6 fatos surpreendentes sobre o primeiro voo espacial tripulado

Por , em 13.04.2011
Cinquenta anos atrás, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a se lançar no espaço, inaugurando a era dos voos espaciais tripulados.

O foguete Vostok 1, que carregava Gagarin, decolou do Cosmódromo de Baikonur às 6h07 hora do local de lançamento, na União Soviética.

Atingindo velocidades sem precedentes para a viagem do homem naquela época, a sonda se soltou da atração gravitacional da Terra e entrou em órbita ao redor do planeta, circulando uma vez antes de reentrar na atmosfera, aterrando em solo soviético.

Aqui estão seis fatos curiosos sobre a missão histórica de Gagarin:

1 – Quanto tempo Gagarin ficou lá em cima?

A missão total durou apenas 108 minutos (1h48) e a viagem em volta da Terra a 28.150 km/h (na maior parte do tempo) levou menos de uma hora e meia. Durante esse tempo, o Vostok 1 completou uma órbita não muito circular, com uma altitude máxima de 325 km, antes de desacelerar a tal ponto que a cápsula foi puxada de volta para a atmosfera por meio de uma reentrada balística.

2 – Que tipo de nave era o a Vostok 1?

O Vostok 1 era uma cápsula esférica, desenhada para eliminar mudanças no centro de gravidade. Dessa forma, a nave poderia garantir o conforto para a tripulação de um homem só, não importasse sua orientação. Ela não foi projetada, porém, para aterrissar com um ser humano ainda a bordo.

Ao contrário de naves espaciais russas construídas mais tarde, tais como a cápsula moderna Soyuz, o Vostok 1 não foi equipado com propulsores para ajudar na desaceleração na volta à Terra. Por isso, Gagarin teve de se ejetar antes de atingir o solo, a uma altitude de cerca de 6,5 quilômetros.

No entanto, tendo em vista a operação que não teria sido considerada o primeiro sucesso de missão tripulada ao espaço a menos que incluísse um pouso tripulado, os russos mantiveram esse pequeno detalhe escondido da assessoria de imprensa oficial.

3 – O que impediu as missões anteriores de atingir a órbita?

Em uma palavra: velocidade. A fim de atingir a órbita terrestre na altitude do Vostok 1, uma nave precisa ultrapassar os 28.100 km/h, ou cerca de 8 quilômetros por segundo. Antes da missão Vostok 1, nenhum outro foguete tinha sido poderoso o suficiente para tanto. A cápsula do Vostok em forma de bola de canhão também ajudou o foguete e a nave espacial a alcançar a velocidade necessária.

4 – Como eles testaram o Vostok antes da missão de Gagarin?

Algumas semanas antes, um protótipo de nave, o Vostok 3KA-2, completou uma órbita baixa na Terra carregando um boneco em tamanho natural chamado Ivan Ivanovich e um cão chamado Zvezdochka. Ivan foi vendido em um leilão em 1993.

5 – Quem foi Yuri Gagarin?

Yuri Gagarin era um piloto de 27 anos da Força Aérea soviética quando ele fez sua primeira e única viagem ao espaço. Após seu retorno triunfal, ele instantaneamente se tornou um tesouro nacional, muito valioso para enviar em uma missão tão perigosa novamente.

É uma triste ironia, então, que quando Gagarin foi finalmente escalado para voltar ao cosmos, ele morreu em um acidente durante um exercício de treinamento de rotina. Gagarin continuou a ser um heroi mesmo depois da queda da União Soviética – estátuas dele foram preservados enquanto monumentos construídos para os líderes comunistas da Rússia vieram abaixo.

Os astronautas de hoje em dia ainda seguem uma tradição sagrada do dia de lançamento baseada na preparação para a missão de Gagarin, em 1961. No caminho para a plataforma de lançamento, o ônibus que transporta a equipe para para que os membros possam descer e apreciar o local de onde Gagarin fez história.

6 – Rampa de lançamento ainda em uso

Um legado histórico da exploração espacial de Yuri Gagarin é a rampa de lançamento no Cosmódromo de Baikonur. A plataforma de lançamento continua em uso até hoje: a última tripulação da Estação Espacial Internacional decolou a partir de lá semana passada.

O Cosmódromo de Baikonur é um dos vários locais de lançamento usados pela Agência Espacial Federal da Rússia (também conhecida como Roscosmos), mas não está se localiza em terrirório russo. O local de lançamento fica no Cazaquistão, país que fazia parte da União Soviética durante a Guerra Fria, mas agora é uma nação independente. [Space.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

57 comentários

  • Daum Comm:

    Yuri Alekseyevich Gagarin é um de meus ídolos. Gostei de saber que na ocasião da queda da URSS, o povo conservou as estátuas de Gagarin e não teve piedade com os monumentos dos líderes comunistas. É assim que se faz!

  • William Moraes Corrêa:

    Excelentes curiosidades. Bela postagem. Quanto à polêmica, os norte-americanos (leia-se o governo deles) são os reis das mentiras e manipulam a divulgação dos fatos. Querem a supremacia de tudo e impuseram à humanidade algumas das mais bizarras mentiras e farsas da História.

  • jodeja:

    Acredito que tanto os russos quanto os americanos estão muito adiantados em tecnologia espacial, os chineses não sei. Agora, sobre o que a mídia fala e o que esconde, acho que isso é briga de gente grande e eu, pequeno, leigo, ignorante e inculto, mas que gosta de saber das coisas não posso dizer nada.
    Todavia, me lembro que na década de 70, ou quando se falava em um acoplamento de uma nave americana com uma soviética foi dito que não era possível, porque os americanos usavam oxigênio puro 100% e o oxigênio dos soviéticos era de apenas 23%. Não me foi possível entender. Ora, os russos já mandaram um homem ao espaço e não conseguem preparar o oxigênio igual aos seus colegas americanos?
    Sou mestre de obras e na época trabalhava na montagem de um centro cirúrgico de um hospital onde todas as salas eram dotadas de oxigênio que vinham em cilindros e era 100%, menos na sala de neuro-cirurgia onde o ar era captado externamente através de um filtro e depois esterilizado. Eu, ignorante mas curioso, perguntei ao médico coordenador o porque daquilo. Ele me explicou que em cirurgia no cérebro não pode usar usar oxigênio 100%. Ah! aí entendi.

    • Daum Comm:

      Chineses não possuem ‘knowhow’ tecnológico para desenvolver sequer um ‘gadget’ que preste e funcione sem problemas por mais de 3 meses. Dirá então para exploração espacial.

      Ah, e obrigado por nos contar sobre a questão do oxigênio em sala de cirurgia cerebral. Não sabia disso.

      Outra coisa. Como diz “pequeno, leigo, ignorante e inculto” SÃO de fato todos aqueles que não buscam informação.
      Já para os que buscam, como eu e você, nós não somos “pequeno, leigo, ignorante e inculto”, apenas ESTAMOS neste estado temporariamente.
      Compreendeu a diferença?

      Faça como eu, tenha orgulho de sua sabedoria.
      Eu filosofo assim: “Auto-valorização & arrogância são vibrações diferentes da mesma essência, não é crime cruzar a fronteira entre os dois estados.” Valeu? o/

  • Ação Libertária:

    Sei porque vocês sempre apagam ou votam contra nossos comentários, é devido não suportarem a verdade, mas ela nunca irá sumir enquanto existirem pessoas sensatas e compromissadas com a verdade. viva a ciência verdadeira e abaixo os falsos e pseudo-cientistas. abaixo segue os comentários apagados:

