Cientistas transformam bactérias em um super HD de computador

Por , em 11.01.2011

Você pode até se encolher com a mera menção da bactéria E. Coli por causa das doenças terríveis que ela causa. Mas cientistas chineses criaram um uso mais agradável para as “bichinhas” – transformaram as bactérias em unidades de armazenamento de memória.

Os pesquisadores encontraram uma forma de armazenar informação no DNA das bactérias que faz com que um grama de E. Coli seja capaz de armazenar a mesma quantidade de dados do que 450 hard drives de dois terabytes.

O bioarmazenamento, como é conhecida essa técnica, pode parecer surpreendente, mas não é uma técnica nova. A tecnologia já está circulando por aí durante a última década inteira. Mas as tentativas de colocar informações no DNA de outros seres não foi levada adiante – por exemplo, alguns anos atrás uma equipe de cientistas japoneses colocou a teoria da relatividade de Einstein no DNA de bactérias, mas não pesquisou aplicações mais relevantes para o nosso dia a dia.

Agora os cientistas chineses mostraram que não apenas texto, mas imagens, sons e vídeos podem ser armazenados nas células. Os dados são comprimidos, separados em pequenos pedaços e depois, quando queremos usá-los, são mapeados – assim como um CPU faz com os dados que armazenamos em HDs comuns.

Os cientistas até conseguiram criar um método que torna as bactérias completamente seguras contra cyber-ataques, impedindo que alguém invada o sistema e consiga os dados que elas escondem.

Em teoria, o bioarmazenamento de dados em bactérias permite o armazenamento de dados em espaços pequenos e, como as bactérias continuam se replicando, os dados ficam seguros por milênios.

Basta saber se elas usam eletricidade ou ração como comida. [PopSci]

36 comentários

  • Marcos Correia:

    Daí, uma mera mutação já corrompe os dados.

  • KARARYU:

    E no futuro, não haverá mais VÍRUS de computador… mas sim, ANTIBIÓTICOS!

  • Fernando:

    Vc vai chega na lan-house um dia pro teu amigo passa o instalador de CS1.6 e vai te pergunta:

    Vc trouxe o pen drive?
    Esqueci, vou coloca o USb no meu nariz pra joga Cs em casa.
    KKKKKKKKKKKK

    Agora imagina se isto vier para o mercado o preço salgado do “Bio-HD” como da pra se chamar.

  • coltpanzerfaust:

    eu sou a lenda???? usar organismos vivos modificados geneticamente é seguro? o que aconteceria no caso de um vazamento destas bacterias modificadas? e se elas sofrerem mutações ou evoluirem para algo mortal? um novo tipo de doença pode aparecer, poisse usam bacterias como container de informações nada os impede de programar bacterias para coisas piores, imagine dar instruções a bacteria s para utiliza-las como uma arma quimica e biologica.

    • Flávio Costta:

      acho que a humanidade iria preferir que os cientistas continuassem as pesquisas e você parasse de ver filmes de ficção.

  • Rapaiz…:

    Imagine, vc usando um HD baseado em micro-organismos, daí vc eskece de lavar a mão,quem vai pegar “vírus” é vc e naum o computador. Q tenso….
    E se for usar em humanos….ninguém mais vai usar pen drive, é só colocar um fio de cabelo num leitor de pc muito NINJA e pronto.

  • Baikal:

    Como será feita a leitura dos dados ? Alguém pode detalhar isso ?

    Quanto a alimentação das bactérias é extremamente simples, em laboratório elas são cultivadas com Ágar+nutrientes, um produto simples,barato e acessivel a qualquer um. creio que quanto a estas que servirão de HD não serão muito diferente na nutrição, o lance em si é o metodo de controle do crescimento das mesmas, algo que ainda não concebi para a utilização delas como fonte de armazenamento de dados. Talvez uma programação genetica do crescimento…

    Enfim, é algo interessante que causa muita curiosidade, quem sober a fonte dessa informação por favor me passem.

    Falou galera.

  • Tony Amorim:

    Além disso, o DNA humano deve ser muito mais complexo que o de uma bactéria, oferecendo zilhões de oportunidades a mais, não sou versado em biologia, mas isso é uma coisa que todo mundo sabe.

  • Tony Amorim:

    Pois é Danilo, é mais ou menos isso que eu quis dizer, a maneira de armazenamento por DNA é diferente da que é feita naturalmente no cérebro humano e nada impede que possam coexistir, daí só seria preciso mais uma “interface” um processador/tradudor para estabelecer a comunicação entre as duas.

