A cidade de lixo de Manshyiat Naser

Por , em 2.09.2010

Manshyiat Naser é uma espécie de favela, ou gueto, da cidade de Cairo, capital do Egito. Mas ela é mais conhecida como “A cidade de lixo” por causa da enorme quantidade de detritos que ficam espalhados pelas ruas.

As fotos podem parecer montagem, mas Manshyiat realmente existe e pessoas realmente vivem lá. A “cidade” tem ruas, casas, apartamentos e funciona como uma comunidade qualquer. O que muda é o trabalho dos habitantes da região: eles não só moram no meio do lixo, mas tiram seu sustento dele.

E, acredite se quiser, são os próprios moradores, conhecidos como Zabbaleen, que trazem o lixo para a região (usando carros, caminhões, ou qualquer outro meio de transporte) e separam o reciclável do resto.

Cada rua e cada edifício de Manshyiat são completamente tomados pelo lixo e você pode encontrar homens, mulheres e crianças fuçando na sujeira, sempre procurando por algo para vender.

Apesar de parecer um sistema absurdo, graças aos Zabbaleen, 80% de todo esse lixo é reciclado – o resto serve de alimentos para porcos ou é queimado, sendo usado como combustível. E o lixo representa um terço de todos os detritos produzidos no Cairo.

O modo de vida dessas pessoas se tornou também um modo de deixar as cidades mais limpas e o modelo foi copiado por outras cidades no mundo: Bombaim, Manila e até mesmo Los Angeles. [OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

62 comentários

  • Fernanda Thug:

    Lixo não é bom, não só pelo planeta, mas pelas pessoas que vivem lá, é ridiculo isso! Alguma coisa deveria ser feita!

  • Jorge:

    morar no lixo nao é pra qualquer um nao…

  • Júlia:

    Mas eles vivem doentes! Imagina, viver no meio da sujeira..

  • Manuel Bravo:

    Lixo e saúde nunca combinaram, e se esta é uma nova
    fórmula de sobrevivência, é caso de se dizer dona morte
    seja bem vinda. Reciclar lixo sim, mas com os cuidados
    necessários para protecção da vida que ironicamente, é
    a causa da existência desta actividade desumana, a sobrevivência.

  • VICENTE:

    VAMOS ACABAR COM TANTO LIXO, CHEGA DOS MORROS BUMBAS… NÁDIA,LUANA,CRAZY, TUDO NA VIDA É LUZ E SOMBRA; BRASIL, BÉLGICA, ALEMANHA, TODO LUGAR É IGUAL. BRUNA VC VIVE NA EUROPA, COMO BOA BRAZUCA ESPERTA, NÁDIA VIVE NO PERÚ, FIQUEM AÍ, E DEIXEM ESSA GRANDE LIXEIRA COM OS DA SILVA, OS NOGUEIRAS, OS FERREIRA. SORTE PARA TODOS.

  • Miguelito:

    Te encontramos mujer, isto, solo queres que falem de tí, bem, conseguistes…. Madurar mina, que lástima que eres täo amargada.
    Tchau, tchau, tchau, para tì a la outra Nadia.

  • KKKKKKK:

    brasil maior e melhor pais do mundo para viver

  • Gilberto:

    Por estes e outros motivos que o Brasil não vai para frente, desculpe Brasilia a cidade é linda, mas aonde este nossos políticos escondem suas caras deslavadas quando um escândalo vem para a imprensa.

    Acho que deveríamos ao contrário deles(os políticos)pensar em como solucionar nosso problemas e não ficar vendo com fulano e/ou cicrano vivem.

    Alguém aqui escreveu: Brasilia não tem culpa, vocês que votaram neles, retorno o seguinte: Votamos não! Somos obrigados. Temos a liberdade de escolher o que eles querem, aliberdade de escolha neste caso é meramente seletiva.

    • Ana Alice Severgnini:

      Quais motivos? Pelo que consta na matéria.. A cidade citada esta localizada no Egito…

  • luana:

    O ser humano na sociedade atual,seja pobre ou rico,é como um passaro que por ficar muito tempo em uma gaiola,perdeu a habilidade do voo,sendo que,ainda há o instinto para tal.O homem está “desaprendendo” a usar seu intinto de mudança(melhora)e é por isso que o mundo está sobrecarregado de tantos ideais falidos e corrompidos por unica busca o “poder”seja ele economico ou politico.