    Cristiano M.G. quando vc fala sobre termos “raiva” dos americanos, engana-se duas vezes, pois não se trata de raiva e muito menos do povo americano, porém os governantes e classes dominantes de lá, que a muito tempo controlam os meios de comunicação mundial, a economia, a política, a cultura etc. merecem toda fúria humana em forma de protestos e argumentos de destruição deste império.
    os “FATOS” que você tenta colocar como verdade ou provas não convencem nem um garotinho de cinco anos, porque basta você fazer as perguntas certas e todas estas “verdades” caem por terra recheadas de contradições. estuda filho e usa melhor esse seu pseudo intelecto para construir e disseminar a verdade.
    abaixo o governo americano e suas mentiras globais!
    Cristiano MG, mais uma vez você fala coisas sem nexo, o que tem haver esoterismo com o que eu comentei? creio que você deva se aperfeiçoar também em interpretações de texto, já que a sua está um pouco ruim, o que dirá seus comentários de assuntos com maior complexidade.
    bem, você me pede provas científicas para argumentar com sua pessoa, no entanto você não percebe que as maiores provas até hoje encontradas estão disponíveis nos arquivos da própria NAZA? basta você ler, pesquisar, observar e questionar de fato os supostos acontecimentos e não apenas engoli-los goela abaixo como a grande massa faz.
    ah! não querendo diminuir ainda mais sua importância aqui, lamento informa-lhe que existem não um apenas, mas centenas de cientistas de diversas nações que contestam a suposta ida do homem a lua, sem citar que pessoas envolvidas diretamente com o projeto de 1969 hoje são críticos ferrenhos de tal mentira.
    Se a mídia e meios de divulgação científicas de bancadas suspeitas não expõe tais pessoas, deve ser por que alguém não pretende mudar a história e conta-la de verdade. Isso acontece em todo lugar, quem manda é quem escreve a história e da forma que mais lhe convém. pelo jeito você deve acreditar que a princesa Isabel foi uma heroína porque te ensinaram assim nos livros de história do Brasil, ou que na guerra Brasil X Paraguai nos somos os mocinhos, talvez creia que os EUA invadiram o Iraque devido as armas químicas, é… se está escrito “oficialmente” então deve ser verdade?
    Para finalizar e deixa-lo um pouco mais consciente de suas fontes de estudo, tente contato com pessoas gabaritadas e sérias ao redor do mundo que já conseguiram destroçar toda essa mega produção cinematográfica americana, mas não espere ver isso na Rede Globo ou no site da NAZA, pois lá você irá engulir o que eles querem e não o que aconteceu de verdade. Respeito sua opinião, mas não posso me calar diante de tanta “convicção cega”. ACORDEM…
    ponto de vista é uma coisa e provas em cima de fatos é outra, todo argumento ou contra argumento pode ser convincente, só depende do seu desempenho em dominar as palavras corretas para iludir melhor o “cliente”. O ser humano acha que o fato de possuir um papel (diploma) que atesta seu poder e domínio do conhecimento didático o torna mais inteligente ou conceituado que outros, quantos gênios da história humana nunca receberam títulos ou pisaram em uma “buRRocrática” universidade? centenas! A sabedoria popular nos dias de hoje é amplamente pesquisada pela ciência e usada, porém muitos “acadêmicos” outrora condenavam certas condutas não oficiais (populares), mas que hoje são uma realidade, isso foi só um exemplo de como o conhecimento não pode ser enlatado e pré-fabricado, a organização e as instituições são essenciais para o conhecimento, mas nunca podemos subestimar a mente daquele que não pisou em uma universidade, pois até compra títulos hoje em dia é possível.
    O que quero dizer é que somos condicionados de tal forma desde que nascemos a acreditar na índole e integridade moral/ética das instituições, governos etc. sem as questionar ou desconfiar, que mais parece uma blasfêmia negar algo posto como verdade imutável.
    Só o tempo dirá e provará ao mundo quem está com a razão, já que por mais que se mostrem fatos e provas que destroçam completamente a suposta ida do homem a lua, sempre existirá pessoas que crêem nesta farsa, assim como existem pessoas que acreditam nos governos e na democracia (vigente). Os que mais se dizem livres e acreditam serem livres, são os mais escravizados e dependentes deste sistema.
    Se o homem uma dia conseguir chegar a lua realmente, aí sim, iremos rir dos “senhores do saber” e dos “tetos do saber”, pois com a tecnologia que temos hoje e que ainda podemos expandir, será inevitável a comparação com o suposto material de 1969 e anos seguintes, a gafe será tremenda.
    Acredito que o homem ainda não ousou ir até lá não por falta de orçamento ou outra coisa, pois os EUA gastam dezenas de vezes mais com poder bélico e guerras, que daria para irmos 10 vezes na lua e voltar, porém o que acontece, é o mega ultra constrangimento em chegar lá e ter que explicar ao mundo toda diferença encontrada na lua de 1969 e a de atualmente. Do jeito que os EUA é criativo acho que iriam criar um argumento pra não dar o braço a torcer, alegando que a lua de 1969 passou por algum processo ainda não descoberto que causou tanta estranheza e mudanças (risos).
    Sabemos também que existem cientistas de renome mundo a fora que defendem a suposta ida do homem a lua (assim como outras teorias e pesquisas), porém não crêem nela, mas trabalham para manter a história como foi planejada e não como foi de verdade. Quem manda não é a ciência, mas sim o poder, e quem o possui dita as regras. ACORDEM! ACORDEM! ACORDEM!

  • Ação Libertária:

    Cristiano M.G. quando vc fala sobre termos “raiva” dos americanos, engana-se duas vezes, pois não se trata de raiva e muito menos do povo americano, porém os governantes e classes dominantes de lá, que a muito tempo controlam os meios de comunicação mundial, a economia, a política, a cultura etc. merecem toda fúria humana em forma de protestos e argumentos de destruição deste império.
    os “FATOS” que você tenta colocar como verdade ou provas não convencem nem um garotinho de cinco anos, porque basta você fazer as perguntas certas e todas estas “verdades” caem por terra recheadas de contradições. estuda filho e usa melhor esse seu pseudo intelecto para construir e disseminar a verdade.
    abaixo o governo americano e suas mentiras globais!
    Cristiano MG, mais uma vez você fala coisas sem nexo, o que tem haver esoterismo com o que eu comentei? creio que você deva se aperfeiçoar também em interpretações de texto, já que a sua está um pouco ruim, o que dirá seus comentários de assuntos com maior complexidade.
    bem, você me pede provas científicas para argumentar com sua pessoa, no entanto você não percebe que as maiores provas até hoje encontradas estão disponíveis nos arquivos da própria NAZA? basta você ler, pesquisar, observar e questionar de fato os supostos acontecimentos e não apenas engoli-los goela abaixo como a grande massa faz.
    ah! não querendo diminuir ainda mais sua importância aqui, lamento informa-lhe que existem não um apenas, mas centenas de cientistas de diversas nações que contestam a suposta ida do homem a lua, sem citar que pessoas envolvidas diretamente com o projeto de 1969 hoje são críticos ferrenhos de tal mentira.
    Se a mídia e meios de divulgação científicas de bancadas suspeitas não expõe tais pessoas, deve ser por que alguém não pretende mudar a história e conta-la de verdade. Isso acontece em todo lugar, quem manda é quem escreve a história e da forma que mais lhe convém. pelo jeito você deve acreditar que a princesa Isabel foi uma heroína porque te ensinaram assim nos livros de história do Brasil, ou que na guerra Brasil X Paraguai nos somos os mocinhos, talvez creia que os EUA invadiram o Iraque devido as armas químicas, é… se está escrito “oficialmente” então deve ser verdade?
    Para finalizar e deixa-lo um pouco mais consciente de suas fontes de estudo, tente contato com pessoas gabaritadas e sérias ao redor do mundo que já conseguiram destroçar toda essa mega produção cinematográfica americana, mas não espere ver isso na Rede Globo ou no site da NAZA, pois lá você irá engulir o que eles querem e não o que aconteceu de verdade. Respeito sua opinião, mas não posso me calar diante de tanta “convicção cega”. ACORDEM…
    ponto de vista é uma coisa e provas em cima de fatos é outra, todo argumento ou contra argumento pode ser convincente, só depende do seu desempenho em dominar as palavras corretas para iludir melhor o “cliente”. O ser humano acha que o fato de possuir um papel (diploma) que atesta seu poder e domínio do conhecimento didático o torna mais inteligente ou conceituado que outros, quantos gênios da história humana nunca receberam títulos ou pisaram em uma “buRRocrática” universidade? centenas! A sabedoria popular nos dias de hoje é amplamente pesquisada pela ciência e usada, porém muitos “acadêmicos” outrora condenavam certas condutas não oficiais (populares), mas que hoje são uma realidade, isso foi só um exemplo de como o conhecimento não pode ser enlatado e pré-fabricado, a organização e as instituições são essenciais para o conhecimento, mas nunca podemos subestimar a mente daquele que não pisou em uma universidade, pois até compra títulos hoje em dia é possível.
    O que quero dizer é que somos condicionados de tal forma desde que nascemos a acreditar na índole e integridade moral/ética das instituições, governos etc. sem as questionar ou desconfiar, que mais parece uma blasfêmia negar algo posto como verdade imutável.
    Só o tempo dirá e provará ao mundo quem está com a razão, já que por mais que se mostrem fatos e provas que destroçam completamente a suposta ida do homem a lua, sempre existirá pessoas que crêem nesta farsa, assim como existem pessoas que acreditam nos governos e na democracia (vigente). Os que mais se dizem livres e acreditam serem livres, são os mais escravizados e dependentes deste sistema.
    Se o homem uma dia conseguir chegar a lua realmente, aí sim, iremos rir dos “senhores do saber” e dos “tetos do saber”, pois com a tecnologia que temos hoje e que ainda podemos expandir, será inevitável a comparação com o suposto material de 1969 e anos seguintes, a gafe será tremenda.
    Acredito que o homem ainda não ousou ir até lá não por falta de orçamento ou outra coisa, pois os EUA gastam dezenas de vezes mais com poder bélico e guerras, que daria para irmos 10 vezes na lua e voltar, porém o que acontece, é o mega ultra constrangimento em chegar lá e ter que explicar ao mundo toda diferença encontrada na lua de 1969 e a de atualmente. Do jeito que os EUA é criativo acho que iriam criar um argumento pra não dar o braço a torcer, alegando que a lua de 1969 passou por algum processo ainda não descoberto que causou tanta estranheza e mudanças (risos).
    Sabemos também que existem cientistas de renome mundo a fora que defendem a suposta ida do homem a lua (assim como outras teorias e pesquisas), porém não crêem nela, mas trabalham para manter a história como foi planejada e não como foi de verdade. Quem manda não é a ciência, mas sim o poder, e quem o possui dita as regras. ACORDEM!

