Artefato ancestral de metal extraterrestre é destaque em Museu de Berna

Por , em 14.08.2023
A ponta de flecha encontrada na Suíça foi feita usando ferro meteorítico. (Crédito da imagem: zvg/Thomas Schüpbach)

Durante o final do século XIX, pesquisadores desenterraram uma ponta de flecha em uma habitação da Idade do Bronze localizada em Mörigen, Suíça. Com o tempo, esse artefato, que tem cerca de 3.000 anos de idade, passou a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Berna.

Novas descobertas surgiram recentemente sobre essa ponta de flecha, demonstrando que ela possui uma origem única. Um estudo publicado na edição de setembro do Journal of Archaeological Science revela que essa ponta de flecha aparentemente comum foi na verdade forjada a partir de um meteorito que colidiu com a Terra aproximadamente há 3.500 anos.

O autor principal do estudo, Beda Hofmann, que atua como chefe e curador de mineralogia e meteoritos no Museu de História Natural de Berna, compartilhou que, embora a parte externa possa se assemelhar a uma ponta de flecha regular coberta de ferrugem, a análise revelou uma quantidade substancial de metal bem preservado em seu interior.

Diversos métodos, incluindo a tomografia por raios-X para imagens computadorizadas e a espectrometria gama para detectar materiais radioativos que emitem raios gama, foram empregados para investigar a ponta de flecha. Essas análises demonstraram que a ponta de flecha, que tem aproximadamente o tamanho de uma palma da mão, não apenas continha isótopos de alumínio-26 que não são nativos da Terra, mas também exibia vestígios de uma liga de ferro e níquel condizente com meteoritos.

Além disso, o estudo revelou evidências de marcas de moagem originadas no processo de dar forma ao meteorito para criar a ponta de flecha. Vestígios de alcatrão também foram encontrados, provavelmente indicando a substância usada para fixar a ponta de flecha ao eixo da flecha.

Inicialmente, os pesquisadores suspeitaram de uma conexão entre o artefato e o sítio do meteorito Twannberg, que remonta a 170.000 anos e está localizado a menos de 5 milhas (8 quilômetros) da habitação onde a ponta de flecha foi encontrada. No entanto, investigações adicionais levaram à conclusão de que as concentrações de níquel e germânio na ponta de flecha não se alinhavam com as do meteorito Twannberg.

Apesar desse contratempo, Hofmann e a equipe recorreram a um banco de dados geológicos e identificaram similaridades entre os metais na ponta de flecha e aqueles encontrados no sítio do meteorito Kaalijarv, na Estônia, que fica a mais de 1.400 milhas (2.250 km) de distância. Esse sítio de meteorito continha metais semelhantes, e foi determinado que a ponta de flecha tinha origem em um meteorito de 2 toneladas (1.800 quilogramas).

Como resultado, os pesquisadores concluíram que a ponta de flecha provavelmente esteve envolvida no comércio durante a Idade do Bronze. Hofmann afirmou que registros históricos indicam uma rede de comércio bem estabelecida abrangendo longas distâncias durante esse período. Os habitantes da época reconheceram o valor do material meteorítico após o evento de impacto em 1500 a.C.

A escassez de pontas de flecha meteoríticas persiste até os dias atuais. Apenas 55 desses objetos foram encontrados em 22 locais na Eurásia e na África, como observado na declaração.

A partir de 1º de fevereiro de 2024 até 25 de abril de 2025, a ponta de flecha estará em exposição no Museu Histórico de Berna. [Space]