7 implantes biônicos irreais que são REALIDADE

Por , em 22.08.2015

Melhorias no corpo humano já deixaram de ser coisa de ficção científica faz tempo. A ciência vem desenvolvendo mecanismos para facilitar a vida de quem tem alguma parte danificada no corpo – ou mesmo para melhorar partes perfeitas. Conheça as tecnologias mais avançadas em implantes que já estão sendo usadas na vida real ou estão em fases finais de desenvolvimento.

A mão artificial natural

implantes avancados 1
Os membros artificiais são um desenvolvimento surpreendente que podem dar a um paciente algo que ele nunca teve antes – ou teve e perdeu. As próteses iniciais eram bastante incipientes, mas a tecnologia já percorreu um longo caminho nos últimos anos. Recentemente, uma mulher de 29 anos recebeu o que é facilmente a mão protética mais avançada e natural disponível. O dispositivo BeBionic, feito pelo Grupo Steeper, sediado no Reino Unido, é projetado para imitar a mão humana melhor do que todos os seus antecessores, com 14 apertos de precisão e 337 peças mecânicas. Graças a esta prótese impressionante, Londoner Nicky Ashwell, que nasceu sem a mão direita, foi capaz de andar de bicicleta pela primeira vez em sua vida.

Visão super-humana

implantes avancados 2
Cirurgias corretivas são uma maneira de restaurar uma visão danificada. Outra é este implante biônico que pode tornar a sua visão três vezes melhor do que uma visão que já é perfeita naturalmente. Esqueça as lentes de contato e os óculos, e desconsidere a cirurgia a laser que pode se desgastar em uma década. O implante, desenvolvido pela Ocumetics Technology Corp, promete dar-lhe a visão ideal para o resto da vida. Dr. Garth Webb explica que ele funciona como uma espécie de lente de contato permanente. Um procedimento ambulatorial de oito minutos adere o objeto diretamente a seu olho, e pode te ajudar a obter uma visão sobre-humana.

Uma luva para seu coração

implantes avancados 3
Marca-passos são objetos metálicos que são implantados no peito acima do coração, com cabos conduzidos até ao órgão. Uma nova geração de marca-passos representa um enorme afastamento do estilo antigo, usando uma membrana elástica de eletrodos que envolve a superfície do coração, como uma espécie de luva. Além de manter o ritmo do coração, a membrana faz uso de estímulos elétricos (úteis em caso de um ataque cardíaco) e monitores de ritmos cardíacos com mais precisão do que modelos anteriores.

O implante que se adere ao cérebro

implantes avancados 4
Este é um implante que pode realmente fundir sua mente. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um implante fino e flexível parcialmente de seda que encolhe e se embrulha sobre a superfície do cérebro. O trabalho do implante é gravar a atividade cerebral, o que é particularmente útil no tratamento de pacientes que sofrem de epilepsia, lesões na coluna vertebral e outros distúrbios neurológicos. Outros implantes de matriz de micro-eletrodos já existem, mas o componente de seda é uma virada no jogo, uma vez que é o que faz o novo implante flexível o suficiente para se adaptar à superfície do cérebro. Isto permite uma maior estabilidade a longo prazo, porque seu cérebro se move dentro de seu crânio.

Faça uma tatuagem por sua saúde

implantes avancados 5
Diabéticos devem frequentemente checar os níveis de glicose no sangue, e gerenciar a condição pode ser uma experiência desgastante. Para contornar essa situação, pesquisadores desenvolveram tatuagens que usam uma tinta feita de nanopartículas que monitoram continuamente pacientes e detectam o momento em que o açúcar no sangue fica fora da faixa ideal. A tinta é criada por envolvimento em nanotubos de um polímero sensível à glicose; uma vez que está sob a pele, ela procura glicose e se torna fluorescente. Pacientes com essas tatuagens precisam de um dispositivo parecido com um relógio de pulso para ler as mensagens da tinta, como uma espécie de anel decodificador secreto. Ao contrário de uma tatuagem tradicional, os diabéticos não terão que se comprometer para toda a vida; estas tatuagens de nanopartículas só duram cerca de seis meses.

O implante espinhal mais avançado do mundo

implantes avancados 6
A paralisia é uma das condições mais difíceis de superar, mas a ciência médica está chegando mais perto a cada dia. No início deste ano, pesquisadores suíços desenvolveram um material chamado e-Dura, que pode ser a chave para ajudar pessoas paralisadas a andar novamente. O material flexível pode ser aplicado diretamente na medula espinhal e conduzir impulsos elétricos ao longo de trechos danificados que causam a falta de movimento. Ao contrário de outros implantes espinhais, que podem irritar a medula com a fricção, o e-Dura promete imitar mais de perto o tecido natural da coluna, encaixando-se melhor. Embora esteja nas fases iniciais de investigação, este pequeno implante pode ter um enorme impacto no mundo, um passo de cada vez.

Contraceptivos controlados por wireless

implantes avancados 7
O controle da natalidade é um tema recorrente no campo da pesquisa médica, especialmente quando implantes estão em pauta. Os pesquisadores estão trabalhando em um implante contraceptivo que pode ser controlado sem fio – ao contrário dos equipamentos existentes, que devem ser removidos por um profissional médico para parar o fluxo de hormônios. Uma vez que o implante pode ser usado por 16 anos, poderia ser uma opção inteligente para o controle de natalidade. A tecnologia já existe e é usada atualmente para administrar medicamentos a pacientes com osteoporose. [Engadget]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Roberto Natalino Ciccotti:

    Tive um AVC e fiquei com uma sequela, mexeu com o meu labirinto e me mantem com tontura. Tem operação para acabar com a tontura.

  • João Valderis:

    Deus Ex – Human Revolution??

Deixe seu comentário!