Cientistas descobrem como os animais podem ter surgido na Terra

Uma pesquisa liderada pela Universidade Nacional Australiana (ANU) resolveu o mistério de como os primeiros animais apareceram na Terra, um momento crucial para o planeta – sem o qual os seres humanos não existiriam.

Quais foram os primeiros organismos a viver em terra?

O pesquisador principal, Jochen Brocks, disse que a equipe encontrou a resposta em antigas rochas sedimentares do centro da Austrália. “Nós transformamos essas rochas em pó e extraímos moléculas de organismos antigos”, explica ele, que é da Escola de Pesquisas de Ciências da Terra da ANU. “Essas moléculas nos dizem que isso ficou realmente interessante 650 milhões de anos atrás. Foi uma revolução dos ecossistemas, foi o aumento das algas”.

Brocks diz que o aumento das algas desencadeou uma das mais profundas revoluções ecológicas da história da Terra, sem a qual os seres humanos e outros animais não existiriam. “Antes de tudo isso acontecer, houve um evento dramático, 50 milhões de anos antes, chamado Terra Bola de Neve”, explica.

Finalmente podemos ter descoberto de onde veio a vida complexa

“A Terra ficou congelada durante 50 milhões de anos. Grandes geleiras transformaram cordilheiras inteiras de montanhas em pó, liberando nutrientes, e quando a neve derreteu durante um evento de aquecimento global extremo, torrentes de nutrientes foram para o oceano”, explica.

O Dr. Brocks disse que os níveis extremamente elevados de nutrientes no oceano e o resfriamento das temperaturas globais a níveis mais hospitaleiros criaram condições perfeitas para a rápida disseminação de algas. Foi a transição dos oceanos dominados por bactérias para um mundo habitado por uma vida mais complexa.

“Esses organismos grandes e nutritivos na base da rede alimentar forneceram a explosão de energia necessária para a evolução de ecossistemas complexos, onde animais cada vez maiores e complexos, inclusive humanos, poderiam prosperar na Terra”, afirma.

A pesquisa foi publicada na revista Nature, e os resultados serão apresentados na Conferência Goldschmidt em Paris, França, nesta semana.

Dinossauros podem ter surgido milhões de anos antes do que achávamos

A pesquisadora Amber Jarrett, co-autora do estudo, descobriu antigas rochas sedimentares da Austrália central que se relacionavam diretamente com o período logo após o derretimento da Terra Bola de Neve.

“Nessas rochas, descobrimos sinais impressionantes de fósseis moleculares”, diz ela, que é PhD em Ciências da Terra pela ANU. “Nós imediatamente soubemos que fizemos uma descoberta inovadora de que a Terra bola de neve estava diretamente envolvida na evolução da vida grande e complexa”. [phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta