dois primeiros dedos (indicador e médio), pois eles são os maiores, mais fortes e vão causar mais danos com o impacto. Gavish aconselha que você use todo o seu corpo ao lançar o soco, girando a partir do quadril para maximizar o seu poder.

punho perfeito krav maga

Para que você realmente consiga aplicar os golpes em um cenário real, vai precisar praticá-los, de preferência com um parceiro em um espaço aberto. Comece devagar, já que iniciantes são mais propensos a ficar animados e ferir um amigo sem querer. Conforme você se tornar mais confortável e preciso em cada movimento, adicione velocidade. Se não tiver um parceiro, você também pode praticar os golpes sozinho contra um saco de pancadas. E, se estiver realmente interessado na técnica, pode procurar um profissional em uma academia.

É normal que as pessoas sejam pegas de surpresa e não consigam ter reação diante de um ataque. Quanto mais você praticar, mais chances terá de realmente se defender, ainda que instintivamente, se por um acaso se encontrar em uma situação ruim um dia.

1. Chute a virilha

movimentos de autodefesa krav maga 1
Em caso de dúvida de como reagir a uma agressão, chute a virilha do seu atacante com a maior velocidade e potência que conseguir.

Comece em uma posição de frente para o atacante, com sua perna dominante (aquela que você vai usar para chutar) atrás de você. Chute para fora e para cima, inclinando-se ligeiramente para trás da cintura para se equilibrar. Mire diretamente entre as pernas de seu atacante e conecte sua canela com a virilha dele.

Ao contrário do que você vê nos filmes, não é interessante usar seu pé ou joelho. A canela provavelmente vai causar um impacto maior, por ter uma área de superfície maior, além de ser mais difícil de você errar o golpe.

Outra dica: na sua mente, não pense em somente atingir a virilha; chute o mais alto possível, como se quisesse cortar a pessoa no meio, para o máximo impacto. Você pode complementar o ataque com um soco, e em seguida correr.

2. Pare um tapa ou soco

movimentos de autodefesa krav maga 2
Se alguém for te bater ou socar, você pode se defender usando o braço. Ser atingido no braço não é tão ruim quanto ser atingido na cara, não é mesmo?

Com a aproximação do atacante, abra seus braços, estenda os dedos e dobre levemente os cotovelos. Eleve seu antebraço interior mais próximo ao braço do seu atacante de modo que ele não possa alcançar seu rosto. Ao mesmo tempo, use a outra mão para fazer um punho perfeito e soque o atacante em um de seus pontos fracos, como o nariz, o queixo ou a garganta.

3. Fuja de um agarro

movimentos de autodefesa krav maga 3
Se alguém se aproximar de você por trás e tentar agarrá-lo, você pode escapar pressionando os braços contra os lados do corpo do seu atacante.

Leve o seu peso para baixo, agachando-se rapidamente. “Isso reduz imediatamente o seu centro de gravidade, o que torna muito mais difícil para alguém te agarrar ou te levantar”, explica Gavish.

Com os pés abertos de forma mais ampla do que a largura do seu quadril, tente virar-se para o lado aos poucos, a fim de fazer seu caminho para acertar a virilha de seu atacante com a mão. Usando uma palma aberta, ataque repetidamente até conseguir se libertar.

Quando estiver quase de frente com seu atacante, jogue seu cotovelo na barriga dele, virando-se totalmente para encará-lo. Se puder, corra, ou ataque-o em seus pontos fracos até ter uma chance de escapar.

4. Fuja de um estrangulamento com esta técnica de Krav Maga

movimentos de autodefesa krav maga 4
Se você sentir duas mãos em torno de seu pescoço por trás, precisa agir rápido.

A fim de escapar, levante o braço do mesmo lado que sua perna que cambalear para trás. Por exemplo, se ao ser atacado, sua perna esquerda ligeiramente cambalear para trás, levante o braço esquerdo.

Traga esse braço na altura de sua orelha. Cruze a perna correspondente por trás da outra (nesse exemplo, a perna esquerda cruza por trás da direita), a fim de girar na direção de seu braço levantado de forma rápida e agressiva, colocando seu peso corporal e tanta pressão quanto possível contra os pulsos do seu atacante.

Logo, você deve estar fora do estrangulamento. Ataque os pontos fracos do atacante, e fuja. [Greatist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)

7 comentários

  • Christofer Castro:

    Diga-se de passagem, o espaço para comentários é parco. Os mantenedores do site podem escrever a vontade, nós, não. Ultimo comentário no sit

  • Christofer Castro:

    Confesso que estou meio parado, mas tenho 8 anos de krav magá.
    Esses movimentos estão mal executados. Mas não dá para explicar nesse espaço

  • Carmen Lúcia Alves:

    Recomendo KRAV MAGÁ a todos e principalmente as mulheres.
    Facil e eficaz.
    Busque pela FEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE KRAV MAGÁ.

  • Victor Manuel Campos Almeida:

    Gosto… mas outras muito mais simples e adaptadas a senhoras poderiam estar aqui englobadas. Durante 55 anos as pratiquei e ensinei…

  • Jobson Andrade Filho:

    Gostei muito da matéria… E lembrei-me que um pau de fogo sabendo usar e dando sorte faz a carreira ser até engraçada.

  • Cesar Grossmann:

    O 2 e o 4 parecem muito com golpes do Wing Chun/Wing Tsun. Mas não se enganem, auto-defesa não dispensa treinos para força e rapidez.

    • Patinho:

      Pode ser uma caso de convergência adaptativa, como no caso de Golfinhos e ictiossauros

Deixe seu comentário!