Cachorro ou gato? Mapa mostra como os países estão divididos entre os dois

Por , em 29.07.2014

Cachorro ou gato? Essa é uma das perguntas que gera comentários mais fervorosos tanto aqui no site, quando é tema de algum artigo, quanto na nossa fanpage. Mas, afinal, quando se trata do mundo inteiro, qual é o bichinho de estimação preferido?

O mapa responde: o mundo prefere cachorro ou gato?

No geral, a maioria dos estados dos EUA têm uma relação de equilíbrio entre cachorro ou gato, por exemplo. Mas a história não segue esse padrão quando olhamos para o resto do mundo, onde a lealdade de alguns países favorece claramente um tipo de companheiro peludo sobre o outro.

Quanto mais verde, mais gatos existem em um país. Quanto mais roxo, mais cães são preferidos. Cinza representa os países os quais não há dados para a população de cão e gato de estimação

Quanto mais verde, mais gatos existem em um país. Quanto mais roxo, mais cães são preferidos. Cinza representa os países nos quais não há dados para a população de cães e gatos de estimação

Para esclarecer essa preferência de uma vez por todas, a empresa de marketing Euromonitor forneceu estimativas para o jornal estadunidense Washington Post, que leva em consideração a populações de cachorros e gatos de estimação em 54 países. O resultado, como dissemos, é que alguns países tem uma forte preferência por um ou outro.

Na Índia, por exemplo, os cachorros de estimação superam os gatos em uma proporção de 10 para 1. Cães também desfrutam de uma boa vantagem de 2,5 para 1 na China. Por outro lado, os gatos são mais numerosos que os cachorros em uma proporção de 3 para 1 na Suíça, na Áustria e na Turquia.

De uma maneira geral, os gatos são o animal de estimação preferido na maior parte da Europa Ocidental, com exceção da Espanha, de Portugal e da Irlanda. Na América do Sul, os cachorros ganham de lavada na maioria dos países, assim como em grande parte da Ásia.

“Algumas regiões, como o Oriente Médio e parte da África, tem um apreço especial de longa data por gatos”, disse Jared Koerten, analista da indústria animal de estimação na empresa Euromonitor, a responsável pelo levantamento e criação desse mapa. “Na América Latina, é o completamente o oposto. Cachorros são parte da vida familiar lá”. Você concorda?

As populações de animais ao redor do mundo também parecem seguir algumas tendências interessantes e igualmente inexplicáveis. Por um lado, os países altamente desenvolvidos, por razões ainda pouco claras, tendem a ter populações de cachorros e gatos mais equilibradas, de forma que, segundo Koerten, parece haver uma correlação entre as economias desenvolvidas e um equilíbrio entre a preferência por cachorro ou gato.

No Brasil, segundo ele, há uma estranha afinidade por cachorros pequenos – de forma que há mais cachorros pequenos per capita do que em qualquer outro país.

E você, o que prefere: cachorro ou gato? [Io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

Deixe seu comentário!