Cientistas escanearam o cérebro de 25 pessoas sob efeito do LSD

Por , em 7.02.2019

Cientistas sabem há muito tempo que o LSD tem um profundo efeito sobre as pessoas, causando alucinações e um estado alterado de consciência, mas não entendiam exatamente por quê.

Agora, isso pode mudar. Uma equipe de pesquisa do Hospital Universitário de Psiquiatria de Zurique (Suíça) acredita ter descoberto o que acontece no cérebro quando alguém “viaja” – e o achado pode ter um papel importante em pesquisas futuras sobre doenças psiquiátricas.

LSD e o cérebro

Desde a sua descoberta em 1938, o LSD (ou dietilamida do ácido lisérgico) tem intrigado cientistas. Para seu estudo, os pesquisadores deram a droga a 25 voluntários enquanto escaneavam seus cérebros.

Alguns desses voluntários também receberam cetanserina, uma substância que bloqueia os receptores de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor previamente suspeito de desempenhar um papel na experiência do LSD.

Quando os pesquisadores fizeram os voluntários responderem a um questionário destinado a determinar se uma pessoa está “viajando”, eles descobriram que aquelas que tomaram cetanserina não experimentaram nenhum dos efeitos subjetivos do LSD.

Outro resultado intrigante foi que os exames revelaram que o LSD interrompe um circuito principal entre quatro partes do cérebro, incluindo o tálamo, que atua como um filtro de informações. Essencialmente, a droga permite que mais informações fluam através do tálamo para outras partes do cérebro.

Aplicações

Agora que temos uma melhor compreensão de como o LSD afeta o cérebro, os pesquisadores acreditam que podem usar essa informação para estudar distúrbios que produzam os mesmos efeitos que a droga, como depressão e esquizofrenia.

“Estamos chegando mais perto de entender a complexidade do que acontece com o LSD no cérebro”, disse a pesquisadora Katrin Preller ao portal The Guardian, “e isso é particularmente importante se quisermos desenvolver novos medicamentos”.

As descobertas foram publicadas em um artigo na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). [Futurism]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (29 votos, média: 4,93 de 5)

Deixe seu comentário!