Assista duas ultra venenosas mambas negras lutando no quintal de alguém

Por , em 6.07.2023

Em um quintal residencial em Queensburgh, na África do Sul, um espetáculo notável foi registrado em vídeo: uma luta dramática entre duas enormes e altamente venenosas mambas-negras. Ambas as serpentes tinham mais de 8 pés (2,4 metros) de comprimento. A batalha intensa durou mais de 30 minutos, enquanto as serpentes lutavam, tentando derrubar uma à outra.

De acordo com Nick Evans, um resgatador de cobras que compartilhou o vídeo no Facebook, a cobra maior, medindo 8,5 pés (2,6 m) de comprimento e pesando 660 libras (300 quilogramas), repetidamente tentava subjugar a cobra menor, prendendo seu pescoço. Essa ação ocorreu três vezes antes que a cobra menor finalmente “se rendesse” e recuasse. Evans sugeriu que a luta provavelmente decorria da temporada de acasalamento, com ambos os machos competindo por uma fêmea.

O encontro entre as mambas-negras levanta uma pergunta interessante: por que elas não se mordem durante esses confrontos? Evans forneceu uma explicação, afirmando que as mambas machos se engajam em lutas até que um reconheça a derrota.

As mambas-negras, cientificamente conhecidas como Dendroaspis polylepis, são conhecidas por sua natureza venenosa e são consideradas uma das espécies de cobra mais mortais da África. Essas cobras são encontradas predominantemente nas regiões leste e sul do continente. John Dunbar, um pesquisador associado do Irish Research Council no laboratório de Sistemas de Veneno da Universidade de Galway, descreveu seu veneno como direcionado à conexão entre os nervos e músculos das presas. Em apenas 20 minutos, pode paralisar rapidamente e matar um ser humano. No entanto, Dunbar mencionou que, em sua experiência ao lidar com mambas-negras para extração de veneno, ele as considerou criaturas tímidas e nervosas que só atacariam se se sentissem ameaçadas ou assustadas. Ele enfatizou que o veneno é principalmente reservado para caça e autodefesa.

Dunbar explicou que o comportamento observado no vídeo é conhecido como “combate trançado”, que geralmente ocorre na presença de uma fêmea. O nome se origina da forma como as cobras entrelaçam seus corpos na tentativa de dominar o oponente e conquistar o favor da fêmea. O objetivo desse combate não é infligir uma mordida letal com veneno neurotóxico, mas sim forçar a submissão por meio da força física e resistência.

Curiosamente, as cobras possuem um certo nível de imunidade ao veneno de sua própria espécie. A exposição leve ao próprio veneno durante atividades como acasalamento ou alimentação desencadeia uma resposta imunológica nas cobras, levando à produção de anticorpos que neutralizam as toxinas. Esses anticorpos também fornecem proteção contra mordidas de outros membros da mesma espécie. No entanto, Dunbar alertou que as cobras podem não ser totalmente imunes e ocasionalmente podem sucumbir aos efeitos tóxicos do próprio veneno, principalmente em altas doses.

Dunbar comentou ainda sobre a importância dos rituais de combate nas mambas-negras, sugerindo que a mordida é evitada durante esses encontros porque uma fêmea avalia o sucesso de um macho com base em sua força e resistência, e não em guerra química. O macho derrotado geralmente parte sem sofrer ferimentos, exceto por um golpe em seu orgulho, enquanto o macho vitorioso garante o direito de acasalamento com a fêmea. [LiveScience]