Astrônomos querem atirar balas gigantes em uma das luas de Júpiter

Por , em 17.07.2013

Descoberta em 1610 por Galileu Galilei, a lua Europa, que orbita Júpiter, possui um oceano global coberto por uma espessa camada de gelo e é considerada um lugar promissor para se procurar por vida fora da Terra. Pensando nisso, cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) pretendem perfurá-la com projéteis especiais carregados de equipamentos de análises.

Chamados de “penetradores”, esses projéteis pesam cerca de 20 kg cada e devem resistir tanto ao forte impacto contra a superfície gelada quanto às baixas temperaturas (na faixa de -200°C). Será possível, de acordo com os responsáveis pelo projeto, lançar diversos “penetradores” a partir de um único satélite, cobrindo várias regiões da Europa.

Apesar de algumas desvantagens (como o tamanho reduzido, a falta de mobilidade e o “tempo de vida” limitado por causa das condições da lua), os projéteis são, nesse caso, uma boa alternativa a sondas como a Curiosity. “Penetradores têm uma série de vantagens em comparação com ‘soft landers‘, que precisam desacelerar para alcançar a superfície em segurança”, explica Sanjat Vijendran, um dos responsáveis pelo projeto. “Eles permitem que você ultrapasse a superfície a até três metros sem precisar de perfuração”.

Para testar a capacidade dos projéteis, os cientistas os lançaram contra blocos de gelo gigantes (como você pode ver no vídeo). A tecnologia deve estar pronta para uso em dez anos.[BBC, Popsci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • John jones:

    e verdade que ganimedes e calisto podem abrigar oceanos? se for verdade teriamos 3 mundos em jupiter com capacidade de abrigar vida? ou para deixar mais interessante 3 civilizacoes no nosso quintal?

  • Jonatas Almeida da Silva:

    Também não sou muito fã desse tipo de exploração espacial. Pouco conhecemos o ambiente que vamos investir, e uma chegada violenta pode estragar ou repelir um objeto de interesse, como possíveis seres vivos.
    Gosto mais de uma prospecção sutil e inteligente, começando por satélites em órbitas e pequenas sondas-laboratórios.
    É preciso respeitar a integridade dos mundos que vamos visitar.

    • John jones:

      concordo contigo cara vai que la viva alguma civilizacao ,pois se pensarmos bem atirar no mundo deles nao vai trazer boas consquencias para nos

  • Islan Victor:

    Acho que isso não vai dar certo ou pelos menos não como os cientistas esperam. Com a temperatura que tem em Europa o gelo é como rocha. A não ser que disponha de um lançador com muita força mesmo esses 3 serão meio complicadoa de se conseguir.

  • Paulo Vinicius Ferreira:

    acho que os golfinhos não vão gostar disso

  • Bond James Bond:

    ALL THESE WORLDS ARE YOURS, EXCEPT EUROPA. ATTEMPT NO LANDING THERE.

  • Brian Carvalho:

    Se tiver vida… MORREU!

  • John jones:

    algo me diz que isso não e uma boa ideia

    • Claudio Bastos:

      Toda ação Causa uma reação… Por isso concordo com vc John Jones.

Deixe seu comentário!