6 maneiras de desenvolver a disciplina necessária para alcançar seus objetivos

Por , em 7.10.2014

Toda vez que você não faz algo que acha que deveria fazer (como comer salada em vez de fritura), tenho certeza de que usa a desculpa: “Não tenho suficiente força de vontade para isso”.

Felizmente, a ciência está aqui para esclarecer que a força de vontade não é uma benção divina com a qual algumas pessoas nascem e outras não. A autodisciplina é uma habilidade aprendida, e não uma característica inata.

No entanto, é verdade que muitas pessoas não sabem como aumentar a disciplina, e é aí que você pode estar fazendo tudo errado.

Confira 6 maneiras de desenvolver autodisciplina, a fim de usá-la para alcançar seus objetivos:

1. Reconheça seus pontos fracos

Seja qual for o obstáculo a seu objetivo, reconheça-o como seu ponto fraco. Por exemplo, doces são o problema maior para a sua dieta? Você não consegue parar de checar mídias sociais a cada dois minutos e gostaria de render mais no trabalho? Muitas vezes, as pessoas tentam fingir que suas fraquezas não existem, ou tentam minimizar o impacto negativo que seus maus hábitos têm sobre suas vidas. Por exemplo, muitos fumantes dizem que poderiam parar se quisessem, apenas porque não querem admitir que são viciados.

2. Estabeleça um plano claro

Ninguém acorda um dia, do nada, abençoado com a autodisciplina. Em vez disso, você precisa de uma estratégia. Se você quiser aumentar seus bons hábitos – como se exercitar mais frequentemente – ou eliminar seus maus hábitos – como assistir TV demais -, você vai precisar desenvolver um plano para definir as medidas de ação que irão ajudá-lo a alcançar tais objetivos.

3. Minimize as tentações

Embora todos nós gostaríamos de acreditar que temos força de vontade suficiente para resistir até mesmo a tentação mais sedutora, ninguém tem tal sobrenatural autodisciplina. Basta um momento de fraqueza para nos convencer a ceder à tentação. Tornar difícil o acesso a essas tentações pode ser crucial para atingir seus objetivos. Se a sua fraqueza é o Facebook, desligue a internet enquanto você está trabalhando. Se você não consegue resistir a gastos excessivos quando vai ao shopping, deixe o cartão de crédito em casa e só leve com você uma pequena quantidade de dinheiro.

4. Pratique sua tolerância ao desconforto emocional

É normal querer evitar a dor e o estresse, ninguém quer passar por isso. No entanto, tentar eliminar todo o desconforto da sua vida só irá reforçar a você mesmo que você não consegue lidar com dificuldades – e não tem como passar pela vida sem elas. Nós geralmente podemos aguentar muito mais do que pensamos que podemos. Permita-se experimentar emoções desconfortáveis como tédio, frustração, tristeza ou solidão e aumente a sua tolerância a emoções negativas que podem ocorrer à medida em que você constrói sua autodisciplina.

5. Visualize as recompensas a longo prazo

Somos menos propensos a ceder à tentação quando nos concentramos sobre o ganho que teremos a longo prazo. Ceder às tentações pode fazer você se sentir feliz no momento, mas a felicidade a longo prazo exige que você abra mão de uma gratificação imediata. Visualize-se cumprindo suas metas e colhendo os frutos de sua autodisciplina em uma base diária para manter-se motivado.

6. Aceite que você erra e recupere-se rápido desses erros

Autodisciplina é algo demorado de conquistar, e praticá-la parece mais fácil em alguns dias do que em outros. Se você está se sentindo particularmente estressado, pode convencer-se a pular seu treino físico do dia. Isso é normal – errar faz parte do processo de se tornar melhor. A maneira como você se recupera desses erros é que é mais importante. A chave é reconhecer que você saiu da linha e seguir em frente, e não usar seus erros como uma desculpa de que você “não consegue fazer isso” e desistir de suas metas. [Forbes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,25 de 5)

Nenhum comentário

  • Hilana Sousa:

    Acho que meu maior problema é que perco muito tempo com redes sociais, tenho que criar uma estratégia para me libertar disso. Urgente!

Deixe seu comentário!