  • Marcos Ribeiro:

    Estes sujeitos tipo o Ação Libertária que acham que a ida do homem na lua é uma farsa, são uma piada.
    Eles são os mais inteligentes, tontos são os milhares de cientistas de todo o mundo que foram enganados durante 40 anos.
    Sinto decepcioná-lo, mas o homem não foi uma vez na lua, foram 6 pousos lunares, realizados pelas Apollos 11, 12, 14, 15, 16 e 17, fora as várias missões anteriores de treinamento dos astronautas,nas quais as cápsulas espaciais orbitaram a Lua mas não pousaram . Não tem como se manter uma farsa por mais de 40 anos, e enganar 50.000 astrônomos, 20.000 físicos, e milhares de outros cientistas de todos os países, durante tanto tempo.
    Os astronautas trouxeram quase MEIA TONELADA de rochas lunares, os quais foram distribuídos pra centenas de conceituadas faculdades no mundo inteiro, analisadas pelos maiores experts, doutores e PHDs do mundo, mais de 100 países receberam amostras destas rochas, inclusive os cientistas russos, que em muitas áreas são mais avançados do que os próprios americanos.
    Só falta falar que todos estes cientistas foram comprados pelos yankess pra se calarem. Será que não sobrou um cientista comunista da China, Cuba ou da Rússia que não se corrompeu pra desmascarar esta “farsa”????
    É impossível trazer estas rochas através de sondas não tripuladas, e é impossível que sejam meteoritos, seja por causa da quantidade, seja pelo fato de que um meteorito tem sua composição alterada por causa dos milhares de graus Celsius que os meteoritos sofrem na entrada da atmosfera da Terra.
    Tem também os vários espelhos refletores colocados na lua, que só podiam ser colocados lá por astronautas…
    Ah, eu não sei se vc sabe, mas naquela época não tinha efeitos especiais computadorizados, e não tem como fazer um estúdio fechado de filmagem com milhares de quilômetros quadrados sem atmosfera pra simular o vácuo na Lua, ou mesmo simular 1/6 de gravidade.
    Daí ainda tem que aguentar as pérolas tais como: Ué, aquela navezinha não tem asa, como voava….Ela podia ser quadrada, redonda, triangular, pq lá não tem atmosfera, o formato não influencia em nada, aerodinâmica só funciona onde existe ar…kkkkkkkk
    É, realmente, os Estados unidos conseguiram enganar com um filminho a União Soviética, superpotência mundial, que chegou em alguns momentos a ser mais poderosa que os USA, tanto bélica quanto na exploração espacial, conseguiram enganar centenas de cientistas russos que desbravaram as viagens espaciais antes dos americanos, mas não conseguiram enganar o “jênio” aí embaixo.
    A URSS, maior inimiga dos americanos, loucos pra jogar uma bombinha nos yankess, tinham até foguete com ogiva nuclear colocados em Cuba apontados pros caras, com CENTENAS DE SATÉLITES, SONDAS VIGIANDO AS CAPSULAS ESPACIAIS DOS AMERICANOS, seguindo cada passo dos caras, não conseguiram perceber que era tudo uma mentira….kkkkkkkkkkk
    Este é aquele tipo de sujeito que acha que os yankess não foram a Lua, mas têm discos voadores que viajam mais rápida que a luz que foram capturadas dos Ets na área 51…kkkkkk….
    Vai ver foram os ETs reptilianos, em conluio com os Illuminati, que proibiram os caras de irem na lua, por causa das bases extraterrestres que eles instalaram na lua pra monitorar a terra….dizem que Hitler e os nazistas foram morar nestas bases depois da segunda guerra, e que o império do mal americano sabia de tudo….kkkkkkk
    Ele diz que centenas de cientistas desmascararam esta “farsa”, mas não consegue citar unzinho…kkkkkkkkkk…… Mostra aí, um físico, um astrônomo, unzinho só que duvide da “farsa”. Unzinho só, vai…..
    Bem, o que esperar de um sujeito que não sabe nem escrever direito o nome da agência espacial americana, a NASA??? O cara diz que fez amplos estudos no site da NASA, e nem sabe escrever o nome dela….”NAZA”…kkkkkkkkk
    Daqui a pouco ele vai falar que a terra é quadrada porque o império do mal americano quer nos enganar falando que a terra é redonda…….kkkkkkkkkkk
    Eu digo pra você : ACORDE!!!

  • Ação Libertária:

    Cristiano M.G. quando vc fala sobre termos “raiva” dos americanos, engana-se duas vezes, pois não se trata de raiva e muito menos do povo americano, porém os governantes e classes dominantes de lá, que a muito tempo controlam os meios de comunicação mundial, a economia, a política, a cultura etc. merecem toda fúria humana em forma de protestos e argumentos de destruição deste império.
    os “FATOS” que você tenta colocar como verdade ou provas não convencem nem um garotinho de cinco anos, porque basta você fazer as perguntas certas e todas estas “verdades” caem por terra recheadas de contradições. estuda filho e usa melhor esse seu pseudo intelecto para construir e disseminar a verdade.
    abaixo o governo americano e suas mentiras globais!
    Cristiano MG, mais uma vez você fala coisas sem nexo, o que tem haver esoterismo com o que eu comentei? creio que você deva se aperfeiçoar também em interpretações de texto, já que a sua está um pouco ruim, o que dirá seus comentários de assuntos com maior complexidade.
    bem, você me pede provas científicas para argumentar com sua pessoa, no entanto você não percebe que as maiores provas até hoje encontradas estão disponíveis nos arquivos da própria NAZA? basta você ler, pesquisar, observar e questionar de fato os supostos acontecimentos e não apenas engoli-los goela abaixo como a grande massa faz.
    ah! não querendo diminuir ainda mais sua importância aqui, lamento informa-lhe que existem não um apenas, mas centenas de cientistas de diversas nações que contestam a suposta ida do homem a lua, sem citar que pessoas envolvidas diretamente com o projeto de 1969 hoje são críticos ferrenhos de tal mentira.
    Se a mídia e meios de divulgação científicas de bancadas suspeitas não expõe tais pessoas, deve ser por que alguém não pretende mudar a história e conta-la de verdade. Isso acontece em todo lugar, quem manda é quem escreve a história e da forma que mais lhe convém. pelo jeito você deve acreditar que a princesa Isabel foi uma heroína porque te ensinaram assim nos livros de história do Brasil, ou que na guerra Brasil X Paraguai nos somos os mocinhos, talvez creia que os EUA invadiram o Iraque devido as armas químicas, é… se está escrito “oficialmente” então deve ser verdade?
    Para finalizar e deixa-lo um pouco mais consciente de suas fontes de estudo, tente contato com pessoas gabaritadas e sérias ao redor do mundo que já conseguiram destroçar toda essa mega produção cinematográfica americana, mas não espere ver isso na Rede Globo ou no site da NAZA, pois lá você irá engulir o que eles querem e não o que aconteceu de verdade. Respeito sua opinião, mas não posso me calar diante de tanta “convicção cega”. ACORDEM…
    ponto de vista é uma coisa e provas em cima de fatos é outra, todo argumento ou contra argumento pode ser convincente, só depende do seu desempenho em dominar as palavras corretas para iludir melhor o “cliente”. O ser humano acha que o fato de possuir um papel (diploma) que atesta seu poder e domínio do conhecimento didático o torna mais inteligente ou conceituado que outros, quantos gênios da história humana nunca receberam títulos ou pisaram em uma “buRRocrática” universidade? centenas! A sabedoria popular nos dias de hoje é amplamente pesquisada pela ciência e usada, porém muitos “acadêmicos” outrora condenavam certas condutas não oficiais (populares), mas que hoje são uma realidade, isso foi só um exemplo de como o conhecimento não pode ser enlatado e pré-fabricado, a organização e as instituições são essenciais para o conhecimento, mas nunca podemos subestimar a mente daquele que não pisou em uma universidade, pois até compra títulos hoje em dia é possível.
    O que quero dizer é que somos condicionados de tal forma desde que nascemos a acreditar na índole e integridade moral/ética das instituições, governos etc. sem as questionar ou desconfiar, que mais parece uma blasfêmia negar algo posto como verdade imutável.
    Só o tempo dirá e provará ao mundo quem está com a razão, já que por mais que se mostrem fatos e provas que destroçam completamente a suposta ida do homem a lua, sempre existirá pessoas que crêem nesta farsa, assim como existem pessoas que acreditam nos governos e na democracia (vigente). Os que mais se dizem livres e acreditam serem livres, são os mais escravizados e dependentes deste sistema.
    Se o homem uma dia conseguir chegar a lua realmente, aí sim, iremos rir dos “senhores do saber” e dos “tetos do saber”, pois com a tecnologia que temos hoje e que ainda podemos expandir, será inevitável a comparação com o suposto material de 1969 e anos seguintes, a gafe será tremenda.
    Acredito que o homem ainda não ousou ir até lá não por falta de orçamento ou outra coisa, pois os EUA gastam dezenas de vezes mais com poder bélico e guerras, que daria para irmos 10 vezes na lua e voltar, porém o que acontece, é o mega ultra constrangimento em chegar lá e ter que explicar ao mundo toda diferença encontrada na lua de 1969 e a de atualmente. Do jeito que os EUA é criativo acho que iriam criar um argumento pra não dar o braço a torcer, alegando que a lua de 1969 passou por algum processo ainda não descoberto que causou tanta estranheza e mudanças (risos).
    Sabemos também que existem cientistas de renome mundo a fora que defendem a suposta ida do homem a lua (assim como outras teorias e pesquisas), porém não crêem nela, mas trabalham para manter a história como foi planejada e não como foi de verdade. Quem manda não é a ciência, mas sim o poder, e quem o possui dita as regras. ACORDEM!

  • Ação Libertária:

    Cristiano M.G. quando vc fala sobre termos “raiva” dos americanos, engana-se duas vezes, pois não se trata de raiva e muito menos do povo americano, porém os governantes e classes dominantes de lá, que a muito tempo controlam os meios de comunicação mundial, a economia, a política, a cultura etc. merecem toda fúria humana em forma de protestos e argumentos de destruição deste império.

    os “FATOS” que você tenta colocar como verdade ou provas não convencem nem um garotinho de cinco anos, porque basta você fazer as perguntas certas e todas estas “verdades” caem por terra recheadas de contradições. estuda filho e usa melhor esse seu pseudo intelecto para construir e disseminar a verdade.

    abaixo o governo americano e suas mentiras globais!