  • luana:

    Ice blue interessante o seu comentario .Tambem concordo !

  • Ice Blue:

    Parabéns a Nadja,

    Apesar de estar em outro pais consegue enxergar o país maravilhoso em que vivemos. Se o país esta ruim a culpa é dos brasileiros que não fazem nada para melhorar, o principal seria colocar governantes que cuidem do país, mas as pessoas preferem colocar cada coisa no poder e depois são hipocritas para vir falar mal do país sendo que a culpa é de quem não sabe votar.

    Sobre a reportagem já passou até no Fantastico, na minha opinião pior que isso é na India que eles jogam mortos no rio em qu bebem a agua, tomam banho, lavam roupa, fala sério tomar agua numa agua que tem um corpo deteriorando que nojo.

  • Sérgio Nunes:

    Não tenho muito a dizer de uma situação absurda como essa. As pessoas brincam e comentam muito a respeito. Mais a coisa é séria.
    O que disseram que pode vir o mundo a se tranformar em algo assim, eu tambem concordo, e o Brasil não é isso é melhor que isso ao menos.
    Gente! vamos parar de brigar uns com os outros e de brincar com a situação, tentar fazer cada um nossa parte, mesmo. Tenho certeza que melhor ficará.

  • Barak Castro:

    Concordo com Nadja, existem lugares muito piores do que o Brasil. Mas, nem por isso devemos nos conformar, e achar que no Brasil é tudo ótimo… Pelo contrário, o Brasil tem muito o que melhorar e muito a crescer ainda.

  • BRUNA:

    “cara politica nadja d paolo”
    vocé usa seu nome,pois o sobrenome é lula da silva rssrs…
    se vocé tivesse estudos como eu e como diz ter,saberia que não se escreve agreditar (com g) mais sim acreditar(com c)
    E quanto a viver em outros paises,ja vive em africa,e neste momento vivo na europa derivado ao meu trabalho,e é por viver fora que quando vou ao brasil,não sou hipocrita e digo que noto toda a diferença,e vejo a realidade…
    não adianta dizer e enganar o povo la fora que o brasil é uma maravilha,que com as novas tecnologias(muito avancada) que agora exite,hoje em dia todo mundo sabe que é tudo menos maravilhosa.

  • ANTI HIPOCRITAS:

    nadja di paolo aconcelhava a estar C porque quaunto mais voce fala,mais se enterra,se o brasil fosse tão bom assim como vocé diz estava vivendo ca e não fora,e como esta fora não sabe nem metade do que se passa aqui,por isso não fale o que não sabe,e o que não tem a certeza nem acesso,agrada quem esta fora que não sabe a realidade,pois quem esta ca voce não consiguirá agradar.

  • wilson:

    BRUNA !
    Antes de falar do Brasil,saia do seu mundinho e viaja por alguns países que são uma verdadeira cloaca tais como a Colombia,India e alguns países africanos!Nos falta um pouco de patriotismo e cada um deve fazer sua parte! É muito fácil criticar mas eu lhe pergunto:Voce faz sua parte??
    Comece então aprendendo a escrever pois “conselho” se escreve com “S” e não com “C” !
    PARABÉNS A NADJA PELO DISCERNIMENTO E VISÃO INTELIGENTE

  • Nadja Di Paolo:

    Gente, näo sou filha de políticos, voto mesmo como agora estando longe do Brasil, por que????, é meu dever.

    Esse vai ser meu último comentário, näo gosto de polêmicas, obrigada de todas maneira Flor Luz, como diz seu nome, você é uma Luz, o mundo precisa de pessoas de bem, e realmente, trabalhei e estudei desde pequena.

    Faço minha parte, e todos meus trabalhos foram por concursos, oxalá mude a mentalidade de algumas pessoas, deixem de tirar lixo verbal, obrigada, devo trabalhar, minha obra me espera.

  • Flor Luz:

    Caray!!!!!!! com razäo o mundo anda como anda, por pessoas como a Bruana, ignorante, hóstil, reclamando de barriga cheia, me encanta os comentários da Nadja Di Paolo, sempre de bem, se nota que é uma mulher que conhece o mundo, as mulheres inteligentes andam por todas partes, as Brunas ficam no Brasil, amargada, reclamando de tudo, mas impotente de se mover até a esquina.

