Cientistas criam arroz que contém proteína e gordura de gado

Por , em 15.02.2024

As refeições futuras podem ser marcadas por um prato inovador conhecido como ‘arroz com carne’. Essa não é uma mistura convencional de carne e arroz, mas sim um tipo de arroz geneticamente modificado com células de músculo e gordura bovina. Pesquisadores da Coreia desenvolveram essa nova variedade de arroz, que se destaca por ter maiores níveis de proteína e gordura do que o arroz tradicional. Eles sugerem que esse arroz híbrido pode ser uma opção mais econômica e ecológica em comparação às refeições tradicionais de carne e arroz.

Os idealizadores dessa culinária inovadora foram impulsionados pela vontade de enfrentar os diversos desafios atuais na agricultura. O setor alimentício global, especialmente a produção de carne, é um grande emissor de gases de efeito estufa. Em resposta a isso, cientistas e empresas têm explorado alternativas sustentáveis, incluindo carnes cultivadas em laboratório, criação de insetos em larga escala e dietas baseadas em plantas.

O interesse específico deste grupo de pesquisa era em alimentos híbridos, que combinam elementos vegetais e animais. Experimentos anteriores incluíram o uso de substâncias à base de plantas, como a proteína vegetal texturizada (feita de farinha de soja), para cultivar células de carne bovina. No entanto, os pesquisadores acreditavam que o arroz poderia ser um candidato ainda melhor para esse processo, devido ao seu conteúdo nutricional e baixas propriedades alergênicas em comparação com outras alternativas de carne, como a soja.

Para criar esse arroz híbrido, a equipe introduziu células de músculo ou gordura bovina em grãos de arroz. O objetivo era desenvolver um arroz rico em proteínas ou gorduras. Esses grãos foram então cultivados em ambientes ricos em nutrientes, com a esperança de que, em cerca de 10 dias, as células amadurecessem e se integrassem ao arroz. Inicialmente, descobriu-se que o arroz simples não era a base ideal para o crescimento celular, levando-os a revestir o arroz com gelatina de peixe e o aditivo alimentar transglutaminase microbiana para melhorar a aderência celular.

O produto resultante, chamado de “microcarne”, mostra resultados promissores. Em comparação com o arroz cozido normal, o arroz enriquecido com proteína tem 8% mais proteína e a versão enriquecida com gordura tem 7% mais gordura. Além disso, avaliações de sabor revelaram que o arroz com proteína adicionada tinha nuances de carne e amêndoa, enquanto o arroz com gordura exibia toques de creme, manteiga e óleo de coco.

Publicado na revista Matter na quarta-feira, o estudo sugere que essas descobertas podem abrir caminho para uma variedade de alimentos híbridos no futuro.

Enquanto atualmente é apenas ligeiramente mais nutritivo do que o arroz comum, os autores acreditam que esse arroz será menos caro e mais ambientalmente amigável do que a produção combinada de carne e arroz, uma vez que seja produzido em maior escala. Eles também estão focados em aprimorar o arroz para que se assemelhe mais ao sabor e à textura da carne, e estão desenvolvendo métodos de crescimento aprimorados para a variante rica em gordura. Como todos os componentes usados neste arroz híbrido são comestíveis, não deverá haver preocupações adicionais de segurança alimentar.

A equipe imagina que esse arroz híbrido não apenas beneficiará as populações em todo o mundo, mas também poderá servir como uma fonte vital de alimento em regiões menos desenvolvidas, zonas de conflito e até mesmo em viagens espaciais. [Gizmodo]