    Cristiano MG, mais uma vez você fala coisas sem nexo, o que tem haver esoterismo com o que eu comentei? creio que você deva se aperfeiçoar também em interpretações de texto, já que a sua está um pouco ruim, o que dirá seus comentários de assuntos com maior complexidade.

    bem, você me pede provas científicas para argumentar com sua pessoa, no entanto você não percebe que as maiores provas até hoje encontradas estão disponíveis nos arquivos da própria NAZA? basta você ler, pesquisar, observar e questionar de fato os supostos acontecimentos e não apenas engoli-los goela abaixo como a grande massa faz.

    ah! não querendo diminuir ainda mais sua importância aqui, lamento informa-lhe que existem não um apenas, mas centenas de cientistas de diversas nações que contestam a suposta ida do homem a lua, sem citar que pessoas envolvidas diretamente com o projeto de 1969 hoje são críticos ferrenhos de tal mentira.

    Se a mídia e meios de divulgação científicas de bancadas suspeitas não expõe tais pessoas, deve ser por que alguém não pretende mudar a história e conta-la de verdade. Isso acontece em todo lugar, quem manda é quem escreve a história e da forma que mais lhe convém. pelo jeito você deve acreditar que a princesa Isabel foi uma heroína porque te ensinaram assim nos livros de história do Brasil, ou que na guerra Brasil X Paraguai nos somos os mocinhos, talvez creia que os EUA invadiram o Iraque devido as armas químicas, é… se está escrito “oficialmente” então deve ser verdade?

    Para finalizar e deixa-lo um pouco mais consciente de suas fontes de estudo, tente contato com pessoas gabaritadas e sérias ao redor do mundo que já conseguiram destroçar toda essa mega produção cinematográfica americana, mas não espere ver isso na Rede Globo ou no site da NAZA, pois lá você irá engulir o que eles querem e não o que aconteceu de verdade. Respeito sua opinião, mas não posso me calar diante de tanta “convicção cega”. ACORDEM…

    ponto de vista é uma coisa e provas em cima de fatos é outra, todo argumento ou contra argumento pode ser convincente, só depende do seu desempenho em dominar as palavras corretas para iludir melhor o “cliente”. O ser humano acha que o fato de possuir um papel (diploma) que atesta seu poder e domínio do conhecimento didático o torna mais inteligente ou conceituado que outros, quantos gênios da história humana nunca receberam títulos ou pisaram em uma “buRRocrática” universidade? centenas! A sabedoria popular nos dias de hoje é amplamente pesquisada pela ciência e usada, porém muitos “acadêmicos” outrora condenavam certas condutas não oficiais (populares), mas que hoje são uma realidade, isso foi só um exemplo de como o conhecimento não pode ser enlatado e pré-fabricado, a organização e as instituições são essenciais para o conhecimento, mas nunca podemos subestimar a mente daquele que não pisou em uma universidade, pois até compra títulos hoje em dia é possível.

    O que quero dizer é que somos condicionados de tal forma desde que nascemos a acreditar na índole e integridade moral/ética das instituições, governos etc. sem as questionar ou desconfiar, que mais parece uma blasfêmia negar algo posto como verdade imutável.

    Só o tempo dirá e provará ao mundo quem está com a razão, já que por mais que se mostrem fatos e provas que destroçam completamente a suposta ida do homem a lua, sempre existirá pessoas que crêem nesta farsa, assim como existem pessoas que acreditam nos governos e na democracia (vigente). Os que mais se dizem livres e acreditam serem livres, são os mais escravizados e dependentes deste sistema.

    Se o homem uma dia conseguir chegar a lua realmente, aí sim, iremos rir dos “senhores do saber” e dos “tetos do saber”, pois com a tecnologia que temos hoje e que ainda podemos expandir, será inevitável a comparação com o suposto material de 1969 e anos seguintes, a gafe será tremenda.

    Acredito que o homem ainda não ousou ir até lá não por falta de orçamento ou outra coisa, pois os EUA gastam dezenas de vezes mais com poder bélico e guerras, que daria para irmos 10 vezes na lua e voltar, porém o que acontece, é o mega ultra constrangimento em chegar lá e ter que explicar ao mundo toda diferença encontrada na lua de 1969 e a de atualmente. Do jeito que os EUA é criativo acho que iriam criar um argumento pra não dar o braço a torcer, alegando que a lua de 1969 passou por algum processo ainda não descoberto que causou tanta estranheza e mudanças (risos).

    Sabemos também que existem cientistas de renome mundo a fora que defendem a suposta ida do homem a lua (assim como outras teorias e pesquisas), porém não crêem nela, mas trabalham para manter a história como foi planejada e não como foi de verdade. Quem manda não é a ciência, mas sim o poder, e quem o possui dita as regras. ACORDEM!

  • Marcos- DF:

    Olá a todos !
    Este é um assunto polêmico, só acho que não cabe ficarmos nos ofendendo aqui, chamando uns aos outros de ignorantes, imbecis etc … A discussão neste nível sim, é uma perda de tempo e um desserviço ao aprendizado, do qual eu me beneficio, e muito !
    A humanidade avançou exatamente porque havia alguém que discordava do que a maioria dizia e este alguém procurava alternativas. A guerra vinha porque quem tinha as idéias confrontadas não aceitava o fato e aí partia prá violência.
    Não sou nenhum Ghandi não mas também não acho que o fato de “A” pensar diferente de “B” seja motivo para sair no tapa. Eu mesmo já fui chamado de ignorante e me mandaram estudar mais determinado assunto e nem por isso xinguei o cara !
    Portanto pessoal, vamos expor nossas idéias mas respeitando as do outro …
    Abraços

  • Francisco:

    Everton Carlos da Costa Cardoso / 24.04.2011
    Dizem que Gagarin, depois que retornou de seu vôo fora da atmosfera, ao redor da Terra, afirmou: “Fui ao céu e não vi Deus”. Não sei se é verdade.
    Em tempo: Sou católico.

    ***Quando pode vislumbrar a Terra, Gagarin disse uma das famosas frases da humanidade: “A Terra é Azul.”. Dois dias após o vôo, o primeiro homem a ir ao espaço solta a frase: “Estive no céu, e não vi Deus.”

    Ele não viu Deus porque viagens espaciais não enlouquecem os seres humanos.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Dizem que Gagarin, depois que retornou de seu vôo fora da atmosfera, ao redor da Terra, afirmou: “Fui ao céu e não vi Deus”. Não sei se é verdade. Em tempo: Sou católico.

  • Ação Libertária:

    ponto de vista é uma coisa e provas em cima de fatos é outra, todo argumento ou contra argumento pode ser convincente, só depende do seu desempenho em dominar as palavras corretas para iludir melhor o “cliente”. O ser humano acha que o fato de possuir um papel (diploma) que atesta seu poder e domínio do conhecimento didático o torna mais inteligente ou conceituado que outros, quantos gênios da história humana nunca receberam títulos ou pisaram em uma “buRRocrática” universidade? centenas! A sabedoria popular nos dias de hoje é amplamente pesquisada pela ciência e usada, porém muitos “acadêmicos” outrora condenavam certas condutas não oficiais (populares), mas que hoje são uma realidade, isso foi só um exemplo de como o conhecimento não pode ser enlatado e pré-fabricado, a organização e as instituições são essenciais para o conhecimento, mas nunca podemos subestimar a mente daquele que não pisou em uma universidade, pois até compra títulos hoje em dia é possível.

    O que quero dizer é que somos condicionados de tal forma desde que nascemos a acreditar na índole e integridade moral/ética das instituições, governos etc. sem as questionar ou desconfiar, que mais parece uma blasfêmia negar algo posto como verdade imutável.

    Só o tempo dirá e provará ao mundo quem está com a razão, já que por mais que se mostrem fatos e provas que destroçam completamente a suposta ida do homem a lua, sempre existirá pessoas que crêem nesta farsa, assim como existem pessoas que acreditam nos governos e na democracia (vigente). Os que mais se dizem livres e acreditam serem livres, são os mais escravizados e dependentes deste sistema.

    Se o homem uma dia conseguir chegar a lua realmente, aí sim, iremos rir dos “senhores do saber” e dos “tetos do saber”, pois com a tecnologia que temos hoje e que ainda podemos expandir, será inevitável a comparação com o suposto material de 1969 e anos seguintes, a gafe será tremenda.

    Acredito que o homem ainda não ousou ir até lá não por falta de orçamento ou outra coisa, pois os EUA gastam dezenas de vezes mais com poder bélico e guerras, que daria para irmos 10 vezes na lua e voltar, porém o que acontece, é o mega ultra constrangimento em chegar lá e ter que explicar ao mundo toda diferença encontrada na lua de 1969 e a de atualmente. Do jeito que os EUA é criativo acho que iriam criar um argumento pra não dar o braço a torcer, alegando que a lua de 1969 passou por algum processo ainda não descoberto que causou tanta estranheza e mudanças (risos).

    Sabemos também que existem cientistas de renome mundo a fora que defendem a suposta ida do homem a lua (assim como outras teorias e pesquisas), porém não crêem nela, mas trabalham para manter a história como foi planejada e não como foi de verdade. Quem manda não é a ciência, mas sim o poder, e quem o possui dita as regras. ACORDEM!

