5 razões que explicam por que a astrologia ainda faz sucesso

Por , em 27.01.2020

A astrologia surgiu na Suméria seis séculos antes de Cristo, derivada da astronomia. Mesmo assim, a observação das estrelas em busca de presságios é muito anterior, em uma época em que era preciso perguntar para as estrelas se haveria uma enchente ou seca no rio e se o inverno seria longo.

Mas com a astronomia e a ciência no atual nível de desenvolvimento, por que as pessoas ainda adoram discutir signos e horóscopo?

5. Vieses cognitivos

O nosso cérebro tem uma mania de valorizar coisas que parecem ser feitas especialmente para nós. Adoramos um serviço personalizado. No caso da astrologia, temos maior inclinação para acreditar em algo que parece se referir a nós como indivíduos únicos.

Se o seu signo diz que você é uma pessoa honesta e leal, você logo pensa em um ou dois exemplos de sua honestidade e lealdade e acredita que esta é uma característica intrínseca à você. Isso se chama apofenia, um fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios.

Essas descrições tendem a funcionar melhor quando são vagamente positivas, mesmo que não façam sentido lógico.

E mesmo descrições de signo que incluem defeitos tendem a apresentá-los como características positivas, como: “Áries não suporta limites e não se dá bem com autoridades em geral, no fundo é uma criança desobediente, mas com um bom coração”.

4. Somos ritualistas

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, a sociedade moderna continua precisando de rituais para processar a realidade. Alguns desses rituais que quase todo mundo faz sem nem perceber é acender velas de aniversário, ou montar árvore de Natal cheia de luzinhas mesmo sem ser ligado na religiosidade.

Todo ritual é separado da lógica, e a astrologia também funciona desta forma. Ninguém sabe explicar exatamente por que o alinhamento das estrelas afeta o seu destino; isso simplesmente acontece.

3. Ler o futuro é bastante útil

A maior função da leitura do futuro é eliminar a indecisão de quem na verdade já sabe o que quer, mas tem medo de colocar seus planos na prática.

Muita gente tende a ficar congelado quando chega a uma bifurcação da estrada da vida, e não sabe como escolher uma das opções sem saber como o futuro vai se desenrolar.

Se você estiver paralisado de medo, deixar o destino decidir as coisas por você pode ser o empurrãozinho que faltava para você seguir por uma das estradas com confiança.

2. Sem contrapartidas

Ao contrário das religiões, que também oferecem respostas para questões de todos os tipos, o horóscopo não requer que você participe de eventos que acontecem toda semana ou que você siga um código de conduta.

1. Traz auto-validação

Ler coisas sobre si mesmo e sentir que elas fazem sentido traz uma grande paz interior. Isso nos descreve para nós mesmos e nos dá autorização para celebrar defeitos. “Não é culpa minha que eu falo coisas maldosas o tempo todo! Eu nasci em julho!”. [Cracked, Imagem]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (25 votos, média: 4,24 de 5)

Deixe seu comentário!