Além da meleca cor-de-rosa: a verdade sobre os nuggets de frango

Por , em 12.10.2010

Alguns dias atrás nós publicamos a foto acima, revelando que essa meleca cor-de-rosa é o que constitui o seu adorado nugget de frango. Como recebemos vários comentários, resolvemos levar o assunto mais a fundo. Saiba mais sobre essa delícia crocante e douradinha:

A foto é real e nuggets realmente são feitos do material – mas nem todos os nuggets de frango são feitos com o frango mecanicamente separado acima. Há dois tipos de nugget: os de músculo inteiro, que é basicamente um pedaço de frango normal, empanado, e que você frita em casa e há o processado, que se parece mais com um hambúrguer.

O último tipo usa a massa cor-de-rosa acima que é constituída de “pedaços de frango que não seriam cozidos corretamente de outra forma” – ou seja, tudo que não consegue ser vendido como um pedaço normal de frango (miúdos, por exemplo). É o mesmo processo usado para fazer salsichas também. Veja o vídeo:

Segundo vários “cientistas da comida” a verdadeira ciência dos alimentos é aumentar a quantidade de comida produzida tornando alimentos aparentemente indesejáveis em alimentos desejáveis e gostosos. É, basicamente, graças a esse tipo de pensamento que a comida hoje em dia é bem mais barata do que era há algumas décadas atrás.

Além disso, os produtores possuem uma certa “ética” na hora de fabricar seus alimentos: se vamos matar animais é lógico que todo o animal seja usado, para evitar desperdício de vida e de alimento que é saudável.

Lógico que recomendamos que você consuma alimentos de fabricantes confiáveis, mas não é porque o nugget é feito de carne mecanicamente separada que você deve deixar de comer algo que goste. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,67 de 5)

28 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Vídeo…

    http://www.youtube.com/watch?v=T67DvoH2H3E

  • Pedro Menchik:

    Não há problema nenhum com os nuggets. Veja mais no meu blog: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/07/02/nuggets-feitos-de-meleca-rosa/

  • Diego Anderson:

    O vídeo tá offline. Alguém repõe aí, please!

  • Rodrigo Wesselovicz:

    Cade o video!

  • Valdeir:

    Ok, vamos nos entupir de Dimethylpolysiloxane .

    Pois é segundo o Wikipedia e outras fontes, com um dinheirino nos bolsos certos, a Macdonalds conseguiu aprovar jundo ao FDA a ingestão de SILICONE ou Dimethylpolysiloxane contidos nos seus nuggets. Que nojo.

    O nosso leite tem BST, que é proibido em muitos países por suspeitas de cancer. Mas como somos quintal dos EUA, aprovamos também.

    A nossa agua tem Flúor que é extremamente tóxico e tem seus efeitos acumulativos.

    Enfim a nossa comida está mais envenenada do que isca para ratos. Mas com a mídia que temos, dificilmente teremos consciência disto.

    • Thiago Augusto Cruz:

      Valdeir, BST é um hormônio proteico, isso significa que ele é espécie específico. Embora aumente a produção e a persistência da lactação em vacas leiteiras, no homem não causa efeito algum.

    • Valdeir:

      Thiago, em 1994 toda Comunidade Européia proibiu o uso deste hormônio. Se foi liberado a posteriori, eu não sei, talvez com muito suborno a quem deva analisar.

      Já soube de muita gente, que se você quiser acabar com uma vaquinha e fazê-la sofrer um pouquinho é só dar injeção doloridas de BST nelas.

      Porque estamos fazendo da nosso alimento, inclusive o leite, um lixo?

      De forma natural é muito mais saboroso e saudável.

  • Gabriel:

    nunca mais vou fazer nuggets

    Nunca!!!

    Só se minha mãe for fazer

  • anovaordemmundial.com:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Soylent_Green
    Este filme se passa em 2050, quando n existe mais comida para a humanidade, entao tem três tipos de ração para todos, sendo que a verde, supostamente feita de algas, é a melhor que tem.
    No fim do filme se descobre que a ração verde, era na verdade feita com corpos humanos, que se suicidavam em massa em centro de suicídio assistido. Para pensar…

  • Leka:

    Eu sinceramente ainda n entendi do que são feito os nuggets, da pra explicar melhor???

  • José Xavier:

    “Amai a todo ser vivente e pacificai vossos espíritos, deixando de matar e comer animais; eis aí a verdadeira prova de religiosidade, pois o verdadeiro sábio e homem de Deus não só não matará nem comerá nenhuma criatura, senão que amará e conservará a vida em todas as suas manifestações.” Buda
    Não molhes nunca teu pão nem no sangue nem nas lágrimas de teus irmãos. Uma dieta vegetariana proporciona energia pacífica e amorosa não só a nosso corpo como também a nosso espírito. Enquanto os homens continuarem massacrando e devorando seus irmãos, os animais, reinará na terra a guerra e o sofrimento, e uns matarão os outros, pois aquele que semeia dor e morte não pode colher nem alegria, nem paz, nem amor. Patágoras

    • Rosana Oliveira:

      Fácil falar, quando não se conhece nutrição.

