Cientistas descobrem caracol de concha transparente

Por , em 2.10.2013

Cientistas descobriram uma nova espécie de caracol com uma concha transparente em uma caverna superprofunda da Croácia.

A criatura foi nomeada Zospeum tholussum e pertence a um gênero de caracóis terrestres considerados verdadeiros troglobitas, já que só vivem em cavernas subterrâneas escuras.

Os pesquisadores da Universidade Goethe (Frankfurt, Alemanha) e da Sociedade Biospeleological (Croácia) encontraram apenas um espécime vivo durante a expedição.

O animal é muito frágil e foi visto a uma profundidade notável de 980 metros, em uma câmara de pedras e areia, com um pequeno riacho passando por ela.

article-2417359-1BC1557F000005DC-342_634x343

Todas as espécies conhecidas do gênero Zospeum que moram em cavernas possuem capacidade limitada de se mover. Sua preferência por um habitat barrento e o fato de que geralmente estão localizados perto do sistema de drenagem das cavernas, em uma proximidade com água corrente, sugere que estes animais não são imóveis.

Zospeum tholussum vive em um dos 20 sistemas de cavernas mais profundos do mundo: Lukina Jama-Trojama, na Croácia, conhecido por sua forma extraordinária vertical, e grande penetração de 1.392 metros.

De um ponto de vista ecológico, o sistema é extremamente interessante por ter três camadas microclimáticas: uma parte de gelo que se forma na sua entrada, com uma temperatura de cerca de 1°C, a parte do meio, com temperaturas de até 2°C, e a parte inferior com uma temperatura de 4°C. [DailyMail]