  • Francisco:

    O astrônomo Carlos Alberto Torres, do Laboratório Nacional de Astrofísica, ironiza esse tipo de tese: “Há 50 mil astrônomos no mundo. Esses 50 mil astrônomos foram enganados.”
    “Quando a pessoa fala isso, ela ignora milhões de coisas, e passa a falar o que não entende. Por isso é irritante. Isso é bobagem da mais grossa”, afirma.
    Já o astrônomo fluminense Ronaldo Mourão explica que “a incidência [da radiação e da variação de temperatura na Lua] não influencia, porque é uma região com pouca variação de temperatura”.
    Ele refuta também a ideia de que a ex-URSS fosse conivente com a situação. “Havia dois foguetes e dois projetos [para ir à Lua]. Quando eles viram, em 1974, que não conseguiriam ir, desistiram.”
    A principal missão do Projeto Apollo era levar homens à Lua e trazê-los de volta à salvo, mas a possibilidade de não dar certo era tão grande que o presidente dos EUA, Richard Nixon, já tinha um discurso pronto para cada uma das situações: o sucesso ou o fracasso da operação. Os astronautas também já estavam preparados para o pior e levavam consigo cápsulas de cianureto para serem ingeridas caso ficassem presos no espaço.
    Ao total, foram 17 naves do Projeto Apollo. As naves números 11, 12, 14, 15, 16 e 17 tiveram sucesso e cumpriram a missão de pousar em solo lunar. A Apollo 13 teve problemas no abastecimento de oxigênio do módulo de comando ao entrar na órbita lunar e não conseguiu fazer a aterrissagem. As missões das outras naves também chegaram à órbita da Lua, mas não realizaram o pouso, já que faziam parte de testes. Mais de 400 kg de materiais foram coletados nas seis viagens em que as naves pousaram na superfície do satélite.
    Mourão afirma que “foi um dos maiores feitos da civilização norte-americana, se ela desaparecer. Houve um grande avanço. Toda a tecnologia da comunicação digital, celulares e câmeras, provém disso.”

    http://www.comciencia.br/reportagens/espaco/espc09.htm

  • César:

    Este senhor, o tal de Byll Kaysing, que escreveu este livro de que o homem nunca foi na Lua, não tem nenhuma formação acadêmica no assunto, o único curso que ele possui é de bacharel em inglês.
    O mesmo se diga do cara que fez o site “A fraude do Século”, o tal do André Basílio, formado em administração de empresas…
    Claro que para eles é interessante “divulgar” estes fatos e ganhar um dinheirinho com a venda de livros e videos, como pode ser visto nos referidos sites.
    É como o colega abaixo falou, é impossível você enganar todos os países do mundo, milhares de cientistas, por mais de 40 anos, após seis pousos na Lua.
    É claro que devemos ter senso crítico em relação às mentiras dos governos mundiais, mas não devemos também ser réfens de pessoas que não tem formação acadêmica e só querem lucrar baseado em inverdades.
    Segue o link interessantíssimo do site Projeto Ocham, o qual desmascara um por um dos argumentos amadores desses dois senhores : http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

  • Francisco:

    Peter, magistral foi o Gibíblia.

    http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_108858.shtml

    Para os incrédulos.

  • lucio soares:

    Esqueça tudo o que lhe ensinaram na escola: o homem nunca pisou na Lua. A célebre imagem da nave americana pousando em nosso satélite no dia 20 de julho de 1969, o passo em câmera lenta de Neil Armstrong, a bandeira do Tio Sam fincada no solo lunar… Tudo isso foi encenado em um estúdio de TV no Estado de Nevada, nos Estados Unidos. Para ganhar contornos ainda mais espetaculares, as filmagens foram dirigidas por ninguém menos que o cineasta Stanley Kubrick.

    É o que defendem muitos cientistas e ativistas da verdade. Essa tese também é defendida pelo escritor Bill Kaysing em seu livro We Never Went to the Moon (“Nunca Fomos à Lua”). Segundo Kaysing, a Nasa, agência espacial americana, não tinha tecnologia para colocar o homem na Lua em 1969. Mas precisava fazer isso de qualquer maneira. Tudo porque, em abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin conseguira entrar para a história como o primeiro homem a viajar pelo espaço. Para não ficar atrás na “guerra fria” e na liderança da hegemonia no planeta, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez uma promessa: até o final da década, o país mandaria astronautas para a Lua.
    Mas a década de 60 chegou ao fim e os americanos ainda não tinham tecnologia para chegar lá. Por isso, a Apollo 11 realmente foi lançada – mas pousou no Pólo Sul. Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins foram levados secretamente a um estúdio de TV e encenaram a conquista da Lua (existem imagens de falhas de gravação até hoje). Veja a seguir alguns indícios do embuste.
    MUITO SUSPEITO
    • Não se viam estrelas no céu. Ora, se não existe atmosfera na Lua, as estrelas deveriam ser visíveis.
    • Não apareceu nenhuma cratera, e todo mundo sabe que a Lua está cheia delas.
    • As sombras dos astronautas no chão não eram paralelas, como se existissem duas fontes de luz – mas é sabido que só existe uma, o Sol.
    Outro indício de fraude é que, no momento da aterrissagem (o certo seria “alunissagem”), a câmera não balançou nem um pouco, mesmo estando posicionada perto de uma poderosa turbina. Sabe por quê? Simples: a câmera foi manuseada pelo cineasta americano Stanley Kubrick, que em meados de 1968 finalizara o filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço e dominava a técnica necessária para esse tipo de produção.

    ativistas e cientistas sérios questionam também o fato de os americanos terem conseguido transmitir toda a conquista da Lua em tempo real – e de os astronautas terem feito uma ligação telefônica direta com o então presidente Richard Nixon, como? nos dias de hoje e com tecnologia infinitamente superior o sinal de transmissão leva até 3 segundos para ir de um hemisfério a outro. Outra gafe histórica seria o fato de o vídeo exibir a bandeira americana tremulando, já que na Lua não existe vento e, sim, vácuo (um programa de TV americano que “desvenda” mistérios fez um programa sobre tais indícios de fraude, porém foi extremamente tendenciosa e descarada em sua fraude de validar outra fraude, lamentável para a ciência). Para completar, os céticos questionam: por que, desde Apollo 17, em 1972, o homem nunca mais voltou à Lua? Por que outros países nunca se arriscaram a pisar no satélite? De fato, são perguntas que teimam em não calar. vai lar senhor MG responde ae sabichão!

    lista abaixo que achei no site: http://www.afraudedoseculo.com.br/

    Resumo dos Indícios de Fraude

    1 – Existem diversas fotos com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz seria o Sol e todas as sombras deveriam ser paralelas.

    2 – Fotos com diferentes tamanhos da Terra, vista da Lua, evidenciando montagens desproporcionais.

    3 – Existem milhares de fotos com penumbra, sendo que não deveria haver penumbra na Lua devido à ausência da atmosfera.

    4 – Faltam as estrelas no fundo de todas as fotos. Com a ausência da atmosfera, as estrelas seriam ainda mais reluzentes.

    5 – Nas fotos e vídeos, a bandeira dos EUA aparece tremulando na superfície lunar. Porém, não existe vento na Lua simplesmente porque na Lua não há atmosfera.

    6 – Em centenas de fotos, há pegadas dos astronautas na Lua. Mas, seria difícil haver formação de pegadas devido à falta de umidade e de gravidade.

    7 – Numa das fotos, há indício de alguém ter colocado embaixo de um dos pés do Módulo Lunar um montinho de terra para que este pé não ficasse no ar.

    8 – Pelo que se vê nas fotos, não houve pouso do Módulo Lunar. Ele teria sido colocado delicadamente naquele local. Não há marcas no solo do propulsor da nave.

    9 – No mesmo lugar onde o pé do astronauta cria uma profunda pegada na superfície lunar, o pé do módulo lunar se mostra muito delicado na superfície da Lua, sem causar qualquer estrago.

    10 – Pelo tamanho do Módulo Lunar, dificilmente existiria nele combustível o suficiente para colocá-lo em órbita novamente.

    11 – Não existem, até hoje, filmes fotográficos que resistam à enorme variação de temperatura que ocorre na Lua.

    12 – Em 1969, os astronautas conversavam, da Lua, com a NASA, na Terra, em tempo real. Esta tecnologia não existe até hoje.

    13 – A radiação solar incidente na Lua, sem atmosfera, é mortal para qualquer ser humano.

    14 – Dificilmente existiriam roupas espaciais, na época, que resistissem às enormes variações de temperaturas da Lua (-153ºC a +107ºC).

    15 – Dificilmente existiriam roupas espaciais, na época, que resistissem à ausência da pressão atmosférica na Lua.

    16 – Extrema semelhança do ambiente das fotos mostradas pela NASA com o Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

    17 – Indício de Stanley Kubrick dentro da NASA, que poderia ter auxiliado na criação dos efeitos especiais utilizados na fraude.

    18 – Oficialmente, a NASA só teria realizado seis missões tripuladas à Lua, de 1969 a 1972, exatamente durante a gestão do presidente Richard Nixon. Após isso, nunca mais o homem teria voltado à Lua.

    19 – Richard Nixon, envolvido em falcatruas que mancharam a imagem dos Estados Unidos, foi o principal articulador do escandaloso Caso Watergate, o qual culminou em sua renúncia durante o primeiro processo de impeachment estadunidense. Nixon poderia ter tramado a fraude do homem na Lua para atrair investimentos para os Estados Unidos. Sua história o condena.

