Comer meleca de nariz pode fazer bem para a saúde?

Por , em 2.05.2013

O fato de a sociedade reprovar o (grotesco) hábito de comer meleca é, de acordo com o professor de bioquímica Scott Napper, uma injustiça: ele acredita que esse mesmo hábito, tão desencorajado, pode fazer bem ao sistema imunológico – e pretende, claro, testar essa hipótese.

“De uma perspectiva evolutiva, nós evoluímos sob condições muito sujas e talvez esse desejo de manter o ambiente e nossos comportamentos ‘esterilizados’ não seja benéfico para nós“, aponta Napper.

Ao expor o organismo a uma quantidade segura de germes e bactérias, seria possível fortalecer o sistema imunológico sem chegar a causar doenças – embora haja meios mais limpos de fazer esse fortalecimento, como meditar e ser otimista.

Não seria necessário um experimento especialmente complexo – apenas voluntários bem dispostos e alguns materiais simples. “Você colocaria algum tipo de molécula em seus narizes, e metade dos voluntários não faria nada de diferente enquanto os demais cutucariam o nariz e comeriam [o material, por assim dizer]”. Napper conta que alguns estudantes já demonstraram interesse em participar do experimento.

Outro hábito socialmente reprovável (embora não tanto quanto o outro) e que poderia fazer bem à saúde é o de roer as unhas. De acordo com a imunologista Hilary Longhurst, “a menos que as mãos estejam muito sujas, as bactérias que encontramos quando roemos as unhas poderiam fortalecer nosso sistema imunológico”.[Daily Mail UK, CBC News]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

8 comentários

  • Fofao:

    Ouvi falar que 90% das pessoas faz isso escondido. O nojentos são os 10% que fazem em publico… 😀

  • Rafael Carvalho:

    Nem acreditei quando li o link da chamada dessa matéria… Aliás, até agora, não acredito : )

  • Lucilia Natalia Ferreira:

    gosto não se discute.
    olharei determinadas pessoas com mais comprenção agora

  • Angelo J Magri:

    Pra quem gosta, bom apetite. Rssss

  • Anderson Sanchez:

    Por isso q o meu filho e tao saudavel.

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    isso deve ser um habito milenar de costume dos povos primitivos eu digo um não porque do ponto de vista é falta de higiene e nojento !!

  • Matianelus:

    algo mais sobre essa nojeira: seria mesmo um efeito-vacina?
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5222

  • Eduardo Luiz Luiz:

    fortaleceria o nosso sistema imunologico o expondo a pequenas quantidades de germes e bacteria,nosso sistema imunologico ficaria mais rapido num futuro ataque,completamente diferente de meditaçao e otimismo.

Deixe seu comentário!