As mulheres realmente preferem os cafajestes? A ciência responde

Por , em 20.05.2016

Você já deve ter ouvido a máxima “Os bonzinhos só se ferram”. Mas será que isso é mesmo verdade, no que diz respeito ao mundo dos relacionamentos?

Não, se depender do que diz a ciência. Vários estudos descobriram que as mulheres não preferem os cafajestes (sim, estamos falando dos tipos insensíveis e machões), mas sim os legais.

Bonzinho só se dá bem

Uma das maneiras de investigar esse problema é com cenários hipotéticos. Em um desses estudos, as participantes tiveram de ajudar uma personagem fictícia chamada Susan a escolher um parceiro para um encontro entre três opões, com base nas respostas que eles deram às suas perguntas.

Em uma versão, o homem era legal – estava em contato com seus sentimentos, era carinhoso e gentil. Em outra, era uma pessoa que se descrevia como um “homem de verdade”, era insensível e maldoso. O terceiro concorrente simplesmente deu respostas neutras.

Qual competidor as participantes aconselharam Susan a sair, e com qual elas mesmas preferiam sair? Com o legal, na maioria dos casos.

Em outro estudo, as participantes leram anúncios de pessoas procurando por um relacionamento. Elas acharam mais atraentes os candidatos que se descreveram como altruístas (por exemplo, que faziam trabalho voluntariado).

Outras pesquisas também têm mostrado resultados semelhantes: as mulheres preferem homens que são sensíveis, confiantes e fáceis de lidar. Muito poucas querem namorar um homem agressivo ou exigente.

Legal = bonito

Alguns estudos inclusive concluíram que ter uma personalidade agradável pode afetar até a atratividade física de uma pessoa.

Características como bondade e decência são avaliadas positivamente por homens e mulheres: são coisas que tornam os potenciais parceiros mais desejáveis, e até os fazem parecer mais atraentes fisicamente.

Onde entra o bad boy atraente

Claro que, em certas ocasiões, as pessoas podem se sentir atraídas por “bad boys”. Os narcisistas – pessoas que mostram altos níveis de auto-importância, superioridade, arrogância e uma vontade de explorar os outros – são muitas vezes vistos como atraentes em encontros iniciais.

Isso pode acontecer porque eles se esforçam bastante para melhorar sua aparência e passar uma boa impressão. Estudos têm demonstrado que mulheres narcisistas tendem a usar mais maquiagem e decote, ao passo que homens narcisistas passam mais tempo na academia, puxando ferro.

A curto prazo, os narcisistas podem até parecer mais bem ajustados, divertidos e agradáveis. No entanto, a longo prazo, são vistos como complicados e tendem a ser percebidos como menos ajustados, e mais hostis e arrogantes. Não surpreendentemente, a evidência mostra que os narcisistas não gostam relacionamentos de longo prazo e não se saem bem neles.

O mito

Além disso, podem haver outras razões pelas quais algumas pessoas acabam namorando “cafajestes” ou pessoas que não merecem. Elas podem simplesmente estar repetindo padrões de comportamento com os quais se acostumaram em relacionamentos passados, ou podem estar “cansadas” de tentar encontrar um parceiro e acabar fazendo más decisões.

Ou podem simplesmente acreditar em mitos de namoro e agir em conformidade com eles. Por exemplo, a ideia misógina de que mulheres gostam de bad boys – na maioria dos casos, isso é só uma desculpa para um homem agir como um idiota.

Em sua maior parte, as conclusões dos estudos sugerem que as mulheres – e os homens também, aliás – preferem parceiros agradáveis.

O problema com o estereótipo do “bonzinho que se ferra”, além de ir contra a corrente de anos de evidências científicas, é que ele pode comprometer a possibilidade de formar relacionamentos significativos. Perpetuar este mito não só cria expectativas inúteis sobre como devemos nos comportar, mas tentar viver de acordo com o mito, por vezes, pode prejudicar nossas relações. [TheConversation]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

7 comentários

  • EvandroJGC:

    Existem mulheres e existem mulheres, não se pode generalizar, como tudo na vida, né.

    • EvandroJGC:

      O povo ainda generaliza Mulheres com “Mulheres Vulgares/Estilo Cahorro” como dizem os Racionais. Se for atrás dessas, só vai ter isso mesmo.

  • vail martins:

    Isso vai contra ao que a gente vê por ai.
    Mulheres não procuram sempre um relacionamento estável. Muitas querem apenas sexo ou diversão.

    • Cesar Grossmann:

      Quantas? Como você sabe?

  • Ayrton:

    Existem mulheres solteiras que gostam de homens casados.

  • MarioMF:

    qual o gênero de quem escreveu este artigo? e o mais importante, qual região do país? São fatores a considerar. ..

    • Cesar Grossmann:

      São mesmo? Baseado em que?

Deixe seu comentário!