Brasileiro toca violão enquanto médicos removem tumor de seu cérebro

Por , em 8.06.2015

Um catarinense cantarolou e dedilhou seu violão ao se submeter a uma cirurgia no cérebro. A operação foi feita no último dia 28 de maio, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, no sul de Santa Catarina. Anthony Kuhlkamp Dias, de 33 anos, cantou seis músicas enquanto os médicos realizaram uma cirurgia para remover um tumor de seu cérebro.

Veja o vídeo de parte da cirurgia abaixo:

Dias tocou “Yesterday” dos Beatles, uma música em alemão – “já que o Dr. Michel fala alemão” -, algumas sertanejas e uma canção original chamado “Emanuel”, que ele dedicou a seu filho.

Ele estava acordado e conversando durante a cirurgia para monitorar e mapear o cérebro em busca de possíveis lesões de áreas que controlam a função motora e da fala, que podem ser afetadas pela remoção do tumor, explicaram os médicos.

Dias conta que descobriu sobre seu tumor cerebral poucos dias depois de seu filho nascer. A ideia de tocar violão e cantar durante a operação surgiu um dia antes de ser levado para a sala de cirurgia. O banqueiro, que agora se dedica à música apenas como um hobby, tocou violão profissionalmente por 20 anos, e também toca acordeão, teclados, trompete e flauta.

O anestesiologista e diretor clínico do hospital, Jean Abreu Machado, disse que o tecido cerebral não tem sensores para dor. No entanto, a pele e outros tecidos circundantes os têm, sendo um desafio interessante para os médicos manter o paciente acordado e sem dor. Dias disse que não sentiu dor alguma e que eles removeram 90% do seu tumor.

A tática musical não é inédita e, como não poderia deixar de ser, o site Buzzfeed já fez uma lista com diversos vídeos de pessoas exibindo seus dotes artísticos enquanto estavam na mesa de cirurgia. [CNN, G1]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!