A estonteante erupção de um filamento solar

Por , em 19.09.2012

O termo “filamento” não costuma nos fazer pensar em algo gigantesco, exceto quando estamos do sol: no final de agosto, um gigantesco “fio” se levantou da superfície solar, produzindo uma forte ejeção de massa coronal (EMC). Embora esse tipo de fenômeno não seja incomum, ele não era esperado naquele momento.

O “fio” disparou uma grande quantidade de elétrons e íons pelo espaço, sendo que alguns chegaram à Terra três dias depois, causando auroras e interferência em sistemas de telecomunicação. Veja-o em vídeo aqui.

Se você gosta desse tipo de “espetáculo”, aguarde: nos próximos dois anos, o sol vai passar por um período de atividade máxima, o que promete mais EMCs e outros fenômenos solares tão belos quanto assustadores.[NASA]

Sugestão: após clicar na imagem para ampliá-la clique mais uma vez com o botão direito do mouse e selecione a opção para torná-la o papel de parede do seu computador ou como “imagem fundo da mesa”, caso utilize Mac).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • A.S.S.:

    Ah, não se preocupe você confundiu a teoria de como vai ser a morte do sol com a deste artigo, quando o sol morrer vai engolir Mercúrio, Vênus, Terra e talvez Marte, mas essa aqui diz que o sol vai lançar os EMCs pelo espaço, eu vi vários filmes e livros sobre uma explosão que acabaria com a energia da Terra, isso me dá tanto medo que em alguns livros que eu escrevo dá uma vontade de colocar tal acontecimento neles.

    Meu email é um segredo que só vocês poderão descobrir, mas não agora.

  • Pamela Martins:

    Acho que ainda ninguém percebeu que como no filme Presságio , as erupções solares só vão piorar , e vai chegar a um ponto que vai atingir Mercúrio , Vênus e Terra e quase chegando a Marte .
    Em minha opinião , isso acontecerá e vocês chamam de “Estonteantes Erupções”

Deixe seu comentário!