Cientistas finalmente descobrem como os dedos enrugados pela água funcionam

Por , em 10.02.2014

Existem diversas teorias, nenhuma comprovada, sobre o que causa o enrugamento dos dedos quando passamos longos períodos na água. Uma hipótese é de que as rugas aparecerem para nos proporcionar uma melhor aderência em ambientes molhados.

Agora, o mistério deste fenômeno tão comum que intriga até mentes brilhantes em todo o mundo parece ter sido resolvido.

Os físicos alemães Myfanwy Evans e Roland Roth, das Universidades Tübingen e Erlangen, descobriram o mecanismo que permite que os dedos se enruguem e voltem ao normal depois de um contato longo com a água.

Segundo eles, esse é um ato de equilíbrio energético. Termodinamicamente falando, as camadas mais externas da pele “querem” absorver água quando estamos submersos; essa absorção rápida faz com que nossos dedos inchem e enruguem. Se o inchaço não fosse combatido, a pele ficaria enrugada para sempre.

O inchaço e a absorção da água ocorrem na camada mais exterior da pele, que é feita de células mortas empilhadas como tijolos. Estas células são preenchidas com uma rede de filamentos feita da proteína queratina. Estes filamentos de queratina interligam-se para formar uma rede tridimensional – o que pode aumentar o seu volume por cinco vezes, quando se estende para fora.

Evans e Roth mostraram como essa estrutura pode ajudar as células da pele a inchar e se encolher. Os cientistas criaram um modelo de tecido de fibras elásticas que, depois de absorver uma certa quantidade de água, volta para sua forma original. Quando comparado com o modelo de pele humana, os físicos notaram que o padrão de tecido era quase idêntico.

A energia do sistema varia com as alterações do espaçamento da rede. Quando a energia diminui, a estrutura tende a expandir-se e absorver água. Ao mesmo tempo, a tensão em um filamento alongado pode fornecer a força contrária para reverter esse processo. Tal como acontece com uma mola, quanto mais você estica um filamento, maior será a energia elástica.

A interação destas forças opostas garante que a pele só absorva uma certa quantidade de água, que se desloca entre dois estados extremos limitados pela estrutura física da pele.

Os pesquisadores concluíram que a geometria dos filamentos de queratina é crucial para essa resposta da pele à água, pois mantém o sistema em uma faixa de energia que permite a “expansão mola” da pele.
ku-xlarge

De acordo com os físicos, agora que entendemos esse fenômeno, podemos usar esse conhecimento para criar produtos sintéticos duráveis e mais flexíveis que possam mudar de forma e voltar para sua configuração original sem deformar.

Isso seria um enorme desenvolvimento no mundo da ciência dos materiais, além de ser de grande ajuda no tratamento de doenças da pele, possivelmente levando também a enxertos sintéticos altamente realistas. [Phys, Gizmodo]

• Luhan Outl:

muitas coisas interessantes nessa notícia

• mau mau:

nao tinha algo mais inutil tipo a cura de algumas doencas pros cientistas pesquisarem?

• Tiago Pesce:

Na minha opinião esse é apenas mais um passo que a skynet (google) está dando em direção a construção da pele do T-800

• Luís M Ribeiro:

Entender o porque fica fácil tendo o conhecimento que o número de termorreceptores é tanto maior quanto maior for a trama capilar arterio-venosa (muito rica nas extremidades dos dedos, mas também presente em menor escala nos lóbulos das orelhas). Minha questão é: a configuração das rugosidades tem a ver com a configuração das digitais de cada pessoa?

• Eduardo Dutra:

Ok, mas… se o fenômeno é devido à estrutura física da camada mais externa da pele, então por que só acontece nas pontas dos dedos e não em toda a pele?

• Diego Vitor:

Pode ter a ver com a organização histológica da pele.
      Nem todo tipo de tecido epitelial contém queratina. E somente o tecido epitelial das mãos e dos pés contem uma camada extra de apoio à camada córnea (descrita no texto superficialmente, que é a que contém queratina), chamada de camada lúcida. O segredo deve estar nesta particularidade.
      É só uma hipótese minha, todavia.

• Rafael Andrette:

A ponta dos dedos (tanto da mão quanto do pé) contem mais células mortas queratinizadas do que as demais regiões do corpo. A concentração de células mortas queratinizadas é maior nas regiões do corpo que sofrem mais atrito como essas partes. Possivelmente a concentração de queratina nas demais regiões é insuficiente para ocorrer o processo de enrugamento.

• Iago Santos:

Magnífica pergunta, mais creio que este fato pode estar relacionado com a Teoria do Macaco Aquático, pesquisa sobre esta teoria e vc irá ter uma outra percepção sobre este fenômeno interessante.

• Victor Alleva Beleti:

Explicou o como e não o porquê, que, creio eu, ser o ponto central de todo o mistério.

• Alan Delon:

(︶︹︺) legal sempre me perguntei isso também kkk ˋ︿ˊ