Cientistas ficam arrepiados ao ver filhotes de lobo buscando objetos

Por , em 18.01.2020

Ecólogos suecos especializados em comportamento animal ficaram muito surpresos ao observar filhotes de lobo criados por eles exibindo a habilidade de buscar uma bola de tênis da mesma forma que um cão domesticado faz. Isso muda a nossa forma de ver como essas criaturas selvagens interpretam sinais dados por humanos e traz novas informações sobre como o início da domesticação canina aconteceu.

A pesquisa aconteceu na Universidade de Stockholm, onde filhotes de cães e de lobos estão sendo criados a partir de dez dias de vida para que os pesquisadores saibam mais sobre como a domesticação altera o comportamento desses animais.

As duas primeiras ninhadas de lobos que passaram pela atividade com a bola de tênis ignoraram completamente o objeto, mas a terceira ninhada com filhotes de três semanas mostrou grande interesse pelo brinquedo. Depois, eles superaram expectativas ao reagir aos sinais de desconhecidos para trazer a bola de volta.

Até este resultado surpreendente ser registrado, especialistas na domesticação de cães acreditavam que os cachorros só adquiriram as habilidades cognitivas para tarefas como buscar um objeto depois que humanos os domesticaram há mais de 15 mil anos.

“Quando eu vi o primeiro filhote de lobo buscando a bola eu literalmente tive arrepios. Foi tão inesperado, e eu imediatamente sabia que isso significava que se a variação em brincadeiras guiadas por humanos existe em lobos, esse comportamento poderia ser um alvo em potencial para pressões seletivas iniciais que foram exercidas durante a domesticação dos cães”, detalhou a pesquisadora principal do trabalho, Christina Wheat, ao New Atlas. [New Altas]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (23 votos, média: 4,83 de 5)

Deixe seu comentário!