Veja um barco com uma rede gigante capturando uma peça de foguete do céu
A SpaceX capturou suavemente mais uma carenagem de seus foguetes do céu e o vídeo está disponível para você assistir.
O barco, GO Ms. Tree, que possui uma rede de captura, pegou metade de uma carenagem de carga enquanto ela caía do céu usando um para-quedas na terça-feira, momentos depois do foguete Falcon 9 disparar mais 58 satélites de internet Starlink e mais três sondas espaciais de observação da Terra em órbita, de acordo com o LiveScience.
O que são as carenagens de carga dos foguetes da SpaceX
As carenagens de carga são as capas que protegem os satélites durante o violento lançamento espacial. Elas são formadas por duas peças que se separam no espaço, caindo novamente para a Terra com para-quedas e manobradas por pequenos propulsores.
O procedimento vale a pena já que cada carenagem custa aproximadamente US $ 6 milhões (R$ 34 milhões na cotação de hoje).
Dois barcos são utilizados para capturar as duas partes da carenagem, o GO Ms. Tree e o GO Ms. Chief. É possível recuperar as carenagens da água do mar, no entanto o sal é corrosivo e o procedimento de recuperação mais perigoso para trabalhadores.
Drástica redução do custo dos lançamentos espaciais
Apenas uma das metades pode ser recuperada direto do ar neste lançamento já que a outra acabou tendo que ser retirada da água.
A SpaceX reduz drasticamente os custos de lançamento espacial justamente porque consegue reaproveitar muitos dos seus equipamentos que antes eram descartados por outras agências espaciais. Por exemplo foi a sexta vez que o foguete Falcon 9 deste lançamento foi utilizado e ele pousou sem danos para uma próxima utilização.
O que é a Starlink
Os satélites Starlink são a infraestrutura da nova internet da SpaceX. São as fileiras de luzes brilhantes que é possível observar trafegando pelo céu em noites limpas. Já foram lançados 600 deles e há planos para muitos outros lançamentos no futuro. A SpaceX pode lançar 12 mil deles, de acordo com autorização, mas entrou com pedido de enviar mais 30 mil para a órbita da Terra.