    20 – Indício de manipulação na foto do “Jogo dos 7 Erros” mostra várias cruzes distorcidas, mas tais cruzes não poderiam estar distorcidas nem mesmo por lentes objetivas, que ficam do lado externo da câmera, já que essas cruzes fazem parte de um recurso interno da câmera.

    21 – Mesmo gastando apenas 6 meses para programar uma nova viagem à Lua na década de 1960, George Bush diz que a NASA gastará 10 anos para levar o homem à Lua novamente.

    22 – Plano dos Estados Unidos enviarem o homem à Lua é alterado de 2015 para 2020.

    23 – NASA afirma que não deve conseguir levar o homem à Lua novamente até 2020.

    24 – Mesmo tendo ciência de que tinha posse de tal material, a NASA nunca exibiu as imagens do primeiro pouso do homem na Lua que teriam sido gravadas em fitas de vídeo e retornado à Terra com qualidade extremamente superior às transmitidas “ao vivo”.

    25 – Em 2006, a NASA afirma ter perdido os vídeos originais do primeiro pouso na Lua, que teriam qualidade bem superior aos exibidos a todos até hoje.

    26 – Em 2009, a NASA declara que, para economizar dinheiro, e sem ter cópias das fitas originais, gravou intencionalmente outras imagens e dados de satélites em cima das fitas originais que continham o fato histórico mais importante da NASA em todos os tempos.

    27 – Richard Nafzger, engenheiro da NASA, afirma que o objetivo maior do governo dos Estados Unidos em relação à ida do homem à Lua era para efeito de marketing ao vivo.

    28 – Em várias fotos, o local onde se encontram os astronautas aparece bem iluminado, mas os locais ao fundo aparecem muito escuros dando indício de ter sido utilizada iluminação artificial.

  • Ação Libertária:

    Cristiano MG, mais uma vez você fala coisas sem nexo, o que tem haver exoterismo com o que eu comentei? creio que você deva se aperfeiçoar também em interpretações de texto, já que a sua está um pouco ruim, o que dirá seus comentários de assuntos com maior complexidade.

    bem, você me pede provas científicas para argumentar com sua pessoa, no entanto você não percebe que as maiores provas até hoje encontradas estão disponíveis nos arquivos da própria NAZA? basta você ler, pesquisar, observar e questionar de fato os supostos acontecimentos e não apenas engoli-los goela abaixo como a grande massa faz.

    ah! não querendo diminuir ainda mais sua importância aqui, lamento informa-lhe que existem não um apenas, mas centenas de cientistas de diversas nações que contestam a suposta ida do homem a lua, sem citar que pessoas envolvidas diretamente com o projeto de 1969 hoje são críticos ferrenhos de tal mentira. Se a mídia e meios de divulgação científicas de bancadas suspeitas não expõe tais pessoas, deve ser por que alguém não pretende mudar a história e conta-la de verdade. Isso acontece em todo lugar, quem manda é quem escreve a história e da forma que mais lhe convém. pelo jeito você deve acreditar que a princesa Isabel foi uma heroína porque te ensinaram assim nos livros de história do Brasil, ou que na guerra Brasil X Paraguai nos somos os mocinhos, talvez creia que os EUA invadiram o Iraque devido as armas químicas, é… se está escrito “oficialmente” então deve ser verdade?

    Para finalizar e deixa-lo um pouco mais consciente de suas fontes de estudo, tente contato com pessoas gabaritadas e sérias ao redor do mundo que já conseguiram destroçar toda essa mega produção cinematográfica americana, mas não espere ver isso na Rede Globo ou no site da NAZA, pois lá você irá engulir o que eles querem e não o que aconteceu de verdade. Respeito sua opinião, mas não posso me calar diante de tanta “convicção cega”. ACORDEM…

  • Cristiano M. G.:

    Prezado sei lá o quê Ação Libertatória…

    Acredito que seja você que deva estudar mais, você sim é um pseudo-intelectual esotérico.

    Apesar de você tentar me denegrir, não vi em seu texto um argumento científico para rebater o que eu disse.

    Se você quer um debate científico, apegue-se a fatos e apresente-os para que todos possam discuti-los.

    Repito aqui novamente: enconte UM, eu disse apenas UM cientista, astrônomo, físico, geógrafo, etc, entre 7 bilhões de pessoas no Planeta Terra, de qualquer nacionalidade, que duvide que o homem foi à Lua.

  • Ação Libertária:

    Cristiano M.G. quando vc fala sobre termos “raiva” dos americanos, engana-se duas vezes, pois não se trata de raiva e muito menos do povo americano, porém os governantes e classes dominantes de lá, que a muito tempo controlam os meios de comunicação mundial, a economia, a política, a cultura etc. merecem toda fúria humana em forma de protestos e argumentos de destruição deste império.

    os “FATOS” que você tenta colocar como verdade ou provas não convencem nem um garotinho de cinco anos, porque basta você fazer as perguntas certas e todas estas “verdades” caem por terra recheadas de contradições. estuda filho e usa melhor esse seu pseudo intelecto para construir e disseminar a verdade.

    abaixo o governo americano e suas mentiras globais!

  • claudemir da silva:

    interesante saber dessas historia quer poucos conhece a respeito desse feito importante pra era espacial

  • Mario:

    a terra é azul e o Rio de Janeiro é vermelho.

  • SENAM:

    Parabens Cristiano é assim que devem ser conduzidos os debates, com argumentação. Nunca devemos misturar. Se não concordarmos com argumentos devemos contra-argumentar e nunca misturar argumento com religião( coisa não comprovavel) e nem com a moral do outro. Cada um tem a sua verdade própria e pode não ser a mesma do outro.Vivemos em um mundo de dualidade onde nada é absoluto. Temos pouco tempo para estudarmos, mas continuemos estudando pois mais um ciclo da terra esta se completando e como Vc não pode reconhecer o que nunca foi informado, pesquisem e estudem pois INFORMAÇÃO É TUDO.

  • Pig:

    PESSOAL PQ VCS APAGAM OS COMENTARIUS DE ALGUMAS PESSOAS? VI DOIS Q SÃO BEM LEGAIS MAS VCS APAGARAM SERÁ Q É PQ VCS NAO QUEREM ESCUTAR O Q ELES DIZEM. VALEU MARCIO E VERITAS

    O ser humano são seres estranhos, pois suas convicções geralmente são construídas a base de informações elaboradas por “estudiosos” que são pagos e trabalham para certas elites, que comandam de cabo a rabo este pequeno e ingênuo planeta, com isso o objetivo deles não é a verdade, mas sim o controle e o poder. guerra fria? União soviética X EUA? isso não passa de história de condicionamento de mentes, uma vez que a verdade por trás de todas as grandes histórias do mundo são distorcidas e contadas ao gosto de quem tem o poder para escreve-las e distribui-las ao povo, basta observar seu livro de história do Brasil, é uma piada, nem 30% do que tem escrito ali aconteceu da forma que relatam.
    O tema da suposta ida a lua e a primeira viagem orbital sempre geram muita polêmica, existem mentiras e verdades noticiadas ao “gado humano”, contudo é comum percebermos que sempre os que questionam e questionaram mais os “fatos” na história humana, foram os grandes gênios e pensadores reais (o resto são meros reprodutores de conhecimento, e por vezes falsos), que posteriormente foram e são reconhecidos.
    FATO: os EUA não foram a lua, no máximo conseguiram chegar a órbita da terra, assim como os Russos, acreditem ou não. Aos “sábios” comentários de pessoas falando das instituições como a NASA etc. como sendo referência e intocáveis na moral, ética e verdade, meus sentimentos á vocês é de solidariedade por tamanha ignorância, ingenuidade e desprovimento de verdadeiro senso crítico, pois não há na história humana nenhuma instituição de poder, seja ela, estatal ou privada que trate de assuntos de interesse global que não use a mentira, o blefe e demais artifícios para assegurar hegemonia, poder e outros interesses a elite ao qual pertencem. votem de forma negativa no meu humilde comentário, mas saibam que se esconder da verdade ou omiti-la é mostrar-se fraco em tentar compreender a verdade suprema da vida, seja ela qual for.

    A única lua que o homem pisou foi desenvolvida na área 51, local onde os “OVINs” feitos por americanos estão guardados até hoje. Brasileiro é bicho besta mermo, basta um engravatado de olho azul falar em inglês dizendo que caju é pão que neguinho acredita, aaa povinho burro e submisso ás idéias americanas somos nós. estudem realmente, elaborem pesquisas idôneas e não engulam essas bancadas científicas que trabalham para o tio sã e somente para ele. ACORDEM!!! ACORDEM!!! ACORDEM!!!

