Como coelhos podem ter levado a extinção dos Neandertais

Por , em 4.03.2013

Segundo um novo estudo da Durrell Wildlife Conservation Trust, no Reino Unido, coelhos – ou a falta de habilidade dos Neandertais em matá-los– podem ter levado à extinção destes hominídeos milhares de anos atrás.

Há aproximadamente 24.000 anos, a nossa espécie (Homo sapiens) não estava sozinha no mundo. Os nossos parentes mais próximos, os Neandertais, ainda estavam vivos. Uma ossada de “hobbits” encontrada na Indonésia pode representar outra espécie do gênero Homo que viveu até 12.000 anos atrás.

Por que estas espécies morreram e a nossa sobreviveu?

Mudanças ambientais, infecções e competição entre as espécies (com a nossa saindo vitoriosa) são algumas das teorias dos cientistas, mas não há certeza do motivo que levou à extinção de todos os outros hominídeos.

Neandertais, alimentação e extinção

A maioria das hipóteses sobre como os Neandertais foram extintos foca em alguma combinação de mudanças ambientais e invasão de nossos antepassados.

Em um nível básico, os Neandertais deveriam ter sido capazes de sobreviver por tanto tempo quanto houvesse comida disponível – e havia comida, uma vez que nós fomos capazes de nos alimentar.

Para explicar porque eles desapareceram, então, alguns campos de pensamento sugerem que os Neandertais não eram capazes de caçar algumas das presas mais complicadas que os humanos conseguiam.

No entanto, pesquisas recentes feitas em locais com vestígios Neandertais revelaram que eles eram, aparentemente, perfeitamente capazes de caçar e comer peixe, aves e mamíferos marinhos.

Sinais de que nossos primos extintos caçavam golfinhos e focas foram apresentados em 2008 como prova de sua sofisticação. Em seguida, veio a descoberta de escamas de peixe e penas em ferramentas Neandertais.

O empecilho coelho

Agora, um novo estudo conduzido pelo cientista John Fa descobriu que os Neandertais podem ter tido dificuldade de caçar coelhos.

Fa e sua equipe examinaram três cavernas pertencentes a ambos seres humanos ancestrais e Neandertais na França e na Espanha. A julgar pelos restos de animais encontrados nas cavernas, os dois grupos pareceram se alimentar de grandes animais como veados até cerca de 30.000 anos atrás.

Neste ponto, os seres humanos parecem ter mudado para comer presas menores, como coelhos, já que restos desses animais eram mais abundantes em suas cavernas. Não há evidências de que os Neandertais fizeram o mesmo, e isso coincide com o declínio de suas populações até seu desaparecimento.

Porque eles não foram capazes de caçar coelhos não é claro.

Pode ser que uma escassez repentina de grandes presas significou que os hominídeos tiveram que se adaptar rapidamente a comer presas menores, com coelhos se tornando o principal elemento da dieta humana.

Fa e sua equipe especulam que, para caçar coelhos, era necessária a utilização de fogo ou cães para persegui-los fora de suas tocas, estratégias que podem ter sido muito complexas para os Neandertais. Outra ideia é que eles eram menos capazes de cooperar entre si para caçar esses animais.

No entanto, Bruce Hardy de Kenyon College (EUA) acredita que a equipe de Fa levou a interpretação dos restos nas cavernas dessas espécies hominídeas muito longe. Os seres humanos podem ter comido mais coelhos do que os Neandertais, mas não comiam carne exclusivamente.

O próximo passo da pesquisa, a análise dos isótopos nos ossos de hominídeos desta região, que podem variar de acordo com o que eles comeram, tem o potencial de confirmar ou não a hipótese de Fa.[io9, NewScientist, Foto]

• Antonio Tadeu Ferreira Sobrinho:

Pensei que seriam coelhos como os de Monty Phyton and the Holy Grail

• neutrino:

Pelo que podemos inferir do texto, foi a excassez de animais maiores e mais fáceis de caçar que levaram a extinção dos neandertais.
    Coelho é esperto, nem cachorro consegue caçar o bicho fácil.

• Caio Égon:

Coelhos seres pequenos e fofinhos NUNCA ME ENGANARAM, O PAI DO CHRIS ESTAVA CERTO!

• Edson Ricardo Paiva:

de repente eles podem ter se tornado vagetarianos ou aderido a uma religião que condenasse o consumo de coelhos.