Café faz você viver mais tempo

Por , em 17.05.2012

Adora começar o dia com uma xícara de café? É um amante da bebida? Então você tem sorte: se bebe bastante café por dia, sua expectativa de vida é provavelmente maior que a minha.

Um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine seguiu 400.000 pessoas entre 50 e 71 anos e concluiu que homens que tomam seis xícaras ou mais de café por dia têm 10% menos chance de morrer no período de 14 anos (da pesquisa), e mulheres que bebem 6 ou mais xícaras de café por dia eram 15% menos propensas a morrer no mesmo período.

Porém, tomar menos café que isso não tem o mesmo benefício. Por exemplo, tomar apenas uma xícara de café por dia diminui as chances de morte em 6% para homens e 5% para as mulheres.

Os pesquisadores levaram em conta fatores como dieta, exercícios, tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal e estado civil nos participantes do estudo, e as chances menores de morte continuaram as mesmas.

Porém, eles admitem que é possível que pessoas que bebem bastante café sejam diferentes do resto da população de alguma forma ainda não identificada, que os tornam menos propensos a doenças e morte prematura. Ou seja, o café pode não ser o causador da melhor expectativa de vida.

O café parecia ter um efeito protetor em especial contra doenças crônicas, mas o benefício foi visto em quase todas as causas de morte como doenças cardíacas, doenças respiratórias, derrames, diabetes e infecções. Câncer foi a única grande causa de morte que não teve relação com o café.

Esse é um fato curioso, pois uma grande pesquisa sueca descobriu que beber seis ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de câncer de próstata fatal em até 60%.

O café é um tema muito polêmico na comunidade científica, já que existem vários estudos que clamam diversos benefícios de sua ingestão, como menor risco de diabetes tipo 2, mal de Parkinson e câncer de fígado e de mama, mas existem o mesmo tanto de pesquisas dizendo que não, muito pelo contrário, ou que essas afirmações não são comprovadas.

Também já foi dito que café causa alucinações e aumenta o risco de dor de cabeça. Por outro lado, dizem que o café pode melhorar a experiência sexual em pessoas que não são usuários habituais da bebida, e que duas xícaras de café podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia.

Mas uma coisa parece certa: vários estudos já demonstraram que o café possui antioxidantes, que são bons para nossa saúde. A opinião dos experts é de que café faz bem.

“O café contém mais de mil compostos que podem afetar o nosso risco de morte. O composto mais bem estudado é a cafeína, apesar de associações similares de café sem cafeína sugerirem que, se a relação entre o consumo de café e mortalidade for causal, outros compostos no café, por exemplo, os antioxidantes, incluindo os polifenóis, podem ser importantes”, disse o principal autor do estudo, o Dr. Neal Freedman, do Instituto Nacional de Câncer americano e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, em Rockville, Maryland, EUA.

Sendo assim: bom café da tarde a todos![Gizmodo, CNN, LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Denise:

    Estou lendo isso com meu café não mão.Vida longa aos cafeteiros!!
    Eu inclusa!! rs

  • Luis Felipe:

    Então sou imortal! haha

  • Rodrigo Botecchia:

    Ah, eu bebo café o DIA INTEIRO!
    Sem contar o estimulante com 300mg de café E taurina que mandei manipular numa farmácia, para dar mais um gás nos meus treinos.
    Serei Matusalém? (isso se meu ESTÔMAGO AGUENTAR).

  • Gisane Araújo:

    Serei eterna então, hehe :p

  • claudiohagra:

    Ótimo, vou tomar meu cafezinho agora!

  • ines:

    Eu nao sei mesmo pq fazer essas pesquisas para depois dizer que poooooode ser..nada é provavel. a vá! Falam um coisa e depois volta atr®as, tem graça isso?

  • Raimundo Santos:

    Nunca vi alguém morrer porque tomou muito ou pouco café. O fato é que as pessoas morrem aos 50, 60, 80 ou 90 anos tomando café e não há nada que comprove a influência negativa desse líquido abençoado na vida das pessoas. Tudo que sei é que vou morrer apreciando o cafezinho.

  • luysylva:

    cyber café kkk!
    eu tomo muito café adoro!
    tomo uma garrafa inteiro.
    sempre o café é polemico, depois vão dizem que o cafe faz mal; e depois que faz bem sempre haverá essa contrição sobre o café.

  • Jonatas:

    O meu alerta de artigo do Gmail com essa reportagem veio justamente na hora do cafézinho…

  • Khajiit:

    Eu sou imortal!!!

    ahauheau, zuera, só tomo 2 ou 3 xícaras por dia

  • JHR:

    Legal…acho que preciso de uma cafezinho.

Deixe seu comentário!