    O HOMEM NÃO FOI A LUA ATÉ ENTÃO E PONTO FINAL, VOCÊS (FANTOCHES DO SISTEMA) PODEM ATÉ CHORAR SANGUE ACREDITANDO NESSA MENTIRA COLOSSAL DO SÉCULO XX, MAS EU NUNCA IREI PERMITIR TANTA CONTRADIÇÃO E MENTIRA DESTA ESPÉCIE EM MINHA MENTE. :-p

  • lucio soares:

    povo o homem nunca foi na lua pq nao tem tecnologia para isso. o q se v é muita pirotekinia de computador efeitos em 3D, poucas fotos são verdadeiras. somente um cara sem cerebro pra acreditar q ja fomos na lua, me poupem seus cegos. estudem mais e escutem menos os americanos

  • Cristiano M. G.:

    É incrível como a ignorância permeia a cabeça das pessoas atualmente.
    O que o César falou sobre a ida do homem está inteiramente correto.
    Mas daí vem os engraçadinhos: Pô, este César é americano, por defender que o homem já foi na lua… Americano não presta, Americano é mau, blábláblá….
    Não confundam a raiva (até justificável) contra os americanos, com o fato inegável de que eles foram na Lua. Contra fatos não há argumentos.
    Tenho certeza que se fosse a União Soviética ou os Chineses que tivessem ido na Lua, não teria tanta gente duvidando…
    Vamos acrescentar alguns fatos à lista:
    1 – Além dos espelhos que os astronautas deixaram na Lua, através da triangulação de rádio (qualquer entusiasta de rádio-amador sabe do que estou falando), você descobre o posicionamento de quem está transmitindo. Se os americanos tivessem mentido, fatalmente os soviéticos teriam desmentido os americanos.
    2 – As rochas lunares!!! Foram 382 quilos de rochas, analisadas por centenas de cientistas no mundo inteiro, que comprovam que seria impossível de falsificá-las na Terra. Um cientista até brincou que era mais fácil e barato ir até na Lua pra pegar as rochas, do que tentar falsificá-las… Note-se que as sondas soviéticas robotizadas (Missões Luna), só conseguiram trazer algumas gramas de rochas lunares… Note-se também que estas rochas conferem com meteoritos vindos da Lua encontrados na Antártica…
    3 – As pessoas acreditam que o homem consegue ir ao espaço, mas não acreditam que foram na Lua… O mais difícil é chegar no espaço!!! Um foguete movido por combustível químico é praticamente uma bomba, em que o astronauta senta em cima e torce pra que dê tudo certo…. O complicado é entrar em órbita (conseguir mais de 28.100 Km/h para escapar da gravidade) e fazer a reentrada depois…
    4 – A União Soviética, na tentativa de ofuscar os americanos, mandou a sonda robótica Luna 15 ao mesmo tempo em que os americanos estavam na Lua. No entanto, a sonda serviu como prova para os soviéticos de que os americanos estavam mesmo por ali. Pela primeira vez na história, americanos e russos cooperaram no espaço – meio a contragosto, mas cooperaram. Para evitar uma tragédia espacial, com a sonda soviética colidindo com a nave americana, as duas agências trocaram dados sobre seus planos de voo. Ou seja: a URSS não apenas ouviu as transmissões de rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo da Apollo 11.
    5 – A União Soviética, em plena guerra fria, teria feito qualquer coisa pra provar que houve alguma farsa, se realmente os americanos estivessem mentido… Mas, claro, vem os “gênios” da internet afirmarem que nunca existiu guerra fria, apesar das 40.000 ogivas nucleares que os EUA e a URSS possuíam, e o incidente em Cuba, que por muita sorte não ocasionou a 3ª Guerra Mundial…
    6 – Recentemente, a sonda LRO (americana) e a sonda Chandrayaan-1 (indiana) tiraram fotos da Lua, onde se vê claramente os restos dos módulos de pouso das missões Apollo, inclusive dá pra se ver os rastros deixados no solo pelos astronautas…. Mas, claro, os “inteligentes” vão afirmar que é tudo obra do Photoshop….
    7 – Ache UM, eu disse UM cientista que conteste que o homem não foi na Lua. Nem os cientistas comunistas, do alto do ódio dos americanos, tiveram coragem de negar tal fato tão óbvio.
    Por que não voltaram? Simples : Gastar 150 bilhões de dólares pra ver (rever) um monte de rochas????? As missões Apollo tiveram cunho muito mais político-militar, para vencer a União Soviética, do que cunho científico.
    A geração de hoje acha que nos anos 60 e 70 o homem não tinha capacidade técnica para tamanha façanha… Tirando a evolução na área de informática, no resto não ocorreram tantas mudanças… Um foguete do século XXI para levar o homem para a órbita da Terra usa exatamente a mesma tecnologia dos anos 60. Aliás, a Rússia utiliza hoje o mesmo foguete que levou Gagarin ao espaço… O motor de um carro a gasolina continua idêntico aos daquela época (tirando o sistema de injeção, que não faz parte do motor em si). Idem os aviões, tirando os painéis de controle computadorizados…
    Me desculpem pelo longo texto, mas espero que estas informações ajudem a proporcionar uma maior elucidação sobre o assunto.

  • Márcio:

    A única lua que o homem pisou foi desenvolvida na área 51, local onde os “OVINs” feitos por americanos estão guardados até hoje. Brasileiro é bicho besta mermo, basta um engravatado de olho azul falar em inglês dizendo que caju é pão que neguinho acredita, aaa povinho burro e submisso ás idéias americanas somos nós. estudem realmente, elaborem pesquisas idôneas e não engulam essas bancadas científicas que trabalham para o tio sã e somente para ele. ACORDEM!!! ACORDEM!!! ACORDEM!!!

    O HOMEM NÃO FOI A LUA ATÉ ENTÃO E PONTO FINAL, VOCÊS (FANTOCHES DO SISTEMA) PODEM ATÉ CHORAR SANGUE ACREDITANDO NESSA MENTIRA COLOSSAL DO SÉCULO XX, MAS EU NUNCA IREI PERMITIR TANTA CONTRADIÇÃO E MENTIRA DESTA ESPÉCIE EM MINHA MENTE. :-p

  • RODRIGUES:

    TODO ESTE DINHEIRO INVESTIDO EM MISSÕES ESPACIAIS DEVERIA SER USADO AQUI MESMO NA TERRA PARA A DESCOBERTA DESTE NOSSO PLANETA MESMO. EXISTEM MUITAS FORMAS DE VIDA AQUI QUE AINDA NÃO SE DESCOBRIU. DEVERIA SER USADO PARA ACABAR COM A MISÉRIA DOS POVOS DANDO AOS MESMOS DIGNIDADE;MORADIA DIGNA SAÚDE E EDUCAÇÃO. O QUE VEJO NESTAS TAIS MISSÕES ESPACIAIS É APENAS UMA FORMA DE UM PAIS SE SOBREPOR AOS OUTROS NA ÁREA BÉLICA.MOSTRANDO COM ESTES FOGUETES E NAVES APENAS A RAPIDEZ E O PODER DE DESTRUIÇÃO A QUE PODEM PROVOCAR AOS OUTROS. NO QUE SE REFERE A REMÉDIOS, O HOMEM NÃO PRECISA IR AO ESPAÇO PRA TESTAR NOVAS DROGAS. AQUI MESMO PODE SER CRIADO O VÁCUO PARA TAIS TESTES. É APENAS GANÂNCIA DE POVOS IMPERIALISTAS QUE ESTA EM JOGO E PURA VAIDADE.

  • Nhacaqueto:

    Acho que o Pio Rambo tem uma memoria de elefante…

  • Antonio Dias:

    Este assunto é tão sem grassa, viagem a lua: pessoal não tem nada na lua.. duvida…compre uma luneta.
    O projeto apolo custou bilhões de dolares, e seria preciso um novo programa de bilões… pra que…provar para uma juventude que caiu deparaquedas neste mundo globalizado…mas concordamos que tem alguma coisa muito estranha…explico…existe tecnologia para fazer um mapa da lua tridimensional,tirar fotos ou filmar até um grão de areia…

    Vamos pesquizar talvez este material exista, apenas não tive acesso ainda.
    Vamos repensar, estudar o assunto…talvez já exista nós é que não tivemos acésso, que me ajudem os mais iformados.

  • Cassio:

    Quando tem esse assunto é sempre assim: Um bando de ignorantes com essa papagaiada de que o homem não foi a lua.
    Os maiores cientistas, astronômos, geólogos,etc, sabem que foram a lua 6 vezes e uma turminha que demonstra que nem mobral tem vive defendendo a farsa. Fazer o quê?

  • luciana:

    Nelio Huster
    Compartilho da sua indignação, pois o site não está dando o devido crédito ao comandante Raimundo Nonato, da jangada espacial Tiririca II, (a primeira foi tripulada por um lobo guará, que inclusive, aprendeu 3 idiomas: guarani,portunhol e carioquês).

  • Carlos Machado:

    Obrigado pela correção Diego, esta correto sim.

  • Diego:

    Creio que a mensagem do usuario Carlos Machado foi para o Eduardo, apenas repassei e concordo com algumas palavras ditas pelo mesmo.

  • Diego:

    Eduardo / 13.04.2011

    Já que o senhor é tão esperto, o que me admira muito, explique para nós do hypescience porque que o homem e então a Rússia de atualmente não tenta pisar na lua novamente?

    Será que é porque os EUA já colonizaram as terras lunáticas e agora o resto dos países precisam de permissão para entrar?(ironia, para os que não entendem esse termo)

    Porem, com tudo, todavia, até mesmo os cientistas da URSS não falaram o oposto, é difícil ainda de acreditar, com toda essa tecnologia que temos de hoje em dia e tantos projetos para a lua, porque que o homem não voltou para la e fez um vídeo de alta qualidade(e quem sabe ao vivo) para o mundo inteiro ver?

    Imagina o prestigio que o país vai ter em realizar isso, e ainda muitos lucros (que ainda da muito lucro para os EUA com a suposta ida do homem a lua), já que o mundo é muito capitalista não seria uma má idéia pisar na lua “novamente” (se não for a 1ºvez né).