    E a computação embutida, personalíssima não quer dizer que vai-se aposentar os computadores convencionais, é só uma opção a mais.

  • Danilo:

    Rafael Babes, a maneira que armazenamos informações no nosso cérebro é bem diferente da maneira que fazemos para armazenar em unidades de disco rígido, memórias flash entre outras.
    A maneira que fariamos para armazenar informações em bactérias, seria seguindo a mesma lógica de armazenamento atual. Para implantar informações no cérebro, é MUITO, mas MUITO mais complexo. Pra começar, tu passaria muito tempo só para fazer as diversas ligações de assuntos relacionados no seu cérebro com essa informação. Além é claro de ligar essa informação com o sistema emocional (amigdala cortical e tals) mara usá-lo como reflexo e afins.
    Essa técnologia ainda está distante =)

  • Tony Amorim:

    Não entendi bem o comentário, poderia explicar melhor?

  • Rafael Babes:

    (Fico pensando se no lugar de bactérias usarmos nossas próprias células como unidades de memória, daí um processador pequeno mas potente poderia ser implantado e os dados poderiam ser acessados diretasmente no cérebro, já li artigos aqui sobre o comtrole de máquinas com o pensamento, tudo isso junto seria bem legal.)

    ESSA VAI PRO Tony Amorim

    VC FAZ ISSO A VIDA INTEIRA E NÃO SE LIGOU USA AS SUAS CÉLULAS PRA CARREGAR INFORMAÇÃO
    MAS ACHO QUE VC NÃO AS USA
    O SEU CEREBRO RAPÁ SÃO CÉLULAS E FAZ ISSO
    COM CERTEZA OS OLHOS PUXADOS JA USAM A TEC PRA FAZER UM CEREBRO PARA UNS DROIDS POR AEE…

  • Rodrigo Paim:

    Maior capacidade em menor espaço

    SHOW

  • Observador:

    O Bom desta história é que o processamento gastará menos energia e isso é ótimo, só que eles não falaram como conservaremos estas bactérias no HD, como será a sua reprodução, o HD aumentará com o tempo??

  • websurffer:

    Eu acho isso perigoso.
    E se reprogramarem a bacteria e tornando uma bactéria letal.
    O homem desconhece esse terreno ainda, o da genética.
    Não estamos dando passos firmes, seguros.

    É necessário mais pesquisas para depois explorarmos essa capacidade de armazenamento que o dna possui.

  • Tony Amorim:

    Fico pensando se no lugar de bactérias usarmos nossas próprias células como unidades de memória, daí um processador pequeno mas potente poderia ser implantado e os dados poderiam ser acessados diretasmente no cérebro, já li artigos aqui sobre o comtrole de máquinas com o pensamento, tudo isso junto seria bem legal.

  • Danilo:

    “Agora os cientistas chineses mostraram que não apenas texto, mas imagens, sons e vídeos podem ser armazenados nas células.”

    Rapaz, se é possível armazenar texto, é possível armazenar qualquer coisa. Tu tem ideia de como funciona um dispositivo de armazenamento? Neles, texto, imagens, sons, vídeos, programas diversos, é tudo a mesma coisa.

    “Os dados são comprimidos, separados em pequenos pedaços e depois, quando queremos usá-los, são mapeados”

    Isso não tem a ver com a bactéria em si e sim com a maneira que eles escolheram para armazenar. Comprimindo ou não, os dados podem ser armazenados.

    “Os cientistas até conseguiram criar um método que torna as bactérias completamente seguras contra cyber-ataques, impedindo que alguém invada o sistema e consiga os dados que elas escondem.”

    E essa foi a pior coisa que já ouvi. E se o “cyber-ataque” vier do seu próprio computador através de uma conexão remota por exemplo, a bactéria vai impedir? Ela é super inteligente ou o que? Como ela vai saber que não é você? Isso foi realmente uma tremenda viagem!
    Mas a ideia de bio-armazenamento é boa, espero que chegue logo ao mercado.

  • Deep:

    o Problema é: e se o invólucro desse bio-HD se romper oq ocorre? teremos diarréia? Gripe? Enterite? Meningite?

    O Hd terá de vir com aquele símbolo de Bio-hazard, infectante!!! E assim os riscos ambientais aumentam…

    MAS A DESCOBERTA É INCRÍVEL!!! Teremos computadores possantes em questão de armazenamento de mem[óriza que poderão ser menores que relógios de pulso!!!

  • DrMaccs:

    Acho que acabei de espremer um pen drive do meu nariz.

  • victor iturriet:

    o problema é:se as bacterias evoluirem a um estado em que elas não armazenam mais nada

  • CristianoR:

    Pronto! acabou o problema de espaço para criarem a máquina de teletransporte de pessoas!!! uebaaaaaaa !

