Colecionador compra câmara fotográfica antiga e encontra fotos da Primeira Guerra Mundial

Por , em 14.01.2013

Anton Orlov, um colecionador de equipamento fotográfico antigo que mora em San Diego (EUA), visitou recentemente uma loja de antiguidades onde comprou uma câmera estereoscópica francesa, modelo Jumelle Bellieni (câmeras estereoscópicas eram as câmeras 3D da época).

Enquanto limpava a câmera, ele notou que não havia um botão para liberar sua traseira, mas ela podia ser corrida para o lado. Ao acionar a placa, duas molas saltaram na direção dele. Orlov notou que em cada câmara de filmes do equipamento havia uma pilha de suportes de placas de vidro; 12 no total.

Destes suportes de placa, 4 não tinham nada, e o resto estava com as placas de vidro original. E o melhor: com imagens negativas já reveladas! Intrigado pelas imagens, ele resolveu escaneá-las. O resultado você pode encontrar no blog do colecionador, The Photo Palace.

Não é a primeira coleção de fotos antigas que Anton Orlov encontra que viram notícia: em 2005, ele descobriu cerca de 500 fotos inéditas feitas durante a Revolução Russa e Segunda Guerra Mundial. “Eu absolutamente adoro encontrar imagens que provavelmente nunca foram vistas por ninguém mais no mundo”, escreve.

As fotos encontradas desta vez mostram locais bombardeados durante a Primeira Guerra Mundial, um avião que caiu durante o conflito, e outras marcas da guerra. As imagens foram provavelmente feitas na França. [io9, The Photo Palace]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!