  • Diego:

    Esse Cezar só pode ser americano!!!
    EUA se tornou um país incrivelmente mais capitalista do que os outros países, com todos esses anos, após a guerra fria, todo o fato que pudesse favorecer a sua nação, mesmo que jogando 2 aviões no grande centro econômico deles mesmo e matando cerca de 3mil pessoas. Isso é o capitalismo e na china a coisa pode ficar pior do que os EUA.
    Não sei aonde que eu li uma grande teoria da conspiração escrita por um americano mesmo, e até consideravelmente apoiado por poucos (não sei atualmente), falando sobre a tragédia do 11/09 e o que realmente custou para os EUA, na verdade ele começa a falando que não custou nada para os EUA (alem das vidas), alia esta dando lucro, ele explica varias teorias e coisas que fizeram após o 11/09, que apenas aumentou a renda do país (gananciosos).
    Como acreditar que esta nação pisou na lua? Eu acho que foi apenas para ganhar mais e mais dinheiro vendendo filmes, brinquedos e ect…
    OBS: O que tanto eles escondem na AREA 51? O que é tão secreto assim? Sabemos que não é só na área militar, mais eu não acredito nos EUA e fico com um pé atrás com seus “amiguinhos intimos”

  • Carlos Machado:

    Já que o senhor é tão esperto, o que me admira muito, explique para nós do hypescience porque que o homem e então a Rússia de atualmente não tenta pisar na lua novamente?

    Será que é porque os EUA já colonizaram as terras lunáticas e agora o resto dos países precisam de permissão para entrar?(ironia, para os que não entendem esse termo)

    Porem, com tudo, todavia, até mesmo os cientistas da URSS não falaram o oposto, é difícil ainda de acreditar, com toda essa tecnologia que temos de hoje em dia e tantos projetos para a lua, porque que o homem não voltou para la e fez um vídeo de alta qualidade(e quem sabe ao vivo) para o mundo inteiro ver?

    Imagina o prestigio que o país vai ter em realizar isso, e ainda muitos lucros (que ainda da muito lucro para os EUA com a suposta ida do homem a lua), já que o mundo é muito capitalista não seria uma má idéia pisar na lua “novamente” (se não for a 1ºvez né).

  • ander:

    igual dragon ball z
    viajando em esferas..,

  • Genivaldo:

    Temos enviado satélites ao espaço a outros planetas, orbitamos na estação internacional mas, termos ído a lua e estarmos nos preparando para Marte etc é uma verdadeira mentira para fazer a humanidade sonhar. Agora temos a perfeiçoado os computadores, na aviação estamos ainda atrazados, em armamento bélico estamos avançados comparados aos 90, ainda não conhecemos os segredos dos oceanos nem as catastrófes naturais planetaria, vivemos matando cientes as classes mais probres no planeta, criamos o Haarp para vários fins maléficos para a humanidade além da Fema. Isto tudo é uma mentira e fazem com que a humanidade veja um mundo em que a fonte dos líderes do mundo querem que vejamos um mundo de sonhos, acho que milhões vivem dormindo na Matrix já é tempo de tomar a pílula vermelha. Acordem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!….

  • Veritas:

    O ser humano são seres estranhos, pois suas convicções geralmente são construídas a base de informações elaboradas por “estudiosos” que são pagos e trabalham para certas elites, que comandam de cabo a rabo este pequeno e ingênuo planeta, com isso o objetivo deles não é a verdade, mas sim o controle e o poder. guerra fria? União soviética X EUA? isso não passa de história de condicionamento de mentes, uma vez que a verdade por trás de todas as grandes histórias do mundo são distorcidas e contadas ao gosto de quem tem o poder para escreve-las e distribui-las ao povo, basta observar seu livro de história do Brasil, é uma piada, nem 30% do que tem escrito ali aconteceu da forma que relatam.

    O tema da suposta ida a lua e a primeira viagem orbital sempre geram muita polêmica, existem mentiras e verdades noticiadas ao “gado humano”, contudo é comum percebermos que sempre os que questionam e questionaram mais os “fatos” na história humana, foram os grandes gênios e pensadores reais (o resto são meros reprodutores de conhecimento, e por vezes falsos), que posteriormente foram e são reconhecidos.

    FATO: os EUA não foram a lua, no máximo conseguiram chegar a órbita da terra, assim como os Russos, acreditem ou não. Aos “sábios” comentários de pessoas falando das instituições como a NASA etc. como sendo referência e intocáveis na moral, ética e verdade, meus sentimentos á vocês é de solidariedade por tamanha ignorância, ingenuidade e desprovimento de verdadeiro senso crítico, pois não há na história humana nenhuma instituição de poder, seja ela, estatal ou privada que trate de assuntos de interesse global que não use a mentira, o blefe e demais artifícios para assegurar hegemonia, poder e outros interesses a elite ao qual pertencem. votem de forma negativa no meu humilde comentário, mas saibam que se esconder da verdade ou omiti-la é mostrar-se fraco em tentar compreender a verdade suprema da vida, seja ela qual for.

  • Coronel:

    Achegada na lua é um fato aceito até pelos soviéticos,pelo simples fato deles terem circunavegado a lua antes dos americanos mas com animais na tripulação enquanto os E.U.A usaram astronautas…

  • Peter:

    Francisco: Magistral sua resposta. Não só o Márcio acredita ser possível andar sobre a água, mas um monte de pessoas que assim como ele, acham que o homem não foi a lua, mesmo sob a luz de provas irrefutáveis e indiscutíveis.

    No entanto eles preferem acreditar na Gibíblia e outros livros de historinhas infantis (para adultos e “for dummies”)

  • Francisco:

    O Marcio não acredita na chegada do homem à lua mas
    querem apostar como acredita ser possível andar sobre
    a água?
    Marcio, em se falando de espaço a lua é logo ali na
    esquina… dá pra ir a pé.

  • Antonio L Garcia:

    Bem existem pessoas que não creem no holocausto ,que o homem foi a
    lua . Que Jesus cristo,Budha, Mohamed Foram santos mas enfim
    tem gente pra tudo ,mas Marcio tu cre na tabela periódica né

  • Currupaco:

    Off topic In topic
    http://www.youtube.com/watch?v=y8ddAllV7UM

    “Seguramente podemos acreditar que TUDO que dizem massivamente nos meios de comunicação é verdade.”

    O que não podemos acreditar é que vocês deixem-se enganar com essa mentira.

  • Marte:

    Yuri Gagarin foi o primeiro grande heroi da nossa era. E se a gente pensar direitinho, 50 anos foi ontem.

  • Cesar:

    Magno, se o cão teve sorte, ele morreu na reentrada. Se não teve sorte, morreu na queda. Foram vários os animais que morreram para que o homem pudesse conquistar o espaço.

  • DarkDenis:

    Bah, pode parecer uma comparação idiota, mas a Vostok é quase igual a nave dos Sayajins de Dragon Ball xD

  • AuJr.:

    “A Terra é azul”.
    Frase simples, mas que definiu um feito histórico para todos nós. =)

  • cezar:

    o raimundo nonato não foi o primeiro herói e sim o jorge do cavalo(inventado do papa) que foi morar na lua!kkkk

  • Magno:

    Algumas semanas antes, um protótipo de nave, o Vostok 3KA-2, completou uma órbita baixa na Terra carregando um boneco em tamanho natural chamado Ivan Ivanovich e um cão chamado Zvezdochka. Ivan foi vendido em um leilão em 1993.

    Cadê o cão???

  • Pio Rambo:

    Eu tinha 4 anos quando Yuri foi ao espaço. Na época havia muita confusão nas comunicações e só se falava em Sputnik. Lembro que muitas vezes, no final da tarde, quando o dia era de céu azul, o pai e eu, além de meus irmãos, ficávamos um bom tempo a fitar o céu na esperança de ver algum Sputnik.

    Tomando em conta a tecnologia e o material eletrônico existente na época, este foi sem dúvida um feito histórico.

  • nelio huster:

    Há a omissão por parte de pessoas interessadas sobre o fato que o primeiro homem a viajar no espaço, foi Raimundo Nonato, cearende que em 1959, partiu de uma jangada móvel e circundou nosso planeta cinco vêzes, sendo a nave (Jangada espacial I), pousada no Centro Avançado de Pesquisas Espaciais de Jericoaquara.

  • Neto:

    Marcio,

    Existe uma forma de provar se o homem foi realmetne a lua. Eles colocaram espelhos lá para que pudessem bombarde-la com lazers, o que alem de medir a distancia da lua para a terra, prova de uma vez por todas, o homem foi a lua, mas provavelmente nenhuma foto ou video sbrou disso, como a temperatura variava muito e os filmes na epoca eram muito sensíveis é possivel que tenham se estraviado.

  • jose51:

    Tal fato até hoje está “entalado” na garganta dos gringos.

  • marcio:

    isso prova que os soviéticos são pioneiros na corrida espacial,já que eu não acredito na chegada do homem na lua.
    adorei essa matéria.

  • Cesar:

    Mais um fato surpreendente.

    7. Apesar de estar tão pouco documentada, de ter tido quase nenhuma testemunha, ter sido feita com quase nenhuma tecnologia extraordinária (exceto o foguete, a Vostok era quase uma casca sem nada mais), apesar da mentira soviética (eles esconderam o fato que Gagarin não pousou com a Vostok), a missão de Yuri Gagarin é aceita por todos, enquanto a conquista americana, apesar dos milhares de fotos, de ter sido acompanhada por milhões de pessoas quando em Terra, em órbita da Terra, a caminho da Lua, na órbita da Lua e no pouso, de ter trazido amostras de solo e rochas lunares, de ter deixado um espelho que foi usado quase imediatamente para medir a distância Terra-Lua, de ter um sem-número de evidências irrefutáveis, ainda assim é questionada e chamada de “fraude”.

Deixe seu comentário!