Catnip e petiscos semelhantes são seguros para gatos? Veja como eles afetam a mente e o humor deles

Por , em 4.01.2024

Gatos que vivem em ambientes internos podem ter uma vida prazerosa se tiverem acesso a uma variedade de experiências positivas. Isso inclui a possibilidade de realizar comportamentos naturais, sentir-se seguro em seu ambiente e utilizar todas as suas capacidades sensoriais, em especial o olfato aguçado.

Existem plantas como a erva-de-gato (catnip), o tomilho-de-gato e a videira prateada que liberam odores fortes capazes de influenciar significativamente o estado mental e o humor dos felinos.

Muitos donos de gatos se perguntam se é seguro e apropriado oferecer essas plantas aromáticas aos seus animais de estimação. Alguns questionam se isso seria como dar álcool para uma criança.

Há uma variedade de opções baseadas em plantas para proprietários que desejam aliviar o tédio ou a frustração de seus gatos. Formas frescas ou secas de erva-de-gato (Nepeta cataria), videira prateada (Actinidia polygama), tomilho-de-gato (Teucrium marum), valeriana (Valeriana officinalis) e madressilva-tártara (Lonicera tatarica) são algumas escolhas. Se um gato não se interessa por erva-de-gato, essas alternativas podem ser eficazes.

Gatos, incluindo espécies maiores como leopardos e jaguares, podem exibir comportamentos alegres ao interagir com brinquedos contendo essas substâncias vegetais. No entanto, nem todos os gatos reagem dessa maneira, o que se acredita ser determinado geneticamente.

Mas esses petiscos à base de plantas são seguros para os gatos? Os gatos possuem um sistema olfativo avançado. Algumas plantas produzem substâncias químicas como defesa contra insetos ou para atrair predadores desses insetos. Isso inclui a nepetalactona, um composto encontrado tanto na erva-de-gato quanto na videira prateada.

Argumenta-se que a exposição à nepetalactona aumenta a produção de hormônios que induzem o prazer nos gatos. Ela também pode servir como um repelente natural de mosquitos (embora não seja eficaz contra pulgas ou carrapatos).

Isso poderia explicar por que os gatos exibem comportamentos como rolar, esfregar e babar quando expostos à erva-de-gato, videira prateada e plantas semelhantes.

Tipicamente, essas reações são breves, durando apenas alguns momentos, após os quais os gatos retornam às suas atividades normais.

É improvável que os gatos desenvolvam um vício nessas substâncias. Com o tempo, eles podem se habituar, diminuindo os efeitos das plantas. Quando inaladas, essas plantas geralmente não prejudicam os gatos.

É moralmente aceitável usar essas substâncias em nossos companheiros felinos? No cuidado com animais, o foco geralmente está em equilibrar os benefícios contra os potenciais danos.

Apesar de algumas afirmações publicitárias vincularem essas plantas à ativação do sistema opioide do cérebro, simulando um “barato natural” em gatos, não há provas de que essas substâncias impactem os gatos da mesma maneira que o álcool ou outras drogas afetam os humanos.

A rotulagem desses produtos para gatos como “crack felino” ou “meowijuana” pode desencorajar alguns proprietários de fornecerem esses aromas aos seus gatos.

Ao contrário de dar álcool a uma criança, evidências indicam que os gatos estão seguros ao interagir com esses petiscos à base de plantas. Eles não causam psicose, vício ou sintomas de abstinência, e não há preocupação com julgamento ou habilidades motoras prejudicadas em gatos sob a influência dessas substâncias!

Desde que os gatos possam escolher se engajar com essas plantas, parece justo permitir-lhes essa experiência prazerosa.

Além disso, feromônios faciais felinos sintéticos são usados para gerenciar as emoções dos gatos, reduzindo medo e estresse. Eles são especialmente úteis em lares com vários gatos ou durante eventos estressantes como mudanças.

Garantindo a Experiência Ideal do Seu Gato Fornecer experiências olfativas diversas é uma das muitas maneiras de enriquecer a vida de um gato. Aqui estão algumas sugestões:

• Permita que os gatos escolham suas interações com petiscos e brinquedos, evitando forçá-los.
  • Alterne regularmente os brinquedos e experiências para manter as coisas interessantes.
  • Forneça opções de arranhadouros, como postes ou papelão ondulado.
  • Consulte um veterinário se o seu gato ingerir partes de brinquedos ou parecer doente.

Já que os efeitos dos estimulantes olfativos à base de plantas são temporários, é crucial aprimorar o ambiente, estilo de vida e interações humanas dos gatos para seu bem-estar geral. Não podemos confiar apenas na erva-de-gato ou na videira prateada para proporcionar uma boa vida interna aos gatos; o bem-estar deles depende em grande parte de seus cuidadores. [The Conversation]