Estas serão as 5 aquisições mais felizes da sua vida

Por , em 27.01.2015

Enquanto a verdadeira felicidade não pode ser comprada, alguma alegria aqui e ali tem seu preço. A chave para desbancar o ditado é a forma como você gasta esse dinheiro.

Felicidade significa coisas diferentes para cada pessoa: pode ser um novo álbum de seu artista favorito, uma viagem para algum lugar que você sempre quis ir, uma cerveja gelada no final de um longo dia etc.

Mas a ciência também sabe o que pode trazer felicidade para muitas pessoas. Veja algumas ideias de como gastar bem seu dinheiro suado:

1. Tenha segurança financeira

comprar felicidade 1
Estresse é inimigo da felicidade, e insegurança financeira causa muito estresse. Em vez de viver preocupado com suas dívidas e empréstimos, você pode começar a comprar felicidade pagando-os.

A próxima vez que você sentir que tem algum dinheiro extra, use-o para selar suas dívidas (de qualquer tipo, mesmo prestações de um carro, por exemplo). Além disso, considere uma poupança. Não ir dormir com a sensação de que o mundo pode desabar na forma de cartão de créditos estourados pode trazer uma imensa alegria, acredite.

2. Gaste com experiências

comprar felicidade 2
Produtos podem te fazer feliz, mas experiências lhe farão muito mais. Nossa vida é construída em torno de nossas experiências e memórias, e pesquisas científicas já mostraram que vale a pena gastar com isso. Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que 57% dos participantes sentem maior felicidade com compras experienciais. Apenas 34% dos entrevistados disseram que bens materiais trazem felicidade.

Gastar com experiências inclui pagar por atividades que você acha que são prazerosas, viajar e fazer coisas novas, como pular de paraquedas. Você vai se sentir ainda mais feliz se compartilhar essa experiência com alguém.

3. Doe

comprar felicidade 3
Um experimento realizado no Canadá pelo pesquisador Michael Norton deu dinheiro a participantes e pediu para eles ou comprarem coisas para si ou para outros. O grupo que comprou coisas para os outros relatou se sentir muito mais feliz. A mesma experiência foi feita em Uganda, onde as coisas são um pouco diferentes – por exemplo, a condição financeira da maioria da população e a cultura -, e os resultados foram semelhantes.

Se você não pode doar dinheiro nem comprar presentes para os outros, se voluntariar para alguma causa é uma ótima maneira de comprar sua felicidade com um tipo diferente de moeda: seu tempo. Estudos descobriram que ser um voluntário traz muita felicidade às pessoas.

4. Compre o tipo certo de bens materiais

comprar felicidade 4
Se for para gastar dinheiro, gaste-o onde você gasta o seu tempo. Pode parecer óbvio, mas gastar dinheiro em coisas que você realmente usa vai te fazer muito feliz. Ao invés de comprar roupas que você pode enjoar rápido, por exemplo, compre uma nova cadeira insanamente confortável para trabalhar. Mesmo que isso não pareça uma compra “divertida”, é muito mais inútil e recompensadora.

Faça uma lista dos produtos que você usa bastante para investir neles, e não tente se enganar para fazer coisas. Você pode pensar que a compra de uma esteira vai levá-lo a correr mais, mas há uma boa chance de que esse produto caro vai apenas se tornar uma bugiganga atrapalhando algum cômodo de sua casa.

Também, como com a compra de experiências, itens experienciais lhe oferecerão emoção e alegria ao longo de períodos de tempo prolongados – como um livro que você adora e pode reler sempre para se sentir melhor, por exemplo.

E caso você esteja a fim de somente “comprar” alguma coisa, compre coisas baratas. Quando você compra um monte de coisas caras, na hora parece emocionante, mas elas logo perdem o brilho – e aí vem o arrependimento. Não exagere. Abundância é o inimigo da apreciação e da felicidade.

5. Compre tempo

comprar felicidade 53
Se você presta atenção em ditados, sabe que tempo é dinheiro. Aliás, na sociedade moderna, vale ainda mais que dinheiro. Então use o seu para comprar mais. Por exemplo, você pode ficar muito mais feliz após a contratação de uma faxineira. Você não precisará mais gastar tanto tempo limpando a casa e poderá aproveitar esse tempo para fazer algo que realmente te faz feliz.

Invista em qualquer coisa que te dê mais tempo, como babás, serviços de limpeza, de manutenção, de consultoria etc. Será um dinheiro bem gasto.

Por fim, vale lembrar que não tem como ser feliz apenas por meio de compras materiais. Paz interior, amor e contentamento REALMENTE não podem ser comprados com qualquer quantia de dinheiro. [LifeHacker]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,17 de 5)

2 comentários

  • Ramon Berft:

    Eu acredito que no final do primeiro parágrafo da ”dica” 4 você queria dizer ”útil” ao invés de ”inútil”.

    • J. F. S. Mendes:

      Também percebi esse deslize!

Deixe seu comentário!