    • wagner.dtr:

      Ok, mas Buda só não explicou como se faz para se conseguir vitamina B12 de vegetais.

    • Guilherme Oliveira:

      Rosa, já tem 2 anos que sou vegetariano, faço musculação e me alimento bem. Já ganhei 9 kg de massa magra desde então. Acho que de nutrição, você é que entende bem pouco.

  • miqueias charles:

    Valeu Tinha,nas hortas de alfeces usam esterco(FEZES)de vários animais além de lesmas gosmentas que passeiam livremente pelas folhas e outros bichos que até a hora da colheita transitam por alí,devemos nos alimentar bem tomando cuidado coma higiene da nossa mesa,como vc disse se ficarmos cheios de frescura não comeremos nem alface…

  • Engenheiro de alimentos:

    Aproveitando a oportunidade…
    Se vcs repararem no vídeos há duas saídas na máquina. Uma que fica no meio da máquina e por onde sai a “meleca rosa” que parece um patê. Esta é a matéria-prima para salsichas, linguiças cozidas e algumas variedades de nuggets. A outra que sai mais na ponta são as partes não comestíveis como ossos e cartilagens que vão pro lixo ou irão virar farinha de ossos que para ser utilizado em rações para animais.
    Enfim, o que sai e vai pra nossa mesa é a carne e a gordura como qualquer pedaço de carne, só que mais “feinho” rsrs… Por isso precisam ser utilizados em embutidos. Não tem nada de errado ou nojento nisso…

    Vamos refletir…
    Se vcs pensarem bem, alface orgânica usa adubo totalmente natural, ou seja, fezes de vaca… E depois a gente lava, come e ainda elogia dizendo que é um produto saboroso por ser totalmente natural…

    Cerveja nada mais é do que cereais fermentados… O que é a fermentação? Bactérias e leveduras se alimentando e gerando subprodutos. Basicamente ingerimos e tanto apreciamos o álcool que nada mais é do que dejetos de microrganismos.

    O que é mais nojento? Carne esmagada, alface com cocô ou dejetos de bactérias???

    Chega de paranóia pessoal…

    Comam carne, embutidos e vegetais e sejam felizes… O que importa é se alimentar equilibradamente…

  • Croco:

    Quanto mais sei, mais sei que me apetece ir pró campo e tratar dos meus próprios alimentos. Voltar ao tempo dos meus avós. 😉

  • Bruno:

    comi nuggets hoje… e vou comer denovo na janta!

  • Italiana:

    Tinha vc ta certíssima pq se vc for parar pra ver como um alimento é feito e tal vc não come nada!

  • Engenheiro de alimentos:

    Parabéns hypescience. A matéria ficou bem mais clara e compatível com a realidade.
    E da discussão com fatos e dados que realmente surge o verdadeiro conhecimento.
    Espero que meus comentários sempre ajudem a fomentar boas discussões no universo da ciência e tecnologia de alimentos.

  • Zé da Feira:

    Que maravilha é a técnologia !!!!

    O que ia virar lixo passa a ser uma comida saborosa.

    Parabens para as industrias.

  • Luciene:

    Realmente as indústrias visam mais o lucro e que se dane o consumidor. Só de pensar q o bumbum do frango está nesse meio…ecaaaaaaa!!!

  • big bang:

    O negocio e a proteína, os nutrientes e tudo mais q precisamos consumir para viver. Podemos nos considerar felizes pq daqui a um tempo, com o avanço das chamadas comidas “saudáveis” logo logo vamos comer só capim, alpiste, e casca de eucalipto, e pra comer um bom e velho hambúrguer teremos de recorrer a traficantes! rs…

  • Tinha:

    Meuh, se o povo for ficar com frescura pra comer, num come nem alface!!

  • Andressa:

    Eu não como nuggets pq não gosto do sabor, mas se gostasse, esse vídeo não ia me fazer mudar de ideia, não me importaria.

  • Elizabeth:

    É lamentável que algumas indústrias pensem mais no lucro do que no consumidor. Evitar desperdício… bela desculpa…
    O pior é que os nuggets fabricados por esse sistema são muito caros. Onde já se viu pagar quase R$ 15,00 o quilo de resto moído temperado? Dá para comprar 2 frangos inteiros com ese dinheiro e comer bem melhor.

  • Sergeant:

    Nuggets são deliciosos e é isso que importa!
    Mesmo se fossem feitos de minhoca ou de rã mas tivessem o mesmo gosto, eu comeria!

  • Ananias:

    Pouu aquilo ta mais para sorvete de morango!
    O quê os olhos não vêem a boca come!;)

Deixe seu comentário!