Como fazer o dinheiro comprar felicidade

Por , em 24.12.2012

Muita gente defende que “dinheiro não traz felicidade”, com receio de que defender o oposto soe superficial. Ao mesmo tempo, sabe-se de muitos casos de pessoas ricas que entram em depressão, a despeito de todo o conforto material que têm. Mas então, dinheiro traz felicidade? Depende de como você o gasta.

Usando uma simpática animação (sem legendas em português, infelizmente), a equipe do canal AsapSCIENCE explica a correlação entre dinheiro e felicidade (e como podemos nos beneficiar com ela).

“Humanos são sensíveis a mudanças. Quando recebemos um aumento ou gratificação, ficamos felizes”, explica. “Mas nós nos adaptamos rapidamente. Alguns estudos mostraram que, nos Estados Unidos, uma renda adicional de US$ 75 mil [cerca de R$ 150 mil] por ano não causa impacto na felicidade diária”.

Pessoas que ganham na loteria, contrariando o que muita gente pensa, “frequentemente contam que ficam extremamente infelizes; elas acabam gastando todo o dinheiro, fazendo dívidas e arruinando relações sociais”.

Assim, no lugar de gastar dinheiro consigo mesmo, os autores do vídeo sugerem que você gaste com outra pessoa – mesmo que você não a conheça (como no caso de doações para caridade). “A maneira específica como você gasta o dinheiro com outro não importa: de presentes triviais a grandes doações, gastar algo com os outros aumenta sua felicidade”.

Se for gastar dinheiro com você mesmo, os autores aconselham que busque experiências (como viagens e eventos) ao invés de objetos materiais: o impacto na felicidade é mais duradouro. “E, enquanto economiza para grandes experiências, não se esqueça de pequenas alegrias da vida; muitos prazeres pequenos ajudam a passar os dias e encorajam mudanças, que estimulam o cérebro”.[Youtube]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • kid redman:

    Quanto mais dinheiro se tem mais bom senso se precisa.

    Concordo com Machado de Assis, também.

    De qq maneira, melhor ser triste rico do que triste pobre, pelo menos se tem mais conforto e possibilidades.

    Mas o bom mesmo é ser feliz, com ou sem dinheiro !

  • Dinho01:

    O PRECEITO DOS DUENDES
    SOBRE O DINHEIRO.

    O Dinheiro pode comprar uma casa,mas não um lar;
    O Dinheiro pode comprar um relógio,mas não o tempo;
    O Dinheiro pode comprar uma cama,mas não o sono;
    O Dinheiro pode comprar um livro,mas não o conhecimento;
    O Dinheiro pode pagar um médico,mas não a saúde;
    O Dinheiro pode pagar uma posição,mas não o respeito;
    O Dinheiro pode comprar o sangue,mas não a vida;
    O Dinheiro pode comprar o sexo,mas não o amor.

  • neutrino:

    Esse assunto é bastante polêmico, mas tenho sobre ele a seguinte tese: Existe uma certa quantia de dinheiro que se for parar nas nossas mãos serviria exatamente para darmos um passo a frente em um certo momento das nossas vidas. Mas uma quantidade exagerada de dinheiro pode desorientar o sujeiro. As pessoas vivem na terra para evoluir e uma quantidade exagerada de dinheiro pode parar a caminhada servindo apenas para atrasar o aprendizado. Defendo a tese que não existe nada errado conosco. Se estamos com falta de muita coisa aqui na terra isso pode se tornar um grande aprendizado se soubermos lidar com isso. Mas dinheiro, quando vem na hora certa é bom até demais.

  • Danilo Moço:

    “O dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que fazer com ele.”(M.de Assis)

  • Danilo Moço:

    “O dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que fazer com ele.”(M.de Asiis)

Deixe seu comentário!