    Concordo que se ela näo gosta do Brasil, minha filha, olha os navios, os aviöes, e até os micros, sei lá … Deixa de cuspir na terra que tolera Brunita amargada, o Universo agradecido.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Paulo Stehling, acho que voce foi muito feliz no seu comentário – parabéns !
    A igreja há séculos que abusa dos mais necessitados, prometendo coisas que não pode dar e recebendo em troca dinheiro, respeito e poder. É lamentável quando se vê os hpócritas padres pedindo, com as mãos postas como se fossem santos, para que os fiéis não utilizem métodos anticoncepcionais, para que contribuam com ‘obras da paróquia’ e etc … Quando ocorre uma tragédia, o papa se limita a ‘rezar pelos irmãos necessitados’ e não tem a dignidade de mandar dinheiro para ajudar às vítimas. Agora, sobre a reportagem, acho que o futuro do mundo, o NOSSO futuro, é este !!
    Abraços

  • Nadja Di Paolo:

    Para Bruna, eu uso meu sobrenome, e agreditar näo é meu forte, falo com a experiência de quem viveu em outros países, exatamente nesse momento, lhe escrevo da província de BS.AS,assim que näo sou hipócrita, nem filha do Lula cara Buna, sou uma Brasileira que ama o Brasil, você estude um pouco, e se o Brasil näo te agrada, tente sorte em outro.

  • ANTI POLITICOS HIPOCRITAS:

    NADJA PAOLO DAS 2 UMA, OU É MAIS UMA POLITICA OU É FILHA DE ALGUM POLITICO.ESTA QUERENDO AGRADAR NÉ NADIA AQUI NINGUÉM É IDIOTA.TODO MUNDO SABE A PODREDÃO QUE ELE TEM, VOÇE ATE PODE DAR UMA IMAGEM BOA LA FORA,MAIS CÁ NÓS SOUBEMOS OS LIXOS QUE TEMOS.GUARDA ESSE DISCURSO PULITICO PARA VOCÉ.

  • Katarina:

    High Vitality e moçada em geral , por favor não culpem Brasilia pela sujeira não , aqui
    a cidade é limpa e o povo que vive e trabalha
    de forma humilde para os politicos, é limpo e honesto.
    Aqui tem fazedeiro, farmaceutico , médico, empregada, doméstica, tudo igualzinho as outras cidades, nossa unica tristeza é receber os corruptos que vcs do resto do país votam e pior ainda, trabalharmos para eles de cabeça baixa pois foi escolha da maioria, por favor não culpem BRASILIA que é uma linda cidade, pelos desmandos de gente que vcs colocam aqui, e que veem de fora da cidade fazem as porcarias e depois se vão embora !!!!!

  • gustavo:

    A nadja di paolo ou é filha de algum politico,ou é futura politica,vocé ja ouvio falar que boca fechada não entra mosca,voce deu um discurso de politico,e como tal disse mais lixo do que aquele que estamos vendo no tema.

  • bruna:

    “NADJA DI PAOLO”
    voçé deve ser daquelas pessoas que acreditam no papai noel rsrsr,ou voce é filha do lula, não sei se choro ou se rio com os seu discurso imbecil, hipocrita, e disparatado,esta querendo agradar a quem criticando os outros paises,sendo o nosso igual ou pior,aqui vai um concelho politicamente correcto,mais vale ferir com a verdade do que alegrar com mentiras…

  • Nadja Di Paolo:

    Gente linda desse imenso Brasil, por favor, vocês precisam sair um pouco pelo mundo; basta de tirar tantas pálidas no nosso país, o Brasil é maravilhoso, lógico que com muita gente suja, mas… Vamos ensinar de pequenos, nas escolas, em casa, educaçäo é o única esperança de civilizaçäo.
    Vocês que falam tantas besteiras do Brasil, por favor, comprem uma passagem e andem um pouco, Argentina, província de Buenos Aires, sem cloacas, lixo por todo lado, nem falar do Perú, Bolívia, vamos ao velho mundo, França, Itália, gente, valorizem o nosso Brasil, e cada um faça sua parte, e teremos o melhor lugar do mundo para viver, basta com ver a pluralidade do nosso Brasil.

  • Edy:

    Ao menos o pessoal trabalha e aqui no pais do carnaval e do exu music que o povo é acostumando a mendigar pelo bolsa familia e fazer filho!

  • gilmar:

    nao ha tao diferente do nosso imenso Brasil! alias das nossas ideia de colocar no poder pessoas igual essa cidade!

