O que estas cascavéis estão aprontando? [vídeo]

Por , em 10.01.2013

Ah, que bonitinho! Cobrinhas entrelaçadas! É provavelmente um casal! Certo? Errado.

Pode não parecer à primeira vista, mas estas cascavéis (Crotalus mitchellii) estão brigando. São dois machos, provavelmente lutando por conta de uma fêmea, ou por território.

Durante a época de acasalamento, os machos lutam entre si para afirmar seu domínio. Dois machos se entrelaçam e tentam empurrar o outro para o chão. Quem conseguir firmar o outro no chão mais vezes, prova sua superioridade (em tamanho e força). O vencedor da batalha geralmente tem mais sucesso reprodutivo.

Como os dois indivíduos da fotografia acima são muito próximos em tamanho, essa luta deve ter sido equilibrada e provavelmente durou algum tempo. A imagem foi feita em Palm Springs, na Califórnia (EUA), durante uma caminhada.

Abaixo, você pode ver um vídeo feito por pai e filho enquanto caminhavam ao longo da Trilha Cholla, em Tucson (EUA), que também mostra duas cascavéis brigando. A visão rara pode, por nossa sorte, ser registrada.[Flickr, LAZoo, Foto]

• Camilo Roberto da Silva:

Essa luta demorou algum tempo? Então a fêmea deve ter dito: “Tá de rosca!”

• crys:

porquê sera quê uma não pica a outra?Sera quê o veneno não faz efeito na outra?Ou elas tem alguma regra ou algum senso entre elas?faltou isso na materia,aposto quê não fui só eu quê fiquei curioso com isso.

As serpentes tem imunidade ao próprio veneno, mas teoricamente não contra o veneno de algumas outras espécies.

Picadas no rosto realmente seriam eficientes… Mas esse deve ser um tipo de um ritual de “prá-acasalamento”, e nessas horas existem um modus opeerandi diferente neste reino animal. Vide os Humanos 😀