Cães de serviço foram ao teatro para aprender a se comportar

Por , em 21.08.2019

A audiência mais fofa de todas participou de uma apresentação especial do musical Billy Elliot na cidade de Ontário (Canadá) recentemente. Quem ocupou os espaços em frente aos assentos da plateia no dia 15 de agosto foram cães de serviço em treinamento.

“Tivemos alguns membros da audiência positivamente adoráveis do K-9 Country Inn Service Dogs na performance relaxada da semana passada de Billy Elliot”, dizia um post compartilhado no Twitter pelo Festival Stratford.

O que o teatro classifica como “performance relaxada” são sessões com luzes e sonoplastia mais suaves que são mais ideais para crianças pequenas e para quem é sensível a estes estímulos, como pessoas com autismo ou com Transtorno no Processamento Sensorial. Nessas sessões, todos podem se levantar quantas vezes for necessário, sem ter que ficar restrito ao seu assento durante todo o espetáculo.  

A responsável pelo treinamento dos cães, Laura MacKenzie, tem 35 anos de experiência treinando cães de guarda, cães policiais, cães pastores e animais de serviço como cão-guia, cão-terapeuta e cães de alerta de convulsão, alergia e para diabéticos.

Ela leva seus cães para o espetáculo para que eles se acostumem com estímulos como luzes, movimentos, barulhos e multidões. O festival de teatro Stratford colabora com seu treinamento.

Durante o treinamento, os treinadores fazem acompanhados dos cães tudo o que um membro da audiência faria: andam no meio de várias pessoas, passam pelos corredores estreitos entre as poltronas e vão ao banheiro.

Assim, os cães saberão se comportar nesses ambientes quando estiverem acompanhados de seus humanos, e poderão ignorar esses estímulos e se concentrar o trabalho que foram treinados para fazer.

“Todos os cães se comportaram maravilhosamente no Festival Stratford. Durante o espetáculo, alguns de nossos cães espiavam pelas frestas das poltronas para assistir ao show!”, descreveu MacKenzie ao Bored Panda.

Ann Swerdfager, porta-voz do festival, também afirmou que a presença dos cães é uma experiência importante para os atores, que neste espetáculo em participar é composto por várias crianças. “Isso faz com que eles se acostumem a ver cães de serviço na audiência”, explica ela.

“É maravilhoso que ir ao teatro seja considerado uma das coisas que você quer treinar um cão de serviço para fazer, ao invés de pensar que o teatro está fora do limite de quem precisa de um animal de serviço, porque isso não é verdade”, complementa ela. [Bored Panda, CBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!