  • High Vitality:

    Aqui chamamos de Brasília, e o lixo fica tão bem escondido que as vezes parece que nem está lá !!!

  • lol:

    as favelas deles não tem barracos, tem predios inteiros sem reboco..

  • Estevão:

    uauu, encontrei um lugar mais sujo que o brasil, tem uma rua no centro do rio que parece com essa, senado pompeu!!

  • Gera:

    O QUE DIZER???
    ESTÁ CERTO???
    ESTÁ ERRADO???
    O QUE IMPORTA???
    É QUE NINGUÉM SE IMPORTA!!!

    TODO MUNDO FALA…
    VINDE A MIM E AO VOSSO REINO NADA!!!

  • grazielle:

    realmente a qualidade de vida é impressionante bizarro,mesmo querendo fazer o certo fazem errando,naum pode haver qualidade ou benefícios em viver em situações tao pecaria,imagine se todos que resolverem reciclar seus lixo adotando esse metodo o que acontecerá com nosso planeta????como se já não houvesse doenças,ratos e outros insetos o suficiente…

  • santoro:

    Concodo com o Eduardo, os políticos de lá devem ser iguais os daqui ou pior, não há iteresse por parte deles e com certeza eles não moram no meio do lixão que é onde deveriam estar para sentirem a necessidade do povo.
    A matéria é boa pois mostra ao mundo o que devemos saber, porém esta realidade e drástica.

  • gredson:

    é o mesmo que andar pela rua senador pompeu no centro
    do rio de janeiro.

  • Erivaldo:

    Quanta semelhança com Brasilia

  • Rita B.:

    Convenhamos, esta não é a melhor forma de se lidar com o lixo nem aqui nem na china. Se eles reciclam ou não, ainda assim estão convivendo com sujeira, ratos e baratas. As favelas do Brasil são limpas perto desta imundicie. Os moradores desta cidade convivem com isso por falta de apoio dos seu governantes, pois se tivessem outras opçoes de vida não estariam vivendo desta forma.

  • charola:

    cara isto e incrivel ja fico apavorado com o pessol aqui no brasil que junta lixo nos lixães

  • lucas:

    choquei,mais a bruna não deixa de ter razão,não temos moral para falar deles,tendo o nosso país mil vezes mais lixo e podredão do que eles.é triste mais é a realidade.

  • bruna:

    GRANDES COISAS…NÃO SEI PARA QUÉ ESSE ESPANTO.VAMOS LA DEIXAR DE SER HIPOCRITAS.AQUI NO BRASIL HA LUGARES MIL VEZES PIORES EM TODO CANTO.E EU PREFERIA MIL VEZES ESTAR NO MEIO DESSE LIXO,DO QUE LIDAR COM CERTOS LIXOS QUE EXISTE NO NOSSO PAIS…SEM MAIS.

  • Jorginho:

    Nego,belo exemplo… Podemos nos orgulhar que não chegamos a tanto. Não somos como eles, apenas um pouco parecidos.
    Mania típica de tentar justificar nossos erros ou problemas.
    ”meu filho não é tão criminoso quanto aquele…meu filho não é tão bom quanto aquele!”
    Fico com o último.
    As periferias de países desenvolvidos são melhores que as nossas.Vamos melhorar às nossas! Melhor.

  • ira:

    E ASSIM CAMINHA A EVOLUÇÃO HUMANA,NO MUNDO VERDADEIRO.

    A PARTE MUNDIAL QUE SÓ APARECE COISAS LINDAS É O MUNDO

    SOFISTICADO DA POLÍTICA MUNDIAL.

  • JANAINA:

    Meu Deus, que absurdo. Gente “VAMOS DEIXAR DE TRATAR NOSSO PLANETA COMO UM COADJUVANTE, POIS SEM ELE NÃO HÁ ESPETÁCULO”.

  • Fabricio:

    O NOME ESTA ERRADO E

    Manshiyat Naser

  • Eduardo:

    paulo stehling: Perfeito seu comentário! É isso mesmo. Proibem o controle de natalidade (não estou falando de aborto) tais como camisinhas, pílulas, etc., como se fosse um grave pecado. No entanto, os que proibem esses métodos vivem com a cara estampada na televisão, envolvidos em escândalos sexuais horripilantes como por exemplo pedofilia. você está certo. Espero que a raça humana esteja abrindo os olhos contra esses manipuladores.

