9 plantas (e um fungo) que cheiram terrivelmente mal

Por , em 4.07.2013

Apesar do sucesso das floriculturas, devemos lembrar que o “público-alvo” das flores não são os seres humanos, e sim os animais (normalmente pássaros e insetos) que ajudam em sua polinização. Algumas espécies dependem de moscas e besouros que se alimentam de cadáveres para proliferar, e, como você verá a seguir, elas estão muito bem adaptadas para atrair esse tipo de inseto – mesmo que isso diminua drasticamente suas chances de serem usadas em um buquê de Dia dos Namorados (a menos que você queira terminar o relacionamento).

1. Rafflesia arnoldii

1
Essa planta parasita é normalmente encontrada nas ilhas de Bornéu (Malásia) e Sumatra (Indonésia), e sua flor (que leva meses para se desenvolver e dura apenas alguns dias) tem quase um metro de largura.

2. Asimina reticulata

2
Nativa da região leste da América do Norte, a A. reticulata produz frutos com gosto similar ao da banana e textura parecida com a da manga – que não são normalmente comercializados porque são difíceis de armazenar. Suas pétalas de cor característica lembram pedaços de carne crua.

3. Stapelia gigantea

3
Apesar de seus atributos pouco atraentes (como pelos brancos, “veias” vermelhas e odor de carne podre), essa planta africana é cultivada em várias partes do mundo.

4. Crescentia alata

4
Típica da América Central, essa planta tem flores aparentemente “em decomposição”. Seu fruto, que lembra uma abóbora, tem casca dura (às vezes usada para fazer artesanato) e sementes comestíveis.

5. Amorphophallus titanum

5
Seu nome significa “pênis deformado gigante” em grego e suas flores podem atingir 3 metros de altura. É encontrada na ilha de Sumatra e polinizada por besouros e moscas.

6. Aristolochia clematitis

6
Houve uma época em que a A. clematitis, encontrada na Europa, era usada como planta medicinal. Contudo, foi descoberto que suas flores são venenosas e que podem causar falha renal.

7. Lysichiton americanus

7
Conhecida como “western skunk cabbage” (algo como “repolho-gambá-do-oeste”), essa planta é encontrada em regiões costeiras dos Estados Unidos.

8. Phallus impudicus

8
Único fungo dessa lista, o P. impudicus tem um formato que muitos podem considerar “impróprio” e um cheiro de carniça e fezes que pode ser sentido a metros de distância, além de ser tóxico – mas mesmo considerando apenas suas outras propriedades, uma pessoa com bom senso nunca tentaria comer um desses.

9. Dracunculus vulgaris

9
Apesar do cheiro estranho de carne, essa planta originária da Grécia é usada em arranjos ornamentais na América do Norte.

10. Helicodiceros muscivorus

10
Encontrada em terras banhadas pelo Mar Mediterrâneo, essa estranha planta é polinizada por moscas da família Calliphoridae (que colocam ovos em cadáveres e, assim, acabam ajudando peritos a descobrir a hora da morte de uma pessoa). Além do odor característico, ela emite calor para atrair insetos.[Mental Floss]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!