Adoçante xilitol pode ser fatal para os cães

Por , em 23.05.2016

Apesar de ser difícil de encontrar no Brasil, o xilitol é um adoçante vendido como um substituto ideal para o açúcar. Usado bastante nos EUA, ele pode ser encontrado desde pastas de dente até em gomas de mascar. Mas, apesar de fazer bem para as pessoas, ao que parece, é um veneno para os cães.

A FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos nos EUA, divulgou um novo aviso afirmando que, embora seja muito bom para as pessoas, o adoçante se provou fatal para os cães. Não dar ao seu cão um chiclete sem açúcar pode parecer algo intuitivo, mas alguns dos produtos que possuem xilitol – principalmente importados – mesmo que não sejam destinados a cães, acabam sendo comidos por eles de qualquer maneira.

É o caso das pastas de dente, produtos de panificação e até mesmo a manteiga de amendoim que os donos nos EUA às vezes usam para disfarçar remédios dos seus cães.

O problema começa com uma súbita onda de insulina que atinge os cães (embora não os seres humanos) depois de comer algo que contenha xilitol. Isto pode deixar os níveis de açúcar no sangue deles fatalmente baixos. Uma vez que um cão tenha comido algo com xilitol, os sintomas – que incluem vômitos, cambaleamento, convulsões e até mesmo a morte – agem de forma rápida e pesada dentro de um dia.

Mesmo antes do aviso da FDA, os veterinários já tinham começado a tentar avisar as pessoas do perigo para seus animais de estimação. Esta é a primeira informação oficial, e deve ir muito mais longe no sentido de espalhar a notícia sobre o perigo. Lembre-se: só porque algo é seguro para você comer não significa que ele é seguro para o seu cão. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!