  • paulo stehling:

    Essa matéria pode ser uma visão do futuro do nosso planeta.
    Ao continuarmos pelo caminho que vamos, a afirmação que fiz acima, torna-se extremamente plausivel. E o problema fundamental é o número de habitantes.Botemos a mão na consciencia e percebamos a hipocrisia das igrejas quando condenam os métodos anti-concepcionais, a melhor forma de angariar novos membros a serem expoliados, é te-los como filhos de membros que já seguem a doutrina vendida pela igreja. E é uma ação muito torpe, pois veja bem: – O interesse da igreja é imposto como doutina para aumentar o lucro.E pior, por incrivel que pareça já funciona na nossa sociedade planetária a séculos, ou seja nos continuamos os mesmos indivíduos sob controle.Há uma diferença sim, agora a tecnologia veio facilitar os controles. E é bom lembrar que somos desde pequenininho condicionados a ter medo dos poderes.

  • Gilberto:

    São cenas que impressionam mas ao mesmo tempo surpreendem. Ao menos eles fazem o que nós da américa(todos) tentamos a séculos a reciclagem espontânea, claro que por sobrevivência, mas ao mesmo tempo e apesar de não organizada contribui para duas melhorias: a limpeza com reutilização de alguns material e sobrevivência. Se ele trazem sustento através disso só poderão tirá-los de lá se oferecerem condições melhores que as de hoje.

    A unica coisa necessária seria um acompanhamento/orientação para que se organizem e evitem contrair doenças em meio a tanta “coisa”.

  • Eduardo:

    Essa de que essas pessoas deixam a cidade mais limpa é uma desculpa burguesa e uma demagogia sem tamanho! Isso só mostra que os políticos de lá, como os daqui não estão nem aí paras pessoas. Existe tecnlogia de sobra para lidar com o lixo. Basta querer. Mas quem sou eu para querer mudar o mundo, né?

  • Katarina:

    Deus meu , será possivel que ninguem ali ou fora dali pode ajuda-los a se organizar ?
    Ficam com todo lixo que reciclam debaixo do proprio teto com medo de verem roubada sua materia prima ? Aquele menino sujinho não deve ter mais que 5 anos . Os Indices de doenças devem ser terrivelmente alto.PS: Fiquei tão chocada que até errei ao escrever o texto.

  • Katarina:

    Deus meu , será possivel que ninguem ali ou fora dali pode ajuda-los a se organizar ?
    Ficam com todo lixo que reciclam debaixo do proprio teto com medo de verem roubados sua materia prima ? Aquele menino sujinho não deve ter mais que 5 anos . O Indice de doenças devem ser terrivelmente alto.

  • Alan:

    Que favela é essa… Isso é um lixão.

  • Nilson:

    O triste fim disso tudo, infelizmente será um enorme incêndio.

  • claudemir da silva:

    isso é um absurdo gente convivendo com tanto lixo sem colocar em local apropriado isso ai é caso de calamidade pública e sanítaria

  • Henrique:

    O velho problrma de se levar trabalho pra casa. Seria bom se de alguma forma pudessem ser orientados a se organizarem.

  • José:

    Que negócio é esse de alimentar porcos com o lixo? Eles são muçulmanos, eu imagino. Prá que é que iriam criar porcos se não os comem?

  • ADEMIR/ANALISTA:

    EU!!! SINCERAMENTE… ACHEI UM LIXO

  • Josue Francisco Bittencourt:

    Eu acho que essa comunidade está condicionada a conviver no meio do lixo, elas se sentem bém assim, se retirar o lixo elas não sobrevivem, assim como o peixe, não sobrevive sem a água!

  • Leida Barros:

    Muito interessante!!!

    Em alguns lugares do Brasil, não é muito diferente, não.

  • indrigodiaz:

    pra ser producente este modus operandi dos irmaos e ter noçoes de estocagem, e manipulaçao de lixo e ter monde se dei9xar tirar o que e detrito desnecessario pois todo trabalho e digno,m e assim se tem onde descartar o que nao se utiliza ou aproveitado sera um modelo a seguir com certeza

  • Marcos Vinícius:

    Lovely place.

  • Ingrid:

    Reciclagem é maravilhoso, mas desta forma é bizarro. É necessário organização para lidar com o lixo. Essas pessoas não ficam doentes? E os ratos, baratas, etc??

  • nego:

    muito loco, e a gente ainda reclama das favelas do rio e sp?

    e ainda lá eles reciclam

Deixe seu comentário!