Teste de motor da SpaceX revela impressionante poder da Starship

Por , em 2.07.2023

A SpaceX recentemente concluiu um teste de ignição estática do seu próximo protótipo da Starship, o componente de estágio superior do novo sistema de transporte espacial de longo alcance da empresa.

Todos os seis motores Raptor na base do veículo de teste Starship, conhecido como Ship 25, foram acionados por cerca de cinco segundos na noite de segunda-feira (26 de junho).

A Ship 25 está sendo preparada para o segundo voo de teste de um veículo Starship completamente montado. Durante o primeiro voo, ocorrido em 20 de abril, a Starship voou a uma altitude de quase 25 milhas (40 quilômetros) a partir do local da Starbase da SpaceX, no sul do Texas, mas suas duas fases não se separaram como planejado.

A SpaceX enviou um comando de autodestruição à nave, que entrou em vigor cerca de quatro minutos após o início do voo.

Testes feitos com o novo sistema de motores da Starship revelam um grande poder e potencial

O teste de acionamento de Ship 25 parece ter sido extremamente bem-sucedido. Na tarde de terça-feira (27 de junho), a SpaceX publicou imagens dos acontecimentos do dia anterior no Twitter, destacando a enorme potência gerada pelos motores da Starship.

A fumaça e a poeira da ignição permaneceram próximas ao solo e suficientemente dispersas para que a Starship permanecesse perfeitamente enquadrada, com o fogo dos motores conferindo um brilho alaranjado às telhas pretas do escudo térmico da nave.

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, também publicou uma imagem do teste de ignição estática na manhã de terça-feira. Esta imagem, capturada de uma perspectiva superior, mostra a luz extremamente intensa emanando das chamas, com a Starship ao centro do brilho.

Um teste de motor bem-sucedido é um sinal promissor para a SpaceX, uma vez que a empresa implementou “mais de 1.000” alterações no foguete desde a tentativa de 20 de abril. Musk estimou recentemente que a Ship 25 pode estar pronta para voar em aproximadamente seis semanas.

O teste de ignição estática também é uma boa notícia para a NASA. O programa Artemis da agência espacial conta com a Starship para transportar astronautas até a superfície da Lua em poucos anos.

O primeiro voo tripulado para a Lua já tem data marcada, com previsão de pouso na superfície lunar

A Starship voará na missão Artemis 3, um voo tripulado para a região polar sul da Lua, atualmente programado para o final de 2025. Nessa missão, quatro astronautas serão lançados a bordo de uma espaçonave Orion, no topo do foguete Space Launch System da NASA.

A Orion se encontrará com a Starship em órbita ao redor da Lua; em seguida, a nave da SpaceX transportará os astronautas até a superfície lunar. Portanto, a NASA só poderá realizar um pouso na Lua quando a Starship estiver pronta.

Uma avaliação recente do progresso da Starship levou os oficiais da NASA a especularem que a missão Artemis 3 pode ser adiada para 2026, embora vários outros fatores já estivessem contribuindo para o provável atraso da missão. [Space]

Deixe seu comentário!