  • Bactéria:

    Mas o DNA da bactéria é alterado durante as sucessivas replicações. A informação armazenada será alterada também.

  • Jairo:

    Creio q elas irão se alimentar das bacterias q morrem, como a reprodução acontece rapidamente e o ciclo de vida é curto de cada bacteria individual, as mortas servirão de comida para as vivas, eu acho ;D

    rsrs

    Dessa forma só seria viável se a razão da taxa de mortalidade com a de reprodução fosse bem próxima de 1.

  • Filippe:

    Já existe uma lente de contato que pode projetar imagens diretamente na retina, é possível instalar cirurgicamente sensores de movimento bem precisos nas mãos, se for possível cultivar essas bactérias no corpo humano sem danos à saúde, ou armazenar informações no nosso próprio DNA, ficará fácil ter um computador no corpo
    .
    espero estar vivo para ver isso acontecer

  • Guilherme Ferreira:

    Cara…essa coisa de bioarmazenamento é algo muito foda!

    Alguém pode explicar detalhadamente como funciona?

  • eduard:

    ((Laércio / 12.01.2011
    Só uma pergunta. Bactéria é um ser vivo, portanto precisa de alimentação e tem um ciclo de vida, portanto como se resolve esse impasse?))

    o ciclo de vida nao é de total importancia, pois essa bacteria a e. coli se multiplica atraves de um proceso de bipartiçao ou seja, de uma ela faz 2 de 2,4 de 4, 8, assim por diante(progressao geometrica) sendo assim penso que é facil manter as informaçoes pois esta no dna.
    mas comida ja nao consigo imagina como faze em um espaço tao pequeno

  • Leônidas Loureiro:

    PARECE QUE O COMEÇO DA VIDA NO PLANETA TERRA ESTÁ RELACIONADO DIRETAMENTE COM AS BACTÉRIAS. RECENTES PESQUISAS COMPROVAM QUE ESSES MICROORGANISMOS INTERFEREM EM QUASE TODAS AS CIÊNCIAS: MEDICINA, ASTRONOMIA, GEOLOGIA, ETC. ETC. ETC. E AGORA NO RAMO DA CIBERNÉTICA/INFORMÁTICA. ACHO QUE ANTES DE MACACOS, FOMOS BACTÉRIAS (OU SERÁ QUE AINDA SOMOS, ALGUNS DE NÓS?)
    Leônidas Louireiro
    Belém/PA

  • André:

    Lembrei agora de uma notícia que vi há tempos atrás de um carregador que se recusou a pegar num lote de computadores com medo de pegar um vírus de computador… Acho que em breve ele estará certo…

  • Laércio:

    Só uma pergunta. Bactéria é um ser vivo, portanto precisa de alimentação e tem um ciclo de vida, portanto como se resolve esse impasse?

  • eduardo:

    Daki há uns tempos veremos um alerta nos hds: “Após manusear este HD, lave as mãos com água e sabão”……. kkkkkkkk

    Mas uma pergunta séria agora… já que dá pra armazenar dados em organismos vivos… então dá pra armazenar essas informações tb em seres humanos, certo?…. prevejo a inserção de dados diretamente nos nossos cérebros…. como em matrix….

  • JOABE DE JESUS:

    So faltava essa, quero ver os virus se transmitirem com mais facilidade, ja penso chega na farmacia me passa um antibiotico ai meu pc ta doente

  • Aldair:

    Quando sai nas lojas??? Quero só 1 grama, mesmo…
    Mas que esses bichinhos sejam selados com toda segurança possível! Não quero ficar doente com meus arquivos!

  • Jeyson:

    Rafael, vc pode até não conseguir conceber, mas imagina agora ter todo o servidor, com todas as informações do mundo, em uma única gota dessa bactéria!
    Não precisaríamos de grandes instalações, com refrigeração constantes, e absurdos de dólares em conta de energia. Uma ou duas gotas dessa bactéria daria conta do recado.
    Interessante não?

  • Rafael Rodrigues:

    Isso sim é impressionante. Não consigo nem conceber o espaço virtual de 450 HD de 2 teras…

  • Edison:

    Daqui uns dias, nós carregaremos em nossa pele, dados importantes (mas espera ai, ja fazemos isso xD)

  • victor:

    Nossa que loucura… no futuro os computadores terão literalmente um “bug” dentro deles e se você usar o anti-vírus, terá que tomar cuidado para não exterminar as bactérias da memória! hahaha

Deixe seu comentário!